acompanhe o blog
nas redes sociais

17.4.17

Um Instante de Felicidade [Federico Moccia]

Federico Moccia
Ed. Planeta do Brasil, 2017 - 352 páginas:
      NICCO O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um “sinto muito”, sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Como o “homem da casa”, ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade.

Onde comprar:

Falar desse livro pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas prometo tentar! Já tinha ouvido falar do Federico Moccia e das suas histórias mas nunca tinha lido nada dele, então tentei começar por Um Instante de Felicidade: a capa linda e a sinopse me venderam uma história de amor leve envolta pela atmosfera romântica da Itália. Tinha tudo pra ser perfeito, mas…

A narrativa começa com Nicco, o protagonista, levando um baita pé na bunda de sua namorada (agora ex) Alessia. Os primeiros capítulos se desenrolam então em Nicco curtindo uma daquelas fossas pós toco enquanto alguns acontecimentos secundários se passam à sua volta.

Um_Instante_de_Felicidade

Até aí tudo bem, só que depois disso a coisa degringola um pouco e vemos algumas coisas que podem incomodar alguns leitores tanto quanto me incomodaram: a história toda ganha um tom muito (é muito mesmo) sexista, além da fossa de Nicco, que parecia até fofinha no início, se tornar praticamente uma obsessão!

Nicco juntamente com seu melhor amigo Ciccio tomam uma série de atitudes que dificultam a missão de criar empatia pelos personagens. Da metade do livro pra frente parece que algo vai mudar quando eles encontram as duas amigas americanas e partem para a suas “aventuras” com elas. Só que as duas personagens então que deveriam ser a salvação do romance se mostram apenas estereótipos do que um adolescente acha que seria uma mulher legal.

Um_Instante_de_Felicidade

A estrutura de escrita do Federico é muito boa realmente, é leve e tem uma pegada mesmo cinematográfica, o que me leva a acreditar que a história de Um Instante de Felicidade funcionaria bem melhor como um filme que como um livro, desde que esse filme não fosse categorizado como romance, porque a grande questão do livro é que é uma história até legalzinha, mas não entrega o que vende.

Acredito que se a proposta fosse de relatos descontraídos das aventuras amorosas de dois amigos (bem babacas), aí sim, eu esperaria exatamente o que foi entregue. Então, se você quiser lê-lo, saiba o que esperar.

 Cortesia da Planeta Livros Brasil
Laiara Dias
Baiana, criada no Mato Grosso, casada com um mineiro e cai de paraquedas nas terras capixabas. Viciada em Youtube e Netflix, chocólatra assumida, devoradora de chick-lits. Amo um bom romance açucarado e não resisto a um toque de pimenta na literatura, nem a uma colher de farinha no prato. Choro a toa, rio alto, e não consigo decidir entre ser ogra ou princesa! Muito prazer, essa sou eu!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

23 comentários em "Um Instante de Felicidade [Federico Moccia]"

  1. Olá! Li esses dias uma resenha do livro, me encantei pelo enredo, parece bem bacana, vou qrer conhecer com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É frustrante quando pegamos um livro para ler esperando uma coisa e no desenrolar da leitura encontramos algo completamente diferente, não é mesmo?
    Não sou muito chegada a romances ainda mais tendo como temática "aventuras amorosas". Faz eu sentir que as pessoas estão sendo usadas e tenho enorme preconceito com coisas do tipo.

    ResponderExcluir
  3. Eu li a uma resenha do livro mas não me encantou tanto assim, mas esse casal ainda tem muito que aprenderem um com o outro e isso importa muito ao longo da historia creio eu.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Ainda não conhecia esse livro, e não gostei muito da história, vou tentar ler outras resenhas para decidir se ele vai para minha lista ou não, por enquanto, pela sua resenha, ele está fora da lista.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laiara. Se eu fosse comprar o livro pela capa, iria ficar bem decepcionada então porque esperei um romance daqueles de dar inveja, bem fofinho e não vejo isso. É uma pena que tenho mais conteúdo erótico do que romance, acho que isso deixa um pouco a desejar. Infelizmente não sei se leria.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Oi Laiara
    Que bom ler sua resenha, ao ver a sinopse e capa também me passou a impressão de ser um romance. Agora sendo uma "desventura amorosa" entre amigos não me agrada. Realmente tem livros que mais parecem roteiros de cinema do que literatura propriamente dita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    quando vi o livro, e li sobre a historia fiquei curiosa para ler, e sua resenha me deixou um pouco mas curiosa para poder começar a ler ele..Agora fiquei meia sei la com esse lance de aventura amorosa entres amigos!

    ResponderExcluir
  8. Parece que deixa a desejar, não fiquei interessada, parece que não tem nada demais, é não é bem um romance, o personagem também parece ser imaturo, é uma pena. Não gosto tem obsessão dos personagens, a não ser que cresçam e amadurece, mas não é o caso deste.

    ResponderExcluir
  9. Laiara!
    Nico, Ciccio é muito C para os protagonistas, né?
    Achei que o livro fosse melhor, cofesso.
    Talvez um romance mais aprofundado.
    Fiquei até decepcionada porque seria uma daquelas leituras fantásticas, o que me parece que não acontece.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  10. Oi Laiara! Acho que só pela resenha já consegui vizualizar bem os persoangens e não me interessaram. Eu confesso que tenho vontade de ler algo do autor, mas acho que não vou começar por esse rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  11. Oi Laiara,
    Já ouvi falar de Federico Moccia e sua escrita, mas ainda não li nenhuma de suas obras. Antes de ler sua resenha estava animada em conhecer um livro de romance com foco em uma protagonista masculino, pois seria uma dinâmica diferente das que estou acostumada com livros deste gênero. O fato de Nico está sofrendo de uma desilusão amorosa já no inicio do livro me fez imaginar um rumo totalmente diferente para a trama. Não achei a sinopse muito envolvente e nada surpreendente. Não duvido que a escrita do autor seja boa e fluida, como muitos leitores dizem, mas, por enquanto, não lerei esta obra.

    ResponderExcluir
  12. Oi Laiara.
    Te entendo, eu normalmente não leria um livro como esse e abandonaria na matade, odeio quando os personagens tomam umas atitude sem nexo, a capa é linda isso eu tenho que afirmar, mas não acho que essa seria uma leitura que me agradaria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Laiara!!
    Bom, pelo que li, não gostei muito da história, mesmo sendo do gênero romance que é o meu preferido, mas não me agradou muito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. A característica sexista já não me agradou muito e o livro sendo vendido por uma coisa e ser realmente outra deve ter dado uma baita de uma frustração mesmo e a fossa obsessiva deve ter sido meio chato, pela capa apostaria que seria realmente um romance.

    ResponderExcluir
  15. Também já ouvi falar do Federico Moccia,mas não li nada dele ainda.
    Hum,pelos pontos levantados na resenha esse livro não é pra mim, aventuras amorosas de dois amigos babacas..nops.

    ResponderExcluir
  16. Oi Laiara, tudo bem?
    Sua resenha foi a mais sincera que eu já li desse livro. As outras me passaram uma imagem diferente da obra e agora vendo do que realmente se trata, fiquei meio sem vontade de ler.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  17. Uau kkkk, pela resenha acho que não quero ler esse livro não !! rsrs
    Não sou fã de livros sexistas e essa história de fossa e pé na bunda me deixou traumatizada quando li Melancia!
    Obrigada pela resenha sincera !

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Ainda não li nada desse autor, mas esse não foi um livro que me chamou atenção, esperava mais dessa historia e lendo a resenha acabei ficando decepcionada com essa historia, não foi uma historia que me conquistou !!

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro do Federico Moccia, e confesso que a trama de Um instante de felicidade não me interessou, não fiquei curiosa para conhecer a história do Nicco, por isso dificilmente eu leria esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Tinha muita curiosidade em ler esse livro, mas depois de ler sua resenha percebi que não tem muito o meu estilo. Mas quem sabe mais pra frente eu resolva ler e tirar minha própria conclusão? Não custa nada tentar kkk

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quando ocorreu o lançamento do livro fiquei doida parra ler, pois sou apaixonada pela escrita do autor. Li o livro tive a mesma impressão que você em relação a historia. Achei realmente que a historia ganhou este tom sexista. Li o livro com grandes expectativas e foi frustrante.

    ResponderExcluir
  23. Bem ruim isso de quando o livro tinha tudo para ser bom, mas pega e vem essas coisas para acabar com ele, mas foi legal saber um pouco mais sobre, nunca tinha lido uma resenha sobre ele.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir