acompanhe o blog
nas redes sociais

18.2.21

Pai em Dobro [Thalita Rebouças]

Thalita Rebouças

Cortesia da Editora Rocco

Sou mãe de uma pré-adolescente, porque eu ainda não estou preparada para ser mãe de adolescente, risos. Mas amo que ela gosta de ler e claro, que sou das mães que leem antes para fazer aquela triagem de conteúdo - sim, é legal saber se o que ela está lendo está de acordo com ela. Por isso, quando uma das autoras que ela ama publica um livro, certeza que vai ser minha próxima leitura.

Esse livro traz uma curiosidade adicional, é um projeto que comemora 20 anos de carreira da autora e a proposta foi inovadora e um desafio, ao invés de roteirizar um livro, transforma em livro um filme. Essa história foi inicialmente escrita como um filme original Netflix e depois veio a ser esse livro que tenho em mãos.

Pai em Dobro
Título: Pai em Dobro
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Gênero: Jovens e Adolescentes
Páginas: 256
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Com uma narrativa em terceira pessoa, somos apresentados a Vicenza, uma menina doce e superespiritualizada que cresceu em uma vila ecológica longe de sinal de celular e de toda a poluição da cidade... Eu pessoalmente li com uma narrativa feminina, mas vai de cada leitor, afinal quem narra conversa com que lê e adiciona doses de humor a história, com seus “pitacos”.

Afinal, existe um mistério na vida de Vicenza, o silêncio que sua mãe mantém sobre seu pai é algo que Vicenza não consegue deixar para lá, e todo ano no dia do seu aniversário ela faz o mesmo pedido: saber quem ele é. Depois de sempre ouvir “não” como resposta, ela está quase desistindo. Quase. Porque o universo não brinca em serviço e algumas pistas no dia em que completa 18 anos podem acabar levando a menina direto para o seu pai…. Ou pais? Então, já deu para perceber que a autora trouxe uma roupagem toda nova para uma história que já foi contada.

“- Mas presta atenção: se você sentir necessidade de fazer alguma coisa insana, não é vontade, é necessidade... ouve seu coração. Porque se ele, e só ele mandar você pra insanidade ... aí você vai, minha filha.”

Para quem já conhece a narrativa da Thalita Rebouças, nota que lembram muito os livros da série fala sério, deixando a leitura mais próxima aos leitores jovens. O que pode causar um leve estranhamento para a turma mais velha. Em meio a tudo isso somos apresentados a cenários tão tipicamente cariocas, quanto os blocos de carnaval no Rio de Janeiro, Santa Teresa, Escadaria Selarón, bondinho, arcos da lapa e outros tantos pontos que tornam o Rio uma atração à parte em turismo. Além de pontos que só um carioca nato conhece como uma cachoeira que encanta gerações.

“Sem pensar, seguindo seu coração, imediatamente ela retribuiu com a mais incrível dupla de todos os tempos: beijo e abraço.”

Os personagens me deixaram com um gostinho de que poderiam ser melhores explorados no livro, em alguns momentos achei que ficou corrido, mas não me impediu de primeiro torcer pelo Paco e depois pelo Giovanne. E claro, me apaixonar junto com Vinceza por Cadu e sua irmã Betina. Então, coube a narradora nos apresentar aos personagens e nesse ponto acho que foi muito bom que seja assim. Porque manteve a linguagem coloquial da história e trouxe uns detalhes que não seriam possíveis caso fosse em primeira pessoa.

Os diálogos, ganham momentos digitais deixando a história moderna e algumas falas da Vinceza marcam bem a criação diferente que ela trouxe, a forma como ela foi criada integrada com o ambiente. E a diferença para as pessoas com uma criação essencialmente urbana.

“Ela realmente a-ma-va arrumar, os olhos dela brilhavam com isso, uma coisa de louco. Entendo totalmente quem não entende esse tipo de gente, que passa o dia feliz (fe-liz!) arrumando.”

Por fim, vale dizer que vários pontos dessa história me deixaram com um sentimento de que vai haver continuação, não é “normal” pra Thalita Rebouças apresentar alguns personagens e eles serem tão pouco presentes na trama deixando uma sensação que foram abandonados ou mau trabalhados. Em alguns pontos eu imaginei que existe muita história para esse livro que essencialmente é a busca de Vicenza pela raiz que lhe falta e sua imensa capacidade de receber o amor independente da forma que ele venha. Então com essa expectativa que em breve sabermos um pouco mais, fico por aqui. Divirta-se e boa leitura

A edição está linda, com várias mensagens dos atores do filme e uma cartinha emocionante da autora contando sobre como foi que essa história “nasceu”, seu retorno a primeira editora. A diagramação está linda, num papel com fonte e impressão que favorecem a leitura. A revisão foi bem-feita e não observei erros de ortografia ou digitação.

14 comentários em "Pai em Dobro [Thalita Rebouças]"

  1. Ah, detalhes lindos à parte, eu ainda não li o livro,mas pude ver a adaptação e amei!
    Um enredo tão leve, tão divertido e só achei mais uma vez que ver um filme da Thalita sem a Maísa, não dá certo não!rs
    As lições que ficam no final são muito importantes e agora preciso muito me divertir um pouco no livro!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisabete! Confesso que não curto mto livros adolescentes, mas acredito que, pelo tema abordado pela autora, a história deva conter ensinamentos importantes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elisabete

    Já tentei ler um livro da Thalita, mas acabei desistindo, não tava rolando muito para mim a leitura.
    Estou com muita vontade de assistir esse filme, mas não quero ler esse livro KKKKKKK
    Desde que eu vi o trailer do filme, já achei a história legal, e os atores são bacanas também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu já não me encaixo mais na categoria adolescente mas amo uma história como essa, ainda mais sendo escrito pela Talita.
    E como bônus minha amada cidade natal da qual morro de saudades

    ResponderExcluir
  5. Mulher, tu acredita que eu não tenho Netflix? hahaha não gosto muito de assistir séries. Filmes até que sim, mas não vi tanta vantagem assim. Além de que meus amigos têm, então acabo aproveitando algumas vezes kkkk
    Mas vi muito no twitter as pessoas falando sobre esse filme, inclusive sigo a Maisa, e parece que ficou lindo mesmo!Achei suas críticas super válidas. Acredito que esse ano ainda eu assista ele.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elisabete!
    Achei bem diferente o livro Pai em Dobro ter surgir de um filme, geralmente acontece ao contrário, o livro é que é baseado no filme...
    Nunca li nada da Thalita Rebouças, confesso que livros voltados para o público jovem não desperta o meu interesse, e o mesmo aconteceu com Pai em Dobro, por isso não pretendo ler o livro mas vou indicar para a minha prima, faz bem o estilo de leitura dela :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Elisabete!
    Dizem que a Talitha sabe como atingir os adolescentes, nunca tive oportunidade de ler nenhum dos livros dela.
    Gostei muito do plot e da coragem da protagonista em se aventurar sozinha em busca de suas respostas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá Elizabeth
    Que bom que gostou da trama .legal que sua filha gosta de ler.
    Eu náo sou muito de ler livros que sao voltados para o público adolescente. Então dessa vez deixo passar a dica

    ResponderExcluir
  9. Olá Elisabete!
    Eu gostava muito dessas autoras teens (Paula Pimenta, Iris Figueiredo) quando era adolescente, mas nunca li nada da Talita, acredita? Preciso concertar isso. Vejo muitos elogios à escrita da autora e a esse filme, também o elenco ajuda né? Gostei do fato da escrita ter uma linguagem mais coloquial, bem acessível para o público jovem. Espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acredito que essa é uma daquelas leituras leves e com final feliz garantido hein, Vicenza terá uma jornada e tanto, e mesmo não sendo o público alvo dessa história, tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  11. Eu li alguns livros da Thalita na adolescência, lembro que gostava, mas já não lembro detalhes da escrita dela. Interessante saber que esse livro surgiu por conta do filme. Parece uma boa história, apesar de um ponto e outro que destacou; dá para ver que é bem atual.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Bom, assisti ao filme na netflix e adorei, somente depois que fiquei sabendo sobre O livro. Se o livro for melhor que o filme vou adorar mais ainda. Pelo jeito é uma leitura leve e agradável e a autora arrasa nisso.

    ResponderExcluir
  13. Você me lembrou a minha professora aqui da escola em que trabalho, ela tem o costume de ler os livros que são doados para a sala de leitura da escola, para ter certeza de que eles fazem jus aos nossos alunos, tenho certeza de que esse livro passaria com louvor (risos). Eu gostei de que o caminho foi inverso e que nesse caso o filme virou livro, pois é sempre incrível ter a oportunidade de se aprofundar ainda mais na história.

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Aiii amooooo Thalita Rebouças e tô ansiosa pra ler esse!
    Acho que vou assistir o filme primeiro, porque tô curiosa, ainda mais tendo a Maisa, que adoro também.
    Fico imaginando conhecer o pai depois dos 18 e como foi o encontro e tal.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir