acompanhe o blog
nas redes sociais

24.4.20

O Clube de Leitura de Jane Austen [Karen Joy Fowler]

Karen Joy Fowler
Cortesia da Editora Rocco

Como fã incondicional de Jane Austen e para alguém que coleciona todos os livros relacionados a autora, estava "me devendo" a leitura deste livro, lançado originalmente em 2004 (o filme já tinha visto). Vi a oportunidade de preencher esta lacuna literária.

O Clube de Leitura de Jane Austen
Título: O Clube de Leitura de Jane Austen
Autor: Karen Joy Fowler
Tradutor: Angela Pessôa
Editora: Rocco
Gênero: Romance
Páginas: 320
Edição:
Ano: 2017
Onde comprar: Amazon

O Clube de Leitura de Jane Austen é composto por 5 amigas, Jocelyn, Sylvia, Allegra, Bernadette, Prudie e pelo único componente do sexo masculino, Grigg, que foi introduzido no grupo pela Jocelyn. Os capítulos são relativos aos encontros mensais de um dos livros de Jane Austen, onde a autora retrata cada um dos seis personagens principais.

A primeira reunião do grupo foi na casa de Jocelyn para discutir Emma. Jocelyn, pelas contas que fiz, deve ter uns 50 anos, é a "líder" do grupo, amiga desde infância de Sylvia, está preocupada com a mesma, pois Sylvia acabou de se separar do marido, Daniel, depois de 32 anos de casamento. Jocelyn por sua vez não se casou, e tem um pouco de "Emma", adora arrumar parceiro para todo mundo.

Eu imediatamente me identifiquei com as dores de Sylvia, para ela o fim de seu casamento foi uma surpresa, pois tudo parecia que estava bem, até que veio a bomba. Pensei como reagiria caso o mesmo acontecesse comigo.

- Sou uma morta-viva - respondeu Sylvia. - Sabe como Daniel costumava me deixar louca? Acontece que tive um casamento muito feliz. Durante 32 anos. Sinto falta dele como se meu coração tivesse sido arrancado do peito. Quais são as minhas chances?

A segunda reunião foi para leitura de Razão e sensibilidade e conhecemos Allegra, filha de Sylvia e Daniel, que se descreve como uma lésbica comum, mas o leitor logo percebe que de "comum" ela não tem nada. No momento dos encontros do clube está morando com a mãe, para dar-lhe força, mas também porque acabou de terminar com sua namorada.

A terceira reunião seria na casa de Prudie para discussão de Mansfield Park. Prudie é professora de francês, casada com Dean, a qual julga ser mais bonito do que ela merecia. Prudie foi uma criança pobre filha de mãe solteira, que lhe causou alguns problemas de autoestima.

O livro A Abadia de Northanger foi discutido na casa de Grigg. Este personagem foi o mais enigmático do livro, as quatro amigas de Jocelyn não o conheciam e nem sabiam o porquê da mesma traze-lo para participar do clube, estavam presumindo que era alguém que Jocelyn queria arrumar para Sylvia, mesmo ele sendo uns dez anos mais jovem. É divertido ver como as cinco amigas reparam e jugam tudo na casa de Grigg. Mesmo depois de conhecer melhor sua história, ainda ficamos sem saber qual foi a motivação de Grigg para entrar no clube, sendo que sua paixão era a leitura de ficção cientifica.

- Não conte nada - pediu Grigg. - Ainda não li o livro.
Grigg não havia lido Orgulho e preconceito.
Grigg não havia lido Orgulho e preconceito.
Grigg havia lido Os mistérios de Udolpho e só Deus sabia quanta ficção científica - havia livros por toda a casa - mas não encontrara tempo nem disposição para ler Orgulho e preconceito. Realmente não soubemos o que dizer.

Por fim chegou o mês da leitura de Orgulho e preconceito, que confesso, estava ansiosa. Todos os participantes do grupo compareceram a um jantar dançante da biblioteca para dar apoio moral a Sylvia, já que Allegra dissera que Daniel também iria e levaria uma acompanhante.

“Ao passo que tudo que Sylvia possuía era o clube de leitura de Jane Austen. Eles não eram grande coisa, não conseguiriam igualar o placar, mas poderiam ao menos dar as caras.”

Como não teve o "encontro" propriamente dito, pouco se falou sobre meu livro preferido, mas conhecemos muito sobre os casamentos de Bernadette.

O último encontro foi novamente na casa de Sylvia para falar de Persuasão. Apesar de acompanharmos os problemas de Sylvia durante todo o livro, este é o seu capítulo.

A trama se passa num período de tempo de seis meses, onde conhecemos o passado e o presente dos personagens, e no último capítulo um "desfecho" para suas histórias. É interessante como a autora dispôs em cada um dos personagens algumas características encontradas nos livros da Jane. O livro ainda conta com a sinopse dos seis livros da Jane Austen, data de escrita e publicação e comentários da família, dos amigos da autora e dos críticos e admiradores acerca de suas obras.

O livro é um romance, com uma narração eloquente, pois cada personagem é que conta sua história, do jeito que ele se vê, portanto não precisa ser um fã nem conhecer as obras da autora para gostar da leitura, mas acredito que será muito prazeroso para aqueles que o são, pois é instantânea a identificação que temos com os personagens.

A leitura de O Clube de Leitura de Jane Austen, me estimulou a ler novamente todas as suas obras, rever seus personagens e procurar compreender o que está nas entrelinhas.

Este livro está disponível no Kindle Unlimited.

20 comentários em "O Clube de Leitura de Jane Austen [Karen Joy Fowler]"

  1. Ainda quero muito ler todos os livros de Jane! Eu nunca me conformei de não ter nenhum livro dela na minha estante e só estes dias numa troca, consegui de uma só vez, três livros da Diva.
    E em breve, poderei ler(Orgulho eu já li,só não tinha e irei reler)
    Por isso, este livro também está na minha lista de livros a serem lidos.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parece ser um livro lindo, adorei conhecê-lo, e fiquei curiosa com o filme também, personagens discutindo os livros de uma autora tão maravilhosa, preciso desse livro para ontem!

    ResponderExcluir
  3. Também amo Jane Austen.
    Já havia visto o livro no Skoob mas não havia me atentado para a história. Ameiii E já quero ler

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi,
    Achei bonita a trama passando pelos livros e envolvendo as personagens, fiquei com vontade de conhecer esse e os livros citados.
    Há um filme também não?

    ResponderExcluir
  5. Gi!
    Acredito que o fato de não ter gostado muito da forma como a autora conduziu o livro, deve-se a grande expectativa a tudo que se relaciona ao mundo da fantástica Jane Austin e aqui, além das discussões, ele mostra a vida de cada personagem e como melhoraram após o grupo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Uau! Já vi esse livro diversas vezes, mas não sabia como era o desenvolvimento da história.
    Achei esse clube fantástico, e deve ser legal acompanhar as discussões em torno das obras de Jane.
    Vou querer ler em algum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tudo o que preciso na minha vida é TER esse livro, pq eu acho a capa linda, e obviamente, ler essa delícia <3
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
  8. Olá Gisela!
    Ainda não tive contato com a escrita de Jane Austen, mas acredito que isso não seja empecilho para ler esse livro. Além da capa super fofa, as histórias de cada personagem dão um charme todo especial para a trama, e com certeza Sylvia é a personagem que já conquista o leitor pois criamos empatia pela sua situação. Também fiquei curiosa para saber as intenções de Grigg nesse clube.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Post maravilhoso!!
    Amo Jane Austen por tudo que ela representa.
    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A primeira vez que ouvi falar desse livro foi por meio da escritora Pam Gonçalves, porque ela disse em seu canal que seria uma obra interessante para quem quer aprender dicas de escrita e estudar para escrever melhor. Desde então tenho muita vontade de lê-lo, mas não tinha ainda esse aprofundamento sobre os personagens da história e sobre os livros da Jane Austen discutidos. Gostei :)
    Beijo
    Luiza - Livriajando

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gi
    Conhecia apenas a capa do livro, sua resenha é a primeira que leio.
    Que enredo interessante de juntar amigas para um clube de leitura e ler os livros de Jane Austen, seria maravilhoso ter um encontro desses.
    Não li nada de Jane Austen e tenho apenas Orgulho e Preconceito que pretendo ler em breve.
    Esse livro vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ultimamente estou comprado devagar os livros de Jane Austen, preciso ter na estante e lê-los. Já ouvi muitos falarem bem e li Orgulho & Preconceito e amei bastante. Desejei agora ler esse livro e saber mais.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. ola Nao conhecia esse livro achei a proposta diferente A capa é linda
    eu tenho tres obras da autora e pretendo ler Orgulho e preconceito em maio

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, me parece ser bem divertido. Sou apaixonada na Jane Austen, mas ainda não li todas as obras obras da autora, mas pretendo. Ansiosa para saber mais sobre esse clube e seus integrantes...

    ResponderExcluir
  15. Além de apresentar as histórias dessa autora maravilhosa, fiquei bem curiosa para saber mais sobre os dramas desses personagens e como será o final de cada um, confesso que também fiquei curiosíssima para descobrir o motivo de não ter ocorrido a discussão de Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gisela!
    Nunca li nada da Jane Austen, até li uma versão nacional da sua história Orgulho e Preconceito mas não fiquei empolgada para ler as histórias originais da autora... quem sabe futuramente?!
    Em relação a O Clube de Leitura de Jane Austen, não o conhecia, mas já estou adicionando na minha lista, achei interessante a relação que a autora fez entre os personagens Jocelyn, Sylvia, Allegra, Bernadette, Prudie e Grigg com os livros da Jane.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Tenho um livro edição especial da Jane Austen, com três histórias da autora, mas apenas li Orgulho e Preconceito, e posso dizer que me apaixonei pela escrita e pelos personagens criados pela autora.
    Não conhecia esse livro, mas gostei bastante de proposta, e a autora relacionar cada um dos personagens com uma obra da Jane me interessou bastante. Com certeza esse livro vai para a minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gi
    Sou loooooca para ler esse livro!
    Os personagens parecem ser bem carismáticos e reais. E fico aqui só imaginando os comentários deles sobre os livros.
    Só de ler sua resenha já me deu vontade de ler ele e todos da Jane, rsrsrs
    Fiquei triste pela Sylvia, mas também curiosa por tudo que acontecerá com essa galera.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro tem uns 2 ou 3 anos e acho que foi uma das poucas pessoas que acabou não se apegando com a história nem com os personagens apesar de ter adorado a proposta do livro

    ResponderExcluir
  20. El resto de la esfera está limpiamente restringida, con manecillas alfa combinadas con números arábigos aireados. El acabado de la esfera en sí es un resplandor solar brillante en plateado o un cálido whisky marrón,replicas relojes que sufren ligeramente debido a la inclusión de una rueda de fecha blanca marcada a las 3 en punto. Bulova impulsa a Young At Heart con el mismo movimiento automático Miyota 8215 utilizado en Fly Me To The Moon, nuevamente mostrado a través de un fondo de pantalla aquí.replicas de relojes El Bulova Young At Heart mantiene las cosas simples en términos de elección de la correa, ofreciendo cuero sin textura en negro o marrón caoba.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir