acompanhe o blog
nas redes sociais

13.12.13

O Chamado do Cuco, Vol. 01 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]

O Chamado do Cuco (The Cuckoo´s Calling) [Robert Galbraith]
Ed. Rocco, 2013 - 447 páginas:
         O detetive particular Cormoran Strike investiga a morte da modelo Lula Landry, conhecida entre os amigos como Cuco. Enquanto a polícia considera o caso como suicídio, o irmão da jovem insiste em que ela não teria motivos para tirar a própria vida. Bonita e rica, Lula Landry tinha uma bem-sucedida carreira no mundo da moda quando despencou da sacada do apartamento onde morava em Londres. Após uma breve investigação, a polícia concluiu que se tratava de suicídio. Inconformado, John Bristow, irmão mais velho de Lula, toma a iniciativa de investigar o caso por conta própria e recorre ao detetive particular Cormoran Strike. O cliente vem em boa hora para o veterano de guerra Strike, que enfrenta problemas na vida pessoal e profissional.


Depois que eu soube que J. K. Rowling havia escrito um livro sob o pseudônimo de Robert Galbraith, confesso que fiquei muito curiosa em como seria essa história e acredito que muitos fãs (ou não) de Harry Potter também tiveram a mesma curiosidade.

Então vale lembrar que logo nas primeiras páginas já é possível esquecer que é a criadora de Harry Potter a autora do livro, porque além das referências à Londres, nada mais remete à J. K. Rowling que nós conhecemos.

A história gira em trono da morte de Lula Landry, modelo famosa que é encontrada morta após uma queda da sacada de seu edifício. A polícia encerra o caso classificando como suicídio, mas o irmão de Lula, John Bristow não se conforma com essa teoria e contrata o detetive Cormoran Strike, um ex-combatente do Afeganistão, ex-pugilista, atualmente acima do peso e cheio de problemas financeiros e amorosos para investigar o caso.

A secretária de Strike, Robin Ellacott, é uma moça que busca um emprego efetivo, mas que só tem encontrado trabalhos temporários e é dessa forma que ela vai trabalhar para Strike, em princípio por apenas uma semana. Mas a inteligência dela impressiona o detetive e ela acaba sendo uma colaboradora para desvendar o caso da morte de Lula Landry.

Não é um trillher alucinante, cheio de possibilidades e acontecimentos, muito pelo contrário. O livro é extremante detalhista e descritivo, o que faz com que o leitor acompanhe a investigação e assuma a postura de querer também desvendar o mistério junto com Strike. O ritmo é lento e acho que não poderia ser de outra forma. É preciso prestar atenção aos detalhes da investigação, às entrevistas com as pessoas envolvidas, sob o risco de não conseguir acompanhar o desenrolar da história. Há também um toque de sarcasmo e ironia muito velado e quase imperceptível.

O enredo tem uma linha clássica, lembra o tipo de investigação dos livros de Agatha Christie e até mesmo de Sherlock Holmes, que são sempre baseados nos detalhes. É uma história inteligente, bem escrita, com um vocabulário rico.

Acredito que o livro deve ser lido com tempo, sem pressa e é para aqueles que gostam desse estilo mais investigativo e menos intenso. O objetivo é encontrar a resposta para essa pergunta: afinal a morte de Lula Landry foi suicídio, acidente ou assassinato? Leia e descubra junto com Cormoran Strike.

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica." (pág. 375)

Cortesia da Editora Rocco
  

Resenhado por:
Vanilda Procopio, Paranaense, administradora e mãe. Os livros encantam minha vida desde criança.

29 comentários em "O Chamado do Cuco, Vol. 01 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]"

  1. Falou em Agatha Christie, já me convenceu de que vale a pena ler esse livro.
    Gosto bastante de narrativas descritivas, que envolvem o leitor e o fazem parte do mistério e de sua solução.
    Espero ter a chance de ler um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o livro, Gisela. Dei 5 estrelas tranquilamente. Muita gente não curtiu essa parte mais lenta da história. O livro é mais investigativo que visual. Mas desde o começo que eu gostei.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu fui uma das fãs de HP que ficou curiosa \o/ Achei bem legal ela ter usado um pseudônimo e o livro parece bem legal. Gosto da capa e gostei da resenha, nunca li um livro com essa trama de investigação e tudo o mais, mas fiquei com vontade de ler esse.
    Pena que é lento e detalhista, porque sou meio apressadinha com livros e as vezes uma informação importante passa e eu nem percebo, eu teria que ser bem cautelosa ao ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, pelo meu gosto pessoal eu daria quatro estrelas para o livro e com louvor, mas levei ao pé da letra a classificação do blog que diz para três estrelas: "Leia se tiver tempo" e acho que é absolutamente necessário dispor de tempo para aproveitar essa leitura ao máximo. O enredo é muito bom mas a pessoa tem que gostar desse estilo investigativo, senão pode se perder nos detalhes. Mas o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  5. É um dos livros que quero ler. Mas estou tão cheia de livros para ler que ele deverá ser lido ano que vem. Que bom que ano que vem já está logo aí.

    ResponderExcluir
  6. Já vi muitas resenhas positivas do livros ,estou aguardando chegar e ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  7. Acho que todos criaram tantas expectativas quando descobriram quem era a autora que se decepcionaram. Pelo menos ouvi muitos relatos de que o livro não é ótimo, bom, mas não ótimo. A estória me lembrou, além da Agatha Christie os livros do Harlan Coben e da Tess Gerritsen... uma mistura e eu adoro estes autores. Não sei se vou curtir por ser mais lento... mas vou tentar ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã da saga HP, mas gostei bastante da escrita da J.K. E por conta disso fiquei bem curiosa por outros livros dela, que ainda não tive oportunidade de ler :/ Esse enredo parece bem interessante e um pouco instigante. Pena que o ritmo é lento, já basta eu de lenta. ahuaha =x Mas se eu tiver oportunidade, lerei sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do livro! Tenho muita vontade de comprar a versão em capa dura!
    Ótima resenha ^^
    Abraço.
    http://literaturabstrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho MUITA vontade de ler O Chamado do Cuco. O título, a capa, a premissa, o fato de ser escrito pela J. K. Rowling. Tudo me deixa curioso. Vejo as pessoas falarem tão bem. Quero ainda ter a oportunidade '-'

    ResponderExcluir
  11. A maioria das pessoas não teria interesse em ler esse livro se não soubesse de toda a história por trás do nome da autora. Se não soubessem iriam tratar esse livro como um thriler comum, sem dar muita atenção ao mesmo, apesar da capa maravilhosa! Lendo esse resenha percebo que o livro realmente não tem nada demais, o que só confirma minha teoria dele ter toda essa atenção por conta de ser da J.K.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Harry Potter, porém pude ver o trabalho da J.K Rowling em Morte Súbita, que é um livro um tanto quanto detalhista, e bem calmo até a primeira metade. Apesar de demorar um tempinho pra terminar Morte Súbita, eu gostei do livro.

    Quando fiquei sabendo que o livro era na verdade escrito por ela, logo fiquei ansioso, porque mesmo sem ter lido HP, sei que essa mulher é genial. A Rocco também não ficou por trás e fez até uma edição em capa dura! a Capa do livro ficou bem melhor que a original. Espero logo ler o livro e tirar minha conclusões.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que "O Chamado do Cuco" assim como "Morte Súbita" me pareceu, a primeira vista, aquele livro que no começo tem um desenvolvimento mais lento devido a introdução da história e dos personagens. Mas quando pega ritmo... saí de baixo! Fora do mundo de Harry Potter, a J.K. me surpreendeu muito provando uma coisa que todos já sabiam: ela sabe escrever para adultos. Estou muito ansiosa para ler esse livro e a sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  14. Eu também fiquei muito curiosa por esse pseudônimo da autora, principalmente por ela ter escondido a verdade por um certo tempo.
    Gostei dessa jogada longe do tema de Harry Potter. Parece ser uma história muito boa. Gosto dessa temática e, sendo fã de Agatha Christie, provavelmente irei gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  15. Li a resenha e gostei muito, livros com estórias investigativas são ótimos e "O chamado do Cuco" parece ser um desses livros que ti pega e só desgruda quando se conclui a leitura.

    ResponderExcluir
  16. onde estão as palavras de vanilda, lá estarei eu. suas resenhas sempre dissecam o livro, então dão um panorama legal pra quem quer saber algo sobre o mesmo. rowling merece ser lida, mesmo que para constatar sua fragilidade longe no universo potter. mas percebo que pelo menos para você a leitura foi proveitosa, guardadas as devidas proporções. tenho a escritora em alta conta, não pelo sucesso, mas pela capacidade de levar leitores mirins a virarem noites lendo calhamaços dignos de um clive barker ou stephen king. então nem ligo se o livro não é tudo aquilo, quero lê-lo e sua resenha ajudou e muito. parabéns!

    ResponderExcluir
  17. A história parece ser boa e tirando a parte ser meio lenta eu até leria digo leria porque tem muito detalhes e na maioria das vezes eu não fico ligada nos detalhes

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros investigativos, gosto de saber de todos os detalhes, e se tiver de ser lenta para isso, então eu não me importo nem um pouco, só não gosto quando é maçante de uma forma desnecessária. Comprei esse livro semana passada e vou começar a ler, estou muito ansiosa. Entendi as suas 3 estrelas, e acho que no meu caso seria bem mais fácil dar mais do que isso, já que o estilo é do meu agrado e eu tenho tempo para olhar todos os detalhes.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente não consigo me interessar por nada que a J.K escreve. Até gostaria, mas ela é criativa e admiro isso, mas nada me chama atenção. Absolutamente nada, é uma pena. Se fosse ler seria apenas por modismo =/

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro livros policiais e fiquei mais curiosa por ser da JK Rowling. Estou ansiosa pra ler ele!
    :)

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de livros policiais. O que me deixou atrás foi saber que Robert na verdade é J.K. Rowling. AMO Harry Potter de paixão, porém não me identifiquei muito com Morte Súbita, me fazendo pensar que ela teve sorte apenas com HP. E me enganei feio. O Chamado Cuco realmente é perfeito, e fez eu tirar aquele pensamento ruim sobre J.K. . Muito bom mesmo. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Só li um livro investigativo até hoje, que foi de Sherlock Holmes e é uma leitura sim que me agrada, a busca por pistas é um aspecto que me prende, quanto a expectativa de JK eu acho que muita gente foi com muita sede ao pote, pois é um gênero totalmente diferente do Saga HP.

    ResponderExcluir
  23. Se lembra Agatha, conseguiu um ponto positivo.

    ResponderExcluir
  24. Estou louca pra ler esse livro, mas como ainda tô tentando achar tempo pra ler "Morte Súbita", estou me segurando pra nao correr e comprá-lo! haha
    Estou bem curiosa pra ler um livro policial que nao seja num ritmo thriller! Confesso que nao consigo pensar em nenhum que tenha lido que seja assim.
    Ansiosíssima pra colocar minhas maos nessa obra.
    Ótima resenha, a propósito!

    ResponderExcluir
  25. Ah, eu adoro os livros da Agatha e quero muito ler esse livro, até a autora também é fã dela. Eu adorei a capa e adoro uma história de investigação.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  26. Assim que soube que esse livro era da J.K. Rowling, sob pseudônimo de Robert Galbraith, já me interessei. Se bem que sou fã do gênero, então isso pode ser apenas um detalhe. Rsrsrs
    Adoro esses livros que tem um ritmo adequado para os casos que estão sendo investigados. Afinal, detetives não são onipotentes e onipresentes, né?!?! Gosto de ver as mentes trabalhando para solucionar os crimes. Estou super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Gostei da resenha, mas o tema policial não me chama muita atenção.

    ResponderExcluir
  28. Próximo livro que vou ler! Adorei saber que é a J.K com o pseudônimo...deu mais vontade ainda de ler! Ótima resenha,parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Quando comprei o livro acredita que eu nem sabia que foi a J.K. que escreveu kkkkkk
    Depois que eu estava lendo que foi descobrir e nossa fiquei ultra feliz, eu simplesmente adorei o livro, todos os detalhes, muitas vezes eu me sentia na pele do Strike e fiquei muito feliz quando descobri que o assassino era quem eu pensava que era kkkkk
    Estou lendo O Bicho-da-Seda e este esta ainda mais cheio de suspense do que O Chamado do Cuco.

    Beijos

    possibilidadesinfinitasdavivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir