acompanhe o blog
nas redes sociais

2.1.17

O Poderoso Chefão [Mario Puzo]

Mario Puzo
Ed. Record, 2016 - 444 páginas:
      Publicada em 1969, a saga O Poderoso Chefão é, ainda hoje, a mais perfeita reconstrução das famílias mafiosas de Nova York. O carismático Don Vito Corleone é o chefão de uma delas. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recasa a seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo o assassinato de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Mas ninguém pode vencer as trapaças da idade. Quando todos os seus inimigos resolverem atacar, e seu bem mais precioso, a família, estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura. Mario Puzo constrói, de maneira hábil, um mundo de intrigas, decisões cruéis e honra, num legado de tradição e sangue.

Onde comprar:


Posso dizer com toda certeza que esse livro contrariou todas as minhas expectativas, e de uma maneira muito, mas muito boa!

Embora o título seja um clássico e já tenha sido mundialmente reconhecido como uma grande obra, ainda mais depois da adaptação para o cinema, meu contato e familiaridade com O Poderoso Chefão não passava das referências citadas nos episódios de “Todo Mundo Odeia o Chris”. Logo, era de se imaginar que a imagem que eu tinha da história era bem vaga e distorcida pra dizer o mínimo.

O Poderoso Chefão começa nos ambientando no cenário de Nova Iorque pós Segunda Guerra Mundial, mas, mais que isso, Puzo nos mostra através de ações de outros personagens quem é Vito Corleone.

Don Corleone é chefe de uma das cinco famílias da máfia Italiana que “controla” a cidade, porque, ao contrário do que eu pensava antes de ler o livro, no fundo a máfia é exatamente isso: uma grande rede de influência e controle. Quando somos apresentados a Don Corleone vemos um chefe de família, muito íntegro e apegado às tradições, que é extremamente calmo e que coloca seus familiares e “afilhados” acima de tudo. Uma figura que impõe respeito e é respeitado por todos, e apesar de que várias pessoas possam temê-lo, a relação que têm com Don Vito vai muito além do medo, as pessoas realmente o têm em alta estima.

O desenrolar do enredo se dá a partir do momento que trazem à roda da máfia a possibilidade de passar a trabalhar com o tráfico de cocaína, o que apesar de ser bom aos olhos das outras famílias e até de alguns integrantes da família Corleone, não agrada nem um pouco ao Padrinho, e aí está declarada uma verdadeira guerra!


A primeira parte do livro é mais ambientação e logo, um pouco mais lenta que as seguintes, mas nem por isso menos interessante: é nela que vemos toda a importância das hierarquias e tradições em meio à máfia e como ela funciona como um enorme quebra-cabeça. No início foi um pouco difícil me acostumar com o tipo de narrativa que Mario Puzo faz, que é diferente dos livros atuais: as mudanças de cenário e ponto de vista são bem repentinas e apesar de termos uma visão geral da história, a cada cena temos a mesma de forma bem limitada e depende de nós juntar os pedaços pra colocar em ordem as coisas que acontecem simultaneamente.

Quando a Gisela me entregou o livro disse que tinha sido um dos melhores livros que ela já havia lido, e agora entendo e sei que é quase impossível discordar disso! Puzo criou personagens e panos de fundo tão completos que não tem furo algum, e os acontecimentos são do tipo que te fazem querer engolir um capítulo após o outro. O Poderoso Chefão é aquele tipo de livro que em algum momento da vida você tem que ler e saibam que cada página vale a pena!


 Cortesia do Grupo Editorial Record
Laiara Dias
Baiana, criada no Mato Grosso, casada com um mineiro e cai de paraquedas nas terras capixabas. Viciada em Youtube e Netflix, chocólatra assumida, devoradora de chick-lits. Amo um bom romance açucarado e não resisto a um toque de pimenta na literatura, nem a uma colher de farinha no prato. Choro a toa, rio alto, e não consigo decidir entre ser ogra ou princesa! Muito prazer, essa sou eu!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

32 comentários em "O Poderoso Chefão [Mario Puzo]"

  1. Olá! O livro é bem escrito, mostra os valores da época e as atitudes dos personagens baseados na cultura local, e na superioridade da família que preza pelos valores como: honra, lealdade e obediência. Realmente deve ser lido.

    ResponderExcluir
  2. As únicas referências que eu tenho de "O poderoso chefão" são das aulas de História e de Zootopia kk. Se fosse por mim, esse livro seria um dos últimos da minha lista de desejos, não havia imaginado que ele era escrito dessa forma, com um chefe da máfia ligado à família e às suas tradições. O gênero desse livro não é um dos meus preferidos, mas com certeza quando eu tiver uma oportunidade irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Confesso que também não tenho muitas referências de "O Poderoso chefão"... Também preciso confessar que não sabia que se tratava de um livro... Um cenário pós Segunda Guerra Mundia, máfia italiana e questões familiares só podem dar origem a uma ótima leitura... Fiquei super curiosa e espero poder ler esse livro em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu não tenho um contato muito próximo com ''O Poderoso Chefão'', mas já vi/ouvi comentários positivos sobre a sua adaptação cinematográfica. Apesar ter ficado um pouco curiosa com relação aos personagens do livro, confesso que não fiquei entusiasmada para lê-lo. Entretanto, quem sabe, talvez eu o leia futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Socorro, nem fazia ideia que Poderoso Chefão tinha um livro mds. Não assisti ao filme, mas parece que ele tem bastante repercurssão. Acho que me arriscaria mais na leitura, pois tudo é bem mais amplo e detalhado, nem ia me importar com essa ambientação mais lenta.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Oi Laiara, tudo bem?
    Meu contato com a história restringe-se apenas aos filmes, mas assisti a tanto tempo que não me recordo direito da história. Como você falou com tanto gosto sobre o livro, e pela Gisela ter gostado tanto, acabei me animando para conhecer a obra.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha o livro ahahahaha eu nunca sei, ai ai ai.
    Mas gostei da sua resenha.Eu gostaria de ler e assistir ao filme <3

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Laiara, tudo bem?

    Sendo um clássico do cinema, imagino que deva ser mesmo um livro impressionante! A parte da ambientação é a que mais me deixa curiosa! Vou adicionar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Laiara!
    A má impressão que temos logo no início quando se fala do livro, é porque a Máfia dominou por muito tempo na Europa e trouxe muito mal, após o Don ter morrido e as drogas passarem a fazer parte da 'companhia'. Mas o próprio Don era amoroso, apesar de rígido com todos que faziam parte da 'família'.
    É um ótimo livro mesmo para ser lido.
    “Ano Novo!
    Um novo ano começou, e assim, eles passarão: um a um… São mais 365 dias... Novas outras 365 oportunidades de fazer diferente! Fazer melhor, fazer mais, em alguns casos, fazer menos… Espero que ao final desse tempo, possamos contabilizar quantas estrelas fizemos brilhar…” (Desconhecido)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nem vi o filme!! **vergonha** A máfia é um tema que até acho legal, mas confesso que tenho uma birra com clássicos. Todos que li, não gostei rsrs quem sabe um dia crio coragem para conhecer o Padrinho rsrs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Laiara. Eu também somente conheço O Poderoso Chefão de tanto meu pai dizer que gosta do filme, mas nunca parei para me importar realmente com a obra em si. Li uma série da máfia e fiquei louca pelo enredo e acho que gostaria muito se eu fosse ler essa obra.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    olha eu nunca tive interesse ate assistir ao filme e confesso que amei, tinha preconceito criticando sempre ate assistir e amar, lógico que seja questão de gosto e muitos não gostam nem um pouco,acredito também que o livros tenha muito a ensinar se gostei do filme acredito que vou amar o livro com toda certeza, obrigada pela indicação.
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Enredo mto bom, anotei na listinha, tomara que consiga nessa primeira etapa da minha meta, adorei conhecer o livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Assisti ao filme, aliás eu o tenho em casa, e ele é realmente muito bom. Mostra a Máfia e seus poderes e Marlon Brando se encaixou perfeitamente no papel do chefe da "família". Eu não sabia que tinha livro e agora que o vi por aqui, quero tê-lo em mãos e ler a história. Espero que ela venha rica de detalhes, coisa que em filme não dá espaço para fazer.

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia este livro, e lendo um pouco mais sobre a história percebi que era aquele estilo de história que geralmente não desperta meu interesse, mas ai comecei ler seus comentários positivos sobre o livro, e simplesmente não tive como não adicionar O Poderoso Chefão em minha lista de leituras, estou super curiosa para ler este livro, espero gostar da história.

    ResponderExcluir
  16. Um clássico,mas ainda só conheço pelas "referências citadas nos episódios de Todo Mundo Odeia o Chris" XD
    Uau,um dos melhores livros?Guardarei essa indicação,afinal há motivos para ele ser tão marcante,uma boa construção dos personagens e história vale a pena.

    ResponderExcluir
  17. Ola, nunca ouvi fala do filme e nem do livro por mas que não seja meus livros literario que poderia ler, mas é bem interessante a historia, uma resenha positiva sobre livro, espero poder muda minha visão sobre ele no futuro!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, desconhecia que O poderoso chefão é derivado de um livro. Apesar de não ter visto o longa, lendo a resenha da obra literária fiquei muito entusiasmado em ler e assistir. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Laiara.
    Eu comprei o e-book desse livro na última semana, mas ainda não comecei a ler. Acredito que vou gostar muito da obra, principalmente porque adoro enredos da máfia e, por tudo que já vi sobre o grande protagonista, acredito que ele tem tudo para me ganhar.
    Fico curioso com essa ideia de um mafioso apegado às tradições. rs

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Já vi várias citações de O poderoso chefão também em Eu a patroa e as crianças, nuca pensei em ler o livro, pelo visto realmente é muito bom, ainda não li nada do estilo que envolve a máfia e tal, acho que seria uma boa para sair da zona de conforto.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  21. Um clássico com certeza, e talvez por isso nunca tenha pensado em ler, "preconceito bobo". Também não imaginava que fosse esse o enredo, pensei em algo bem diferente da sua descrição, nela a história me pareceu bem instigando, gostei.

    ResponderExcluir
  22. Oi Laiara!
    Não sabia que existia um livro do filme. Acho que meio contato se limita ao mesmo que o seu somente pelo seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”. Acho que por ser tratar de um gênero do qual eu não curto e ter um inicio lento, eu não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, Laiara!
    Gostei muito da resenha mas nunca li e assisti nada sobre O poderoso chefão!! Meu irmão até que tentou eu gostar do filme mais infelizmente nunca tive nenhum interesse nesse universo que fala sobre a máfia.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  24. Ainda não vi o filme, mas sempre tive interesse em ler o livro por ser um clássico. Agora conhecendo mais da história,quero ler por ter achado bem interessante e instigante.

    ResponderExcluir
  25. Eu também só tive contato com essa obra por causa de Todo mundo odeia o Chris hahahaha e meu ex também falou do filme algumas vezes.
    Posso estar enganada, mas acho que é mais de um filme, né? E fizeram mais de um filme baseado em um só livro? :o deve ser algo bem complexo, cheio de tramas.
    Não gosto de narrativas que mudam de uma hora pra outra, acho muito confusas, mas gostei de saber sobre a personalidade do protagonista, de fato eu tinha outra imagem de mafiosos

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  26. Assim como você só conheço O Poderoso Chefão pelas referências que aparecem em filmes e seriados (principalmente em Todo mundo odeia o Chris né...rs...). Eu imaginava o que a máfia faz, que é controlar tudo e todos, mas acho os detalhes apresentados no livro bem interessantes. Fiquei bem interessada em saber esse pacto entre a máfia e o tráfico. Gostei muito da resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Fiquei muito curiosa sobre esse livro, também sei muito pouco da sobre O Poderoso Chefão só o que vejo em algum filme, serie e livro que acaba sempre fazendo uma referencia a essa historia, mas sempre tive muita curiosidade para assistir aos filme e agora que sei que tem o livro com certeza irei ler, acho uma historia bem intrigante e muito interessante e estou doida para poder conhecer melhor !!

    ResponderExcluir
  28. Morro de vontade de ler esse classico! Todos que leram elogiam muito!
    Também era leiga como vc, pois só ouvia falar do livro / filme e não sabia muita coisa a respeito.
    Vai para a wishlist com certeza!

    ResponderExcluir
  29. Claro que já ouvi muito falar de O Poderoso Chefão. Meu pai, por exemplo, gosta muito do filme, então é algo que "conheço" desde criança. Mas mesmo assim, nunca assisti o filme, e nem sabia que existia o livro. Fiquei bem curiosa. Não pensava que seria uma história que eu iria gostar, mas pela sua resenha, dá pra ver que é bem interessante.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  30. Adoro a adaptação do livro, já assisti incontatáveis vezes. Vou confessar que de primeira o livro não me atraiu, mas sua resenha me deixou curiosa. Com certeza vou conferir depois de uma resenha tão positiva.

    ResponderExcluir
  31. Acho que eu nunca nem sequer assisti á adaptação que foi ao cinema,mas claro que já ouvi falar. Raro a pessoa que nunca ouviu falar sobre "o poderoso chefão". Só que quanto a esse livro, apesar da resenha fico com um pé atrás. Gosto de leituras que se desenrolem rápido e um livro que começa lento pra mim é sinal de que vou abandonar. Mas vamos ver né. Quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  32. faz muito tempo que eu assisti o poderoso chefão, não lembro quase nada
    e nem sabia que se baseava em um livro.
    pelo jeito a primeira parte do livro é meio arrastada, mas realmente os personagens devem ser muito bem contruidos, pois o don corleone (que eu não lembrava o nome) é um personagem que marcou
    e não é só o EHC que tem referência o espanta tubarões, o zootopia tb são tantos que não dá nem para citar
    fiquei super curiosa para conferir o livro que deu origem ao clássico

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir