acompanhe o blog
nas redes sociais

10.5.21

Na Corda Bamba [Kiley Reid]

Kiley Reid

Cortesia da Editora Arqueiro

Such a Fun Age venceu o Goodreads Awards 2020 na categoria Romance de Estreia. O livro chamou a atenção do mercado literário e a Editora Arqueiro foi rápida em trazer o livro da americana Kiley Reid aqui para o Brasil.

Na Corda Bamba, como o título foi traduzido, é um drama contemporâneo que fala sobre temas importantes para os dias atuais.

Na Corda Bamba
Título: Na corda bamba
Autor: Kiley Reid
Tradutor: Roberta Clapp
Leitura Sensível: Rane Souza
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama
Páginas: 320
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Emira Tucker é uma jovem negra que trabalha como babá. Ela é chamada para retirar a pequena Briar de dentro de casa após ela ser atacada por vândalos. As duas estão no supermercado quando um dos seguranças acusa Emira de estar sequestrando a garotinha branca. Um dos clientes filma toda a discussão.

“Emira sabia que deveria ter ficado mais incomodada com o preconceito flagrante daquela discussão. Porém, mais do que expô-la ao racismo, a noite no Market Depot trouxera uma enxurrada de mal estar.”

Alix, mãe de Briar, fica chocada com todo o ocorrido e tem medo que Emira largue o trabalho por causa do que aconteceu. É quando ela percebe que mal conhece a pessoa que cuida de sua filha e tenta se aproximar da jovem babá.

Quando uma parte do passado de Alix vem à tona, as diferenças raciais e sociais entre Alix e Emira são colocadas sob um microscópio.

Pensei que a história fosse girar mais em torno do preconceito sofrido no supermercado e da culpa de Alix por ser uma mulher branca e privilegiada, mas Kiley Reid não foca tanto nesse fato. Ele serve apenas de gatilho para a autora discutir sobre equidade racial, social e trabalhistas. Alguns leitores podem achar que a autora perdeu o foco, mas fica claro desde o início que esse nunca foi o objetivo dela. O objetivo é provocar o leitor para ele pensar sobre temas como racismo, lugar de fala, culpa branca, relações inter-raciais e relações entre patrões e empregados domésticos.

Outro ponto importante é que não há mocinhos ou vilões nessa história. Os personagens são imperfeitos assim como as pessoas da vida real. Mesmo assim, consegui ter empatia por Emira que está em busca de quem realmente é e o quer da vida.

A diagramação da editora Arqueiro é sempre ótima. Apesar de achar a capa da versão americana mais bonita, a capa nacional, com a aquarela de Mariana Sguilla, faz mais sentido com a história. A editora tomou o cuidado de usar uma leitora sensível, o que demonstra o cuidado que a editora teve com a obra.

Na Corda Bamba é uma obra impactante que vai te fazer ver várias situações que, infelizmente, ainda acontecem no nosso dia a dia sob uma ótica diferente. A narrativa de Kiley Reid é fluida, mas traz tanto nas entrelinhas... É surpreende que este seja apenas o primeiro romance da autora.

Com amor, André | Garotos Perdidos

15 comentários em "Na Corda Bamba [Kiley Reid]"

  1. Quando vi a capa deste livro pela primeira vez, confesso que não imaginava a discussão de temas tão intensos e necessários, como o racismo.
    Jurava que era uma comédia.
    Acredito que não seja apenas o racismo,mas isso da parte branca da história meio que desejar chamar atenção com o racismo sofrido pela outra parte.
    Sei que é um livro que está na minha listinha de muito desejados. Acho que seja o tipo de livro necessário!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá, André

    Faz um tempo que vi as pessoas falando desse livro, e fiquei com muita vontade de ler, mas acabou que o tempo foi passando e que acabei esquecendo desse livro.
    Ele já tava na minha lista, então quero ler esse ano ainda!
    Não sei como é a capa original, vou procurar ela, já que você disse que ré mais bonita

    ResponderExcluir
  3. Oi, André! Gosto tanto quando o livro traz personagens reais, humanos e imperfeitos. Sua resenha despertou meu interesse para conhecer essa história. São temas necessários e que precisam ser debatidos em todo e qualquer espaço.

    ResponderExcluir
  4. Assim que vi a capa e nome do livro achei que se tratava de um livro leve, um Chick Lit, até mesno romance.
    Jamais esperava que se tratava de um livro cok com um tema forte,importante, necessário e infelizmente comum

    ResponderExcluir
  5. Essa é a segunda resenha que leio desse livro. Já aconteceu isso com minha mãe, mas no caso ela é branca e eu sou negra. A confusão só terminou depois que meu pai apareceu. Imagino que seja um livro incrível e super necessário, pelo menos é isso que percebi nessas duas resenhas.

    ResponderExcluir
  6. Somente pela capa eu nunca imaginaria do que se trata o livro.
    Um tema bastante interessante e uma discussão importantíssima.

    ResponderExcluir
  7. Olá André!
    Muito bom saber que a autora já nos mostra no seu livro de estreia todo o seu poder de escrita e de falar sobre temas importantes. Achei a capa bem bonita. Também gostei do fato da história abordar questões trabalhistas e a relação entre patrão e empregado, que tende a ser mais distante mesmo, e talvez por causa disso haja tanta falta de empatia por aí. Uma leitura mais do que necessária.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quando vi essa capa pensei que se tratava de um romance .nao imaginava que um dos temas abordados seria essa questáo do tratamento entre patrão e empregado e ainda mais quando se trata de pessoas negras e pessoas brancas .isso acontece muito mesmo na vida real .
    E um tema super importante que merece ser retratado mais vezes na literatura.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Estava interessada nesse livro, mas agora eu tenho certeza de que preciso ler. Eu gosto dessas leituras provocantes, e os temas abordados são necessários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. André!
    Me parece que é um livro que fala a realidade de forma crua e mesmo sem falar apenas pelo episódio de racismo, parece ainda melhor, porque nos faz refletir sobre diversos outros assuntos amplificados e emportante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Oi, André!
    Confesso que prefiro quando o livro gira em torno de um romance, mas Na Corda Bamba parece ser um daqueles livros que devem ser lido por causa dos assuntos tão importantes abordados pela a autora, entre eles o racismo e a relação entre patrões e empregados domésticos... Se a oportunidade surgir, mesmo não fazendo parte do meu estilo de leitura, irei arriscar a leitura sim :)
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá André!
    Gente, esse livro foi lançado e acredita que eu nem fiquei sabendo? Mas naturalmente já coloquei a obra na minha lista de desejados no Skoob, pois essa leitura parece ser incrível e extremamente reflexiva.
    É interessante o fato de a autora nos fazer pensar que vai seguir por um caminho e na verdade entra em discussões diferentes, porém acredito que toda essa questão racial é bem abordada. Achei a capa linda, ela expressa muito bem a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá! A história parece ser incrível, acho bacana que a autora tenha usado essa estratégia de nos fazer refletir um bocado sobre temas tão importantes e sensíveis.

    ResponderExcluir
  14. Oi, André
    Um livro realmente importante e impactante .
    Acredito que após lê-lo nossa visão muda para muitas coisas.
    Quero ler mais livros com personagens negros, e que falem sobre lugar de fala também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu estou de olho nesse livro há um tempo, justamente por trazer uma história tão realista que de fato poderia ter acontecido (na verdade acontece né), e adorei saber que não há vilões, mas sim personagens com defeitos, bem típico de nós, acho que torna a leitura ainda mais pessoal.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir