acompanhe o blog
nas redes sociais

3.11.20

Nosso Lugar [Tabata Amaral]

Tabata Amaral

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Ter a oportunidade de ler esse livro, foi simplesmente uma realização. Acompanho a Tabata há alguns anos e sempre achei a história de vida dela libertadora. Independente de opiniões politicas, ter alguém que luta por uma educação de qualidade, é, e sempre será de extrema importância na sociedade.

Título: Nosso Lugar
Autor: Tabata Amaral
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografias Políticas
Páginas: 192
Edição:
Ano: 2020
Favorito
Onde comprar: Amazon

Tabata Amaral atualmente é Deputada Federal, uma das mulheres mais novas a alcançar esse cargo, vem nos contar um pouco da sua história de vida, passando pelos desafios de uma infância com dificuldades, até uma carreira reconhecida na politica. O relato é simplesmente inspirador, emocionante.

Muitas vezes ela foi desacreditada. Ao fazer uma análise da sua vida, ela tinha tudo pra não prosseguir, não apenas pelas dificuldades que passou na sua infância, mas por escolher viver uma vida pública na política sendo mulher. Em uma sociedade onde as mulheres só “ganharam” oportunidade de votar bem tardia, isso é uma revolução. Logo no início da sua descrição, ela conta que banheiros femininos só foram instalados no Senado em 2016, se isso não é preocupante sinceramente eu não sei o que é.

“Eu poderia ter muito orgulho de ser a primeira da minha comunidade a conquistar aquele lugar, mas não poderia me aquietar enquanto fosse a única”

Pegando esse gancho, explico o porquê acho esse livro uma leitura essencial, principalmente para os adolescentes da nossa geração. SEXISMO e EDUCAÇÃO, a autobiografia de Tabata gira em torno dessas duas palavras.

Em diversos momentos ela explica em como a desvalorização da mulher atrapalhou diretamente e indiretamente sua vida pública e como isso fez ela ganhar vários haters, os famosos “odiadores”.

Tabada desafiou a si mesma quando conseguiu sair da sua cidadezinha e ir para Harvard tendo o estudo como base! Teve ótimos professores que apoiaram, assim, como teve uns não tão bons, mas ela levou o melhor para si.

A escrita é maravilhosa, motiva as pessoas a irem atrás de uma educação de qualidade, para nós e para aqueles que a gente ama. Impossível não admirar sua carreira, sua trajetória.

Sabe quando somos crianças e escutamos os adultos dizendo que somos o futuro da nação? Pois então somos mesmo! Pessoas libertarias, a favor de um ensino de qualidade. Parafraseando a autora, em um momento ela narra o quão importante é alguém capacitado para tomar cargos políticos. Isso reflete nos dias atuais. Como disse antes, independe de lado político os objetivos são os mesmos. Educação de qualidade, liberdade financeira e ideológica.

Uma ótima leitura, principalmente em ano de eleição, serve de analise para nossas escolhas. Como o próprio texto já diz “Nosso Lugar”.

18 comentários em "Nosso Lugar [Tabata Amaral]"

  1. Independente de lado político, a história dessa mulher se baseia numa história de vida a lutar pelos mais simples e humildes.
    E o mais interessante é que ela simplesmente escolheu isso e se tornou assim, a vida dela!
    Com certeza, é um livro que tenho muita vontade ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. eu não conhecia esse livro, acompanho a TabAta, pois amo política, mais agora que sei do livro... entrou na minha lista, lerei assim que possível. S2

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabriele!

    Eu não tenho muito interesse em política, mas sei que isso é algo que preciso mudar, afinal, é muito importante. As causas defendidas pela Tabata são extremamente relevantes! Embora, nós mulheres, já conquistamos muitas coisas graças a mulheres como a Tabata, ainda precisamos percorrer um longo caminho pra conquistar espaço em algumas questões. A política, sem dúvidas, é uma delas.
    Então, acredito que seja um livro super válido.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabriele! É sempre mto importante dar voz a histórias inspiradoras como a de Tabata. Ver mulheres alcançando cada vez mais espaço em áreas majoritariamente masculinas é um orgulho gigante! Leitura necessária, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de ler livros que retratam a vida de alguém, mas alguns livros chamam a nossa atenção pela temática, né? E em ano de eleições, quando você fica com dúvida de tanta coisa, livros assim podem direcionar uma visão, te fazer criticar mais, além de ver representações importantes!
    Adorei todas as qualidades citadas no livro.

    ResponderExcluir
  6. Nesse momento, o viés político dela não é relevante, mas sim, sua história de vida, luta, superação e tudo o que Ela faz pela educação no Brasil e pela mulher.

    ResponderExcluir
  7. Gabriele!
    Sou muito fã da Tabata porque ela é persiste e vai em busca do que é o melhor para a educação no nosso país.
    E fiquei feliz em ver que a biografia dela fala sobre o SEXISMO porque tem coisas absurdas que ainda acontecem por causa disso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Quando vi que a Tabata havia escrito esse livro, logo fiquei curiosa, mas não cheguei a pegar para ler. Ela com certeza tem uma história de vida inspiradora e um papel importante na política, chegando a influenciar no interesse de outras pessoas (percebo que principalmente jovens) por esse assunto tão necessário de ser abordado. Muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Tabata teve ou tem um papel muito importante na política, ela luta pelo direito e igualdade da mulher com o homem, justa, forte e inspiradora pra nossa idade.
    Ter alguém como Tabata na política defendendo a educação no Brasil é muito importante.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabriele!
    Confesso que não curto livros autobiográficos ou sobre política, mas se a oportunidade de ler Nosso lugar surgir arriscarei a leitura sim, e de mais pessoas como a Tabata Amaral que o mundo precisa!
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Com certeza será muito bacana ter a oportunidade de acompanhar a trajetória de alguém que batalhou tanto para chegar onde está, vencendo tantos obstáculos, e que ainda por cima pode inspirar tantas outras pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriele!
    Esses livros autobiográficos sempre trazem muito material para posterior reflexão, não é verdade? E aqui não parece ser diferente, de modo que a autora rapidamente nos conquista com esse desafafo tão tocante.
    Mais atual do que nunca, a obra nos mostra que infelizmente não temos igualdade de gênero, o que faz com que as mulheres tenham que trabalhar duas vezes mais para conseguir o mesmo reconhecimento.
    Porém, o que chama mesmo atenção é como Tabata Amaral foi resiliente e não abaixou a cabeça frente os várias obstáculos. Sem dúvidas é uma inspiração para todo o público feminino.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Uau! Que bom saber da existência desse livro.
    Já quero conhecer a Tabata e sua trajetória, gostei do temas abordados. Dá para sentir que é uma leitura essencial mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É um livro bem interessante, pois aborda temas atuais do nosso cotidiano. Tem pouco tempo que conheci esse livro da Tabata e fiquei com vontade de ler. Espero ler em breve e aprender muito com ela.

    ResponderExcluir
  15. Um livro super interessante, que conta a batalha que Tabata teve em todos os aspectos de sua vida.
    Quero muito ler esse livro.
    Precisamos de mais pessoas assim que lutam por educação, igualdade, entre outros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Gabriele!
    Realmente essa resenha veio bem a calar. Nessa eleição procurei escolher candidatas mulheres para termos mais voz na política. Bem chocante essa informação do banheiro mesmo, uma coisa inconcebível. A leitura desse livro deve ser bem inspiradora, vou ler e indicar para todos tmbém.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvida, nossos adolescentes estão precisando de inspirações positivas quanto ao seu futuro, por isso, o livro é uma ótima pedida, já que a trajetória vencedora da autora mostra que sim, é possível.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gabriele
    Nossa, tô louca para ler esse livro! Até já estou com ele no kindle.
    A autora parece ser muito inteligente e não só com seus estudos, mas também com muita experiência fala sobre a importante do feminismo e todas as dificuldades que as mulheres passam.
    É uma luta constante pra gente né.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir