acompanhe o blog
nas redes sociais

30.6.15

Projeto de Incentivo a Leitura: “Pegaí – Leitura Grátis”


Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” aproxima livros sem leitores com leitores sem livros

Iniciativa sem fins lucrativos funciona na cidade Ponta Grossa-PR com a missão de criar o hábito da leitura na população oportunizando que pessoas sem acesso aos livros possam ter o prazer de ler

 O Projeto “Pegaí – Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa-PR e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais púbicos. “Nós aproximamos livros sem leitores com leitores sem livros”, esclarece Cerutti.


Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas não são aceitos.

O maior desafio quanto à criação do Projeto, segundo Cerutti, foi convencer as pessoas a desapegarem de seus livros. “No começo, a incredibilidade das pessoas na maluquice que eu estava propondo era grande. Todos ficavam desconfiados sobre o que eu ia fazer com os livros”, explica.

Hoje, com quase dois anos de existência, o Pegaí já recebeu mais de 32 mil doações. As obras que chegam são separadas e registradas pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes, onde a população pode emprestar. Não é necessário fazer cadastro, basta encontrar uma estante permanente, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler e devolver nas “Caixas de Devolução” quando terminar a leitura.


A meta do Projeto Pegaí é alcançar o número de habitantes de Ponta Grossa, ou seja, ter, aproximadamente, 345 mil livros circulando na cidade.

“Além do aspecto relacionado ao incentivo à leitura, o Pegaí também fortalece o voluntariado, a solidariedade por meio da doação e o exercício da cidadania, no sentido de incentivar a colaboração entre as pessoas, o doar e o receber, sem ganhos financeiros. O Pegaí também reitera na sociedade a importância do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. As estantes e as caixas de coleta ou devolução do Projeto, por exemplo, são feitos com material que foi reciclado”, assinala Cerutti.


O Projeto Pegaí funciona com o apoio de mais de 90 voluntários e cerca de 40 empresas e entidades dos mais diversos setores. Consulte no site: pegai.info os locais onde estão as Estantes Permanentes e as Caixa de Coleta (para doação e para devolução de livros). Quem desejar contribuir com o Projeto, deve entrar em contato pelo e-mail: contato@pegai.info.

Mais Informações:
E-mail: contato@pegai.info.
Fone: (42) 9917- 4888

-----
Créditos das fotos (em anexo): Idomar Cerutti.

Pegai(01): Voluntária Bruna Meller Schmidt.
Pegai(02): Voluntários durante um mutirão para separação e identificação dos livros recebidos em doação.
Pegai(03): Geladeira Literária, localizada na loja do Tozetto, em Oficinas.
Assessoria de Imprensa: Talita Moretto.
Contato: talitamoretto@salaaberta.com | (42) 8815-9473.



"O blog Ler para Divertir já fez uma doação, pois acredita no projeto e no que ele representa, mas pretendemos continuar doando, afinal sempre podemos nos desapegar de alguns livros para disponibiliza-los a quem precisa. Faça você também sua doação, faz bem para você, faz bem para o Brasil."

2 comentários em "Projeto de Incentivo a Leitura: “Pegaí – Leitura Grátis” "

  1. Gisela!
    Que projeto bonito!
    Deve mesmo ser divulgado e propalado.
    Que muitas pessoas possam doar.
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que projeto maravilhoso, ele seria muito util aqui na minha cidade!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir