acompanhe o blog
nas redes sociais

27.10.20

O Jardim Secreto [Frances Hodgson Burnett]

Frances Hodgson Burnett

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Quando todos falam de um livro com tanto fervor e paixão, é claro que ficamos interessados em ler tal livro, e quando ele tem anos de publicação e todos continuam a falar dele, você não se perdoa enquanto não o ler. Finalmente li o famoso O Jardim Secreto.

O Jardim Secreto
Título: O jardim secreto
Autor: Frances Hodgson Burnett
Tradutor: Liliana Negrello, Christian Schwartz
Editora: Clássicos Zahar
Gênero: Clássico, Romance
Páginas: 352
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Vamos conhecer a estória de Mary, uma menina nascida na Índia que jamais chegou a ser apegada aos pais. Depois de um surto da doença de cólera matar todo mundo de sua família, Mary se viu sozinha no mundo. Até que acabaram encontrando um tio que morava na Inglaterra. Ela então fora levada até ele para que pudesse seguir sua vida.

“Até uma menininha desagradável podia ser solitária, e a grande casa fechada, o grande pântano vazio e os grandes jardins vazios fizeram-na sentir-se como se não houvesse ninguém abandonado no mundo, exceto ela.”

Fora algo completamente novo, fora de todos seus padrões que conhecia até então. Uma mudança além de cultural, por ser outro país, e uma mudança de estilo de vida.

“A chuva tinha passado, e as nuvens e a neblina cinzenta haviam sido varridas durante a noite pelo vento. O próprio vento cessara, e um céu cintilante e azul se arqueava no alto da charneca. Nunca na vida Mary havia imaginado que o céu podia ser tão azul. Na Índia, o céu era incandescente e sufocante.”

Por ter sido o tempo todo esquecida e deixada de lado, Mary foi ficando um pouco amarga e azeda. É então que ela conhece a Martha, uma criada que acaba tratando ela de forma simples e amigável, o que pra Martha é completamente natural agir assim. Mary acaba achando aquilo estranho e com o tempo se acostuma com Martha.

É então que Mary acaba saindo mais do quarto e tendo experiências de vida que nunca tivera antes como brincar como uma criança de verdade.

Fiquei me perguntando enquanto lia o que de fato era o que todos comentavam. O que de especial podia ter aquele livro. Acontece que enquanto lia, não me apeguei de imediato a nenhum personagem, a personalidade forte e amarga de Mary não me conquistou logo de cara. Quando fui me aprofundando nos acontecimentos entendi a proposta do livro. Se bem que o personagem Colin me ajudou muito! Quando se conhecem melhor esses três, Mary, Colin e Dickon, amigos encontram um jardim secreto onde conseguem ser crianças, começam a explorar seus sentimentos pela vida e puderam crescer cada vez mais.

A narrativa é muito poética, as descrições feitas do Jardim são de encher os olhos, tão real que parece que estamos lá!

“Eles ficaram correndo pelo jardim e descobriram tantas maravilhas que precisaram ficar lembrando um ao outro que tinha de falar baixo ou sussurrar. Dickon mostrou a Mary pequenos botões nos galhos de roseira que pareciam mortas. E milhares de novos pontinhos verdes nascendo na terra.”

A mensagem do livro de fato é essa, da simplicidade da vida e de como podemos nos transformar se pudermos escutar o outro, ser amigo, sorrir junto! O livro retrata ainda o poder do amor, do respeito, ser humilde e o poder transformador da amizade. Muito além do que uma estória de superação, é daqueles livros que lemos e ainda sentimos esperança nas pessoas.

Boa leitura pessoal!

20 comentários em "O Jardim Secreto [Frances Hodgson Burnett]"

  1. Eu li esse livro numa versão tão antiga quanto o filme(que aliás, vi também só a versão antiga)
    Não me lembro direito se a nova roupagem só não chegou por aqui por conta da pandemia. Mas acredito que tenha sido.
    Essa edição da Zahar chegou arrasando e andei vendo um vídeo com o livro "por dentro" e a diagramação dele é linda!
    Acredito que seja o tipo de clássico que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida!
    Eu ainda pretendo reler ele, com olhos mais "idosos" rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Douglas!

    Esse livro é um clássico que eu, infelizmente, ainda não consegui ler, tampouco ver o filme. O filme, não cheguei a ver, porque sabia que tem livro e isso meio que me freia, porque penso "Poxa, vou ler o livro antes".
    Eu sou apaixonada pelos livros da Zahar, são livros esteticamente lindos, extremamente caprichados e com boas traduções, então não estou surpresa com a beleza dessa edição.
    Amei o fato das descrições dos jardins serem muito reais. Eu amo plantas, então acho que seria uma delícia imaginar esse universo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas! Quero tanto ler esse livro algum dia! Assisti ao filme e que experiência bonita. É uma delícia de história! É difícil simpatizar com Mary no início. Mas com o desenrolar da história a gente sente que é apenas uma criança em busca de afeto e amor. Amizade de aquecer o coração a daqueles três.

    ResponderExcluir
  4. Douglas!
    Já tive oportunidade de ler o livro (não nessa edição, mas em outra) e também de assistir o filme e fiquei fascinada.
    No início confesso que fiquei um tanto revoltada com a atitude das pessoas, mas depois fui vendo que era necessário aquilo para que depois toda 'magia' que surge, todas as lições que descortinam através de nossos olhos e nosso coração.
    Livro simplesmente encantador e como falou, um verdadeiro clássico.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Aquele clássico que povoa o imaginário coletivo.
    O filme, a versão antiga, é lindo, delicado e sensível.
    Morro de vontade de ler uma dessas edições novas

    ResponderExcluir
  6. Quero muito fazer esta leitura.
    Lembro que assisti o filme há um bom tempo, e gostei.
    Bom saber que a leitura te conquistou aos poucos.
    A mensagem é ótima.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Douglas
    Então já me apeguei a Mary só por essa resenha aqui.
    Como vc disse é um clássico eu não conhecia, não li muitos clássicos, apesar de gostar do gênero. Quero ler esse clássico e assistir o filme que não sabia que tinha.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Douglas
    Não li o livro, mas o filme da versão antiga eu assisti já tem um tempinho.
    No começo é difícil gostar de Mary porque ela parece ser fechada, amarga e depois que ela encontra o jardim e se torna amiga dos meninos ela é outra pessoa.
    Quero muito poder ler, esse edição está lindíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Douglas
    Eu comprei o livro recentemente, mas pela edição da Martin Claret. Eu não estou com as expectativas altas, mas queria me aventurar nos clássicos e achei que esse seria uma boa opção. Bom saber sua opinião acerca dele.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Sim!! Li umas três resenhas desse livro esse ano e gostei de todas! Na verdade, o que eu mais vi de característico em todas foi isso que você falou da descrição do ambiente e que parece mesmo que estamos lá. Gosto muito disso, sabe? principalmente em livros mais fantásticos e que o ambiente é muito importante para a história.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Douglas!
    Assisti ao filme O Jardim Secreto anos atrás, mas apesar de ter curtido nunca me interessei em ler o livro, e confesso que hoje em dia não é uma trama do tipo que desperta o meu interesse, sem falar que não gosto de narrativa poética... Mas eu achei linda essa edição da Zahar, a capa tá muito linda!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. ola
    gosto de ver publicações mais antigas fazendo sucesso ,a gente tem mais opção de leitura .esse ainda não livro, mas possilmente tem na biblioteca de minha cidade .vou la procurar.

    ResponderExcluir
  13. O nome desse livro não me é estranho, acho que já vi ele por aí, não me recordava dele ser tão famoso assim. Que capa bonita, assim como os ensinamentos que o livro trouxe. Confesso que também fiquei curiosa para saber o que tanto as pessoas viram nessa obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas a cada resenha fico mais curiosa para conferi-lo para conseguir compreender toda a sua importância e que lição ele tem a nos ensinar, a edição parece estar linda.

    ResponderExcluir
  15. Olá Douglas!
    Um minuto para apreciar a beleza da capa desse livro rs. Por mais que a história não tenha nada de tão especial, sempre há uma mensagem a ser passada e isso por si só já vale muito a pena. Gosto de livros que falam sobre a amizade, é compreensível essa reclusão de Mary pois ela nunca teve ninguém por perto para lhe dar amor. Eu gosto muito da natureza, das flores em especial, então acho que vou ficar maravilhada com a descrição do jardim. Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Douglas,
    Acho o filme encantador, esse livro está em minha lista de leitura!
    Gostei de ver na resenha que a narrativa é poética, a descrição do jardim deve ser de fato bela.
    Uma obra em que sentimos esperança nas pessoas...ahh, adorei.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Douglas!
    Esse é um clássico que desejo muito ler, pois fiquei encantada com filme e com tudo que a história nos transmite quando assistimos ele, e tenho certeza que o livro é mais encantador ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh os clássicos, sempre enchendo meus olhos e coração, confesso que não leio tanto quanto eu gostaria deles, mas as poucas leituras foram para lá de inesquecíveis, por isso, fiquei bem curiosa e empolgada para acrescentar mais esse na minha lista.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Douglas
    eu tenho bastante vontade de ler, por ele ser tão falado!
    Mas pela sua resenha e outras dele que li, deu pra ver que a Mary é bem ranzinza, o que provavelmente me fará abandonar a leitura kkkkk eu tenho zero paciência com personagem chato!
    kkkkkkk
    Porém, parece falar muito sobre amizade e quanto precisamos estar rodeados de amigos, o que me deixou ainda mais curiosa.
    Vou tentar ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente ainda não li o livro, mas lembro que amava demais o filme. Sempre achei uma história muito bonita e emocionante e tô muito afim de ler nessa edição lindíssima.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir