acompanhe o blog
nas redes sociais

14.10.20

Sobre a Verdade [George Orwell]

George Orwell

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Se você já conhece o autor, sabe que politica é a espinha dorsal de suas obras, vide A Revolução dos Bichos que não me deixa mentir. O que eu não sabia (e você provavelmente, também não) é que além de seus romances consagradíssimos, George Orwell escreveu diversos outros textos, ensaios e críticas que, de uma maneira ou de outra acabam pendendo pra esse tema também.

Sobre a Verdade
Título: Sobre a Verdade
Autor: George Orwell
Tradutor: Claudio Alves Marcondes
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Política
Páginas: 208
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Talvez por essa razão, poucos autores do século passado permanecem tão relevantes para os dias atuais quanto George Orwell. Seus textos e livros, todos eles datados da primeira metade do século XX, poderiam ter sido escritos ontem. E a impressão que se tem ao lê-los é de que, de alguma forma, Orwell conseguiu prever o futuro.

“O mundo em que estamos caindo, esse mundo de ódio, esse mundo de slogans. As camisas coloridas, as cercas de arame farpado, os cassetetes de borracha. As celas onde a luz elétrica fica ligada dia e noite, e os investigadores o vigiam enquanto você dorme. E os desfiles e os cartazes de rostos enormes, e as multidões de 1 milhão de pessoas aclamando o Líder até se ensurdecerem e acharem que de fato o veneram, enquanto o tempo todo, por dentro, elas o odeiam tanto que querem vomitar. Tudo isso vai acontecer. Ou não? há dias em que me parece impossível, noutros sei que isso é inevitável. Naquela noite, porém, eu sabia que tudo isso iria ocorrer.”

Sua obra mais importante, 1984, foi escrita no fim dos anos quarenta, mas descreve uma sociedade assustadoramente próxima do atual cenário político. Conceitos como o de um ministério da verdade parecem ressoar diretamente com esquemas de fake news que assumiram um papel de suma importância na política desse inicio de século. Quem poderia imaginar que ao estabelecer a ideia de um órgão governamental para manipular a verdade interferindo nas notícias e nos livros de história ele estaria prevendo o modus operandi que definiriam os rumos políticos mais de setenta anos depois?

Outra grande questão pra Orwell é o conceito de “verdade” e como ela pode ser deturpada, subjetivada e distorcida para atender a fins políticos. Sobre a Verdade é uma seleção de textos que abrange toda a obra do autor sobre esse assunto. E que obra! Há aqui trechos de diversos livros e outras publicações sobre os mais diversos temas, porém todos eles trazem em como fio condutor a ideia de “verdade”. O autor possuía um olhar crítico e um talento (na minha humilde opinião) sem precedentes pra compreender e escrever a respeito da realidade. Muito antes de George R. R. Martin e sua Guerra dos Tronos, Orwell já andava por aí criando ficções nas quais a “pedra angular” era o jogo político.

“Ninguém busca a verdade, todos estão defendendo uma “causa”, com total desconsideração pela imparcialidade ou pela veracidade, e os fatos mais patentemente óbvios acabam ignorados por quem não quer saber deles.”

Ler esses textos, alguns deles ainda inéditos no Brasil, é como mergulhar mais fundo na mente e na indignação do autor. Orwell compreendia como poucos os cenário politico no qual se encontrava e escrevia sobre isso com uma maestria e conhecimento de causa ímpares. Infelizmente, as relações e estratagemas políticos não mudaram tanto de lá pra cá e agora existem mais ferramentas para a manipulação e instrumentalização da “verdade”.

Sobre a Verdade é uma coletânea incrível com textos interessantíssimos que carregam toda a acidez e olhar crítico de Orwell sobre o mundo. Prato cheio pros fãs do autor e leitura indispensável nos dias atuais.

Abraço!

19 comentários em "Sobre a Verdade [George Orwell]"

  1. 1984 é um clássico e que por obrigação, todos nós tínhamos que ler ao menos uma vez na vida!
    Ainda não tinha visto sobre esse apanhado de textos, mas se tem a marca de Orwell, com certeza, vale a pena demais.
    E é bem isso. Pode ter se passado o tempo que for, a realidade é algo assustador!
    Já pra listinha de desejados com certeza.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andressa! Do autor eu li apenas A revolução dos bichos e posso dizer que é uma obra que nunca deixa de ser atual, reverbera por décadas. Esse livro eu não conhecia e fiquei super interessada. Acredito que são aqueles tipos de textos que ficam martelando na cabeça do leitor por vários dias.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa!

    Adorei a resenha de hoje. Li apenas A Revolução dos Bichos e na época não tinha noção da importância do Orwell, hoje vejo o quanto esse homem tinha pensamentos a frente ao seu tempo ou a humanidade sempre foi óbvia e ele conseguia enxergar isso muito melhor que nós. Eu sinto MUITA vontade de ler o clássico 1984, dizem que é uma leitura que agrega muito e que estimula o pensamento crítico do que acontece. Não duvido, porque embora fosse muito nova, fiquei muito reflexiva quando li A Revolução dos bichos. Não conhecia mais nada do autor além desses dois títulos que mencionei, por isso achei a dica de leitura de hoje super válida.

    ResponderExcluir
  4. Incrível como todos os livros de Orwell são tão atuais, mesmo tendo sido escritos há muito tempo atrás.
    Isso é algo bom? Sim e não. Mas o que importa é mergulhar no universo de Orwell

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Lembro perfeitamente que li 1984 em 1978 e fiquei estarrecida com todo o mundo mostrado por Orwell e passei seis anos na espera de que chegase o ano do livro para ver se as 'previsões' dele, se concreetizariam... Veja! Minha primeira infância foi durante o militarismo no Brasil e achei aquele mundo descrito por ele, mesmo sabendo que era ficção, que seria algo ainda mais aterrador. 84 chegou e com ele já estávamos próximo da democracia e nada aconteceu (abertamente). Aprendi a gostar de política por causa dele.
    E ver que esse novo livro, traz vários textos relevantes sobre o assunto, me deixou curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, mas já vi muitas resenhas de A Revolução dos Bichos. Realmente, não são muitos que escrevem atemporalmente, mas é incrível achar um livro assim.
    Ta aí um tema muito legal "verdade". Acho que esse livro é do tipo que a gente lê e fica matutando depois o significado de algumas coisas, né? Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Conheço o autor só de nome mesmo, por seus livros serem bem famosos, mas não conheço a escrita dele, de fato, e nem sobre o que os livros abordam de verdade. Por algum motivo eu fiz um pré julgamento deles e não me chamaram tanta atenção, tenho que procurar saber mais sobre. Engraçado como ele escreveu há tanto tempo, mas ainda é tão atual.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conheço esse desse autor, mas tenho muita curiosidade pelo 1984. Os livros do escritor abordam mais o tema da política, que não é muito interessante pra mim.
    Me esforço para entender o básico da política, porque preciso votar conscientemente!
    Orwell, escreve romances também como deu para ver na resenha, vou procurar e ler um romance dele.
    Não tenho mais nada a comentar, pois não conheço ele como escritor.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conheço a escrita do Orwell, mas pretendo iniciar por 1984. Gosto muito de leituras que trazem essa crítica política, até porque elas nos fazem pensar.
    A proposta de Verdade é excelente; se eu gostar da escrita dele, vou querer ler essa coletânea.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Andressa!
    Confesso que minha experiência literária com Orwell não foi das melhores, abandonei pela metade 1984, e foi o único livro em toda a minha vida que eu abandonei. Talvez na época eu fosse imatura demais para compreender as críticas políticas do autor, mas acho esse assunto muito válido de ser discutido, principalmente no momento atual. Quem sabe eu encare a leitura de outros livros do autor agora que estou mais experiente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Não curto histórias que giram ou abordam o tema política, deve ser por isso que nunca li nada do George Orwell e não me interessei em ler os textos presentes em Sobre a Verdade... Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Olá! É realmente assustador que enredos escritos há tanto tempo, estejam tão atuais, ainda mais com previsões tão pessimistas, com certeza é um livro que quero muito conferir.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa
    O único livro que li do autor foi A Revolução dos Bichos e gostei muito.
    Orwell tem uma escrita envolvente e parece que ele é vidente, adivinha sobre como está sendo nossa realidade com nossos governantes.
    Vai para a lista de desejos, quero ler todos os livros dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa,
    Ah, por ser um livro do George Orwell criei expectativas, um autor bem conhecido.
    Imaginei que a resenha seria positiva, os pontos reflexivos dos textos dessa coletânea fazem meu estilo de leitura, o título por si só já atrai minha atenção.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Andressa!!
    Confesso que estou doida para ler os livros do George Orwell, principalmente 1984 e A Revolução dos Bichos e agora achei super interessante esse livro também, estou só esperando a Black Friday para adquirir alguns livros do autor.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Adorei a dica, ainda mais por saber que mesmo escrito a tanto tempo, os textos conseguem refletir bem nossa realidade, chega a ser assustador, mas também muito bem-vindo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Andressa
    Nossa, não conhecia esse livro, mas li A revolução dos bichos duas vezes e amei demais!
    Parece serem textos interessantes, críticos, e além de atuais, trazem assuntos variados com muita ousadia!
    Com certeza lerei!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Ele se garante demais. Ainda não li 1984, mas li A Revolução dos Bichos e fiquei impactado pra caramba. Ele consegue transmitir toda a podridão humana e busca por poder nos seus textos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir