acompanhe o blog
nas redes sociais

18.3.21

Tem um livro aqui que você vai gostar [Antonio Fagundes]

Antonio Fagundes
Cortesia da Editora Sextante

Acho que assim como todo mundo que lê, eu amo livros que indicam livros. Sejam de forma direta ou como referência. E claro que um ator renomado indicando livros despertou minha curiosidade, porque agora teria chance de conhecer o Fagundes leitor.

Já adianto que a editora sextante está de parabéns e merece todos os elogios por um livro que indica tantas editoras brasileiras, e que mostra que para ser grande não precisa desmerecer e nem temer o trabalho de ninguém. Basta fazer um trabalho de qualidade, como já adianto, o desse livro. E no decorrer dessa resenha, ao falar sobre edição volto a esse ponto.
Tem um livro aqui que você vai gostar
Título: Tem um livro aqui que você vai gostar
Autor: Antonio Fagundes
Editora: Sextante
Gênero: Crítica Literária
Páginas: 240
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

O livro começa com uma conversa gostosa que vai, assim como todo livro, ter um impacto diferente a depender de quem lê. Isso porque, para alguém que busca o hábito de leitura será uma porta para esse universo, para quem já lê uma identificação imediata e para quem indica livros, como eu resenhista em blogs literários uma empatia completa. Preciso dizer que essa é a magia dos livros para mim, as palavras impressas são imutáveis, mas ganham um sentido totalmente diferente a partir do olhar de quem lê.

“Diferentemente do que meu amigo pensa, recomendar livros não é fácil. Fazer isto para quem nem conhecemos, então, é mais difícil ainda.”

Algo que me chamou atenção nessa leitura é a quantidade de informação dada de uma forma aparentemente despretensiosa, mas que tornou a leitura extremamente fascinante, como a indicação da "quarta capa do livro" e a menção a Gutemberg. Outro ponto delicioso foi logo no início o autor afirmar que indicaria livros que já leu, então mesmo que a indicação não seja para mim - conhecimento que o hábito de leitura nos dá, essa capacidade de saber o que não vai te agradar - é interessante por revelar muito do leitor Fagundes.

Ser alguém que lê, é ter a plena certeza que estamos em constante aprendizado, e posso dizer que aprendi muito com essa leitura, e como era de se esperar aumentei a lista dos quero ler. Gostei muito sobre ele explicar a diferença entre a adaptação para o cinema, televisão ou teatro e o livro e como cada um traz uma experiência diferente para com a obra e mesmo que não seja uma fidedigna a outra ainda sim ambas estão “corretas”.

Outra indicação foi a dos áudios livros que remete as primeiras leituras – algo falado lindamente nesse livro, como ele escolhe suas leituras que fará a seguir e claro quais livros ou autores que acabam furando a fila e sendo sempre o próximo da vez quando lançados, podendo assim ser de ajuda para quem teme a famosa pergunta: “O que eu vou ler agora? ”.

“O livro nos obriga a focar, e o foco não é algo natural do ser humano. Nós não fomos criados para sermos focados, portanto ler não é uma coisa natural, mas sim um hábito adquirido.”

Mais um ponto de conexão nesse livro são as indicações, que ele faz e que são leituras que também já fiz, todas as pessoas que leem sabem o quanto essa identificação é gostosa, a de alguém ter lido o mesmo livro que você. Uma coisa que adorei nessa edição é que após cada capítulo, os autores citados ganham uma breve biografia e também os nomes das outras obras mais conhecidas de cada um o que ajuda muito a procurar mais daquela que amamos e faz com que esse seja um livro de consulta.

Ressalto, foi muito interessante ler sobre os questionamentos que ele faz sobre o preconceito literário e os best-sellers, questões como: fazer ou não releitura e ler ou não calhamaços? Enfim, um livro que cumpre o que promete, trazendo várias indicações de livros, num conteúdo rico e valioso para novos e já constantes leitores.

Falando em novos leitores, eu amei em especial o capítulo dedicado a literatura infanto-juvenil e como ele aborda, que esses livros, não se limitam a idade para que foram escritos, podem sim e devem ser lidos por todas as idades. Penso assim em especial como mãe que gosta de conhecer o conteúdo que chega a seus filhos.

O capitulo que faz a transição das indicações de livros de ficção para as os de não-ficção de uma forma tão prazerosa que é impossível não te despertar a vontade em conhecer alguns dos títulos indicados. Como por exemplo, os de Laurentino Gomes que li e posso (humildemente) dizer que a fala de Fagundes sobre é absolutamente verdadeira.

“Tudo que você ainda não leu é novo para você, independentemente da época em que foi escrito ou publicado.”

O capítulo dedicado a literatura de “autoajuda” ou conhecimento pessoal, é para ser aplaudido de pé. Um questionamento racional e lucido sobre esse gênero que tanto vende e “ninguém lê” e o quanto estamos preocupados com a aprovação social inclusive sobre o que lemos, que não nos damos conta que muita gente está lendo e não fala, simplesmente por estar preocupada igual com a opinião alheia. Então as indicações vêm com um balsamo para quem como eu lê e consome esse tipo de literatura, sem culpa por saber que como em todos os outros gêneros, existem e bons livros e não tão bons livros assim.

A edição é um presente, linda! Folhas amarelas, fonte confortável para a leitura, ilustrada com a capa dos livros indicados, diagramação leve e poderosa, páginas coloridas destacando os autores citados no capitulo, com biografia e principais obras, revisão impecável e lista com autores citados.

E quando achei que teria terminado a despedida do autor Antônio Fagundes encheu meus olhos de lágrimas e mesmo sabendo que ele não vai saber, recebeu sonoros aplausos. Então, não deixe de apreciar até o final para não perder a cena pós créditos. Esse livro vai entrar para minha lista de “livros de estudo” são livros que leio, releio, faço consultas e claro, indico. A editora sextante tem vários livros nessa categoria, pelos quais ou grata.

E para quem não é dado a leitura e adquiriu esse livro, pela curiosidade, sem perceber já começou a ler e isso por si só é maravilhoso. Para algumas pessoas a meditação, ioga são formar de se reconectar consigo e é comum a essas práticas, o silêncio, fundamental para essa busca de uma paz e equilíbrio interior, mas, confesso que a melhor pratica para mim é a de abrir as páginas de um bom livro. Então, deixo aqui o meu desejo de: Boa leitura e divirta-se.

15 comentários em "Tem um livro aqui que você vai gostar [Antonio Fagundes]"

  1. Eu já tinha dado uma espiada muito por cima sobre este livro,mas admito com vergonha nesse momento, que nem tinha dado atenção rs
    Achei que era somente mais um livro bobo, destes que artistas fazem e pronto. Sem ensinamento algum.
    Por isso, já termino de ler colocando o livro na lista dos mais desejados.
    Quero muito me emocionar também e sim, expandir minha mente em relação a leitura, aos livros, gêneros e autores!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Como não desejar um livro do maravilhoso Fagundão?
    Um excelente ator, um homem exemplar e um leitor voraz só pode nos presentear com um super livro

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elisabete! Confesso que fico de olho nas indicações que Antônio Fagundes lança no seu perfil do Instagram. Achei um máximo a proposta do livro! Conteúdo primoroso, assuntos importantes e eu aqui já querendo ler rs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Elisabete.

    Não fazia a mínima ideia que existia esse livro, nem sabia nada sobre o lado leitor de Antonio Fagundes! Já vou correr e dar uma conferida no instagram dele KKKKK
    Fiquei bem curiosa para ler esse livro, já que amo acompanhar dica de leituras de outras pessoas;.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Elizabete!
    Desde que vi a entrevista do Fagundos no Pedro Bial e foi logo que lançou esse livro, ele já entrou para os desejados, porque é bem como falou, podemos nos identificar de várias formas, e, inclusive para nós resenhistas que temos blogs, deve ser um licro mais que fascinante.
    Sua resenha foi perfeita, listando sobre os tópicos.
    Valeu!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Sim, sempre que alguém que eu gosto, admiro, curto o trabalho, fala sobre livros minha anteninha já fica ligada. Acho que sempre vou ter um aprendizado nas entrelinhas. Que bom saber que você gostou tanto, porque também amo indicações dos blogs que eu visito diariamente.
    Vi que o livro traz muito conhecimento e de uma forma leve e gostosa de ler ne?? Aaah, fiquei bem curiosa :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Elisabete!
    Também gostei da premissa do livro, principalmente por ver tanta valorização nacional. Eu acho difícil indicar um livro, falar de aspectos positivos e negativos sendo imparcial, por isso valorizo o trabalho de vocês aqui no blog. A forma como esse livro foi organizado, abordando diversos gêneros da literatura e inclusive obras infantojuvenis foi feita pra agradar a todos os leitores. Adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elisabete!
    Dicas de livros são sempre bem-vindas, ainda mais quando o livro dá dicas de outro livro... Então é claro que fiquei interessada por Tem Um Livro Aqui que você vai Gostar, fiquei muito curiosa para saber as dicas de leitura do Antonio Fagundes e descobrir se li alguma delas rsrs.
    Valeu pela dica, anotada! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Elizabete .
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro .
    E táo bom ver alguém que a gente admira o trabalho na TV, teatro e cinema mostra esse lado leitor é se propõe a passar para os amantes da leitura dicas de livros .tenho certeza que deve ter muita indicação boa nessa públicaçáo.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que esse livro me chama a atenção por conta do Antônio Fagundes hahaha, admiro bastante. Eu amo livros que indicam livros, e a proposta desse é bem convidativa. Vou querer ler em algum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu também adoro livros que dão dicas de leitura, por isso adorei a proposta desse e claro que já quero saber mais sobre ele, ainda mais sendo o autor dessa obra esse grande ator que eu já super admiro.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo imaginar Antonio Fagundes como escritor, mas pela resenha, estou mais que curiosa. Gutemberg teve grande participação na imprensa, e são poucos que o citam. Tenho todos os livros de Laurentino Gomes, então em termo de conhecimento, esse livro é um prato cheio. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elisabete
    Gosto muito do Antonio Fagundes, mas ainda não sabia que ele era escritor e leitor. Que tudoooooo!
    Esse livro parece ser uma linda conversa sobre livros e a importância deles.
    Uma conversa e meditação sobre literatura.
    Já quero!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Impossível não querer conhecer as dicas desse grande ator que eu admiro tanto, fiquei aqui curiosa e empolgada, para assim como você, aumentar minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  15. Já admirava muito o Fagundes como ator.
    Agora depois de ler sua resenha desse livro preciso conhecer esse outro lado dele que não vemos muito na TV.
    Claro que vai pra lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir