acompanhe o blog
nas redes sociais

2.6.16

Paixão por Chocolate [Care Santos]

Care Santos
Ed. Record, 2016 - 448 páginas:
      Ah, o chocolate! Um dos produtos mais consumidos de todos os tempos, ele acalma, conforta e aquece o coração e a alma. Uma chocolateira muito especial, da mais fina porcelana branca, guarda uma história que atravessa séculos e une três mulheres muito especiais: Sara, proprietária de uma das confeitarias mais tradicionais de Barcelona, orgulha-se de administrar a loja fundada por sua família; Aurora, órfã, é a criada fiel de uma família aristocrata barcelonense do século XIX. Uma jovem encantadora para quem o chocolate é algo proibido; Mariana, esposa do fabricante de chocolate mais famoso do século XVIII e inventor de uma prodigiosa máquina que acaba virando alvo de conspiração. Um romance com aroma e sabor, que vai deixar os leitores inebriados. Vibrante e viciante, um verdadeiro prazer para os sentidos.

Onde comprar:


Sabe aquela expressão “se essas paredes falassem!” cabe muito bem para esse romance delicioso, há muito não encontrava uma historia tão bem estruturada e pensada, não que eu seja expert nessas coisas, reles mortal que sou, mas me encantei tanto com o livro que queria dar seis estrelas para ele. Enfim, vamos ao livro, que não fala de uma parede, mas de uma chocolateira que sobrevive há séculos desde a sua fabricação e que “vive” as mais emocionantes historias.

Vamos começar a conta-la pelo final, quando por um descuido, a bela chocolateira se quebra em pedaços, mas não falaremos apenas dela, mas das três belas mulheres que guardaram a linda chocolateira em diferentes séculos.

Começando por Sara, dona de uma das confeitarias mais tradicionais de Barcelona, que descobre a chocolateira em um antiquário, num dia anormal com seus então amigos, que a propósito muito embriagados a esperam do lado de fora da loja. Sara também é uma tradicionalista historiadora, que procurou, mesmo que sem resultados, a história da linda chocolateira, que chegou a suas mãos com o bico rachado, sem tampa e sem moedor. Sara, assim como o chocolate que produz com muita maestria, vive uma paixão inebriante e viciante como o tal.

Partimos então para Aurora uma órfã que vive em uma época injusta e, perdida em meio às loucuras da vida, acaba por “roubar” a linda chocolateira da família para quem trabalhava há anos, quando sua vida numa reviravolta, a faz ficar sem um teto e onde trabalhar. Mas a certas coisas que acontecem para que aprendamos a crescer e foi o que aconteceu com a jovem moça, que por indicação da velha patroa, vai morar na casa do famoso médico da cidade, e acaba por conhecer a maravilha do chocolate e do amor em sua forma mais pura.

E por fim, a bela Mariana, uma das primeiras mulheres a fabricar o delicioso chocolate em Barcelona. Quando perde seu querido esposo quase tem sua vida arruinada por conta da ambição dos comerciantes da cidade, que querem a todo custo a prodigiosa maquina que o homem inventou. Ela vive uma das historias mais tragicamente bonitas que já li. E a partir dela, se conta a historia da chocolateira que após vários infortúnios chega a suas mãos, por um cavalheiro mandado por Madame Adélaïde de France, sexta filha do rei Luís XV da França, da qual não falarei para manter o mistério.

Care Santos nos apresenta três histórias com personagens totalmente diferentes, de séculos diferentes, unidas por um único ponto em comum: o chocolate. Cada uma dessas histórias são contadas do início ao fim, sem intercalações. A primeira, de Sara, é narrada em terceira pessoa e se passa nos dias atuais, já Aurora narra a sua própria história vivida no século XIX e a última é narrada em forma de cartas escritas por Victor Philibert Guillot, o secretário pessoal de Madame Adélaïde, no século XVIII.

Uma obra extremamente deliciosa, tocante e inteligente, recomendável para todas as pessoas.

 Cortesia do Grupo Editorial Record
Tainá Rodrigues Cunha
Guarapariense, gastrônoma e apaixonada por todos os tipo de arte. Ler é uma forma de escape prazeroso da nossa realidade. Assim como as comidas que cozinho me alimentam o corpo, os livros alimentam minha alma.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

17 comentários em "Paixão por Chocolate [Care Santos]"

  1. Olá, Tainá.
    Um livro bem diferente. Acho que nunca conferi nenhum enredo onde a união entre os diferentes núcleos narrativos fosse feito pelo chocolate. Sem dúvidas, muito interessante. Quero conferir como foi o embaralhar dos enredos e como a autora trabalhou cada uma das personagens.
    Excelente resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Estou interessada nesse livro faz algum tempo e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Esse romance parece ser do tipo que me prende, é bem interessante que o que une as protagonistas e suas respectivas histórias seja o chocolate. Não sei quando surgirá oportunidade de ler esse livro, mas curiosidade quanto ao enredo e suas personagens não me falta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oii Tainá!
    Perfeito!! Me lembrou logo de cara do filme Chocolate!
    Embalada com romance e amizade, nada mais que perfeito msm!
    Me agradou mto! Louca pra conferir!!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha está muito boa. Não conhecia este livro, mas achei a história bem diferente, no momento não pretendo ler, quem sabe um dia eu resolva ler, pois a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tainá. Bem diferente esse livro. Gostei de a autora usar um objeto como ponto de partida para as histórias, cada uma em épocas e com personagens diferentes, tem em comum a chocolateira. Me pareceu ser um livro bem sensível com uma forte carga drama. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Ainda não conhecia esse livro e um livro diferente dos que estou acostuma a ler,mas parece ser muito bom então vou dar uma chance a ele.
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que linda resenha. Amo chocolate e só a capa do livro já me deixou afoita para começar a lê-lo. É muito legal conhecermos três histórias diferentes e em séculos diferentes, assim estamos mais conectados com o enredo e as personagens. Vou anotar aqui.
    Beijos.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gostei muito da sua resenha. Não conhecia esse livro...bem diferente sua sinopse. Achei interessante, mas no momento não vou adicionar a minha lista de desejados. Quem sabe em outro momento. Mas com certeza agradará muitos leitores. Obrigada por sua dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Já comecei gosta do título, da capa e finalmente da resenha que me deixou com água na boca para saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  10. A capa me fez associar mais a café do que chocolate =P
    Assim como a Aline,devido ao título,lembrei do filme Chocolate [que é muito bom,por sinal].
    Tema de dar água na boca~

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem..
    Ainda nao conhecia o livro nem a autora,mas gostei bastante da resenha,a capa o que falar dessa capa tudo de mais gostoso que há na terra (ate mais que chocolate na minha humilde opiniao.rs)leio muito livro pela capa e esse com certeza so por ela leria..
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir

  12. Muito bom a autora usar o chocolate para construir sua história, desenrolando um enredo que entrelaça três personagens em três épocas, amei a premissa da obra! somos capazes de conhecer os apaixonados por chocolates em diferentes
    ocasiões, amei a resenha e quero conferir essa obra

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Bom, eu não gosto de chocolate mas adorei o livro (baduntss). Gostei do estilo do livro, que conta as estórias das três mulheres e de maneiras diferentes.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Eu gostei da premissa do livro, adorei essa temática que engorda kkk.
    Essa capa é linda, e adoro quando as estórias se interligam.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse foi um livro que me surpreendeu, pois não esperava ter como personagem principal a chocolateira mas achei bem interessante como a autora a insere no enrendo, gostei muito dessa historia e fiquei curiosa sobre a historia dessas mulheres em três épocas tão diferentes !!

    ResponderExcluir
  16. É a segunda resenha que leio desse livro e estou encantada!!!
    Se tem algo com chocolate já me ganha. E essas histórias parecem fortes, divertidas, reais e românticas.
    Bem desenvolvido, você gostou tanto deve ser muito bem escrito!!
    Eu tenho um certo receio de livros com vários personagens pois tenho uma certa dificuldade de me "encontrar" na narrativa, mas é claro, que leio vários mesmo assim kk
    bjss

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir