acompanhe o blog
nas redes sociais

17.5.21

É Assim que se Perde a Guerra do Tempo [Amal El-Mohtar e Max Gladstone]

É Assim que se Perde a Guerra do Tempo

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Esta é uma estória muito diferente de qualquer outra. O modo como isso foi escrito ainda não tinha visto em nenhum outro livro, por isso foi fantástico lê-lo.

Para situar melhor o enredo preste atenção em dois pontos. Existem duas organizações, Jardim e Agência. Elas lutam entre si para ver qual das duas conseguem construir um futuro melhor para cada uma. Por isso, enquanto uma está destruindo, outra está tentando salvar o que foi destruído, e vice-versa. A trama ocorre nesta confusão sem fim.

Amal El-Mohtar
Título: É Assim que se Perde a Guerra do Tempo
Autor: Amal El-Mohtar e Max Gladstone
Tradutor: Natalia Borges Polesso
Editora: Suma
Gênero: Romance
Páginas: 197
Edição:
Ano: 2021
Favorito
Onde comprar: Amazon

É quando conhecemos Blue e Red, que estão cada uma de um lado dessa guerra temporal. Elas se comunicam por cartas de início se afrontando, querendo provocar uma a outra, até que vão se aproximando mais e mais, e se apaixonam. É uma trama que de início irá fazer você ficar perdido e achar que não há como sair desse emaranhado de situações absurdas.

O leitor de fato se sentirá perdido, sem entender quase nada, isso pelo fato de estarmos acostumados a acompanharmos estórias que ocorrem numa linha de tempo ascendente de fatos. Isto é, sempre seguindo uma ordem de acontecimentos. Acontece que neste livro não importa o que veio primeiro ou não, ou sequer saber por onde começou tal coisa. O que é necessário focar é nas duas personagens que tem muito a dizer nesse trabalho que as consome muito.

“Quando ela se ajoelha e estende a mão, sente dez centímetros remanescentes de chão, e então o abismo. Golpes de vento forte e frio passam por ela: o hálito da própria Terra, ou de algum monstro nas profundezas. Uiva. O som chacoalha os móbiles de ossos que as freiras fabricam ali embaixo, para se lembrarem da impermanência da carne. Os ossos cantam e giram, penduradas por fios de medula na escuridão.”

É um misto de sensações gigantes, tudo é muito intenso e vívido. A forma como elas vão se conectando é surreal de bonito, não há outra forma de descrever. São personagens fortes e personalidades atípicas que se mesclam num enredo perfeito.

É nesta avalanche de sentimentos e guerras sem fim, que pensamos como seria o final que ambas pudessem se encontrar e vive-lo sem causar ou destruir o que suas organizações prezam. E que final foi esse?

“O amor me confunde. Eu nunca tinha sentido isso antes. Mas quando penso em você, eu quero ficar sozinha junto. Eu quero ficar contra e a favor. Eu quero viver em contato. Quero ser um contexto para você, e que você seja para mim. Eu te amo.”

Há muito não lia algo que me tirasse da zona de conforto. Confesso que adorei ter me bagunçado todo para aos poucos e ir me desembrulhando desse nó que é o livro. Que narrativa sensacional e que ideia genial tiveram essas autoras.

Ao mesmo tempo que adoraria ver isso adaptado, penso que poderiam estragar a complexidade de algo tão primoroso. É uma leitura de tirar o fôlego e o livro cumpre com o que promete. Espero que tenham a oportunidade de ler esta obra e se encantem tanto quanto eu.

“Eu gosto de escrever para você. Eu gosto de ler você. Quando termina suas cartas, eu passo horas desvairadas em segredo compondo respostas, ponderando maneiras de enviá-las. Eu consigo desencadear qualquer combinação química com uma frase cuidadosamente composta; uma fábrica dentro de mim produz qualquer droga que eu queira. Mas a sensação de ler enviar não se compara a droga alguma.”

O livro tem diálogos profundos que chegam a ser poéticos. Ele faz o leitor ter indagações sobre a vida e o tempo e de como o usufruímos, transformando a leitura ainda mais prazerosa e satisfatória.

Que livro! Não é à toa que recebeu tantos prêmios importantíssimos, como o Nebula, Hugo e Locus.
Leiam, ótima leitura a todos!

15 comentários em "É Assim que se Perde a Guerra do Tempo [Amal El-Mohtar e Max Gladstone]"

  1. E tem outra alternativa a não ser desejar ler o livro nesse momento?
    Que resenha incrível, não só pelo sentimento colocado,mas por apresentar essa viagem entre cartas, não deixando de forma alguma o sentimento morrer ou se perder no espaço.
    Tá, eu já tinha visto esse livro pelo mundo literário e até lido algumas resenhas, mas nada que chegasse perto do que senti ao ler essa.
    Com certeza, é um livro que vai agora para a lista dos mais desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Douglas! Só o título do livro já fez meu interesse despertar, sua resenha ,então, foi tiro certo pra que minha vontade de conhecer essa história aumentasse em níveis absurdos rs. Eu adoro narrativas originais e diferentonas, assim como diálogos poéticos e reflexivos. Doida para adentrar nesse universo de Blue e Red.

    ResponderExcluir
  3. Oi Douglas,
    É Assim Que Se Perde A Guerra do Tempo está bem hypado. E pelo visto é um hype super merecido.
    Mesmo fugindo do que curto ler, a premissa é bem original e instigante, justamente por não ser linear.

    ResponderExcluir
  4. Douglas!
    A escrita epistolar é bem diferente mesmo e traz um ar romantizado, o que favorece ainda mais, principalmente em uma época onde as protagonistas não poderiam se comunicar, principalmente por fazerem parte de agêncaias diferentes.
    Deve ser uma ótima leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Douglas!
    Esse livro é a prova de que combinações inusitadas funcionam! Eu achei muito interessante o enredo e a afeição das personagens gerada pelas cartas, algo de se pensar em tempos em que todo mundo está conectado. Os quotes que você selecionou são muito bonitos. Uma adaptação da obra seria algo bem legal também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro conhecer livros que ganharam prêmios, mostra que tem muita coisa linda pra se ver e ensinamento importantes. Já vi resenhas tão lindas quanta a sua e sempre mostram o quanto o livro tem uma escrita diferente e muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Douglas

    Acho que esse é o tipo de livro que ou você ama ou você odeia, difícil encontrar o meio termo KKKK
    Já vi muita gente criticando, mas já vi gente elogiando também.
    Apesar de querer ler, não é uma prioridade minha, então provável que não irei ler tão cedo.
    Mas é legal que é uma experiência nova né?

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Douglas!
    Amo histórias onde os personagens trocam cartas, por isso já me interessei em ler a história de Red e Blue, se a oportunidade de ler É Assim que se Perde a Guerra do Tempo surgir lerei com certeza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Bem legal quando um livro nos tira da zona de conforto, que da uma chacoalhada.

    Parece bem diferente e ao mesmo tempo instigante.
    Gostei da proposta e também da sua resenha, essa troca de cartas gosto bastante.

    ResponderExcluir
  10. Olá Douglas!
    Confesso que achei esse estilo de escrita bem confuso, mas acredito que a literatura está aí para nos surpreender, e aqui Amal e Max conseguem prender o leitor justamente por essa história não linear.
    O próprio jeito com o qual a história é escrita agrega personalidade às protagonistas, e isso nos faz entendê-las. Provavelmente trata-se de uma leitura que deve ser feita cuidadosamente pela complexidade, mas a experiência como um todo com certeza deve ser muito satisfatória.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Uau! Já vai para a lista. Vi esse livro algumas, mas não sabia do que se tratava. Uma premissa intrigante, e o diferencial da narrativa me chama a atenção; bom saber que causa essa confusão, mas percebo que vale a pena se perder nessa história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Já vi resenhas sobre esse livro mas não bateu aquela vontade de ler.
    A sua resenha foi a mais completa que li .creio que será uma ótima leitura para aqueles que curtem esse tipo de narrativa.
    Parabéns pela ótima resenha

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu já vi tanta coisa em relação a esse livro, por isso acrescentar ele na minha lista de leituras foi praticamente obrigatório né, é impossível não ficar curiosa em relação a maneira em que a história é contada e claro, conhecer esses personagens.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Douglas
    Li outros comentários positivos sobre esse livro e agora com sua resenha só aumentou minha vontade de lê-lo.
    Em meio à guerra encontrar o amor de forma pura e poética não é fácil na prática, mas deve ser lindo. Uma história de amor e aprendizado.
    Logo lerei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ao mesmo tempo que tenho certo receio em relação a leitura, justamente por ficar perdida, não posso negar que bate sim aquela curiosidade em conferir a maneira tão diferente que os autores nos entregaram essa história.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir