acompanhe o blog
nas redes sociais

23.10.20

Os Amadores [Sara Shepard]

Sara Shepard

Cortesia da Editora Rocco

Sempre costumo diversificar minhas leituras por vários gêneros e autores diferentes. Adoro sair da zona de conforto e me aventurar em uma nova experiência literária. Apesar de vez ou outra ler suspenses, depois de vários livros de romance, aventura e acadêmicos (faculdade), nunca mais tinha me dado o prazer de ficar vidrado em um bom mistério. Foi então que recebi o tão falado Os Amadores, escrito por Sara Shepard, escritora da famosa série Pretty Little Liars.

Título: Os Amadores
Autor: Sara Shepard
Tradutor: Regiane Winarski
Série: --
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Mistério e Suspense, Young Adult
Páginas: 306
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

De início somos apresentados a personagem Helena Kelly que acaba desaparecendo sem deixar rastros. Cinco anos após seu sumiço, nenhuma pista ou evidência foi encontrada, tornando-se um verdadeiro mistério.

“Ela reparou em uma coisa na neve. As frutas silvestres caídas dos arbustos que contornavam os fundos da propriedade pareciam sangue manchado sobre o branco. No meio delas, Aerin quase não viu as luvas vermelhas de couro que Helena estava usando na neve logo ao lado das frutas, as palmas viradas para cima”

É então que conhecemos Seneca, uma garota obcecada por desvendar mistérios. Certo dia ela vê no site Casos Não Encerrados um post sobre como ninguém sabe do culpado pela morte de Helena Kelly mesmo após cinco anos terem se passado. Seneca vê então a oportunidade de colocar um fim naquilo em busca de tentar sanar sua dor por sua mãe que fora assassinada também e nunca encontraram o responsável. Ela via a oportunidade de fazer justiça, uma vez que sua mãe não teve.

Fora Aerin, irmã de Helena, que colocou o post no site na esperança de alguém querer investigar o caso. Ela não esperava que cinco jovens fossem se interessar e embarcar numa jornada de puro mistério.

“Se era verdade ou não, ela sempre sentiu que era seu trabalho descobrir o que tinha acontecido com Helena, principalmente agora que a polícia tinha perdido o interesse.”

A premissa do livro em si é essa, desvendar o mistério de desaparecimento e morte de Helena, mas quando nos aprofundamos no enredo é que podemos ver de fato como é uma estória bem mais do que apenas suspense.

A autora aborda questões bem expressivas dos adolescentes, pois apesar de estarem envolvidos com algo bem sério, a investigação, eles não deixam de ser jovens com problemas pessoais. Sara então aborda assuntos como ansiedade, dor e perda, problemas de relação, enfim, tópicos que mais vemos hoje em dia em séries e livros young adults.

Na minha opinião isso deixou a trama mais pessoal, numa realidade palpável ao qual podemos entender o lado dos protagonistas.

São muitos segredos, são muitos mistérios, um final de tirar o fôlego. Pelo que li e assistir por aí, Sara Shepard tem esse estilo de dar reviravoltas em suas estórias. Só digo uma coisa: esse final foi muita maldade com os leitores.

“Seus olhos se arregalaram. Ela conhecia uma pessoa que tinha exatamente aquelas iniciais. [...] Seneca assentiu. - Foi nele que pensei também.”

O livro faz parte de uma série, não sei bem quantos livros serão ao todo, mas o segundo e terceiro já foram publicados lá fora, então nos resta aguardar seus lançamentos por aqui.

É uma leitura voraz e fluida, impossível largar, me pegava o tempo todo agoniado querendo voltar para a estória. Nunca mais tinha me sentido assim tão concentrado e querendo desvendar o suspense.

Se você é fã da autora vai amar. Se não conhecia nada dela, assim como eu, vai adorar sua escrita e se apegar a vários personagens. Boa leitura!

19 comentários em "Os Amadores [Sara Shepard]"

  1. Olá! Bem... eu ainda não li/assistir nada da autora e confesso que mesmo com esse todo esse mistério esse novo livro também não conseguiu me fisgar, quem sabe em outro momento eu não mude minha opinião em relação aos livros da autora, afinal parece ser uma leitura satisfatória.

    ResponderExcluir
  2. Pretty é uma série tão elogiada,mas eu admito que ainda não.
    A autora fez seu nome por conta dela, mas livro a livro ganhou seu lugar.
    Eu ainda não conheço os trabalhos da autora,mas já li também que ela gosta disso das reviravoltas e nós? Também!!!!
    Já quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas!
    Não conheço a escrita da Sara Shepard, e até gosto de livros de mistério, mas confesso que prefiro histórias com personagens mais maduros, em vez de adolescentes investigando o mistério, como é o caso de Os Amadores, é que não sou muito fã de livros young adults... Mas como se trata do primeiro livro de uma série quem sabe os próximos volumes me interessem mais?! Contudo, por enquanto Os Amadores não vai para a minha lista de leitura.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Eu não costumo me arriscar tanto assim, fora da minha zona de conforto literária.
    Já conhecia o livro, pois curto PLL e sempre estou de olho no que elenco e autores fazem.
    A premissa é bem interessante, pois 5 jovens se arriscarem a investigar um desaparecimento é algo novo para mjm

    ResponderExcluir
  5. Oi, Douglas!

    Queria ser assim como você, me aventurar nos gêneros literários...
    Gosto de histórias que envolvem mistérios e reviravoltas, então talvez gostaria desse. Achei bem interessante que ela abordou alguns temas que são muito recorrente em adolescentes reais. Realmente, isso traz verossimilhança para a narrativa.

    ResponderExcluir
  6. Ola 😃
    Tenho livros de vários gêneros diferentes, e sorteio pra ler, então nunca estou presa em um gênero só. Tenho meus gêneros favoritos, claro.
    Sara ficou famosa com essa série de livros e adaptações Pretty Little Liars, não gosto da adaptação, os livros não li por isso mesmo.
    Muito bom os cinco jovens se interessarem por esses mistérios não resolvidos anos atrás, com isso eles vivem o mistério, aventura, e adrenalina, que essa história trará pra vida desses "investigadores". Adoraria conhecer a escrita da Sara por esse livro que parece ser incrível.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Douglas! Eu adoro livros de mistério, mas ainda não tinha visto nada sobre essa série. Bacana a autora abordar outros temas e não se prender apenas ao mistério, mostrando a realidade adolescente.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de mistério, mas essa pegada de YA me chama a atenção; até me lembrou de Um de nós está mentindo. Bom saber que a história vai se aprofundando e indo além do suspense.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Tá aí uma coisa que eu não consigo é diversificar no gênero kkkkkk eu até tento, mas quando vejo olha eu de volta aos meus romances HAHAHA mas assim, em um ano, gosto de ler pelo menos uma vez
    uma fantasia, um suspense, principalmente os policiais. Gosto desses temas também em filmes, até mais que os romances. Bem oposto, ne? :D
    Acho que o diferencial seria os personagens mais novos, quando leio sempre são profissionais da área, então acho que se tornaria uma leitura interessante por isso.
    Que bom que gostou! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Douglas!
    Na verdade os livros da autora são bem voltados para esse grupo mais jovem e acredito que por isso, faça tanto sucesso ao abordar os problemas dessa fase.
    Adoro livros investigativos, carregados de mistério e muita busca para desvendar tudo e se o final é tão devastador quanto diz, vale conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Eu gosto desse genero de desvendar segredos passados ,mas náo sou muito fá de livros nesse estilo com personagens bem jovens .porem reconheço que o que conta mesmo é a trama .se tiver oportunidade quero ler sim

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas
    Apesar de saber um pouco sobre a autora eu não li nenhum livro dela.
    O livro tem uma premissa atraente com todo esse mistério do sumiço de Helena, a busca pela verdade que deve ter assolado a família, a investigação parece ser boa por esse último quote.
    Estou curiosa para ler, mas pena que é uma série. Espero que não seja tão longa e que a editora possa trazer os outros livros o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Já tentei ler duas séries da autora, mas infelizmente não gostei muito e não consegui finalizar as leituras. Pensei que gostaria, pois amava as séries na TV, então os livros deveriam ser ainda melhores, certo? Não sei se pensei errado ou o que hahah. Bom ver a autora fazendo lançamentos assim, pois achei que ela estava "sumida" (pelo visto lá fora nem tanto). Eu como uma fã de suspenses, pretendo dar uma chance sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Douglas!
    Eu gosto bastante de suspense mas ainda não li nada da Sara. A premissa da história chama a atenção por esse ar de mistério, mas as questões abordadas também mantêm o leitor interessado na trama. Algo me diz que vai nascer uma amizade entre os cinco personagens. Já estou curiosa sobre o final, espero que os outros livros sejam mesmo publicados por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Douglas,
    Diversificar é leitura é interessante, também procuro fazer isso, num dia romance, outro um terror, algo reflexivo e por aí vai.
    Ainda não li nada dessa autora, mas é bom ver que é um bom mistério e que a narrativa flui.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Douglas!
    Confesso que nunca li nada da Sara Shepard, conheço a série Pretty Little Liars, mas nunca tive oportunidade de conhecer qualquer história da série no formato de livro. E Os amadores parece aquela história que prende o leitor até o fim. Fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre essa nova série da Sara.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sou do time que ainda não me arrisquei na escrita da autora e por mais que o enredo tenha me deixado curiosa, esse final já me deixou receosa, pois sou daquelas leitoras de coração frágil que não lidam bem com finais arrebatadores (risos).

    ResponderExcluir
  18. Oi, Douglas
    Preciso ler mais mistérios, e esse parece ótimo.
    Que dó da Seneca!
    Imagino a dor dela, e ter todo os dramas e dores adolescentes junto com o desenrolar dos fatos deve ser bem interessante de acompanhar.
    Vou querer ler com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Devo dizer que não tô tendo muito mais paciência pra livro com adolescente. Mas esse não parece ter os questionamentos bestinhas de adolescentes e estou curtindo bastante livros de mistério. Vou esperar pra ver se são o resto no Brasil e já pego esse 1 pra ler.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir