acompanhe o blog
nas redes sociais

7.5.14

Convergente, Vol. 3 [Veronica Roth]

Ed. Rocco, 2014 - 528 páginas:
      E se tudo em que você acreditasse fosse uma mentira? Em Convergente, uma revelação que deveria ter permanecido em segredo põe em questão a existência da sociedade baseada em facções na qual a protagonista Tris Prior acreditara um dia. Um novo mundo é revelado além dos muros da Chicago distópica em que Tris nasceu e cresceu, e ela é mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times e foi o título mais vendido pela gigante Amazon no segmento infantojuvenil em 2013. 

Onde comprar:

Convergente é terceiro e último livro da Trilogia Divergente. Antes de ser publicado no Brasil, os spoiler deste livro já estavam rolando pela Internet, mas fechei meus olhos e ouvidos e li o livro sem conhece-los! Quando meu livro chegou, imediatante me foi sequestrado por minha filha, que iniciou a leitura antes de mim. Há, estava no meu quarto e só ouvia seu choro, ás vezes ia até ela para consola-la um pouquinho... Isso só aumentava minha ansiedade: O que me espera neste último volume? Bem, chegou minha vez e não sei se fiquei triste ou com raiva do final desta trilogia...

Voltando o foco para o livro, em Convergente, a autora fez a narração sob uma perspectiva dupla, ora através da Tris, ora pelo Tobias, destacando assim um pouco mais meu personagem preferido. (Mas tenho que confessar que ele me decepcionou um pouquinho com algumas atitudes imaturas e impensadas, mas enfim, faz parte do ser humano não ser perfeito).

Chicago, cidade onde a trama se desenvolve, encontra-se em plena luta pelo poder, as fações (Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza) estão passando por momentos difíceis e muitos querem acabar com este regime separatista, tornando todos sem-fações.

"De uma tirana para outra. Este é o nosso mundo agora"

Outra guerra está começando, alguns ainda defendem o regime de fações e pretendem lutar por elas. Mas Tris e seus amigos tem a chance de sair da cidade e descobrir a verdade que se encontra além dos muros que a cercam.

"Não estou bem. Eu tinha começado a sentir que havia encontrado um lugar para ficar, um lugar que não era tão instável, corrupto ou controlador, ao qual poderia enfim pertencer. Eu já devia ter aprendido que tal lugar não existe."

Mas a vida não é sempre cor de rosa, o ser humano onde quer que esteja, carrega consigo a vontade de dominar os mais fracos, sempre encontram uma desculpa plausível para manter a exclusão social... Tris e seus amigos querem muito encontrar um lugar onde possam se sentir eles mesmos para viverem em harmonia, mas ao conhecer melhor seus novos amigos, descobrem o quão manipuladores eles são. Sentimentos de decepção, raiva, medo voltam a povoa-los, mas a vontade de salvar aos que amam ainda é mais forte e eles então decidem continuar lutando por um mundo melhor.

"- Genes não são tudo - Pessoas, inclusive as geneticamente danificadas, fazem escolhas. É isso que importa."

Esta é uma trilogia que recomendo, principalmente para o público jovem, mas os adultos também vão gostar, pois distopias são versáteis, permitem diversas maneiras de se abordar um determinado assunto e podemos sempre tirar delas bons ensinamentos morais de caráter ético.

Cortesia da Editora Rocco
Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!

19 comentários em "Convergente, Vol. 3 [Veronica Roth]"

  1. Terminei 'Insurgente' essa semana e, diante de tantas resenhas negativas que li, essa sua me deixa super animada! Gostei MUITO da série. Infelizmente peguei o pior spoiler em algum lugar da web mas ainda assim, estou ansiosíssima para ler 'Convergente'! :D

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler a série. Apesar de ser voltada para o público mais jovem, acho que ela aborda temas interessantes sobre a natureza e as atitudes dos seres humanos.
    E como você bem disse, dá para tirar lições sobre moral e ética. Isso, na minha opinião, fortalece demais a obra e a torna mais relevante (na minha vida).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série antes de ver o filme.Confesso que não li a resenha pra não ler spoilers
    Mais ela é muito bem recomendada e não vejo a hora de ver o filme e ler tb

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Fiquei com dó da sua filha chorando... isso já anunciava o quanto o livro seria envolvente, não é?
    Ainda não li nada de distopia. Com tantos livros pra ler (e acumulando poeira) nunca escolho um novo gênero literário, acabo preferindo meus dramas intensos. Mas vejo que aqui a coisa promete, tem de tudo numa distopia... especialmente o que vc citou no final: mesmo voltada para jovens, tem coisas boas para adultos descobrirem também

    ResponderExcluir
  5. todas as vezes que me deparo com uma distopia, fico em polvorosa... isso desde "a revolução dos bichos". um mundo que poderia ter sido... ou quem ainda será. são variantes, mundos paralelos.
    e o "plus" desta é que foi lançada na íntegra, e você, cara Gi, sabe muito bem como torço o nariz para séries... estou cheio de livros que nunca tiveram continuação.
    então por tudo isso, e principalmente pela emoção vivida por sua filhota, vou colocar esta série na lista de desejados. bjos

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum dos livros dessa trilogia, mas tenho uma vontade absurda. Eu já vi o filme e adorei, adorei principalmente o Quatro. XD haha Achei que a trilogia aborda temas bem plausíveis, espero realmente ter oportunidade de lê-los. Pena que é da rocco (leia-se são caros) rs.

    ResponderExcluir
  7. Essa trilogia faia parte dos livros que não me interessavam, mas dei uma chance para Divergente e não me arrependi. Agora sou muito fã da trilogia.
    Convergente eu já sabia o final por causa dos spoilers, mas mesmo assim li e gostei.
    Assim que der vou ler novamente todos os livros.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou mais que louca pra ler o resto da série. Por enquanto só li Divergente, sou do tipo que enrola pra série não acabar logo KKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Acredita que até hoje não li.
    Não sei porque mas não tenho muuita vontade assim. Mas é claro que leria, pois todo livro pode nos surpreender né..
    Que bom que voce gostou e recomenda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu estou loucaaaa para ler essa trilogia, amei o filme é acho que vou amar os livros

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler essa trilogia exatamente por ser para um público mais jovem e por ser uma distopia, espero gostar bastante dos livros. Acredita que nem o filme eu vi ainda?
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gisela
    Adorei ler essa trilogia, é a minha distopia preferida. Gostei do final do livro acho que foi surpreendente.

    ResponderExcluir
  13. Bem, eu li "Divergente" e amei e estou com medo de ler a continuação. Achei o final tão perfeito que to temendo sofrer com a continuação. Esperava 5 estrelas, que a estória fechasse com chave de ouro... Claro que eu posso dar 5 estrelas e 4 estrelas é muito bom, né?
    Eu vou pegar "Insurgente" logo e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  14. Não partiu seu coração ver sua filha chorando? O meu teria partido.
    Enfim, ouvi tanta gente reclamar do final de Convergente que meio que fico apreensiva em ler. Li apenas o primeiro da trilogia e tô querendo comprar todos os livros antes de terminar de ler.
    Amei o primeiro livro e quero muito saber como essa estória vai terminar. Mas ao mesmo tempo tenho medo, haha.
    Também tapei meus olhos e ouvido para os spoilers. Se souber de algo em antemão poderia desistir de ler a trilogia. Quero ser surpreendida.

    ResponderExcluir
  15. Não sou um fã das distopias, mas algumas valem realmente a pena ler. Não tive oportunidade ainda de ler essa série em especial mas por todo borburinho que vem causando, por suas opiniões sempre tão positivas a respeito dos livros e agora com a adaptação para o cinema, tenho certeza que é uma saga que deve ser conferida.

    ResponderExcluir
  16. Esse é um tipo de leitura que não me atrai, as distropias, apesar de ter lido críticas, resenhas e depoimentos muito favoráveis pra mim não rola. Nem adianta forçar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Apesar do final ter sido coerente, eu fiquei chocada e preferia que fosse de outro forma. Achei esse o livro o mais fraquinho dos três, mas vale muito a pena ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  18. Estou de olho nessa trilogia desde o lançamento de "Divergente". E agora que a adaptação foi lançada, tenho mais curiosidade ainda. As distopias sempre me fascinam por essa crítica social entremeada em suas tramas. Coisas que nos parecem absurdas, mas se não tomarmos cuidado, será o futuro do mundo. Não vejo a hora de começar a ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Eu desisti de ler o resto da trilogia depois de saber o spoiler fatal desse livro. De qualquer forma eu não tinha gostado mesmo do 1° livro. Quero achar uma distopia que tenha um final que preste.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir