acompanhe o blog
nas redes sociais

11.3.15

Lançamentos Editora Contexto - Março 2015


Lançamentos de Março da Editora Contexto


Linchamentos: a justiça popular no Brasil [José de Souza Martins]
Categoria: História, Interesse Geral, Sociologia
Página: 208
Sinopse: O Brasil está entre os países que mais lincham no mundo. Essas ações, motivadas por atos gravíssimos de estupro de crianças, por casos de incesto, por roubos que vitimam pessoas pobres e desvalidas, culminam no trucidamento violento dos acusados.
Embora no geral seja curta a duração do ódio que move essas ações, não é pequeno o elenco dos momentos do ato de linchar. Eles vão da perseguição ao apedrejamento, ao espancamento, à mutilação do linchado e, não raro, ao seu extermínio pelo fogo, estando ainda vivo. A crueldade da multidão é demarcada e regulada por valores e procedimentos do justiçamento arcaico, que nos remetem a normas e critérios da Inquisição e das Ordenações Filipinas. Pouco diferem os nossos linchamentos de hoje dos que entre nós já eram praticados desde o primeiro de que se tem notícia, na Bahia, em 1585.


Prostituição à Brasileira (cinco histórias) [José Carlos Sebe B. Meihy]
Categoria: Comunicação, História, Interesse Geral, Sociologia
Página: 240
Sinopse: Muito se fala sobre a vulgarmente chamada “profissão mais antiga do mundo”. Termos recorrentes nos noticiários (e também na ficção) como “tráfico de pessoas”, “turismo sexual”, “indústria do sexo”, assim como o montante de dinheiro movimentado pela prostituição são repetidos à exaustão. Porém, poucos dão voz aos verdadeiros protagonistas dessa história. Estima-se que o número de pessoas se prostituindo no mundo ultrapasse os 40 milhões. Mas quem são realmente essas pessoas?
Neste livro, José Carlos Sebe B. Meihy nos traz o relato de cinco vidas, de cinco histórias de brasileiras e brasileiros que entraram no universo da prostituição internacional, narradas por eles mesmos. O autor nos oferece, assim, múltiplos olhares e experiências vindos de dentro do mundo que trata o sexo como negócio, deixando aberto para que o leitor julgue por si cada um desses impressionantes relatos.

7 comentários em "Lançamentos Editora Contexto - Março 2015"

  1. as capas estão atrativas e as sinopses interessantes, mas não senti conexão especial com nenhuma das histórias selecionadas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei os lançamentos, Gi.
    Também divulguei lá no Blog :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Bons lançamentos :)

    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos lançamentos.
    Livros que falam da historia, do Brasil e da realidade.
    Trata de assunto importantes e reais, já chamam atenção pela capa.

    ResponderExcluir
  5. DOis livros para corajosos, Gi. Não tenho coragem, mas muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Gisela!
    Não conhecia a editora e traz livros nacionais com temas bem polêmicos e questionadores.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá Gi, acho esse tipo de livro bem polêmico e na profissão que eu escolhi (curso psicologia) é importante que se tenha conhecimento sobre esses temas, pois hoje em dia, são bastante discutidos!
    Agradeço a dica, vou comentar em sala de aula.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir