acompanhe o blog
nas redes sociais

15.12.20

Mia & Kalisson: Um amor à prova de tudo [André Tressoldi]

André Tressoldi

Cortesia do Autor

Há livros que nos tira da nossa zona de conforto e nos irrita. Há livros que nos tira da zona de conforto e nos surpreende, e há livros que nos tira do comodismo e nos quebra por completo. Mia e Kalisson se enquadra neste último argumento.

Demorei um certo tempo, bem mais do que o normal, para terminar este livro. Além de uma ressaca literária que tive, a trama trágica deste livro me abalou demais pelos temas abordados.
Mia & Kalisson: Um amor à prova de tudo
Título: Mia & Kalisson: Um amor à prova de tudo
Autor: André Tressoldi
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Gênero: Romance, Drama
Páginas: 392
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Mia é estudante de História e sempre fora reservada na dela, sem gostar de conversas, sempre ali em seu mundinho e quieta. Durante uma excursão da escola ela conhece Kalisson, um garoto de classe média cujo futuro seria previsível a quem o visse. Os dois começam seu relacionamento, mas o silêncio de Mia sempre incomodava Kalisson. Após saber dos motivos, Kalisson se apodera de um sentimento de justiça que o fará mergulhar cada vez mais fundo nos dramas de Mia.

O enredo é basicamente esse, e praticamente resumi sua própria sinopse, e desde já peço desculpas pela economia de palavras, mas é que estória é tão forte e impactante que prefiro deixar os detalhes para a leitura de vocês e não estragar nada.

Enfim, o livro irá tratar de um assunto bem difícil e pouco abordado nos livros que lemos, que é o abuso sexual. Este livro então pode gerar gatilhos indesejáveis e espero que você possa procurar ajuda caso esteja passando por algo parecido.

“Começou a entender que estava diante de um trabalho hercúleo, talvez nunca pudesse realizá-lo. Finalmente entendeu que Mia não era a única pessoa que sofreu com abusos; afinal, muitas passaram e passam, pela mesma situação. Devido à delicadeza do assunto, a maioria jamais teria sequer coragem de compartilhar a ocorrência do abuso com alguém, agravando ainda mais o estado psicológico.”

André Tresssoldi tem uma narrativa bem direta e pontual, sempre colocando os pingos nos is. Ele desenvolveu personagens de uma forma que não consigo expor em palavras. Mia é uma personagem sofrida que a fez ter características de uma pessoa esquisita e exibida. Enquanto Kallison tem sua personalidade ser protetor e preocupado. O relacionamento de ambos é algo que será tratado por alguns tempos, idas e vindas, sempre se desencontrando e se reencontrando. Da juventude ao amadurecimento, sem esquecer do processo doloroso e amargo que irão enfrentar.

“Os pensamentos de proteção de Kalisson eram profundos. Começaram a brotar nele outros sentimentos e necessidades, como a vontade de apertar a mão de Mia e de abraçá-la.”

É daqueles livros que você vai ficar se questionando por diversas horas, tamanho seu impacto.

“O egoísmo, a vida em função de si próprio é uma das mais pobres que existem. O ser humano só encontra sua plenitude quando doa parte de si para beneficiar o todo e a todos. Ninguém encontra a felicidade pensando apenas em si. Isso é a maior balela que existe. Bracher disse que o grande homem não se basta a si mesmo, sempre procura os demais, sempre procura transcender.”

Desejo muito esse livro a todos, mas vá com calma. Absorva o livro em cada página escrita. Boa leitura.

20 comentários em "Mia & Kalisson: Um amor à prova de tudo [André Tressoldi]"

  1. E quando cheguei aqui que o livro traria uma grande história de amor, somente. Mas não, vai muito além talvez até do que o amor consiga suportar.
    O tema abuso é algo tão dolorido, mas que não seja conosco, causa um desconforto sim e pode causar os chamados gatilhos, tão sentidos nessa pandemia.
    Como ainda não conhecia o livro e como amo e respeito nossa literatura nacional, já quero muito esse livro em mãos!
    Vou sofrer? Sim!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, não conhecia o autor também.
    Parece ser bem pesado, e com uma carga dramática muito forte, e confesso que não estou bem o suficiente para ler um livro assim agora, vou adicionar na minha lista e ler ele depois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas! De fato, esse não parece ser um livro fácil, considerando o assunto abordado. Achei de grande importância seu alerta sobre possíveis gatilhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Douglas,
    Não conhecia esse livro mas esses livros que nos quebram realmente me quebram, mas eu adoro ler. Abuso sexual é realmente um tema bem complicado de ser abordado, principalmente pelos possíveis gatilhos, mas deve ser uma leitura incrível.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Douglas!


    O assunto abordado no livro é bem delicado, principalmente porque é com uma adolescente, pelo que pude entender. Embora seja considerado gatilho, é um tem que deve ser abordado e o autor precisa ter um cuidado quase que cirúrgico para isso e espero que isso aconteça nesse livro.

    ResponderExcluir
  6. Pelo primeiro parágrafo da resenha senti que Mia & Kalisson não seria uma história de amor fofa...
    Muito importante você pontuar a questão dos gatilhos.
    Me interessei muito mesmo Sabendo que vou sofrer

    ResponderExcluir
  7. Douglas!
    Temos visto ultimamente muitos livros sobre abuso sexual e acho importante o tema ser discutido e gostei que avisou sobre os gatilhos.
    Uma pena que com sua resenha resumida, ficou apenas a vontade de poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Realmente, alguns livros mexem muito com a gente. Não saio muito da minha zona de conforto, mas adoro ver resenhas que me fazem ver o quanto o mundo da leitura é enorme e cheia de novidades.
    Acho que esse tema é complicado pra qualquer um! Não é fácil ler algo assim, também não sei a que nível isso foi discutido. Mas parece ser uma leitura muito complexa, pesada e reflexiva.

    ResponderExcluir
  9. Nossa só com esse resumo da sinopse já me deixou bem sensível. O tema abuso sexual é bem pesado e tem que ser mais falado tanto nos livros quanto em outros lugares. Adoro livros que me fazem refletir. Gostaria de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser mesmo um livro muito bom e comovente, mas tem que ter estômago para ler. Gosto dessas leituras mais pesadas, mas nunca me acostumo e é sempre um "baque", também acho que me quebra de certa forma. Não conhecia esse livro, vou procurar saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas!
    Ótima descrição das leituras fora da zona de conforto, é bem isso mesmo que acontece quando desejamos nos arriscar. Eu gosto de romances fofos, mas também aprecio quando a trama trás algo a mais, como nesse caso. Apesar de ser um tema difícil de ser abordado, falar sobre abuso sexual é mais do que necessário, principalmente na literatura nacional. Obrigada pela sensibilidade de não contar muito sobre a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas!
    Trama trágica!? Confesso que fujo de livros com temas pesados, como o tema abordado em Mia e Kalisson - abuso sexual -, prefiro livros com temas mais leves, sabe?! Por isso eu não leria esse livro... Bjos!

    ResponderExcluir
  13. eu estava procurando livros com essa temática mias forte. São dificeis de achar já que a maior parte dos leitores foge deles ne? Mas acho super importante lermos sobre esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  14. O início da resenha é muito instigante, e a cada palavra me convence mais a querer fazer essa leitura. Bom saber do que se trata, é uma temática necessárias.
    Já vou adicionar na lista.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. ola
    é um tema muito pesado, mas real ,infelizmente ,por isso é que mexe tanto com quem le , acredito que é um livro que deve ter o momento certo para ler .muito importante o seu aviso para quem deseja ler o livro ir com calma ,gostei desse cuidado que teve com os leitores.

    ResponderExcluir
  16. Olá! O livro parece ser bem denso, não é uma leitura que eu faria hoje, mas é um título que vou acrescentar na minha lista, pois acredito que é preciso o momento certo para realizar uma leitura tão intensa como essa.

    ResponderExcluir
  17. Realmente o abuso é algo tenso de se comentar seja em filmes ou livros. Eu preciso sair da zona de conforto nas leituras, sempre leio romances, mas tenho que mudar um pouco. Gostei desse livro, é bem diferente e quero ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Douglas
    Parece ser um livro fortíssimo.
    Fiquei com vontade de lê-lo, mas também com certo medo. Porque o tema é difícil da gente digerir mesmo, muito triste.
    O relacionamento dos protagonistas deve ficar abalado com tudo também. Mas fiquei curiosa para saber como juntos irão superar.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Cada vez mais me deparo com livros que abordam esse tema, e o mais assustador é saber que essa é uma realidade corriqueira entre nós, por isso, acho que esse é daquelas leituras que mesmo difícil e intensa deve sim ser feita por todos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Douglas
    Quem olha para a capa pensa que é só mais um romance água com açúcar, ledo engano.
    Precisa ter mais livros que aborda esse assunto, mesmo que seja um tema difícil de ser lido, precisamos entender que pode ser a realidade de muitas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir