acompanhe o blog
nas redes sociais

8.8.17

Expert em Vinhos em 24 Horas [Jancis Robinson]

Jancis Robinson
Ed. Planeta do Brasil, 2016 - 160 páginas
- "Autora de várias “bíblias” sobre o tema, Jancis Robinson explica de forma didática e prática como escolher um bom vinho. Sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos – afinal, a melhor maneira de curtir uma bela garrafa é na companhia de quem se gosta. Jancis dá 10 dicas para escolher a garrafa certa, quanto deve-se pagar por cada uma e como combinar vinho e comida. A edição brasileira inclui um posfácio do sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato, que conta a história do vinho no Brasil e aponta os melhores exemplares nacionais."


Onde comprar:


“Minha definição (autora): vinho é a bebida mais deliciosa, estimulante, variada e irritantemente complicada do mundo. Ele alegra, faz com que seus amigos pareçam mais afáveis e tem um gosto maravilhoso harmonizado com a comida”

Colocação perfeita na minha humilde opinião como uma mera apreciadora de vinhos, apesar da minha formação em Gastronomia, e ter estudado Enologia na faculdade, não posso dizer que sou entendedora do assunto, pois como a autora mesmo coloca vinhos são irritantemente e deliciosamente complicado de entender. Mas com certeza esse livro ajuda bastante e é ótimo para posar de entendedor para os amigos.

Como tudo na vida, o vinho também e uma questão de gosto, e se você não sabe o que você gosta com relação a vinho, essa é uma boa opção para começar a entender esse mundo maravilhoso. A autora específica uvas, os lugares onde são produzidos os melhores vinhos, e isso não quer dizer necessariamente que os preços influenciam. Vinhos caros são caros por vários motivos, e nem sempre os baratos são de má qualidade.

Expert em Vinhos em 24 Horas

Aprenda também a linguagem utilizada para definir características dos vinhos, como servir, como harmonizar e dicas de ouro como, por exemplo, como adequar o vinho a ocasião, pois não existe regra que diz que deve sempre ser servido o melhor vinho, aprendendo as características dos vinhos ele se adapta ao que será servido fazendo com que, mesmo que seja simples, harmonize com a ocasião.

No posfácio está o parecer breve do sommelier Manoel Beato, do Grupo Fasano, sobre a produção de vinhos do Brasil, que vem crescendo e produzindo cada vez mais vinhos de qualidade que já foram inseridos no cenário exterior, competindo com os chilenos e argentinos.

Fica a dica de presente para o dia dos pais.
E aí, animados para se tornarem um Expert em vinhos?


Tainá Rodrigues Cunha
Guarapariense, gastrônoma e apaixonada por todos os tipo de arte. Ler é uma forma de escape prazeroso da nossa realidade. Assim como as comidas que cozinho me alimentam o corpo, os livros alimentam minha alma.
Cortesia da Planeta Livros Brasil
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

15 comentários em "Expert em Vinhos em 24 Horas [Jancis Robinson]"

  1. Para quem aprecia vinhos parece ser um ótimo livro.Mas não leria por falta de interesse no tema e por não beber nenhum tipo de bebida alcoólica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tainá, livro interessante e cheio de informações valiosas pra quem aprecia bons vinhos, acho que poucas pessoas não gostam rsr. Gostei da capa, da foto e de saber que os brasileiros vem crescendo nesse mercado ;)

    ResponderExcluir
  3. Tainá!
    Confesso que apesar de apreciar um bom vinho (e depois desse livro, nem sei se minha classificação é boa), acredito que seja um livro mais voltado para os Sommelier e enólogos, algo mais técnico e não sei se gostaria de ler não...
    Não sabia que sua formação é Gastronomia, que legal!
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Um livro bem especifico para enólogos.
    No meu caso, só sou uma degustadora ocasional, bem ocasional, mas para quem tem essa paixão mais acentuada, é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Achei a ideia do livro interessante, mas para mim que não curto muito o assunto acho que não funcionária muito bem para mim, o que é uma pena ja que adorei essa capa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom eu não leria este livro por que não tomo vinho então não teria muito o porquê de eu ler, mas acho que seria uma ótima dica de leitura para quem curte vinhos e quer saber um pouco mais sobre.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro vinho, porém acho que é um livro voltado mais para quem gosta de ler sobre isso.
    Não seria uma leitura que eu faria, pois não tenho muito interesse no assunto.
    Para quem gosta, é uma ótima dica!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Parece interessante e bem informativo para quem é um bom apreciador de vinhos é quer se inteirar mais sobre o assunto, mas não é o meu caso, então não faria a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não sou muito fã de bebidas alcoólicas, confesso que só utilizo nas preparações que faço na cozinha, mas achei a ideia do livro muito interessante e uma ótima dica de presente para o sogrão que ama vinhos. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da dica de livro, eu gosto de vinho, mas não sou critica e nem nada, compro no mercado mesmo sempre suave hahahah, minha mãe usa para cozinhar, fica muito bom. Espero ter a oportunidade de ler o livro e conhecer mais sobre vinhos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sou tão fã de vinho mas sei que alguns são maravilhosos e por serem caros tem muitos motivos e nele há varios processos para isso. Que bom, saber que você estudou gastronomia, comida é comigo mesma..kkkkk
    Gostei do livro, mas ele e mais para pessoa que querem conhecer mais o vinho em si.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tainá!
    Confesso que eu não costumo ler livros de não ficção, e sinceramente, temas sobre vinhos não é um assunto do meu interesse, por isso eu não leria Expert em Vinhos em 24 Horas.

    ResponderExcluir
  13. Oi Tainá,
    Não sou uma pessoa que bebe muito, por isso nem posso afirmar que sou uma apreciadora de vinho, mas de vez em quando gosto de beber uma taça com os amigos. O que mais me incomoda é não entender nada sobre a bebida, tudo bem que meus amigos também não são especialistas (então não corro o risco de pagar vexame), mas entender o que estou bebendo seria legal. Esse livro seria o ideal para mim e, também, para presentear alguns amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tainá!!
    Sem dúvida esse livro é um excelente presente, pois não conheço ninguém que não goste de apreciar um bom vinho!! Amei a indicação de leitura!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar dos tipos de vinho para cada prato, mas não lembro bem. Deve ser bastante útil, para quem trabalha na área, ou pra quem gosta de bebe-los, pena que não é o meu caso, mas valeu a dica.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir