acompanhe o blog
nas redes sociais

10.2.16

Guardiões da Galáxia - Rocket Raccoon & Groot: Caos na Galáxia [Dan Abnett]

Dan Abnett
Ed. Novo Século, 2015 - 416 páginas:
      Um guaxinim falante e uma árvore que anda entram em um bar…Sim, esta história vai começar assim. No momento não vamos falar de honra, de heroísmo ou sobre as mãos desconcertantemente humanas de Rocket Racoon. Vamos falar sobre um livro além do Universo, sobre uma narrativa incomum e, principalmente, sobre quanta flark pode acontecer quando você resolve se juntar a Rocket e Groot e sua vida desmorona, o Império Kree e a Tropa Nova querem sua cabeça e, acreditem ou não, tudo isso ainda pode ser o menor dos seus problemas. Acreditem em mim, sou um Gravador Rigelliano. Naves espaciais colidirão e a morte gloriosa será iminente... Um dia no mínimo complicado, em minha sutil opinião. Mas, por algum motivo, parece ser totalmente familiar para os Guardiões da Galáxia. 

Veja o preço:

Percebemos que o tempo está passando, quando uma criança de seis anos está mais atualizada do que você em um assunto ao qual você tinha completo domínio. Pois é, meu sobrinho de seis anos conhece os dois protagonistas do livro. Já eu, nunca tinha ouvido falar deles, ou seja, me senti extremamente ultrapassado. (risos).

A história tem início em um bar chamado Leery’s, onde nossos heróis da vez Rocket Raccon (um guaxinim com as mãos extremamente humanas), e Groot (uma árvore andante), estão em uma reunião de negócios, e são surpreendidos com as entradas bruscas de um gravador regilliano (narrador do livro), e seus perseguidores, os badoons. Sem saber o que realmente está acontecendo, Rocket e Groot resolvem proteger esse gravador.

Depois de passado o perigo, eles vão descobrindo o que realmente está acontecendo. Esse gravador é, nada mais, nada menos, do que uma peça fundamental para a conclusão de um mega-projeto criado por uma empresa, para a dominação da galáxia. O título do livro não poderia ter sido melhor, pois toda a galáxia agora deseja a captura desse gravador, e tudo se torna um verdadeiro caos.

Como todo bom livro de super-heróis, esse está repleto de aventuras. Mas, na verdade, senti falta de mais cenas de combates com nossos heróis da vez, pois em uma boa parte das cenas, eles estavam fugindo com seu protegido. Mesmo assim, no geral, gostei do que li.

Um ponto forte que achei foi a escrita do autor. É dinâmica e descritiva na medida certa. Apesar da grande quantidade de personagens, espécies e acontecimentos frenéticos, não ficou nada corrido ou confuso. O autor soube dar um tempo necessário para tudo se encaixar. Ele escolheu como narrador o gravador regilliano, e essa escolha não poderia ter sido mais certa. Parecia, realmente, algo eletrônico contando a história. Os relatos são cheios de informações precisas dos acontecimentos, e existe, até certo ponto, “ausência de sentimentos humanos”. A todo o momento, o narrador se dirige ao leitor, e isso foi super legal, pois me senti conversando com alguém bem próximo a mim.

Em relação às personagens, gostei muito. Uma boa parte deles tem aquele humor mais irônico, principalmente nossos protagonistas. Aliás, essa dupla se completa, pois o Rocket, que, teoricamente, deveria ser o fofo da vez por ser um Guaxinim, na verdade é o mais “cabeça-quente” da dupla; e o Groot, mesmo tendo um visual um pouco mais grotesco, é o mais gentil e fofo. Mas lembrando que essas características ficam restritas até certo ponto, pois, quando a porradaria começa, eles se transformam.

A diagramação está incrível. Cada capítulo tem um título, tem uma cor de página específica (preta), e começa sempre na página direita. A capa também é bonita, e a revisão está impecável. Não achei erro algum.

Livro indicado pra quem aprecia super-heróis, e quem gosta de tramas cheias de aventuras e protagonistas com pitadas de humor mais debochado.

https://www.skoob.com.br/guardioes-da-galaxia-rocket-raccoon-e-groot-521612ed528957.html

 Cortesia da Editora Novo Século
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

18 comentários em "Guardiões da Galáxia - Rocket Raccoon & Groot: Caos na Galáxia [Dan Abnett]"

  1. Sua resenha está muito boa, apesar de não curtir muito livros de super heróis, por não fazer meu tipo de leitura, a história desse livro parece ser muito boa, quem sabe futuramente eu resolva ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui criança pode ler ?

      Excluir
    2. Então, não sei qual a faixa etária indicativa, mas acho que criança pode ler sim. A linguagem é bem tranquila, não existem palavrões, nem cenas impróprias. E até as cenas de lutas/fugas também são bem aceitáveis.
      O único "problema" é que é um livro com mais de 400 páginas de puro texto, então creio que seja mais ideal para crianças acima dos 8 anos.

      Excluir
  2. Oii Nardonio! Super legal sua resenha! Não curto mto histórias de heróis mais confesso que achei bem legal essa viu...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nardonio, para mim, que curto Star Wars e outras histórias com ambiente galáctico, esse livro parece ser bem bacana. Até o fato de começar em um bar me lembrou as cenas do Han Solo, haha. Super em interessei. Um abraçO! ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse não é muito meu estilo de leitura. Super heróis só gosto de ver em filmes. Mas parece ser legal para quem gosta de ler esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de herois e tenho alguns livros na minha lista de leitura.
    Esse livro parece ser muito bom, apesar de nao gostar muito de Rocket (pelo menos no filme). A capa ficou incrivel, talvez eu leia..

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a oportunidade e o prazer de ler estes livros da Novo Século sobre o universo Marvel. Já estou imaginando esta dupla! Não sei se vou chegar ao ponto de preferir a eles do que os vingadores, mas que vou gostar, isso vou! Outro ponto suspeito é que não costumo me ambientar muito em ambientes espaciais, mas vou tentar com este. Capa linda.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter gostado dessa resenha.
    Ele livro passa longe do meu gênero literário, não leria, mas gostei do tema em si.
    Espero ainda mudar der ideia por que essa é a segunda resenha que leio e gosto.

    ResponderExcluir
  8. Costumo ver os personagens Groot e o do guaxinim em referências cheias de humor,mas antes de ir atrás dos livros prefiro ver o filme e ver se gosto.

    ResponderExcluir
  9. Eu só conhecia a historia por conta do filme (que eu não gostei muito), mas esse livro no momento eu passo, acho que no momento Marvel não é uma escolha acessível pra mim.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conheço o Rocket e Groot muito bem só o que vi no filme da Marvel mas achei bem interessante esse livro e fiquei com vontade de conhecer um pouco mais da historia, ainda mais sabendo que o livro não é corrido ou confuso !!

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por super-heróis e anti-heróis - os da Marvel arrasam. Quero muito comprar estes livros, todos parecem ser ótimos, divertidos e bem escritos.
    Gosto bastante do Groot, ele é tão fofo. :) É ótimo saber que tem ação de sobra na história!

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro bem legal, mas não é muito o tipo de leitura que me interessa, mas foi uma boa dica para alguns presentes, rs.

    ResponderExcluir
  13. O filme é um dos meus favoritos de todos os tempos, o livro parece ser tão bom quanto, com bastante aventura. Adoro essa ideia da romantização dos quadrinhos. Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ter gostado e achado interessante o detalhe de que o narrador seja o gravador regilliano e de curtir protagonistas que possuem pintadas de humor mais debochado, Guardiões da Galáxia não faz meu estilo de leitura, portanto, esse é um livro que eu não leria...

    ResponderExcluir
  15. Superheróis estão tão em alta e eu sou uma das poucas pessoas que não é muito dessa vibe.
    Gosto dos filmes, mas só vejo quando passa na TV. E não tenho vontade de ler os livros. Eu adoro aventura, ação... Acho que leria caso tivesse o livro. Certamente eu leria. Mas não compraria entende?
    Curti sua resenha. Achei o livro em todos os aspectos físicos bem bonito também.

    ResponderExcluir
  16. Eu achei o Rocket Racoon e o Groot muito engraçados no filme Guardiões da Galáxia, mas não sabia que tinha um livro com eles. Fiquei bem curiosa e vou procurar ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir