acompanhe o blog
nas redes sociais

15.3.21

Trocas Macabras [Stephen King]

Stephen King

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Sabe aquele momento em que você sente saudades de um determinado autor, e, como por um passe de mágica, ele aparece de mão beijada pra você ler? Foi justamente isso que aconteceu. Stephen King sempre esteve em minha listinha de autores preferidos, e, óbvio, que não iria deixar essa oportunidade passar.

Trocas Macabras
Título: Trocas Macabras
Autor: Stephen King
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Suma
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 656
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

A até então pacata cidade de Castle Rock (cidade fictícia utilizada como cenário de algumas outras obras de Stephen), se vê instigada quando surge uma loja que será inaugurada em breve: Trata-se da "Artigos Indispensáveis". A grande pergunta feita por uma boa parte dos habitantes é: "Quais os produtos que serão vendidos nela?".

A curiosidade começa a ser sanada, quando o proprietário Leland Gaunt começa a vender os objetos de desejos dos seus clientes. Isso mesmo: Os produtos vendidos vão de acordo com os desejos daqueles que entram na loja, que vão desde cards de jogadores de basebol, passando por óculos que provocam encontros sexuais com Elvis Presley, até vara de pescar ou amuletos que aliviam dores físicas.

E o melhor é que os valores financeiros cobrados por Sr. Gaunt são irrisórios. A grande chave são as "peças inofensivas" que os compradores terão que pregar em outros habitantes escolhidos pelo vendedor. Em outras palavras, seria um tipo de pacto. Alguns dias após a inauguração da loja, acontecimentos completamente estranhos começam a pipocar por toda a cidade, chamando a atenção de Alan Pangborn (xerife da cidade), que logo começa a investigar e fazer conexões que levam ao centro dos problemas.

“Isso mesmo, disse Leland Gaunt. Além do mais, qual é o problema? É só uma piadinha inofensiva. E se fosse acontecer uma coisa séria por causa dela - e não vai, claro, mas só imaginando, só pelo bem do argumento, que fosse acontecer -, de quem seria a culpa?” Página 497

Essas "peças inofensivas" foram o estopim para o caos que instalou na tranquila cidade. E quando falo em caos, falo em catástrofe mesmo. Digna da batalha final de "Os Vingadores" (risos). Assassinatos com requintes de crueldade, brigas de gangues, etc.

Mais uma vez, Stephen mostra seu talento em deixar o leitor o mais próximo possível das sensações dos personagens. Em uma determinada passagem, senti a aflição passada por Nettie (quem tem TOC vai se sentir representado nesse trecho). Foram duas páginas relatando o cuidado/dúvida em relação ao fechamento das portas da casa.

“Nettie usou a chave de casa para trancar a porta depois de sair e foi até os fundos da casa para verificar se a porta do abrigo estava trancada. Estava. Ela partiu para a casa de Polly, a bolsa no braço e os olhos procurando o carro da polaca maluca (estava tentando decidir se, caso o visse, deveria se esconder atrás de uma cerca viva ou simplesmente se manter firme). Estava quase no final do quarteirão quando passou pela sua cabeça que não tinha verificado a porta da frente com o cuidado que deveria. Ela olhou com ansiedade para o relógio e refez os passos. Verificou a porta. Estava bem trancada. Nettie suspirou com alívio e decidiu que deveria verificar a porta do abrigo também, só por segurança.” Página 151

Um ponto que considero negativo para mim é o excesso de descrição. São várias as partes em que King insere informações que, ao meu ver, não tem tanta relevância. No mais, quando ele deixa de lado essa parte, a trama entra em um ritmo frenético, que faz o leitor virar as páginas em um piscar de olhos.

Durante várias passagens da trama fiz comparações e reflexões entre ficção e realidade, e, cheguei a conclusão de que não ficaram nada distante, infelizmente. Todos nós temos nossos lados bom e mau, e, dependendo do gatilho que formos expostos, nosso lado ruim pode nos dominar. A maldade que existe dentro do ser humano pode explodir naturalmente, mas pode vir também de "uma peça inofensiva" pregada, e isso ficou bem claro para mim quando estava lendo.

Em relação a parte gráfica, nota 1000. É capa dura, em alto-relevo e a imagem condiz com a trama. A diagramação interna é simples e confortável. Somos também contemplados com um mapa da cidade.

Finalizo a resenha indicando para quem gosta de tramas um pouco mais descritivas, cheias de referências a cultura pop e que gosta de fazer reflexões e comparações entre ficção e realidade.

15 comentários em "Trocas Macabras [Stephen King]"

  1. Ah eu amo um autor rs e ele se chama King!
    Doida por esse livro,mas nem na semana do consumidor ele baixou o preço, infelizmente e minha pobreza grita alto.
    Para matar a vontade da obra, eu fui atrás do filme bem antigo e acabei gostando muito,muito e deu para se ter uma ideia do quanto mais uma vez, o Mestre trouxa as falhas e maldades da humanidade nesse livro!
    Com toda certeza do mundo, quero ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nardonio! A cada novo lançamento de Stephen King meus dedos coçam de vontade de adquirir o exemplar. Eu tô doida pra ler esse livro. A narrativa do autor é marcada por inúmeras descrições, fato que não me incomoda. Vamos ver se com esse livro será diferente, qdo eu tiver a oportunidade de lê-lo. King tem um talento absurdo para abordar o pior da humanidade, né?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nardonio

    Nunca li nada do Stephen king por motivos de medo mesmo KKKKKKK
    Tenho muita vontade de conhecer mais sobre ele e suas obras, já que muitas pessoas são apaixonadas por ele, mas ainda não tive coragem

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Dom!
    DEve ser complicado quem tem toc...
    Não sei estaria dispota a qualquer coisa para conseguir o que quero…
    King é sempre uma boa pedida, ainda mais quando é um livro mais psicológico com uma pitada de sobrenatural.
    Mesmo grande e com algumas partes que poderiam ser suprimidas, sempre vale a pena.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Obaa, que legal ver essa resenha por aqui. Ano passado, acompanhei várias desse autor e fiquei bem curiosa porque confesso que não é um gênero que eu leio muito. Mas os comentários sempre são muito bons. Aliás, você mesmo disse que está na lista de preferidos. E eu adoro conhecer os favoritos de quem eu acompanho sempre!! Fico com um pé atrás quando vejo muita descrição também, já desisti de um livro esse ano por isso, e estou tentando dar uma chance de novo. Mas nesse caso, dizem que ele é o rei desse gênero ne?!

    ResponderExcluir
  6. Claro que em um livro do tio King o que a pessoa mais deseja não teria apenas um valor irrisório.....
    Realmente desperta inúmeras reflexões não é? Se desejo muito algo e de repente me é dada a chance de tê-lo o que seria capaz de fazer?
    Adorei que tem referências a cultura pop.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nardonio!
    Um dia vou ler algo do autor, pode anotar aí. Cada resenha que leio me faz querer conhecer sua escrita e esse me perece um livro sem muito sobrenatural, então acho que da pra encarar. Eu penso muito sobre esse caráter dúbio do ser humano, e vejo que é algo que o autor explora bastante. Me solidarizo com a angústia de Nettie, viver em constante vigilância pode ser muito opressor. Só não gosto muito de descrição excessiva nas histórias, mas pra ler uma obra do King vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nardonio!
    Ah, agora entendi o porque do título ser Trocas Macabras... Estou aqui tentando imaginar quais seriam as "peças inofensivas"...
    E nossa, fiquei com aflição apenas em ler os seus comentários e o trecho sobre o TOC da Nettie, imagine então como eu ficaria lendo as duas páginas?!... Eu tinha um TOC, mas era as janelas em vez das portas, por isso sei bem como é...
    Sinceramente também acho negativo o excesso de descrição, mas curto thriller e suspense e tenho uma certa curiosidade em conhecer a escrita do Stephen King... Quem sabe um dia eu leia começando por Trocas Macabras?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    A premissa é bem interessante
    Já posso até imaginar quem é o dono da loja e que pacto é esse que as pessoas tem que fazer para conseguir o óbito de seus desejos e essas peças inofensivas que esses habitantes tem que pregar nos habitantes da cidade de inofensivas náo tem nada .
    Nunca li nada do autor até tenho dois livros dele que comprei há muito tempo mas está encalhado aqui .aquela mania de comprar livros porque estavam com preços beem baixos ...rsrs

    ResponderExcluir
  10. Sou fã de Stephen King e já acho seus livros bem detalhados. Agora Trocas Macabras pelo jeito consegue ser bem mais detalhista. Eu gostei e quero muito ler, tem uma história interessante que acho que vai me prender no contexto.

    ResponderExcluir
  11. Até hoje não li nada do autor, não sou muito fã dos gêneros que ele escreve, mas pretendo dar uma chance e ler Ascensão. Dá para sentir que ele é genial na arte da escrita, apesar dessa parte descritiva; não gosto. E a premissa me deixa com um certo receio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá! Ai ai, toda vez que me deparo com uma resenha do King, me bate aquela dúvida, há aquela empolgação e curiosidade em conhecer a escrita do autor, mas por outro lado, lembro-me da minha intolerância com cenas que envolvem sangue e catástrofes, mesmo elas sendo apenas descritas.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dom
    Achei a premissa muito interessante.
    Ter o que quer, e ter que pagar esses preços ousados, devem ser trocas marcantes! Além de muito macabras.
    Esse é um dos que mais quero ler do King, o duro que sou medrosa. Kkkk
    Ai, ri do óculos do Elvis kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olha em se tratando de King sempre me deparo com aquela dúvida cruel de ler ou não ler (risos), calma que eu explico, primeiro o gênero não é o meu favorito, pelo contrário passa bem longe, mas em contrapartida sei que o cara é fera, então não posso negar que tenho vontade sim em ler um dos seus trabalhos e de preferência aquele com o menor número de cenas com sangue.

    ResponderExcluir
  15. Tive o prazer de ganhar esse livro e capa é maravilhosa, fiquei com dó de tirar do plástico.
    O enredo parece um pouco com nossa realidade que dá até medo.
    Mas claro que King sempre coloca um ar de sobrenatural e mistério na trama.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir