acompanhe o blog
nas redes sociais

10.6.21

De Olho Nela [Kate Stayman-London]

Kate Stayman-London

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Olá pessoa, eu me encantei com a sinopse e a capa desse livro e assim que comecei a ler, foi tão incrível que essa resenha é para te dizer: LEIA ESSE LIVRO!

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus-size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show ‘É Pra Casar’, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.

De Olho Nela
Título: De Olho Nela
Autor: Kate Stayman-London
Tradutor: Alexandre Boide
Editora: Paralela
Gênero: Comédia Romantica
Páginas: 384
Edição:
Ano: 2021
Favorito
Onde comprar: Amazon

Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: ‘É Pra Casar’ quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.

“O Meu corpo não é uma coisa a ser 'superada', Bea falou com frieza. Eu não tenho a menor intenção de dedicar a minha vida a um homem que tem vergonha de mim”

E você precisa saber que toda essa linguagem das redes sociais foi super bem usada e explorada nesse livro. Pela primeira vez eu vi um blog, instagram, podcasts e as mídias já estabelecidas serem usada em um livro sem parecem caricatas ou mesmo superficiais, ao contrário. Esse livro mostra como tudo hoje em dia está integrado e se consolidou em seu próprio espaço criando o todo da comunicação.

Outro fato delicioso nesse livro é a questão de a representatividade não ser apenas focada no universo das mulheres gordas. Várias minorias são muito bem retratadas e temas superimportantes são abordados ao longo do programa. E também os haters (odiadores) no bom e velho português, são mostrados como eles são! Alguns só discursadores de ódio e outros com a panfletagem do essa fala é importante só que..., ou seja, os disfarçados de boas intenções. Então é um livro que não cai no discurso vazio e sim mostra a vida como ela é.

Quando as câmeras começam a rodar, Bea percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… E para quem ama realitys esse livro é mais que um prato cheio. Porque mostra muito do por trás das câmeras e que quando existem pessoas envolvidas, para algumas o que acontece lá no show é mais que entretenimento e sim vida real. E que todos nós assim como Bea mesmo tendo nos enchidos de garra e coragem para ser quem realmente somos ainda somos seres em desconstrução e em construção.

Com momentos de leveza e várias risadas garantidas, vamos acompanhando a nossa nova melhor amiga Bea conhecendo seus pretendentes e começamos mesmo a viver a vida de quem assiste reality show. Afinal, durante a leitura vamos escolhendo os candidatos queridinhos, torcendo por um ou por outro, mas sempre esperando que Bea não nos decepcione quanto a ser uma mulher que se ama, antes de qualquer um. E claro, com essa torcida vem aquelas vontades de torcer o lindo “pescocinho” dela em alguns momentos. Mas sem aquele ódio mortal que nos faria querer parar a leitura. As viras e reviravoltas são bem dosadas e emocionantes no ponto certo para acreditarmos que aconteceriam daquela maneira. Mas a parte que realmente ela me ganhou foi quando mostrou que entendeu que tudo o que ela tinha era mais importante do que o que gostaria de ter.

“Ser magoada, estar morrendo de medo e saber que a única maneira de ser feliz de verdade é se arriscar a passar por tudo aquilo de novo? É assustador. Mas, se você quiser realmente alguém se torne íntimo de você, essa é a saída.”

Para quem viveu situações e traumas como a da Bea é muito fácil entender seus conflitos, algumas dores e inseguranças. Saber que o problema de ser gorda e sofrer gordofobia vai além de não encontrar roupas com facilidade ou ser julgada por algo que ninguém tem direito de fazer que é o meu corpo. Que as inseguranças não estão ali por nada ou é algo de agora. Não! É muito mais fácil acreditar nas mentiras e acusações que as pessoas fazem, porque a maioria começa vindo de quem amamos. Daquela tia bem-intencionada, do primeiro crush na escola, da amiga que só quer o nosso bem.

E foi algo que o livro mostrou com uma naturalidade e leve que não é comum, porque cair na caricatura e no discurso vazio é muito fácil por ser uma questão muito arraigada na sociedade. E isso não é apenas com a mulher gorda, porque li que tam 42 é gorda, mas meu Deus! É praticamente o tamanho PADRÃO da sociedade. Percebe? A gente ainda acredita que o tamanho da mulher é o 38!

Por isso digo, só leia! Esse romance que entrega TUDO que promete na sinopse, e muito mais, garantindo uma leitura que vai te divertir, fazer pensar a ainda ser um ótimo programa para qualquer dia da semana! Leia o que te faz feliz e divirta-se!

ps.: troquei o termo americano plus-size nessa resenha por gorda porque, se te deixou desconfortável ou mesmo acha o termo agressivo só mostra que esse livro é muito pra você!

14 comentários em "De Olho Nela [Kate Stayman-London]"

  1. Eu já imaginava que havia um propósito na troca do termo e não é que incomodou rs mas a gente está tão habituado a camuflarem a verdade hoje em dia.
    Fui tomar a vacina estes dias e alguém me questionou os motivos de eu estar na fila de prioridades. Eu disse: por ter um rim apenas, dois transplantes e sim, sou gorda. Deu pra notar?
    Sei lá, foi quase que como assinar um termo de liberdade.
    Por isso sim, espero de coração poder ler este livro o quanto antes. Não para somente me inspirar em Bea, mas também para entender que somos humanos e isso independe de tamanho de roupa.
    Gratidão por uma resenha tão linda!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisabete! Caramba, que resenha convidativa! Não conhecia o livro e fiquei cheia de vontade aqui. Acho tão importante a representatividade na literatura. Acompanhar a história de Bea é como se acompanhássemos a nossa própria história, cada uma dentro das suas singularidades. Excelente dica!

    ResponderExcluir
  3. Se já estava com vontade de ler, depois dessa resenha incrível a vontade aumentou ainda mais.
    Aí ai Bea não quer se apaixonar né...sei...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que assim que terminei de pensar "caramba, que capa legal", leio que você pensou a mesma coisa HAHAHA Só imagino que a experiência em ler seja tão interessante quanto você falou. Adoro livros assim, com essa leveza e que ao mesmo tempo é um livro sensacional! Quero muito conhecer depois de você falar tão bem dele :)

    ResponderExcluir
  5. Elisabete!
    Como uma boa gorda, claro que tenho de ler esse livro e dar boas risadas.
    Na verdade, nunca me importei muito com os gordofóbicos, sempre procurei ser quem sou e nunca me senti ofendida, o importante é me sentir bem.
    Mas ver um livro tão bem escrito e sem caricaturas ou exageros e com muitas risadas, deve ser uma leitura muito boa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá Elizabete!
    Muito bem pensado usar "gorda" ao invés de "plus size", as pessoas realmente têm medo de falar e se apegam ao termo americano como uma forma mais "dócil" de falar sobre o assunto. Só o fato de existir um padrão já é um problema por si só, mas ele ser tão cruel e irreal o torna ainda pior. Achei muito interessante a forma que a autora usou para abordar a gordofobia, de forma leve mas sem banalização. Já adicionei o livro à lista de leitura e espero lê-lo em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Como uma boa amante de realitys já fiquei bem curiosa com o livro!
    Muito bacana tratar o tema, e espero que a autora tem feito bem isso, já que muitas pessoas sofrem com o tratamento dado a elas.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah, quero! Amei a premissa, o universo e a leveza que essa história parece ser contada. Parece ser atual. Também gostei da representatividade que há na história. O fato de ser divertida me chama mais atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Que resenha bacana .
    Estou achando muito bom trazer esse tema da gordofobia para os livros .porque já estava passando da hora das autoras retrataram isso em seus romances .eu sou gorda e achei muito você ter trazido a palavra gorda ao invés da palavra Plus size.precisamos de mais livros assim .
    Ótima resenha é dica anotadissma.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elisabete!
    Não sou fã de realitys shows, provavelmente por isso não me interessei em ler De Olho Nela e conhecer a história da Bea... Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei que o livro parece realmente contar a história de uma personagem gorda, pois alguns dos que eu li, que prometiam isso, ou emagrecem a personagem no decorrer da história ou pior, durante o enredo esquecem as mediadas da personagem, enfim, apesar desses conflitos da mocinha, o livro parece ser divertido e gostoso de ser lido.

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha desse livro há algum tempo e há tinha me esquecido dele, mas ainda bem que o bom me lembrou. Acho esse livro super legal, e melhor ainda colocar a personagem acima do peso e ela se aceitar, pois é algo que sempre é visto negativamente, isso muda a visão de qualquer história. Adorei e quero ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei de olho nesse livro, justamente por essa proposta que ele traz, com uma protagonista fora dos “padrões” (?!) de uma maneira leve, mas que mesmo assim, nos dá uma grande lição.

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Aiiii quero muito lê-lo!
    Parece lindo e divertido. Que fala sobre preconceito, julgado da sociedade, reality, enfim, o drama que as redes sociais vem causando e mais uma boa pitada de fofura.
    Quero muito.
    E espero que a Bea tenha um final lindíssimo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir