acompanhe o blog
nas redes sociais

8.11.18

O Segredo de Helena [Lucinda Riley]

Lucinda Riley
Ed. Marca Arqueiro, 2018 - 464 páginas
- "Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma."

Onde comprar:

Ler Lucinda Riley é e sempre será uma leitura incrivelmente prazerosa. Seus livros são sempre cheios de muitas surpresas, reviravoltas, e com uma carga dramática à flor da pela. Fico sempre de queixo caído com os personagens que a mesma cria. São sempre reais, com características tão verossímeis que é impossível não se emocionar com o enredo e se envolver com todos os problemas que os mesmos enfrentam.

"A casa...Pandora...o instinto que ela tivera a respeito de voltar ali fora acertado. A caixa tinha sido aberta; seu conteúdo empoeirado fora vomitado pelos cantos escuros e saíra voando livremente, provocando caos e sofrimento. No entanto, assim como no mito, ainda restava uma coisa: a esperança."

Não diferente dos outros livros, onde segredos são sempre os protagonistas principais, neste não poderia ser diferente. Helena aparenta desde o inicio ser uma mulher muito misteriosa, passando a sensação inicial de que não podemos confiar tanto nela, apesar de querermos muito. E o que ela esconde é um segredo guardado por anos, com tanto cuidado que parecia que nunca seria revelado. Eis então que Helena recebe de herança uma casa. Mas não uma casa comum, mas A Casa onde havia desfrutando de um dos momentos mais felizes de sua vida. Fora lá que se apaixonara pela primeira vez quando ainda era uma mocinha. A casa fora batizada de Pandora, o que acaba criando um pequeno trocadilho, ou não, sobre toda a trama, por se tratar da caixa de pandora que revela todos os segredos, e é na Casa Pandora onde Helena terá seu maior segredo revelado, o que acabará mudando drasticamente o rumo de sua vida.

“Então, reflito, o que aprendi nestas férias? Que existem todos os tipos de amor, e que ele vem em toda sorte de moldes e formas. Pode ser conquistado, mas não comprado. Pode ser dado, mas jamais vendido. E, quando está presente de verdade, ele gruda para valer. Esse tal de amor.”

Por anos Helena fora uma grande bailarina, sendo muito reconhecida e aplaudida, mas fora no auge de sua carreira que acabou descobrindo estar grávida. Isso colocou seu mundo de pernas para o ar! Helena acaba tendo o bebê e colocando o nome de Alex. Perdida e com condições financeiras não tão boas, é que aparece em sua vida um homem amoroso e cuidadoso chamado William. Sua vida então começa a melhorar. Seu casamento com William foi de fato um bom relacionamento a ponto de ter com ele dois filhos. Não obstante, William passou a sentir que Helena não estava cem por cento dentro de seu relacionamento, era como se ela estivesse sempre distante, o que o incomodava.

O Segredo de Helena

Isso tudo, claro, tem a ver com seu segredo do passado, algo que a consome por anos e a deixa em guerra consigo mesma. Mas é de volta a casa Pandora, revivendo todo o seu passado novamente, que aos poucos seu emocional vai se abrindo mais e ela acaba contando um pouco mais sobre si mesma para William. As verdades contadas deixaram seu casamento abalado, e as consequências terão que ser urgentemente conversadas para que se possa chegar a uma solução!

“Desceu do carro, parou e aspirou o cheiro potente de azeitonas, uvas e terra do qual ela se lembrava vagamente - a um mundo de distância das rodovias asfaltadas e das palmeiras de neon. O olfato era mesmo o mais poderoso dos sentidos, pensou. Evocava um momento específico, uma atmosfera, com minuciosa precisão.”

Diferente dos outros livros, este não terá um fundo histórico bem aprofundado, como os outros onde a autora sempre coloca como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, pelo contrário. O pano de fundo da trama são as histórias do passado de cada personagem, que vai sendo contado ao modo que o enredo se desenrola. Isso vai nos dando uma visão mais ampla de todo o contexto assim como nos sentimos donos sobre tudo, de que temos a estória na íntegra, sem falhas ou peças faltando. E isso a Lucinda faz com maestria, sempre nos oferecendo estórias ricas e completas.

Como já mencionei, seus personagens são bem carismáticos, nos afeiçoamos rapidamente e desejamos sermos amigo deles para sempre. A Helena, misteriosa e a meu ver muito introspectiva, nos deixa instigado a descobrir mais e mais sobre ela. O Alex é um doce de pessoa, o que se torna muito fácil se apegar a ele e desejar sempre o melhor, pois é justamente ele o responsável por tentar fortalecer o romance de sua mãe e seu pai adotivo William. Sempre inteligente e com doses sarcásticas de humor, ele é o melhor personagem do livro, deixando o leitor até mais a vontade na leitura.

A escrita da autora continua instigante e muito fluida, sempre fazendo seus leitores suspirarem com suas estórias tão mágicas. A carga dramática desde então é de acabar com qualquer novela mexicana. Perfeito do inicio ao fim. Fico sempre boquiaberto como ela consegue dosar tantos sentimentos e colocar dentro de um enredo construído com uma pequena soma de integrantes, e mesmo assim enriquecendo e deixando a todos pasmos.

As críticas desse livro na blogosfera está dividindo opiniões, mas digo que é um do melhores que li até o momento da autora!


Douglas Brandão
Geminiano, formado em Magistério e futuro professor de História. Mora na Bahia e louco por livros. Um pouco ciumento e orgulho. Fanático por Harry Potter e chegou a receber o apelido de "Vírgula" por sempre dar uma opinião ou comentário, porque sempre usa "Entretanto", "Contudo" e "Todavia" por ser sempre "Do Contra". Sincero ao extremo e venho para compartilhar meu gosto de leitura com vocês.
Cortesia da Editora Arqueiro
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

18 comentários em "O Segredo de Helena [Lucinda Riley]"

  1. Oi, Douglas,

    Um dos pontos que mais se destaca, é por o livro falar sobre segredos e descobertas do passado, pois certamente - temáticas assim -, geram um aprofundamento maior.

    ResponderExcluir
  2. Lucinda é uma das minhas autoras favoritas e já li alguns livros maravilhosos dela. Só não li este, ainda, mas pretendo fazer isso em breve.
    Li estes dias sobre este lance da autora sempre colocar um cenário de fundo com a Segunda Guerra e gostei muito de ler acima que desta vez, ela inovou um tanto.
    Adoro esse brincar com passado e presente que a autora sempre coloca em seus enredos.
    Isso de trazer o passado para o presente é algo que só ela faz sem confundir a pouca cabeça do leitor(no caso, a minha).rs
    Lerei em breve!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amo Lucinda Riley!
    Li esse livro há pouco tempo e gostei bastante.
    Estranhei um pouco o fato de não ter tanta alternância entre passado e presente, o que é característico dela; mas depois entendi como seria e aproveitei a leitura.
    Lucinda me surpreendeu, me conquistou mais uma vez e trouxe uma linda história sobre relações familiares.
    Alex é incrível, muito fácil gostar dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Douglas,
    Não conhecia essa autora, nunca tinha visto nada dela, e se fosse só pela capa, eu com certeza não compraria esse livro, mas achei muito interessante e fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha haha

    ResponderExcluir
  5. Olá Douglas como vai?
    Sempre que vou em uma livraria fico hipnotizada pelas capas da arqueiro, são realmente maravilhosas.
    Já ouvi muito sobre a autora, mas acredite ainda não li nada. Sempre fico curiosa, leio resenhas e tals, mas ainda não tive a oportunidade de ler um livro dela.
    Quem sabe este seja o primeiro. Amo historias que tem um significado no final, um drama envolvente e que desperta a atenção do leitor, acho que este livro deve trazer essa sensação.

    Beijos, Jady Santos
    https://garotaeraumavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já fiquei interessada!!
    Sou apaixonada por livros Onde os personagens são carismáticos e nos fazem amá-los rapidamente. Fiquei curiosa para saber sobre o passado de Helena e saber se ela é William irão continuar juntos, mesmo com o casamento abalado. Espero que sim.
    Resenhas com trechos da história inclusos nela, é sempre um diferencial. Assim, o leitor pode ver na obra, exemplos de tudo o que foi percebido. Gostei muito.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Lucinda Riley escreve sempre com emoção. Os livros dela trazem sempre tanta verdade que é como você disse, a gente quer permanecer com esses "amigos".
    Já li alguns livros dela e sempre amo. Uma das minhas autoras preferidas.
    Esse segredo de Helena me deixa curiosa para saber do que se trata.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha,só me incomodou um pouco os spoilers da sinopse que vem no livro,gosto de me surpreender e descobrir segredos durante a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Douglas!!
    Parece que mais uma vez a Lucinda Riley traz um história maravilhosa com personagens interessantes e cativantes. Gostei bastante da história e da indicação de mais obra incrível da autora.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Douglas!
    Sua resenha me animou ainda mais pra ler esse livro, estou com ele aqui na estante há um tempinho, creio que em breve eu consiga ler...
    Como não conheço a escrita da autora, pelos comentários parece que é excelente assim como este livro, espero curtir a leitura qdo a oportunidade surgir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada da autora, mas acho esse clima de mistério que a volta da personagem a essa casa acaba desencadeando bem interessante. O fundo dramático e a inserção do humor como característica de um personagem pra dar leveza é bem legal. Gostei da dica.

    Evandro

    ResponderExcluir
  13. Douglas!
    Sou fã incondicional da Lucinda.
    Os livros dela geralmente trazem duas histórias em uma e pelo que pude ver nesse, que ainda não li, tem um grande segredo do passado que traz um certo ar de mistério.
    Adorei!
    Desejo uma ótima semana!
    “A ambição é louvável quando acompanhada pelo desejo e pela capacidade de fazer felizes os outros.” (Paul Holbach)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA NOVEMBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  14. Olá Douglas,
    Infelizmente li poucos livros da Lucinda até então, mas sempre achei suas histórias bem emocionantes.
    Achei o enredo bem feito, e, aparentemente, bem escrito, é uma história bem real a de Helena e seu noivo. Só não entendi muito bem o que aconteceu com seu primeiro filho, e fiquei bem curiosa, principalmente em saber como os dois vão passar por cima desses segredos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Douglas!
    Livros com carga dramática à flor da pela não faz o meu estilo de leitura, deve ser por isso que nunca me interessei em ler algum livro da Lucinda Riley e nem fiquei curiosa para descobrir os segredos que Helena esconde do seu passado. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Douglas
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas a cada resenha fico com vontade de aventurar num livro dela.
    Gostei muito da premissa do livro, da jogada pelo nome da casa, agora fiquei curiosa se o casamento resistiu aos segredos de Helena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gosto bastante da escrita da Lucinda Riley, esse livro parece ser cheio de mistérios, gostei muito da capa e do título, fiquei intrigada para saber mais sobre esse segredo, e Alex já ganhou minha simpatia, ele realmente parece ser um personagem ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Douglas, tô lendo ele também. Na verdade tô lendo ele, A Garota do penhasco e A irmã da pérola kkkkk leio um pouco de cada por dia, pois estou viciada nas histórias da Lucinda!
    Esse é o que mais tô gostando, tô achando a Helena e o Alex uns amores e tô muito curiosa pra saber do segredo dela (embora já desconfio o que seja).
    O cenário todo é muito fofo e cativante.
    Não vejo a hora de chegar ao final.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir