acompanhe o blog
nas redes sociais

16.11.16

Os Tijolos nas Paredes das Casas [Kate Tempest]

Kate Tempest
Ed. Casa da Palavra, 2016 - 336 páginas:
      A bordo de um Ford Cortina, os jovens londrinos Beck, Harry e Leon deixam a cidade com uma mala cheia de dinheiro. Estão fugindo de namorados ciumentos, empregos vazios, maníacos violentos e traficantes descontentes. Mas, sobretudo, estão carregando a esperança de escapar do tédio inesgotável da vida no sudeste de Londres - o lugar que sempre chamaram de casa. À medida que voltamos na história desses personagens, para o momento em que ainda não haviam partido, vemos seus dias divididos entre confiança e aversão á própria existência, solidão e desejo, uma ambição desesperada e a assustadora perspectiva de não alcançar objetivo algum. 

Onde comprar:


Ao ser apresentado a listinha de lançamentos da Editora, esse livro me chamou a atenção. E, após ler sua sinopse, me convenci de que deveria lê-lo. Foi um começo um pouco conturbado, mas, após esse primeiro momento complicado, a trama fluiu satisfatoriamente.

Logo no início, somos jogados em uma cena de fuga, em que as três personagens principais (Harry, Becky e Leon) estão inseridas. Ficamos meio que perdidos, pois não sabemos quase nada do motivo em que os levou a essa fuga. Sabemos apenas que coisa boa eles não fizeram. Após essa primeira cena, a Kate Tempest faz um recuo no tempo, e vai mostrando todos os acontecimentos que culminaram nesse momento.

Uma boa parte da trama tem como cenário principal a parte sombria de uma Londres atual. São bares, pubs, boates e lanchonetes pra lá de suspeitos, em que os jovens se encontram para divertir-se, mas, principalmente, para fazerem sexo e se drogarem. E, nossas três personagens principais não estão livres dessa onda. Duas delas, inclusive, são envolvidas diretamente com o tráfico.

Um ponto forte do livro é o mergulho que a autora dá no íntimo de cada personagem. Mostra seus sonhos, desejos, mas, principalmente, seus dramas, que vão desde a falta de iniciativa perante sua vida, até ter que trabalhar em algo que não gosta, para conseguir pagar suas contas no final do mês. Essa parte é interessante, pois podemos ver que isso é mais comum do que imaginamos, afinal, tenho certeza que temos pessoas próximas a nós que passam ou já passaram por situações como essas. Outro ponto legal é que rola uma espécie de epílogo na trama. Uma passagem de um ano desde a fuga apresentada no primeiro capítulo. A parte ruim é que o desfecho do livro é um pouco brusco. Acaba em meio a um diálogo, e fiquei me perguntado se haverá uma continuação. No mais, até que achei satisfatório.

Em relação a parte gráfica, a editora, mais uma vez, está de parabéns. Capa sem grandes efeitos, mas que se comunica muito bem com a trama. E a diagramação interna, apesar de simples é bonita. Já a revisão também está bem-feita. Encontrei uns dois errinhos, mas que não atrapalharam em nada com o andamento do livro.

Finalizo a resenha indicando aos leitores que gostam de uma trama que não tem um ritmo frenético, mas tem uma autora que faz um mergulho profundo no íntimo das personagens.

Link do livro o Skoob:
https://www.skoob.com.br/os-tijolos-nas-paredes-das-casas-591991ed593070.html

 Cortesia da Editora Leya
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

15 comentários em "Os Tijolos nas Paredes das Casas [Kate Tempest]"

  1. DOM!
    O que gostei foi por passar em Londres e a escrita entrar no interior de cada personagem e demonstrá-las como são.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei mto do enredo, super diferente dos livros q tô acostumada ler...
    Vou qrer conhecer com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei tbm da sinpose!
    O livro em si já chama muito a atenção!
    Essa capa está linda!
    Acho que leria, gosto deste tipo de livros.
    E AINDA SE PASSA EM LONDRES!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do cenário da história e de seu enredo também. Gostei da apresentação profunda dos personagens, não gosto quando o autor insere personagens por inserir, sem explorá-los. Espero que tenha uma continuação e que seja tão boa quanto este livro. A capa é realmente muito bonita. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  5. Oi Nardônio, tudo bem?
    Eu não costumo me aventurar neste estilo de história, mas sua resenha me deixou curiosa a respeito do motivo da fuga. Vou deixar a dica anotada e quem sabe uma hora dessas resolvo me arriscar? Ótima resenha. Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Capa fofa!
    Sinopse muito boa!
    Mas tbm tenho muitos livros para ler!
    Tenho que primeiro me desocupar!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    O livro parece ser bom, gosto quando o autor nos leva a mergulhar no íntimo do personagem, mas confesso que não fiquei interessada em ler o livro por agora, quem sabe mais para frente eu mude de ideia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa fraquinha em uma primeira impressão,mas o título é diferente,gosto de títulos diferentes,rs.
    Não descartaria a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Gostei da premissa do livro, gosto bastante quando a narrativa tem esse recuo no tempo e conta a história de trás para frente, mas infelizmente a história não me chamou a atenção não, gosto de livros com mais ação e acontecimentos que prende o leitor e não sentir isso nesse livro.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Que livro mais interessante!! Gostei muito da premissa dele!! Espero conseguir ler esse livro em breve.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia esse livro mas gostei do que foi apresentado na resenha. Gostei do cenário da história, uma Londres obscura. Outro ponto que gostei foi dos dramas dos personagens, dilemas bem reais e que podemos nos identificar em alguns momentos. Vou dar uma chance à leitura se surgir à oportunidade, pois gostei do enredo da história e fiquei intrigada para saber o desfecho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nardônio.
    Gostei da premissa da obra e com certeza darei uma chance. Gosto de tramas que mostrem o submundo de grandes cidades, esse lado mais sombrio. Sendo os protagonistas tão ligados com esse lado então, melhor ainda.
    Sem dúvidas pretendo conferir.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  13. Gosto de livros onde o autor mostrar mais o "intimo" de cada personagem.
    O livro parece retratar sentimentos comuns a todos em algum momento da vida.
    Claro que leria o livro, principalmente por mostrar uma Londres que não estamos acostumados a ver nos livros.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro e achei esse livro interessante principalmente por mostrar um outro lado que geralmente não vemos, fiquei curiosa sobre esse começo de fuga, mas esse não foi um livro que me chamou atenção !!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nardônio!
    Pela capa eu jurava algo completamente diferente, e até preferiria se fosse. Eu até gosto de livros em que os autores e autoras exploram mais o íntimo dos personagens, mas essas jovens em questão não me chamaram atenção.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir