acompanhe o blog
nas redes sociais

7.12.20

Siga em Frente [Austin Kleon]

Austin Kleon

Cortesia da Editora Rocco

Inspirada pelo termo “livros de cabeceira”, lhes trago em primeira mão o conceito de “livro de escrivaninha”. Assim como o conceito do qual se originou serve para nomear aqueles livros que são tão legais que você deixa perto da cama pra ler um trechinho vez ou outra antes de dormir ou ao acordar, o termo “livro de escrivaninha” foi cunhado (por mim, eu acho) para discriminar livros que te ajudem a ser mais produtivo. Sim, eu tô falando de auto-ajuda. E não adianta torcer o nariz, cada um tem a sua forma de se manter em movimento. Não seja aquela pessoa chata que critica o que o coleguinha anda lendo ou as estratégias que criou pra se motivar.

Siga em Frente
Título: Siga em frente: 10 maneiras de manter a criatividade nos bons e maus momentos
Autor: Austin Kleon
Tradutor: Sofia Soter
Editora: Rocco
Gênero: Criatividade, Motivacional
Páginas: 224
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Tendo dito isso, gostaria de deixar claro aqui que eu mesma costumo torcer o nariz pra qualquer coisa que possa ser encontrada nas sessões de auto-ajuda das bibliotecas e livrarias. E sou a primeira a reconhecer que tem sim muito papo furado entre esses livros. Existe toda uma parte da industria que lucra vendendo livros com soluções “fáceis” para problemas complexos, mas também existem obras legais baseadas em experiências particulares que acabam de uma forma ou de outra ajudando pessoas em situação parecida.

“…a vida criativa não é linear. Não é uma linha reta entre A e B. É mais como um ciclo ou uma espiral, onde você volta ao novo ponto de partida depois de casa projeto.”

Como é o caso desse livro. Siga em frente contém uma série de dicas, sugestões e ideias de Austin Kleon para pessoas que trabalham com a criatividade. O livro foi inspirado nos diários e anotações do próprio autor que, como pessoa que vive daquilo que cria, também passa seus perrengues pra encontrar inspiração e continuar produzindo mesmo nos dias em que ela não aparece. Então ele começou a anotar dicas pra si mesmo a fim de driblar os monstros artísticos e manter-se produtivo e, do compilado dessas ideias nasceu esse livro.

Austin Kleon

Nessas páginas você vai encontrar dicas praticas e sugestões de como aplicá-las. Elas são, como disse anteriormente, baseadas nas experiências do próprio autor, mas sinto que ao mesmo tempo em que são extremamente pessoais, também são de certa forma universais. Primeiro porque o autor se baseia em ideias de outros autores, pesquisas sobre procrastinação e talvez até um pouco de sabedoria popular. Segundo porque todo mundo que trabalha com criatividade enfrenta problemas parecidos.

E se você também trabalha diretamente com criação ou em algum momento da vida precisou desenvolver algo que te exigisse alguma criatividade, você provavelmente sabe o quanto é difícil se concentrar e manter o foco quando as ideias parecem fugir de você. E é à esses momentos que esse livro se aplica.

Siga em Frente

E, pra mim, em específico, ele não poderia ter chegado em melhor hora. Nas ultimas semanas eu estive dedicada ao meu projeto de TCC e, enquanto escrevia o roteiro, fazia o desenho de luz e escrevia o memorial tive vários momentos de bloqueio completo e total. Varias e várias vezes minha cabeça parecia um quadro em branco e eu me sentia completamente incapaz de criar o que quer que fosse. Pra esses momentos foi imprescindível ter esse livro por perto. Chegou ao ponto de eu deixá-lo na minha mesa de trabalho (daí vem o termo “livro de escrivaninha) e sempre que me sentia perdida, focava nas dicas do autor. Me ajudou bastante.

Austin Kleon

Esse livro agora mora em definitivo na mesa que uso pra trabalhar e eu coloquei os dois cards que vem junto numa moldura na parede logo atras do meu computador. Aliás, um beijo pra Rocco porque a encadernação tá linda, cheia de desenhos e elementos gráficos e eu amei os cards, um deles tem um resumão das dez dicas principais do livro e o outro tem uma lista com dicas simples pra ser feliz

Austin Kleon

Acho que nem preciso nem dizer que recomento fortemente a leitura e a criação da sua própria lista de “livros de escrivaninha”. Pode parecer bobo, mas te garanto que faz toda diferença naqueles dias em que parece que a criatividade morreu e não foi substituída e a inspiração se aposentou definitivamente.

19 comentários em "Siga em Frente [Austin Kleon]"

  1. Andressa!
    Não sei porque muitas pessoas torcem o nariz para livros de auto ajuda, acredito que mesmo aqueles mais 'convencionais' que são tipo fórmulas prontas, sempre tem algo a nos ensinar.
    Esse deve ser fantástico e que bom que ajudou no seu TC.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Não torci o nariz mas talvez tenha revirado um pouco os olhos.
    Não é algo que escolheria ler de livre e espontânea vontade mas acredito que apesar de não funcionar para mim, um livro como Siga Em Frente, pode ajudar e muito, como foi o seu caso, Andressa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa! Achei a proposta do livro super válida, ainda mais nesses tempos onde a pressão por criar conteúdos que consigam despertar o interesse das pessoas é tão grande. Acredito que a leitura possa ajudar mta gente a se inspirar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Andressa

    Eu não gostava muito de livros de auto-ajuda, mas faz uns tempos que estou me interessando mais sobre o assunto. é como você disse, infelizmente a gente ainda encontra muita besteira em alguns, de gente que só quer lucrar.
    Achei esse bem interessante, e gostei da diagramação dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andressa!

    Meu Deus?? Nunca pensei que fosse me interessar por um livro de autoajuda. Hahaha Definitivamente é um gênero que eu nem passo perto, por falta de interesse mesmo. Porém, não julgo quem lê, sou da seguinte opinião: Te ajuda? Se joga, então. Afinal, o que pode não funcionar pra mim, pode funcionar para outra pessoa, certo? E olha, você tocou num ponto bem interessante: criatividade. Eu sou arquiteta e é uma profissão que exige muito da criatividade, então na minha época de TCC, eu tinha vários bloqueios por conta de preocupação, ansiedade e todo aquele turbilhão de sentimentos que temos ao concluir a faculdade. Esse livro poderia ter me ajudado, por exemplo. O que mais me chamou atenção, foi o formato dele, que é bem dinâmico. Tá aí, gostei da dica!

    ResponderExcluir
  6. Sim, cada um tem o direito de amar qualquer gênero! Não é o meu favorito, mas gosto sim de ter em mãos alguns livros assim que trazem um choque de realidade, que te anima, que te faz ver as coisas com outros olhos.
    Também estou fazendo meu projeto de TCC e sei bem o que você está falando. Não são todos os dias que a gente acorda com um texto lindo e incrível na cabeça, às vezes só quero descansar. Imagino como esse livro foi especial!
    Adorei a dica :)

    ResponderExcluir
  7. Eu sendo sincera, nunca torço o nariz para coisa nenhuma rs pois vira e mexe, me pego lendo tal gênero que digo que nunca leria e auto ajuda tá ali, na listinha rs
    Namorando esse livro faz dias, seja pela beleza física dele,mas pela forma gostosa de trazer dicas que servem muito como lembretes de como sair desse turbilhão de sentimentos que andamos vivendo!
    Com certeza, espero de coração poder ler ele o quanto antes e também o usar como livrinho de cabeceira!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Amei conhecer esse livro.
    Sim, eu torço o nariz para livros de auto-ajuda, geralmente eu começo e não consigo finalizar. Tenho uma briguinha com livros do gênero. 😂 Mas eu gostei, principalmente pela diagramação e formato, parece ser uma leitura fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de alguns de auto ajuda, mas desfarçados em um enredo. Esse parece uma leitura otima, como ler um diario de alguem que entende sua dor. Não promessas rapidas e vagas, mas o intimo de uma experiencia de vida. amei a ideia do livro

    ResponderExcluir
  10. Também não curto esse estilo de auto-ajuda, mas tenho que reconhecer que alguns são bons (mesmo eu nunca os escolhendo para ler). Adoro esses livros com listas, desenhos e coisinhas diferentes. Eu sou a louca das listas hahha gostei dos exercícios que ele propõe para fazermos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você na parte que livros de auto ajuda podem ajudar como também atrapalhar. Pessoas diferentes atrás da mesma solução e, não dá certo para todo mundo. Realmente existem livros de auto ajuda que eu leio e comprovo que tem mesmo uma realidade naquele livro. Apesar disso gosto de livros com listas e metas. Hahaha não tenho uma escrivaninha senão já ia fazer a listinha.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa
    Faz um certo tempo que não leio livros de auto-ajuda e gosto muito. Concordo que alguns são mais do mesmo e não tem nada de interessante.
    Esse livro é legal porque nasceu da necessidade do autor de ter anotações para incentivar sua criatividade e claro que pode motivar muitas pessoas.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  13. OLA
    Acredito que cada livro tem seu leitor,e esse me parece mais direcionada para quem trabalha com a criatividade e nem sempre a ideia aparece quando se precisa dela . e ai como se faz ? como alguem que trabalha exclusivamente com a criatividade faz quando dá um branco ?no seu caso o livro veio numa hora que voce mais precisava. que bom .

    ResponderExcluir
  14. Olá Andressa!
    É verdade que o mercado de livros de auto-ajuda vem se reinventando e lançando vários estilos de escrita. Gosto dos livros que conversam com o leitor e trazem dicas práticas. Adorei o termo "livro de escrivaninha", acho que pega, viu? Acho que todo mundo já sofreu com um bloqueio criativo, então a leitura dessa obra é mais do que necessária. A edição está um espetáculo mesmo.
    Beijos
    Ps: boa sorte no TCC!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Acredito que esse livro teria me ajudado bastante ontem quando estava respondendo algumas questões do meu curso, (risos) acho esses livros que nos dão dicas, muito bons, pois até quando achamos que não precisamos eles podem nos auxiliar bastante.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Andressa!
    Faz tempo que li um livro de auto-ajuda, e confesso que nunca li um livro com dicas e sugestões sobre a criatividade, mas já sofri por causa da falta dela, o bloqueio é sem dúvida horrível! Já estou adicionando Siga em frente na minha lista de desejados, com certeza vai me ajudar bastante!
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros de autoajuda, apesar de não ler com frequência, acho muito valida a leitura e não entendo o porquê que as pessoas criticam tanto algo que foi escrito para ajudar. Gostei bastante do título, gostaria de ler, só espero que seja legal e não cansativo.

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nada contra este tipo de livro, aliás, sou daquelas que até curtem encarar a leitura, mas quando as dicas são verdadeiras e possíveis para se colocar em prática né, por que se não for assim, preferiria ficar com as minhas ficções mesmo (risos)!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Andressa
    Já li outro do autor e gostei.
    Esse parece ser bem legal também, dinâmico mesmo.
    Eu bem que ando precisando de criatividade, pra escrever meus textos e outros projetos, têm hora que a gente não tem ideia pra nada né? kkkkkkkk
    vou querer ler sim!
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir