acompanhe o blog
nas redes sociais

9.12.20

Um Apartamento em Urano [Paul B. Preciado]

Paul B. Preciado

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Logo de cara já tenho que informar ao nosso público, que esse livro não é para qualquer um, primeiro pela faixa etária e segundo para quem se sente incomodado ao falar de sexo ou falar de gênero. Para algumas pessoas pode gerar um certo desconforto. Mas recomendo a quem já tem uma afinidade com o assunto, pois o trabalho de Paul é simplesmente inovador e com uma escrita maravilhosa.
Um Apartamento em Urano
Título: Um apartamento em Urano: Crônicas da travessia
Autor: Paul B. Preciado
Tradutor: Eliana Aguiar
Editora: Zahar
Gênero: Biografia
Páginas: 333
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Nosso autor, digamos que é um radical no assunto, sua abordagem filosófica mergulhar em um outro lado do das indagações comum sobre esse tema.

Seja pelas experiências de anos de estudos que ele tem ou pelo seu próprio ser, Paul B. Preciado, é filósofo transgênero espanhol e expoente da Teoria Queer/Estudos Transviados. Esse livro é uma obra coletânea de crônicas que vai contar as vezes de maneira sutil, as vezes nem tanto, da transição, segundo o autor “morte burocrática de Beatriz Preciado” e o nascimento de Paul B. Preciado.

“Não sou um homem. Não sou uma mulher. Não sou heterossexual. Não sou homossexual. Tampouco sou bissexual. Sou um dissidente do sistema sexo-gênero. Sou a multiplicidade do cosmos encerrada num regime político e epistemológico binário gritando diante de vocês.”

O livro é cheio de mensagens nas entrelinhas, assim como o próprio título ‘Um apartamento em Urano” faz referência ao terceiro sexo muito utilizado no século XIX. Essa escrita de Paul, crônicas com um fundo de diário, nos deixa a vontade para entramos, nos seus pensamentos e sentimentos mais profundos, é uma forma de conversa muito bonita e instigante que giraram em torno da construção política dos corpos, da disciplina normativa do sexo, do feminismo dissidente e do homossexual, os efeitos do capitalismo em nossas identidades, desejos e subjetividades.

Quem está no mundo acadêmico, e se interessa em pesquisas sobre esse tema, esse livro é mais do que obrigadora a leitura. E digo mais, esse livro é um “quebra barreiras muito grande” nos faz pensar em porque somos tão, sim ou não, certo ou errado, 8 ou 80. A vida é muito mais que definições concretas.

19 comentários em "Um Apartamento em Urano [Paul B. Preciado]"

  1. Oi, Gabriele! Tema extremamente importante e necessário. Há mta desinformação ainda sobre a questão de gênero, o que acarreta, em grande parte, o preconceito. Não conhecia o livro e fiquei super interessada.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a maneira como Paul não tenta se encaixar em nenhum rótulo. Ele é ele. Um ser pensante que busca sempre o melhor de si.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa com essa obra. Eu gosto de crônicas e o tema abordado é muito interessante, mas fiquei com vontade mesmo de conhecer a escrita do Paul.
    Ótima recomendação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gabriele!
    Livros que nos fazem questionar nossos paradigmas de vida, são leituras agradáveiss e interessante.
    Acho que li apenas um ou dois estudos acadêmicos e sempre me identifiquei muito com esse tipo de leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabriele!

    Esse livro tem uma abordagem sobre assuntos muito importantes, ainda mais na atualidade que vivemos: um mundo onde cada vez mais as pessoas procuram por aceitação da diversidade. Achei muito bom o parágrafo final da sua resenha, onde indaga o porquê de todos nós sempre precisar dos extremos. E o que existe entre eles? O gênero e a sexualidade é um espectro e possui fluidez.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Então fico desconfortável ao ler livros com erotismo apesar de mesmo assim de ler alguns. É um livro bem rico para os acadêmicos que querem aprender um pouco mais sobre a diversidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de aprender! E pelo que li acima, esse livro de crônicas traz de uma maneira sutil, um aprendizado sobre um assunto que muitos ainda, infelizmente, torcem o nariz ou já colocaram em suas mentes, uma ideia totalmente distorcida sobre o assunto.
    As vezes, ser cru faz bem!!!
    Adorei e com certeza, se tiver oportunidade, quero muito conferir a obra!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Não curto livros de crônicas e nem quando o autor coloca muitas coisas nas entrelinhas, pois eu consigo ser meio lerda as vezes e fico viajando pensando se entendi certo ou não, então gosto de tudo bem claro hahah. Todavia, esse livro parece ser bem interessante e concordo com a mensagem que ele quis passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabriele
    Não conhecia o livro e claro que vai para a lista de desejos.
    Por meio dessas crônicas o autor conta como foi sua vida, a transição. Parece ser uma leitura fascinante, que envolve o leitor nos pensamentos do autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Fiquei com muita vontade de ler o livro, mas quando fui olhar o preço quase morro KKKKK
    Acho que vou ficar esperando uma promoção, pra comprar ele.
    O tema é muito interessante e necessário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de conhecer temas novos, já fiquei bem interessada quando vi esse seu primeiro parágrafo.
    Acho que hoje em dia leituras assim são realmente quase obrigatórias ne? Que bom que você gostou tanto, que trouxe essa resenha tão boa. Sou sempre influenciada pelas resenhas e fiquei bem curiosa ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu me considero ativista, portanto esse tipo de livro é exatamente o que procuro deixar na escrivaninha hahaha traz uma visao forte para tudo isso

    ResponderExcluir
  13. Ola
    que bom que gostou do livro e do tema abordado mas dessa vez deixo passar a dica ,o livro não me despertou a vontade de le-lo.

    ResponderExcluir
  14. Olá Gabriele!
    Um livro que faz pensar, gosto disso. Admiro o autor por ter coragem de expor um pouco de sua vida para o mundo, e ainda nos fazer refletir sobre questões tão atuais. Confesso que não costumo ler obras bibliograficas, mas fiquei com vontade de conhecer essas crônicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabriele!
    Gosto de crônicas, mas não curto biografia e nem livros acadêmicos, e temas sobre sexo ou gênero não faz o meu estilo, por isso eu não leria Um apartamento em Urano, mas não tenho dúvidas de que essa é uma ótima dica para quem gosta... Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Com certeza um livro muito necessário para nos fazer refletir sobre muitos temas, mas principalmente a maneira como lidamos com esses temas.

    ResponderExcluir
  17. Não curto muito livros assim, mas não posso desconsiderar as informações prestadas pelo autor. Gosto de me informar sobre o que nao tenho tanto conhecimento, é o que faz a diferença. Provavelmente vou ler futuramente.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gabriele
    Achei interessante a abordagem do autor.
    Não leio muito sobre o tema, mas achei curioso, e me deu vontade de lê-lo sim. Não sei se eu iria gostar, mas acho que vale a pena conferir.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Parece ser uma leitura bastante enriquecedora, gosto desse formato, em crônicas, ainda mais sendo elas assim tão autobiográficas, fiquei bastante curiosa para conferir.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir