acompanhe o blog
nas redes sociais

5.5.14

Ah, o Verão! [Fernanda Belém]

Ah-o-Verão-Fernanda-Belém
Ed. Valentina, 2014 - 256 páginas:
      Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela?  

Onde comprar:

"Ah, o verão" é um romance adolescente da autora brasileira Fernanda Belém que me surpreendeu pela forma limpa e agradável que escreve.

O livro conta a história de Camila, uma adolescente de 15 anos, "obrigada" pelos pais a passar os primeiros quinze dias das férias de verão com eles e amigos em Búzios. A garota não queria ir porque já tinha feito mil planos para o verão com suas amigas e não queria ficar longe de Rafael, sua paixão platônica. Mas como quem manda são os pais, Camila segue, mesmo que emburrada, para as férias em Búzios.

Depois de uma decepção com a tal paixão platônica, Camila resolve aproveitar as férias, fazer novos amigos e é nesse momento que surge Leandro, um lindo (e perfeito!) garoto com quem ela descobre as primeiras sensações de um namoro inocente, que deixa seu coração aos pulos. Não sei se Leandro é o sonho de toda garota, mas com certeza é o sonho de toda mãe, que gostaria que a filha encontrasse um rapaz como ele: educado, sensível, respeitador (sim, sou mãe de menina!). A única ressalva é que ele é mais velho que Camila, mas no decorrer da história nem sentimos Camila tão jovem assim.

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Camila, entremeada com as anotações que ela faz em sua agenda/diário, daquelas que muitas garotas, e eu me incluo aí, já tiveram em algum momento da vida. O livro não conta nenhum drama, não há suspense e nem caminha para um clímax no final. Não há lições de vida ou temas para pensar. Ele se baseia no puro relato das experiências de uma adolescente comum, mas a autora escreve de uma forma tão envolvente que é possível ler o livro em apenas um dia, pois o texto flui de forma muito clara.

Apesar de ser uma história simples, daquelas que parece que é uma amiga que está nos contando, temos bons momentos de humor e "friozinho" na barriga, que faz com que tanto os mais jovens quanto aqueles que já passaram dessa fase consigam se identificar com os personagens e com as situações vividas por eles. Uma história para ler quando você tiver tempo e quiser algo leve e despretensioso. Inclusive, se eu tivesse que descrever o livro em apenas uma característica, seria "leveza".

Cortesia da Editora Valentina
Vanilda Procópio
Paranaense, administradora financeira e mãe. Não consigo imaginar minha vida sem os livros e leio por puro prazer, vivendo histórias e conhecendo novos lugares e pessoas a cada página aberta.

20 comentários em "Ah, o Verão! [Fernanda Belém]"

  1. Oi, Vanilda
    Adoro livros infanto-juvenil . Gostei muito do enredo desse livro. Deve ser leve, tranquilo para ler. Adorei a capa, muito fofa.

    ResponderExcluir
  2. Quem não quer ir para Búzios mais ela tinha planos para laçar o coração de Rafael
    Mais la aparece o tal lindão Leandro neh??? fica doidinha nele *--*
    Mi parece que é um livro divertido de ler... espero que leia no futuro mais próximo :D
    Gostei bastante desse livro acho que vou gostar... e uma leitura leve *--*

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, mas não me empolguei com a história.
    Curto mais livros que têm uma mensagem forte e fazem pensar, ou ainda aqueles que são leves e divertidos, mas com algum diferencial na história. E sinceramente, não vi muito disso em Ah o verão.
    É uma questão de gosto mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. gosto de livros que têm temática jovem... lecionei vários anos para adolescentes e este universo sempre me encantou. há um boom (ou será que sempre houve) de novelas e romances escritos "para" essa faixa etária, mas poucos "sobre" essa faixa, que tenha qualidade. então quando surge um autor nacional que se arrisca é pra ser louvado. guardarei com carinho essa dica querida Vanilda. bjos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Ah gostei da história..e pela maneira que voce descreveu deve ser mesmo uma história muito gostosa de ler.
    Apesar de não gostar muito de livros juvenil eu leria assim para apreciar uma obra mais leve.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do enredo do livro, da leveza dele. Se eu tiver oportunidade de ler o livro, lerei sem dúvidas. Adorei também a capa, aliás a editora arrasa nas capas. Enfim, já gostei da Camila. Fiquei curiosa pra conhecê-la mais. Acho que seria uma ótima pedida depois de um livro (in)tenso.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber que esse livro tem uma narrativa leve, essas histórias mais leves e curtinhas me conquistam logo de cara, ainda mais que a protagonista narra a história! Sua resenha me deu vontade de ler o livro!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aí que livro mais fofo
    Bom pra ler numa tarde ,que vc está sem fazer nada
    Adoro romances adolescentes ,me faz lembrar de um passado distante rsrsrs
    Um livro mais light ,super adoro!

    ResponderExcluir
  9. É muito bom ver que o mercado editorial brasileiro conta com tantos talentos assim. Infelizmente esse tipo de livro teen não me agrada muito. Gosto de leituras mais elaboradas, tramas mais densas e enredo cheio de mistério. Então esse livro não entrou para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a maneira que vc escreveu a resenha, querida Vanilda. Percebo que captou tão bem a escrita da autora e a leveza da história, que transmitiu o mesmo para nós, leitores do blog, com uma suavidade e sensibilidade em cada linha, mas não sem instigar a curiosidade para suas impressões sobre a leitura.
    Eu gosto muito quando um livro sobre adolescentes, seus dramas e dificuldades, hormônios em curva ascendente, rsrs, cai nas minhas mãos e me causa identificação. Estou há uns bons anos de distância dessa fase boa da vida, mas tenho um exemplar em casa (meu filho tem 14 anos) e adoro esse quase 'laboratório' que faço com os livros sobre eles (adolescentes), acabo observando e sentindo melhor as reações do meu menino grande.
    Ainda que não seja um livro reflexivo ou sobre um drama específico, adorarei ver as anotações que Mila faz na agenda... ah, como era bom preencher a minha e colar bilhetinhos, papel de bombom, entrada de cinema, etc! Acho que vou matar saudades.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser bem legal. Gostei da temática e leria com certeza.

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente tenho dado mais chances à literatura brasileira e tenho me surpreendido! O mais notável é que grande parte é desse gênero mais juvenil ou chick lit. Gosto de ambos, apesar de não serem meu preferidos são perfeitos para intercalar com leituras mais "pesadas".
    Fiquei bem curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  13. Me pareceu uma história bem "menina" mesmo, daquelas que eu leria aos 14 anos uahsu Mas ainda adoro ler coisas do tipo, e ai penso "eu era assim quando tinha 14? que irritante", mas me divirto kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Romance bacana. Início de insatisfação por viajar sem vontade, mas dai vem uma paixão e muda tudo. Leve e divertido.
    Quem sabe uma hora eu tenha a oportunidade de ler este livro.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa quanto ao livro quando o vi nos lançamentos. Parece ser mesmo um livro muito leve e com uma narrativa rápida.
    É algo bem teen mesmo, e apesar de fugir desse tipo de livro fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Esse foi um livro que me surpreendeu porque achei que não teria muito a oferecer, mas embora a história seja simples e muito gostoso de ler e não dá vontade de parar até chegar ao final. Realmente parece uma história que já ouvimos em algum lugar, de uma amiga querida.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro me parece ser uma leitura bem leve e cativante, principalmente por tratar de outros assuntos além do romance.
    Fiquei muito curiosa pra saber mais sobre a história e seus personagens. Espero gostar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. O que me agrada nesses livros é justamente isso: A leveza. Sabemos que as tramas não são tão elaboradas, nem que elas irão mudar nossas vidas, mas tornam-se agradáveis por nos fazer companhia durante uma tarde despretensiosa. Adoro livros com essas temáticas mais adolescentes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, mas realmente me identifiquei um pouco com a personagem. Com certeza está na minha lista.

    ResponderExcluir
  20. Se eu tiver oportunidade quero ler o livro para passar uma tarde tranquila ou numa viagem longa. Só não gostei muito dessa capa.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir