acompanhe o blog
nas redes sociais

5.4.21

Amores Proibidos Na História do Brasil [Mauricio Oliveira]

Mauricio Oliveira

Quando o site mybest Brasil (@mybest_brasil) me convidou para uma parceria, na qual eu faria a indicação do meu Livro de Não-Ficção favorito, aquele livro que me impactou positivamente e por isso eu recomendaria, na mesma hora lembrei de Amores Proibidos Na História do Brasil de Mauricio Oliveira, uma leitura que fiz em 2015, mas que guardo na lembrança até hoje.

Convido a todos para visitarem a mybest Brasil para conhecer minha opinião deste grande livro e também as dos outros produtores de conteúdo que participaram junto comigo desta publicação.
Link: https://mybest-brazil.com.br/19472

Sobre a mybest Brasil: é um site de recomendações de produtos de diferentes categorias. Além de detalhados guias de compra, o site publica rankings dos melhores produtos para comprar online e resenhas de especialistas e influenciadores.
Amores Proibidos Na História do Brasil
Título: Amores Proibidos Na História do Brasil
Autor: Mauricio Oliveira
Editora: Contexto
Gênero: História do Brasil
Páginas: 160
Edição:
Ano: 2012
Favorito
Onde comprar: Amazon

O que dizer de Amores Proibidos Na História do Brasil para ser justa com a obra? Nunca passou pela minha cabeça que fosse gostar tanto de um livro não-ficção, que relata alguns romances verídicos que se destacaram na história do Brasil.

“Amores proibidos nunca foram fáceis. Por influência de algum mecanismo insensato da psiquê humana, as paixões se tornam ainda mais sedutoras, perturbadoras e atraentes quando há algum impedimento para que se realizem em toda sua plenitude.”

Os casais retratados no livro são:

Chica da Silva e João Fernandes (1753-1779), Dom Pedro I e Marquesa de Santos (1822-1829), Giuseppe e Anita Garibaldi (1839-1849), Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira Leite (1873-1889), Chiquinha Gonzaga e João Batista Lage (1899-1935), Oswald de Andrade e Patrícia Galvão (a Pagu) (1928-1935) e Lampião e Maria Bonita (1930-1938).

 
Dom Pedro I e Marquesa de Santos - Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira Leite

 
Giuseppe e Anita Garibaldi - Lampião e Maria Bonita

Acredito que todos já ouviram falar deles, senão pelos livros escolares, por algumas séries exibidas na televisão, mas aqui suas vidas são retratadas de modo diferente, um pouco mais detalhada que nos livros e menos fantasiosas que nas séries. Ao ler cada uma delas, acreditamos na precisa narração de Mauricio, algumas vezes pontudas por trechos de cartas correspondidas entre os amantes ou pelas descrições de diários pessoas.

O livro conta com 160 páginas, então se eu me delongar vou acabar com a surpresa reservada a cada casal, mas gostaria de deixar aqui alguns trechos que me marcaram, pois mostram como nosso povo desde cedo foi ludibriado pelos seus governastes. Vejam um trecho de 1753, onde João Fernandes tem que deixar o Brasil para estudar, já que a Coroa Portuguesa evita educa-lo na tentativa de mantê-lo dominado:

“Não havia universidades na colônia, por proibição expressa da Coroa, que queria evitar o surgimento de uma geração de brasileiros críticos o suficiente para começar a pleitear a independência.”

Ou quando Delfim Pereira, mesmo sabendo que D. Pedro dormiu com sua mulher, fica logo conformado com o caso, pois por meio dele, consegue um importante cargo que lhe permitiria enriquecer ilicitamente:

“Com o tempo, Pereira esqueceria de vez qualquer ressentimento para se tornar amigo íntimo de D.Pedro, que lhe valeria uma nomeação como superintendente das quintas e fazendas imperiais. Era um cargo extremamente compensador do ponto de vista financeiro - menos pelo salário e muito mais porque facilitava a cobrança de propinas.”

E alguns amantes ainda nos ensinam que a vida não perdoa, então nós temos que aprender a perdoar.

“Se pudessem voltar ao dia em que se conheceram a bordo do Chimborazo, é provável que tanto Joaquim quanto Eufrásia tivessem se esforçado para mudar seus destinos. Mas a vida é uma só - e não costuma perdoar indecisões.”

Conheça um pouco mais sobre os amores proibidos da história de nosso país, uma deliciosa forma de aprender um pouco da nossa história, contata através de histórias de amor.

“Em seu favor pode-se argumentar, ao menos, que nenhum grande amor deve ser considerado um erro.”

16 comentários em "Amores Proibidos Na História do Brasil [Mauricio Oliveira]"

  1. O MyBest é tão lindo!! Eu vivo indo lá conferir indicações de amigos que como você, são honrados para partilhar suas escolhas.
    E vou dizer que amei muito sua escolha. Não, eu ainda não li,mas só de ler sobre os amores reais acima, deu aquele aconchego gostoso no peito.
    Giuseppe e Anita foram meus favoritos.Eu não perdia um episódio da série na tv!!
    E com certeza, é um livro que se puder, lerei!!!
    Obrigada!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oiie,
    Adoro esse site, já vi amigos próximos que são bookstagram também fizeram varias indicações por lá.. Não conhecia essa obra, mas fiquei bastante curiosa para conhecer, já conhecia alguns casais até que um ai é da minha cidade onde nasci.. Cresci ouvindo historias deles.

    Beijinhos: Tempos Literários


    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia esse site, achei bem interessante! ótimo para olhar o que as pessoas estão achando sobre alguma coisa!
    Sobre o livro: Deve ser muito bom! Amo que trás sobre a história do Brasil, já to vendo que meu ranço por Dom Pedro I vai aumentar KKKKKKK
    Não consegui comentar no post sobre o resultado do top comentarista de março, então vai por aqui mesmo. Muito feliz por ter ganhado! Já no aguardo do e-mail.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gisela! Gente, não conhecia esse site. Parece ser incrível e super interessante. Vou correndo conferir. Não conhecia esse livro tbm. Deve ser uma leitura prazerosa e rica no sentido histórico. Fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco sobre esses amores proibidos.

    ResponderExcluir
  5. Amo quando livros nos marcam tanto que pode passar anos e não nos esquecemos né? Também tenho alguns livros lidos nesse mesmo ano que estão no meu coração.
    Que legal que o site procurou você para a parceria, acredito que é algo incrível!
    Esse primeiro quote é babado hein??? Nunca vivi algo assim proibido não, mas que tem um quê de mistério e sensualidade, tem! HAHAHA
    Achei incrível essa resenha, me deu muita vontade de conhecer todas essas histórias.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi!
    Estava lá no My Best! Parabéns por essa conquista.
    Tão bom a sensação de ser surpreendida positivamente por uma leitura.
    Conheço por alto as histórias dessas importantes figuras

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gisela!
    Parabéns por ter sido convidada pelo site mybest Brasil, você merece!
    Não conhecia Amores Proibidos Na História do Brasil, mas conheço as histórias de Chica da Silva e João Fernandes (através de uma série de tv) e Giuseppe e Anita Garibaldi, e apesar de não ter mais o costume de ler livros de não-ficção (lia bastante na minha adolescência esse gênero), se a oportunidade de ler esse livro surgir arriscarei a leitura sim :)
    Abraços, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Gi!
    Bacana ser convidada para participar do MyBest, já fui lá dar uma olhada nos outros também.
    Parabéns.
    Sua identificação fou bacana, gosto muito de fatos históricos e não conhecia o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá Gisela!
    Estava torcendo pra ter Guiseppe e Anita rsrs, eles são minha referência quando se trata de romances históricos no Brasil. Estou de queixo caído com esses quotes, quanto de nossa história estão nessas palavras. Como adoro romances, não posso deixar de conhecer mais sobre esses ícones brasileiros, muitos dos quais eu só conheço superficialmente.
    Não conhecia a plataforma Mybest Brasil, vou correndo ver as indicações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,Gi
    Nossa que legal, fui lá no site da Mybest Brasil conferir sua indicação. Parabéns!
    Amo história e claro os romances que nos ajudam a entender, conhecer e compreender mais do nosso passado.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Gisela
    Parabéns pelo convite .ja conheço o site é vou lá conferir. Tenho certeza que sua indicação vai despertar a vontade de muita gente de ler o livro.
    Eu náo conhecia o livro
    Desses casais citados sei um pouco da história de Giusepe e Anita .
    Se tiver oportunidade quero ler sim .

    ResponderExcluir
  12. Uau, amei essa indicação. Eu quero ler mais livros de não-ficção, e esse me chamou atenção pela proposta. Deve ser bem interessante conhecer essas histórias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece maravilhoso, amo livros históricos, trás muita informação que a gente desconhece. Algumas historias ja conheço, mas sempre da para agregar conhecimentos. É um livro que eu gostaria de adquirir futuramente.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Essas listas são ótimas para aumentar (ainda) mais as nossas listas de desejados, agora acrescentei Amores Proibidos na História do Brasil, eu adoro história do Brasil, portanto, claro que fiquei animadíssima para conferir, e por enquanto o único que já li foi O diário de Anne Frank.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada, pois sou apaixonada por livros deste tipo que nos mostra um pouquinho da nossa história, sem dúvida vai ser uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gisela
    Não conhecia o My best, mas vou entrar no site sim! Parabéns pela indicação.
    Também não conhecia o livro, porém adoro história de amor proibido e sendo do Brasil é mais interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir