acompanhe o blog
nas redes sociais

19.1.21

Cidades Afundam em Dias Normais [Aline Valek]

Aline Valek

Cortesia da Editora Rocco

Sabem aqueles livros que, inicialmente, te conquistam pelos título e sinopse, e, ao iniciarmos a leitura, percebemos que é melhor do que você imaginava? Pois é, estamos diante de um desse caso.

Cidades Afundam em Dias Normais
Título: Cidades afundam em dias normai
Autor: Aline Valek
Editora: Rocco
Gênero: Romance
Páginas: 256
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

"Cidades Afundam em Dias Normais" tem como cenário a pequena cidade Alto do Oeste. E o que faz dela ser especial foi o fato dela ter sido "engolida" por um lago, e, alguns anos depois, ressurgir após uma seca na região, fazendo com que os antigos moradores voltem para as ruínas em busca de retornarem suas vidas em meio a tantas histórias passadas naquele local.

A autora vai fazendo um jogo passado-presente (através de escritos da época do desaparecimento da cidade e das entrevistas com os moradores antigos e atuais), mostrando o quanto de mudanças ocorreram com esses moradores, e a infinidade de histórias que aquelas ruínas guardavam. Isso faz com que, nós, leitores, façamos um paralelo com nossa própria vida. Muitas vezes, algumas mudanças são tão sutis, que não nos damos conta do que está acontecendo, até chegar a um patamar que seja impossível não perceber.

“"Teria sido mais fácil se tivesse acontecido de uma vez", ela disse. "Como nos filmes de ação. A vida pode ser meio decepcionante. Parece que nada acontece, até você reparar que acabou. Que chegou num ponto que não tem mais volta. Foi assim que começou pra mim, acho: Quando vi que nada ia voltar a ser como antes.” Pág. 12

Outros pontos que me agradaram foram a construção das personagens e os conflitos enfrentados por elas. A Aline apresentou características muito reais nesses quesitos. Isso faz com que os leitores se conectem ainda mais em sua trama.

“Os dedos leram na parede as palavras KÊNIA TRAÍRA, riscadas fundo com uma letra dura, que gritava através do tempo. O lago havia apagado as pichações, mas algumas ofensas persistiam, selvagens, tão sem controle quanto no tempo em que nasceram, no único espaço que os alunos tinham para despejar sua raiva.” Pág. 40

A experiência de ter lido esse livro foi interessante, pois percebi que tive duas grandes etapas no processo: A primeira foi a sede de leitor voraz, de querer ler tudo de uma vez (bem típico de leitor que está envolvido na trama); e, a segunda, foi a de perceber que estava perdendo muita coisa ao não parar para refletir sobre o que estava sendo exposto naquelas páginas. A partir desse momento, passei a ler com mais calma, dando umas paradas estratégicas para digerir o turbilhão de pensamentos que apareciam. A Aline tem uma escrita e narrativa incríveis, que te fazem ser os dois tipos de leitores em uma mesma obra.

Em relação a parte gráfica, a Rocco, para variar, mandou bem. Capa bonita e diagramação interna simples, porém agradável aos olhos e leitura. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando a quem aprecia tramas que te fazem mergulhar em suas próprias memórias, e te fazem refletir até sobre as mudanças mais sutis que acontecem ao seu redor.

20 comentários em "Cidades Afundam em Dias Normais [Aline Valek]"

  1. Oi, Nardonio!
    Eu tenho essa mania de não parar para refletir sobre o que está sendo exposto nas páginas do livro que estou lendo, essa sede de leitor voraz que você citou, às vezes pra mim é difícil de controlar, o que é algo ruim quando se trata de um livro que foi feito para o leitor refletir, né?!...
    Em relação a Cidades Afundam em Dias Normais, apesar de ter achado o título interessante, a trama não me interessou, mas se a oportunidade de o ler surgir arriscarei a leitura sim, quem sabe no final eu acabe me surpreendendo positivamente?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nardonio! O livro super me interessou. Há uma metáfora mto interessante nisso de os moradores voltarem às ruínas da cidade em busca de um passado. Quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nardonio,
    Já vi Cidades Afundam em Dias Normais em alguns blogs e achei bem interessante. Sua resenha só veio corroborar esse fato.
    É sempre bom fazer leituras que nos façam refletir

    ResponderExcluir
  4. ola
    interessante esse parar para refletir o que estamos lendo ,as vezes uma leitura requer uma atençao melhor para melhor entendermos o que a autora quer nos passar .
    ainda não conhecia esse livro .mais um autor nacional que fico conhecendo aqui.

    ResponderExcluir
  5. Amo livros que se tornam viciantes sem ao menos esperarmos por isso! Gosto de histórias que mesclam passado e presente, sabe? Acho que a gente tem um visão muito ampla de tudo que aconteceu as recordações, e até o futuro.
    Gostei de saber também que ele traz reflexões!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez a leitura nacional dando show e já venho namorando esse livro faz um tempinho. Engraçado que a gente vê e lê sobre cidades submersas a tanto tempo, mas sempre muito no cinema. Entendo suas indagações quanto à leitura. Livros assim precisam ser visualizados na mente e acho que talvez esse seja o foco maior do enredo.
    Com certeza, é um livro que se puder, quero muito ler e sentir!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  7. Dom!
    Simplesmente amo eeses livros mais filosóficos que nos fazem refletir sobre nossa vida e tentar mudar nossos paradigmas cotidianos.
    Deve ser uma trama bem envolvente, daquelas que nos engolfam ao faaermos a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O que eu mais gostei desse livro que ainda não li foi a capa pois demonstra o que a cidade passou e como teve que fugir do problema. Esse bichinho que não sei o nome tem as pernas longas que é uma ótima forma de fugir de alagamentos mas os personagens dessa cidade não tinham essa opção por que a cidade se afundou dentro do lago. É uma trama bem envolvente e me deu muita curiosidade. Pelo fato de ser uma história sobre mudanças sutis deixa a história instigante.

    ResponderExcluir
  9. Que nome curioso! A capa é bem bonita e chamativa pela cor. Não conhecia esse livro, mas parece ser muito interessante. Adoro ler sobre cidades perdidas, mas geralmente é só mito mesmo, com alguns poucos indícios de que aquilo pode ter acontecido mesmo. Gosto desses livros que nos fazem refletir e, de inicio, não esperava que esse fosse um deles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sempre fico animadas quando vejo indicações de bons livros nacionais. Sinto falta de espaço para esses autores que até agora tem me agradado muito.
    Vou adicionar na minha listinha.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Olá Nadonio!
    Que capa linda! Adorei as cores e o lobo-guará. Também sou do time leitores vorazes, tenho dificuldade para parar e digerir o que li, preciso melhorar isso. Realmente as mudanças são bem sutis, parei agora para refletir sobre isso é me surpreendi com o quanto eu já mudei nessa vida, ainda bem que pra melhor rsrs. Achei muito interessante a história da cidade e a forma como que autora resolveu contar a história mesclando passado e presente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso quando a leitura vai além do que imaginamos. Esse livro está sendo bem elogiado, e suas palavras só comprovam o quanto deve ser incrível.
    Acho fascinante quando a leitura me prende. A escrita, a maneira como essa história foi contada e o tema me chamam atenção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá! Realmente esse é um daqueles livros que já aguçam nossa curiosidade pelo título, o enredo parece ser bem reflexivo, acredito que pede uma leitura mais lenta, para conseguirmos aproveitar tudo que a histórias têm para nos dizer.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nardonio
    Esse é um livro que a capa e o título já chama muita atenção.
    A trama envolve o leitor nas relações que os personagens tem com a cidade que ficou submersa, com a seca ela reaparece trazendo com ela a história e sentimentos que seus habitantes tem.
    Deve ser uma leitura fascinante, que trás muitos sentimentos ao leitor.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros que propõem uma reflexão sobre oque está sendo contado nas páginas e acho que Cidades Afundam em Dias Normais é exatamente esse tipo de livro. Sem contar que mesclar passado e presente é uma tacada de mestre na escrita da autora que proporciona o desenvolvimento do livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nardonio,
    Achei o título curioso.
    Desconhecia essa obra, bom ver a resenha dela por aqui e entender como essa história é construída, mesclando passado e presente em sua narrativa.
    É bonito ver que ela evoca reflexões sobre as mudanças mais sutis que acontecem ao redor.

    ResponderExcluir
  17. Já comecei a resenha achando justamente o contrário, que esse seria um daqueles livros que te conquistam pela capa, mas que quando vamos ler é uma decepção total, ufa... ainda bem que eu estou errada e que bom que a leitura só mostrou o quanto a história é realmente maravilhosa, não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para passar também por esses momentos de reflexão.

    ResponderExcluir
  18. A resenha não diz muito do que se trata o livro, mas pelo fato de ser tão bem recomendado, acho que valeria a pena a leitura. O titulo é meio que difetente e ao mesmo tempo interessante. Tendo uma oportunidade vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Domdom
    Nossa, que história!
    Parece ser bem interessante.
    Com dramas e reviravoltas fortes e muito emocionantes!
    Fiquei curiosa para saber mais dessa cidade e vou querer ler sim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Gosto quando o livro mescla passado com presente (estou até lendo um assim agora mesmo haha). Mas, mesmo gostando desse tipo de narrativa, o livro não me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir