acompanhe o blog
nas redes sociais

10.5.18

Batman: Criaturas da Noite - Lendas da DC #2 [Marie Lu]

Batman: Criaturas da Noite - Lendas da DC
Ed. Arqueiro, 2018 - 256 páginas
- "Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade. Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência. Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? Enquanto o golpe final das Criaturas da Noite se aproxima, Bruce percebe que não é tão diferente de Madeleine. E, mesmo longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, precisará provar que está preparado para deter uma das maiores ameaças que Gotham já presenciou."

Onde comprar:

Olá, pessoas e jovens milionários prestes a se tornarem heróis mascarados nas noites de Gotham! Comé que cês tão? Tá todo mundo bem? Sentiram minha falta? Porque eu tava com saudades de todos vocês. De alguns mais que de outros (gosto mais dos leitores que deixam comentários nas postagens u.u), mas ainda assim com saudades de todos. Infelizmente, tive que me ausentar por uns tempos graças a alguns problemas de saúde desenganada pela medicina, mas eu retornei mas tô de volta \o/

E em grande estilo (porque eu sou esse tipo de pessoa): pra falar não só de uma autora YA bastante aclamada, como do super-herói mais legal da DC, depois da Mulher Maravilha, claro (desculpa Superman, não sou muito sua fã).
Então prepare o seu cinto de utilidades, atenda esse bat-sinal, estacione o bat-movel na bat-caverna e vem comigo nessa bat-resenha.
A piada foi péssima, eu sei, mas me dêem um desconto, ainda estou enferrujada.

Lendas da DC

Não sei se vocês lembram, mas alguns meses atrás (mais precisamente no comecinho de novembro de 2017) eu vim aqui contar pra vocês que a Arqueiro estava publicando a série Lendas da DC, que é uma releitura de alguns dos maiores personagens dos quadrinhos voltada pra um um publico young adult. Se você não lembra, dá uma olhadinha na resenha que eu fiz de Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra, pra refrescar sua memória.

Batman: Criaturas da Noite é o segundo volume dessa série e trás uma história completamente nova do jovem Bruce Wayne, antes de se tornar o homem morcego. A escolhida pra contar a história dessa vez é a Marie Lu, autora da trilogia Legend e da série Jovens de Elite. Eu não cheguei a ler nada dela anteriormente (tá na listinha a 84 anos), mas ambas as obras são sucesso de vendas entre a galera mais jovem. E tem resenha de alguns livros aqui no blog, se tiver curiosidade.

Lendas da DC

Nesse livro, encontramos um Bruce Wayne chegando à maioridade, prestes a se formar no no ensino médio e começando a assumir os negócios (e a fortuna) da família. Um jovem marcado pela tragédia, buscando se ajustar e desempenhar os papeis que a sociedade exige dele.

A história é bem amarrada e a autora descreve um jovem claramente perturbado pelos acontecimentos do passado e que toma decisões em função disso. Bruce não pretende mais ser passivo perante o crime e é esse desejo de fazer justiça que move toda a trama (isso e a tendência que adolescentes tem pra tomar decisões erradas). Logo no começo do livro, nosso futuro homem-morcego desafia a lei, se enfia numa perseguição policial e é condenado a horas de serviço comunitário a serem cumpridas no asilo Arkhan. Daí pra frente ele toma várias outras decisões tão desafiadoras quanto.

Batman: Criaturas da Noite

A autora soube captar bem a essência do personagem e já é possível ver no Batman adolescente características que serão marca registrada do herói no futuro, como a inteligência, a criatividade pra utilizar a tecnologia em seu favor e o desejo de protejer Gotham. Eu só queria que ele fosse um pouquinho mais sombrio, senti falta desse tom mais grave que tem sido conferido ao personagem nas HQ mais recentes e no cinema. Mas isso não atrapalha em nada a narrativa (a menos que você seja fã xiita das histórias do Morcegão), isso não é uma crítica, é só uma observação.

“ — Para alguém que tem tudo, há trevas em seu coração. Bruce só conseguiu ficar parado, encarando-a. Como ela sabia? Teria ouvido em seu tom, em suas palavras?”

Os outros personagens também são ótimos, levando-se em consideração que esse não é um livro gigante em que todo mundo tem um milhão de facetas e todos os personagens são profundos. Destaque pra Dianne, melhor amiga de Bruce e pra misteriosa Madeleine com quem ele estabelece uma relação estranhíssima de amizade. Richard Price também é um personagem interessante que expressa bem o que eu disse sobre a tendência que os adolescentes tem de tomarem decisões ruins.

E para os fãs de carteirinha, existem vários easter eggs espalhados pela trama em forma de personagens, locais e frases soltas. Alfred tá no livro, com o mesmo ar solene das HQs, assim como outros personagens do universo canônico. Mas a maioria dos personagens foram criados para o livro, o que eu achei ótimo. Um dos meus maiores medos quando soube da adaptação é de que fosse uma história do jovem Batman lutando contra um jovem Coringa. Ainda bem que a autora escreveu um enredo próprio.

Marie Lu

O Batman da Marie Lu é bem mais jovem e impulsivo do que o cavaleiro das trevas que estamos acostumados a ver, mas serve ao propósito de apresentar o personagem pra novas gerações de leitores. Vale a leitura.

Bat-beijos, pra você que chegou até aqui. A gente se encontra na próxima resenha!

Clique na capa para ler a resenha do livro anterior:



Andressa Freitas
Mineira, aspirante à escritora e estudante de cinema. Se pudesse moraria em uma biblioteca, como não posso, estou empenhada em transformar minha casa no mais próximo disso possível. Viciada em séries e filmes, adoro ler, comer e viajar. Nerd assumida, fotógrafa de profissão, amo aprender coisas novas e imaginar histórias alternativas pra absolutamente tudo.
Cortesia da Editora Arqueiro
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

20 comentários em "Batman: Criaturas da Noite - Lendas da DC #2 [Marie Lu]"

  1. Oi, Andressa.

    Acho que o mais bacana é que mesmo após esses traumas do passado (e mesmo com esse espírito rebeldio), acho que o Bruce não deixou se ver como um vilão, mesmo fugindo um pouco do controle, querendo fazer tudo do seu modo.

    E, senti a tua falta aqui no blog, sim, apesar de ter "te visto" por aqui poucas vezes.

    Espero que agora, esteja tudo bem com a tua saúde. 😘

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, acho bacana essa série onde autoras conhecidas mostram sua marca através de livros com heróis consagrados e as capas sempre me chamam a atenção. Dessa autora li um livro, infelizmente não alcançou minha expectativa mas são muitos os leitores que vejo postar elogios a ela e gostei que ela escreveu um enredo próprio e diferente do que vocês esperava ;) Ótima resenha, espero ter a oportunidade de começar essa série futuramente ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa!
    Que bom que você está de volta, espero que você esteja bem...
    Quanto a Batman: Criaturas da Noite, eu sempre admirei esse super-herói, sua inteligência, ele é um dos personagens que mais gosto da DC, por isso, apesar de não curtir personagens do tipo jovem e impulsivo e não gostar tanto do gênero um publico young adult, se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou arriscar a leitura sim. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa!
    Eu ainda não li o livro anterior, que já está na listinha assim como este tbm está, tenho uma trilogia da autora aqui na estante mais ainda não tive tempo de ler acredita? Ouço flar mto bem da escrita dela e espero conhecer em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, bem-vinda de volta!!E que você fique bem o quanto antes.
    Bem, em relação a estes livros, eu sou meio avessa a eles.rs não é muito meu estilo e posso ser sincera sem levar pedrada??? Ah, culpe a série Gotham, mas eu não curto muito o Batman não..rs
    Ainda estou meio que na luta para o aceitar,mas anda complicado.
    Mas sei o quanto livros assim tem sua legião de fãs e que muitos ficam aguardando e pelo que li acima, não estão decepcionando de forma alguma,então o que vale é isso! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Bom retorno Andressa! Apesar do Batman não ser meu super herói preferido (da DC, a Mulher-Maravilha é minha preferida!), estou bem curiosa para ler esse livro, muito bacana que além de mostrar outro lado dos heróis, como seu amadurecimento em uma fase tão complicada como a adolescência, muito bom que eles tenham criado personagens específicos para essa série, além de explorarem outros que já fazem parte do universo desses heróis.

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Tenho o da Mulher maravilha e esse para ler aqui, já bem ansiosa.
    Sou super fã do Batman.
    Uma pena que o Alfred tenha ficado um tanto relegado nesse livro.
    E gostei muito de ver que o livro fala do início quase do Batman, ainda com 18 anos e tentando se fortalecer e impor, adorei.
    Desejo um ótimo final de semana e um feliz dia da mães abençoado!
    “Moral é o que te faz sentir bem depois de tê-lo feito, e imoral o que te faz sentir mal.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa,
    Acho o Batman, um herói bem interessante, mas não sou muito fã dele a ponto de pegar livros sobre ele para ler. Para quem é fã, deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa
    Eu sou apaixonada por esse universo de super-heróis, mas eu costumo ver mais eles em filmes é desenhos. Achei o livro bastante interessante e fiquei curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa.
    Fico feliz em saber que você está bem, eu acho essa capa um charme e quando fiz a leitura, confesso, não conseguir ver muito o Batman no personagem não, todavia, achei a história bem interessante e apesar de tudo, tive uma leitura muito prazerosa, enfim, estou ansiosa pelos próximos livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que está de volta e agora firme e forte. Eu já tinha visto esse livro, mas não cheguei a ler nada sobre ele, como não conheço a autora, pois não é um dos meus gêneros preferidos, não me toquei que tinha essa pegada YA. Eu gosto do Batman e todo esse universo, assim como Mulher Maravilha e também curto Superman (tadinho rs). Acredito que essa mistura de gêneros pode sim funcionar e confesso que até fiquei curioso para experimentar. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já vi muito esse livro mas não li a resenha. A historia do Batman é bem conhecia e com certeza esse livro será bem interessante de ser ler. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  13. Batman é meu herói favorito,ele não tem poderes sobrenaturais o poder dele é a inteligência,acho que tem poucos livros desse personagem dada as habilidades que ele possui,pode ser criada várias histórias sem ficar na mesmice.

    ResponderExcluir
  14. Vou ter que discordar na parte de ser o melhor herói da DC hehehe Aquaman é meu favorito desde que era criança <3 Achei bem interessante a proposta de uma história do Batman tipo young adult, apesar de eu ter um asco pessoal do rico bancando o herói por não ser capaz de lidar com a própria escuridão (viu, nem consigo escrever sobre ele sem ranço). Graças a Deus não é um jovem Batman contra um jovem Coringa, mas acho complicado introduzir tantos novos personagens num livro que deveria ser a apresentação do herói para o público jovem, já que se apegarão a eles e não os encontrarão em lugar algum.
    Ainda assim, parece valer a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa,
    Por mais que eu diga que não aguento mais ouvir a história do Batman não consigo resistir quando surge uma nova versão. Batman: Criaturas da Noite nos trás uma fase do Bruce que eu, ainda, não havia acompanhado e este ponto é o que pode fazer a diferença nessa releitura. Bruce tem muito com o que lidar, pois sabemos que a morte dos pais é uma ferida que ele carrega aberta por toda a vida, mas agora ele começa a criar responsabilidades com o patrimônio Wayne e isso somado a rebeldias adolescentes pode ser bem complicado. Não conheço a escrita da Mari Lu, mas sei de suas obras e vendo a premissa e críticas desse livro, acho que ela foi a escolha ideal para contar a história do jovem morcego. É um livro que eu vou querer conferir (não importa o que diga).

    ResponderExcluir
  16. Oi, Andressa!
    Como resistir e não querer ler algo do homem-morcego?!! Crescei a assistindo os desenhos e os filmes desse super-herói e claro que quero saber mais sobre essa história do jovem Bruce Wayne e tenho certeza que vou adoro ler algo da Marie Lu.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Adoro as releituras porque elas tem a magia de trazer ao leitor um passado do seu personagem preferido que é totalmente desconhecido. E que bacana ver que a autora conseguiu trazer um Bruce adolescente que mesmo com problemas e responsabilidades consegue já ter os traços do Batman herói. Não sabia dessas releituras e fiquei bem interessada em lê-las apesar de não ser tão fã dos super-heróis

    ResponderExcluir
  18. Amo os livros que falam e enaltecem a inteligencia do Batman,para nós fãs é um presente a cada livro novo lançado dobre esse herói

    ResponderExcluir
  19. O Batman depois da mulher maravilha é meu favorito haha Concordo com você, mas desculpa Superman não deu pra você dessa vez.
    Achei bem legal que ela soube criar um enredo novo para a trama do Batman, gosto bastante da escrita da autora.
    Eu to adorando essas releituras dos super heróis.
    Que bom que está melhor e de volta!

    beijinhos.
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  20. Olá, Andressa!
    Como conheci o blog faz poucos dias ainda não conheço todos, que bom que você voltou espero que esteja bem?
    Amo a mulher maravilha, gosto do Batman e do Superman (neste ultimo discordamos, kkk).
    Conhecia o livro e essa é a segunda resenha que leio, gostei de saber que a autora soube criar uma história para nosso adorado morcego.
    Quero ler essas releituras dos super heróis.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir