acompanhe o blog
nas redes sociais

3.8.16

Star Wars: A Armadilha do Paraíso, Vol. 1 - Trilogia Han Solo [A. C. Crispin]

Trilogia Han Solo - A. C. Crispin
Ed. Aleph, 2016 - 356 páginas:
      Depois de uma infância de maus tratos e abandono, o jovem Han Solo finalmente foge das garras de um grupo de contrabandistas para seguir seu sonho de se tornar um grande piloto. Mas a realidade de exploração e injustiça não será facilmente deixada para trás e, nessa primeira aventura, Han vai descobrir que nem tudo é o que parece ser, principalmente quando seus empregadores lhe designam para missões ilegais e perigosas, e o que parecia ser um paraíso espiritual, transforma-se numa verdadeira prisão, onde os sonhos são destruídos e de onde é impossível escapar. Nesta trilogia, A. C. Crispin conta a lenda da origem de um dos mais cativantes personagens da série STAR WARS, desde sua infância conturbada até a aliança com um dos últimos jedi da galáxia.

Onde comprar:


A Armadilha do Paraíso é o primeiro livro da Trilogia Han Solo, onde o protagonista é ninguém menos do que o mais famoso contrabandista da galáxia, e querido personagem da trilogia clássica de STAR WARS. Órfão e abandonado ainda criança nas ruas de Corellia, Han é “adotado” ainda criança pelo temido Garris Shrike, o líder do clã de mercadores à bordo da Sorte de Mercador, que busca ganhar vantagem com exímia habilidade do jovem corelliano enquanto piloto de swoop (uma espécie de moto voadora).

Sonhando em se tornar um oficial da Marinha Imperial, Han Solo planeja fugir da Sorte de Mercador e se refugiar em Ylesia, uma colônia religiosa perto do território Hutt, que oferece refúgio espiritual aos peregrinos, e onde Han espera ficar fora do alcance de Shrike.

Uma vez escapando da nave, Han consegue chegar à Ylesia e conquista um emprego como piloto. Ele ainda se mantém firme ao seu objetivo de chegar à Coruscant, a Capital da Galáxia, onde ele pretende realizar os testes para se tornar cadete da Marinha Imperial.

No começo, todas as expectativas de Han parecem se cumprir. Ylesia se mostra um verdadeiro paraíso, um refúgio para os peregrinos de toda a Galáxia que buscam asilo e proteção para recomeçar suas vidas. Entretanto, essa realidade vai se modificando quando Han vai cumprindo suas primeiras missões enquanto piloto (diga-se de passagem: ilegais e repletas de perigo).

Em Ylesia, Han conhece Bria Tharen, uma peregrina oriunda do planeta Corellia (isso mesmo, o planeta de Han) que, aos dezessete anos, descobriu os sacerdotes de t'landa Til e acabou se atraindo pela doutrina deles, decidindo vender todas as suas joias e pertences pessoais para dedicar sua vida a serviço da religião. Entretanto, Bria e Han vão acabar descobrindo que os t'landa Til não são tão caridosos e benevolentes como parecem.

A partir disso, a narrativa se desenvolve. A autora, A. C. Crispin, faz uso recorrente de flash-backs para contar o passado de Han Solo, explicando os traços fortes de sua personalidade e revelando, aos poucos, a verdadeira origem do personagem – que está mais ligado ao cruel capitão Garris Shrike do que ele imagina.

O livro transita bastante entre a Aventura e o Romance. A primeira parte da narrativa é repleta de ação (a fuga de Han da Sorte de Mercador, sua chegada ao planeta Ylesia, suas primeiras missões como piloto a serviço dos t'landa Til), enquanto a segunda parte da trama é marcada pelo romance que floresce entre Solo e Bria, revelando, assim, o primeiro amor do piloto. Essa divisão acaba fazendo que a resolução da trama acabe demorando um pouco pra acontecer, mas é também fundamental para o amadurecimento da história e para a construção dos personagens – sobretudo do próprio Han Solo.

A escrita de Crispin é bastante ágil e, ao mesmo tempo, leve, tornando o livro despretensioso e divertido. A autora realmente estudou o personagem dos filmes para construir o herói do livro. Senti também uma leve crítica da autora ao fanatismo religioso, principalmente na forma como ela constrói e retrata a religião dos t'landa Til, que acabam utilizando os fiéis peregrinos que buscam refúgio em Ylesia para os mais ilícitos e perigosos fins.

Embora “A Armadilha do Paraíso” seja um livro que faça parte do selo LEGENDS da série STAR WARS – isto é, histórias que não necessariamente aconteceram dentro do contexto cânone da série, os acontecimentos que se sucedem durante a leitura se encaixam perfeitamente com a trama real do personagem. O leitor acaba entendendo por que Han Solo tem tanto apreço por Chewbacca (seu amigo Wookie peludo, copiloto da Millennium Falcon), e como Han se tornou um personagem audacioso, sarcástico e um dos maiores contrabandistas da Galáxia.


Sobre a edição, mais uma vez a Editora Aleph realiza um trabalho fantástico, repleto de cuidado e atenção. As artes gráficas que complementam o livro tornam a experiência de leitura ainda mais prazerosa, contribuindo para o processo de imersão do leitor na história. O destaque dessa edição vai para a ilustração da capa, trabalho do ilustrador David Palumbo, que retratou os traços do jovem Han Solo inspirando-se no ator Harrison Ford (que deu vida ao personagem na trilogia clássica e o recente Episódio VII: O Despertar da Força).

A trilogia vai contar com mais dois volumes, “The Hutt Gambit” e “Rebel Dawn”, títulos ainda não traduzidos, mas que também devem chegar ao Brasil pela editora Aleph.

 Cortesia da Editora Aleph
Thiago Augusto
Canceriano. Apaixonado por literatura, cinema e música. Sonha em escrever livros, dublar animações da Disney e, algum dia, conhecer Hogwarts. É resenhista no blog Onde Vivem Os Livros.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

15 comentários em "Star Wars: A Armadilha do Paraíso, Vol. 1 - Trilogia Han Solo [A. C. Crispin]"

  1. Adoro Star Wars e esse é um dos livros que mais esperava ser lançado, o Han Solo é um dos meus personagens favoritos dos filmes e tenho certeza que o livro deve ser muito bom, por ser a história dele, mesmo sendo um livro com o selo Legends. Gostei bastante da resenha e pretendo ler o livro com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Oii Thiago!
    Acho que já comentei aqui que nunca li SW, não sou mto fã da série, espero um dia quebrar essa barreira de gosto literário e passar á conferir, pra quem é fã da série o livro parece ser ótimo...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Thiago!
    Como boa fã da série, gosto de acompanhar os livros lançados e reescrito.
    E claro que Hans Sollo é um dos meus favoritos e gostaria demais de acompanhar mais essa série.
    Muito boa análi“Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de agosto com 3 livros 3 ganhadores, participem!
    se.

    ResponderExcluir
  4. Oi THIAGO!
    São tantos livros de Star Wars, que não sei nem por onde começar :/
    Acho o Universo fascinante e gosto bastante do gênero ficção, mas não sei... Simplesmente não consigo me animar em ler essa série.
    Até assisti ao filme e gostei bastante. Mas vai ver, ainda não é o momento.
    Apesar disso, achei legal esse livro, principalmente pra quem quer conhecer mais de Han Solo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Sou fã de Star Wars, mas infelizmente ainda não comecei a ler nenhum livro da série. São tantos, preciso pesquisar a ordem para começar. Mas Han Solo, sem dúvida, é um dos meus personagens favoritos. Claro que anotei a dica e essa trilogia não pode faltar em uma estante. Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu devo ser a unica pessoa que não é fã de Star Wars rsrs.
    Na verdade eu não conheço muito, por isso que eu sempre quis ler os livros para conhecer um pouco mais da historia.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Thiago.
    Estou com o livro em casa, mas ainda não tive tempo de ler.
    Bom saber que, apesar de ser Legends, o livro consegue se encaixar bem com o que encontramos no Cânone e até traz algumas explicações interessantes. Isso, sem dúvidas, é ótimo para os fãs.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  8. Oiee,
    Ahhh esse livro deve ser bem legal, eu só vi os filmes do universo Star Wars, e a cada livro novo que vejo a resenha de um livro da série fico louca hahahaa eu acho o Han Solo demais, e tenho certeza de que vou amar o livro no qual ele é protagonista, e ver como as coisas aconteceram para ele se tornar contrabandista.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Nossa nunca gostei de star wars, nem filme nem nada, mas ai me deu uma vontade grander de ler esse livro.. Kkk

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thiago! Ainda não assisti aos filmes de Star Wars e, por esse motivo, preferi não pegar os livros para ler. Quero estar melhor conectada a esse universo antes de iniciar as leituras. E bota leitura nisso kk! Fico assustada com a quantidade de livros que abrangem esse universo, sério. Han Solo me pareceu um personagem mto interessante e fiquei curiosa para descobrir sua trajetória dentro da história. A Aleph realmente arrasa em suas edições!

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Gostei da resenha, mas infelizmente star wars foi algo que simplesmente não funcionou para mim, o que é uma pena realmente por que adoro a temática, mas faz parte, às capas são maravilhosas, e confesso que ainda tenho a série na minha estante por causa das capas.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem..
    Nunca li nem assisti a serie,nao curto Star Wars,a historia nunca me prendeu,ja comecei a assisti mas nao consegui nem terminar o primeiro..
    Um abraço e muito sucesso:)

    ResponderExcluir
  13. Então,o Han Solo tem uma trilogia!
    Confesso que esse não fiquei com vontade de ler,diferente da maioria,não vou muito com a cara desse personagem,ele me irrita muito,haha >.<

    ResponderExcluir
  14. Um trilogia onde o protagonista é Han Solo?! Vou querer ler com certeza!
    Amei saber que o livro transita entre o romance e a aventura, dois estilo de leitura que curto bastante.
    Valeu pela dica! Espero que os outros dois volumes não demorem muito a sair aqui no Brasil.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Não curto Star Wars, mas acho incrível a disponibilidade de livros que os fãs da serie tem. Sei que Han Solo é um dos personagens querinhos e só :) Quem sabe um dia me aventure pela serie.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir