acompanhe o blog
nas redes sociais

21.2.14

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra [Robin Sloan]

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra [Robin Sloan]
Ed. Novo Conceito, 2013 - 288 páginas:
      A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso...

"Uma divertida e emocionante aventura sobre conspiração internacional, códigos secretos, amor platônico – e o segredo da vida eterna." 

Clay Jannon é um ex designer da empresa NewBagel e está em busca de emprego quando vê o anuncio na porta da frente de uma livraria que diz: Precisa-se de Atendente, turno da noite, exigências especificas, bons benefícios. Ele entra, chama e de trás das estantes surge o Mr. Penumbra, um senhor de olhos azuis e um sorriso cativante.

Jannon vai descobrindo desde o primeiro momento que ele entra na livraria, um lugar estranho e escuro que, ao contrário de todas as demais livrarias, funciona 24 hs. Sim! eu também achei estranho, a pergunta que me fiz foi: pra que? Já que talvez mesmo os apaixonados por livros (como nós que acompanhamos o Ler para Divertir) não os buscaríamos de madrugada, como uma grávida com desejo faz o marido andar a cidade inteira em busca do seu desejo... Mas não é isso que acontece ali, claro, a livraria é cheia de livros antigos que provavelmente quase nenhum leitor da Califórnia busca hoje.

A única coisa que Jannon faz durante seu expediente de trabalho é anotar no livro de registros qual livro foi vendido e qual era a fisionomia do comprador. Ele então descobriu que a livraria possuía um catálogo pré-histórico que alguns clientes pegavam emprestado. Os livros eram escritos em códigos, os quais esses leitores iam decifrando aos poucos e iam avançando com o enigma.

Jannon, como qualquer profissional de tecnologia, resolve informatizar a livraria e começa a projeta-la em 3D no seu MacBook. É nesse ponto que a jovem Kat Potente entra na história. Ela estava no ponto de ônibus e recebe um SMS dizendo que havia ganhado um brinde da livraria, lá encontra Jannon com um problema em seu código e, por mais estranho que pareça, ela era desenvolvedora de ninguém mais ninguém menos que do Google e, em menos de 5 minutos, resolve o problema dele.

Jannon e Kat tem a excelente ideia de transcrever as informações do livro de registro para o sistema que ele estava desenvolvendo. Após terem terminado, Jannon se assusta com o resultado que vê em sua tela e ao mostra-lo a Penumbra, mesmo com medo de ser demitido, ele acaba descobrindo que desvendou o mistério que os leitores dos livros pré-históricos tanto queriam descobrir. E é a parti daqui que a história bomba.

Sugiro que leiam esse livro, é uma obra de ficção científica muito diferente. Tem algumas informações Nerds, mas para um bom leitor vai acabar se tornando uma curiosidade (e quem sabe faça com que as pessoas se tornem tão apaixonadas por tecnologia quanto eu!). Os personagens são inteligentíssimos e o autor de uma maneira leve te envolve nesta trama cheia de mistérios.

Cortesia da Editora Novo Conceito


Resenhado por:
Luana Miranda Rodrigues Analista de Sistemas – “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. Bill Gates tem toda razão.

20 comentários em "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra [Robin Sloan]"

  1. Adorei esse livro. Me parece bem divertido e misterioso. Quem me dera trabalhar em uma livraria 24 horas seris um paraíso.
    Fiquei interessada e vou comprá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante ,gostei do enredo com muito mistério,apesar de ser uma obra de ficção científica !
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  3. Achei essa mistura de tecnologia, cultura pop e livros muito bacana. Realmente parece ser uma obra de ficção científica diferenciada.
    Por ter um lado nerd, me identifico um pouco com o livro. Ainda assim, não tenho certeza se compraria ou não (mas leria, com certeza).
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu só li um livro de ficção científica e foi bom, mas não me ganhou. Então já fico com o pé atrás pra ficar lendo outros. O gênero não é bem a minha praia. O enredo é bem peculiar, bem diferente e a resenha me deixou curiosa. Mas acho que não leria, por causa do meu bendito receio. rs E da falta de verba também (aliás, é mais por isso que qualquer outra coisa kk).

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempo que tenho esse livro mas ainda não li. Gostei muito da sua resenha e me deu ainda mais vontade de conhecer essa história, que parece que mistura uma boa dose de mistério à tecnologia e às coisas nerds, como você disse.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de trabalhar nesta livraria só para me aventurar por esses livros proibidos...
    Este livro parece repleto de fantasia e magia...
    Leitura leve e divertida. ótima para quem adora fugir da realidade de vez em quando, assim como eu.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante desse livro, apenas penso que poderia ter tido menos "propaganda" para o Google. :)

    ResponderExcluir
  8. A primeira coisa que chamou a minha atenção foi o título. Parece misterioso... já me ganhou por aí. Não li a resenha [e nem a sinopse] porque pretendo comprá-lo em breve e não quero saber do que o livro se trata, mas li as considerações finais e tenho certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por tecnologia, tanto que o meu curso escolhido mexe com isso. Quero ser desenvolvedora, e sempre me fascino por ficções que abordem esse elementos, e é tão dificil encontrar um assim.
    Estou curiosa pra ler este há algum tempo, pois ficção científica é um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tem tudo para ser ótimo. Além da capa, que super chama a atenção, o história parece ser realmente bem interessante.
    Acho que eu ia gostar bastante das informações nerds, haha.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  11. Quero ler esse livro já faz um tempo , adoro o gênero ficção e amo tecnologia *-* Com certeza comprarei esse livro quando tiver uma graninha a mais rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oi :)

    Eu não curti esse livro, cheguei nele cheio de expectativas e infelizmente me decepcionei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre via esse livro e ficava na dúvida sobre ele. Essa é a primeira resenha que leio dele e parece ser um livro bem diferente, percebemos isso só pelo título né. Caso eu tenha oportunidade de ler esse livro com certeza o farei.

    ResponderExcluir
  14. Puxa, Luana, desejei tanto esse livro quando saiu e depois desanimei após ler uma e outra resenha desqualificando-o. Que bom que não me desfiz do exemplar que ganhei, porque sua resenha me deu novo gás para pegá-lo e descobrir que mistério é esse.
    A capa com ar misterioso me deixou encantada, a sinopse é convidativa, espero gostar como você dessa leitura.
    Muito bem escrita e sedutora sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luana!

    Você foi corajosa de ter terminado esse livro. Não curti e deixei pra lá. Sofri para chegar ao meio. Senti que havia potencial, mas na minha opinião não foi muito bem explorado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Tenho curiosidade de ler esse livro, primeiro que o nome chama atenção. Segundo que a trama da historia me apareceu ser muito boa.

    ResponderExcluir
  17. Lembro quando esse livro foi lançado , de primeira não me despertou aquela curiosidade , mas depois sim kkk e ainda está na meta :)

    ResponderExcluir
  18. Desde o lançamento desse livro que me interessei por ele. Gosto de ficção científica, e essa mistura de livro físico com tecnologia me chama bastante atenção. Fora isso, tem essa pegada de mistério e personagens inteligentes que tanto gostamos. Chega de personagens chatos, mimizentos e idiotas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Achei super interessante e fiquei curioso pra ler ....

    ResponderExcluir
  20. Já queria ler este livro, agora após ler sua resenha aumentou ainda mais a vontade, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir