acompanhe o blog
nas redes sociais

5.7.21

O Que Todo Corpo Fala [Joe Navarro e Marvin Karlins]

Joe Navarro e Marvin Karlins

Cortesia da Editora Sextante

Já nem lembrava mais há quanto tempo não lia um livro de não-ficção. E, quando parte pra um livro técnico, aí é que a memória falha mesmo (risos). A linguagem corporal sempre me chamou a atenção, mas nunca tinha parado pra estudá-la mais a fundo. Assim que bati o olho nesse livro, vi que a grande oportunidade de iniciar um conhecimento sobre o tema havia chegado.

O Que Todo Corpo Fala
Título: O Que Todo Corpo Fala
Autor: Joe Navarro e Marvin Karlins
Tradutor: Edson Furmankiewicz
Editora: Sextante
Gênero: Não Ficção
Páginas: 240
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

"O Que Todo Corpo Fala" é uma bela porta de entrada para esse universo riquíssimo de informações. Todo nosso organismo é um poderoso comunicador de emoções, e nós, muitas vezes, não estamos atentos a isso. Joe Navarro, através de seus estudos e carreira profissional no FBI, vai destrinchando nosso corpo, mostrando o que cada uma das partes fala. Sim, ele mostra que a linguagem verbal é importante, mas, muitas vezes é falha. Qualquer indivíduo pode "manipular" verdades e mentiras através da fala verbal, mas, dificilmente conseguirá mentir com o corpo inteiro. E a observação e decodificação desses indícios é um importante mecanismo para detectar possíveis falhas

“A comunicação não verbal também pode revelar os pensamentos, sentimentos e intenções reais de uma pessoa. Por essa razão, comportamentos não verbais são muitas vezes chamados indícios. Como as pessoas nem sempre percebem que estão se comunicando de maneira não verbal, a linguagem corporal geralmente é mais honesta do que os pronunciamentos orais de um indivíduo, conscientemente criados para alcançar os objetivos de quem fala.” Página 15

Aprofundar-se nesse universo é muito mais do que apenas uma simples curiosidade para saber se alguém está mentindo ou não para você. Imaginem as quantidades de tempo e saúde mental são poupados em não relacionar-se mais com pessoas as quais sentem-se desconfortáveis com sua presença? Imaginem a quantidade de pessoas que sofrem com abusos e agressões, mas, por algum motivo, não conseguem denunciar seus agressores? Imaginem a quantidade de pessoas que você poderá ajudar, criando um ambiente ao qual a pessoa poderá se sentir mais confortável? Pois é, essas são algumas das situações em que a linguagem corporal torna-se um poderoso mecanismo de comunicação. E, nada como um olhar observador para decodificar essas informações.

“De maneira semelhante, quando um indivíduo está ao lado de alguém que é desagradável ou de quem não gosta, ele inclina o tronco para longe desse indivíduo. Como essa parte sustenta grande percentual de nosso peso e o transmite para os membros inferiores, qualquer reorientação requer energia e equilíbrio. Portanto, quando alguém afasta o tronco de algo, é porque o cérebro exigiu isso; assim, podemos contar com a honestidade dessas reações.” Página 92

Outro ponto positivo é a escrita do autor. Mesmo sendo um livro mais "técnico", a linguagem é bem fácil, clara e objetiva. Além das partes mais informativas, Navarro acrescentou situações as quais ele vivenciou durante sua vida profissional. Joe também inseriu citações de outros autores/pesquisadores em todos os capítulos, e, ao final, tem a extensa bibliografia para o aprofundamento do assunto.

Em relação a parte gráfica, a Sextante está de parabéns. A capa é simples, mas bem interessante. A diagramação interna também é simples e muito confortável aos olhos. O grande ponto positivo são as imagens que mostram algumas reações importantes que podem indicar algo em que a linguagem verbal falha. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando o livro para quem quer iniciar estudos acerca do assunto. É uma ótima porta de entrada pra esse universo.

18 comentários em "O Que Todo Corpo Fala [Joe Navarro e Marvin Karlins]"

  1. Sem dúvida uma leitura interessante.
    O corpo realmente fala, basta que saibamos "ouvi-lo" e O Que Todo Corpo Fala nos ajuda a entendê-lo

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que se a gente prestasse o mínimo de atenção a estes sinais do nosso corpo, talvez, so talvez, encontrássemos muitas saídas que ficam escondidas.
    Mas na correria dos dias, mal prestamos atenção nos detalhes visíveis né? Infelizmente.
    Como ainda não conhecia o livro, claro que senti muita vontade conhecer e com isso, me alertar mais sobre estes sinais!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Achei o tema muito interessante, mas não sei se vou querer ler esse livro por agora, já que vou ficar analisando todo mundo o tempo todo HAHAHAH
    Mas a longo prazo, vejo como algo muito importante! Não conhecia o livro, valeu pela indicação.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nardonio! Que indicação interessante você trouxe. O corpo humano é algo realmente fantástico. Acredito mto nisso de conseguirmos analisar certos sinais por meio da linguagem corporal. E que bom que possui uma escrita acessível e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho isso muito interessante! E realmente, os olhos, as ações, tudo mostra muito como uma pessoa se expressa ou finge se expressar. Particularmente, acho que sou muito fácil de ler, não consigo segurar muuito minhas emoções HAHA Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Parece ser um livro bem completo e esclarecedor, mas como dito no próprio livro, para realmente desfrutar do conteúdo dele é preciso um esforço consciente para treina e analisar os gestos das pessoas no dia a dia. Amei isso! Deve ser uma ótima experiência.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que leitura interessante que deve ser, gosto muito desse tipo de leitura :)
    Já li vários livros parecidos e achei bem enriquecedor
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  8. Ooi!
    Achei a temática do livro bem interessante e lembrou aquele livro clássico sobre linguagem corporal, mas esse sendo uma linguagem mais fácil é até melhor.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  9. Dom!
    Adoro livros do gênero, abre nossos horizontes em relação ao que as outras pessoas estão sentindo e podemos de alguma foema entender mais e ajudar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Olá
    O ser humano é interessante
    As vezes ele não fala o que está sentindo mas o corpo dá sinais do que está acontecendo e a se a gente estiver atenta a esses sinais já é um bom começo.
    Deve ser uma leitura que nos ensina muito sobre o ser humano através dos sinais emitidos e isso é bem intrigante e interessante .

    ResponderExcluir
  11. Estou me interessando mais por livros de não-ficção, mas livros técnicos não me chamam tanta atenção, confesso. Mas a proposta desse livro é interessante, e eu gostei de saber que há imagens, o que deve ajudar para uma melhor compreensão.
    Bom saber sobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Nardonio!
    Ultimamente tenho lido muitos livros de não-ficção e me surpreendi positivamente ao sair da zona de conforto. Realmente a linguagem corporal e as expressões faciais revelam muita coisa, basta estar atento aos sinais. Até conversei recentemente com um conhecido sobre isso. Adorei saber que o livro traz ainda as referências utilizadas pelos autores, assim o leitor pode se aprofundar mais no assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nardonio!
    Também faz séculos que li um livro de não-ficção, acredito que foi na adolescência... Livro técnico então, nem se fala rsrs.
    Sempte tive curiosidade sobre a linguagem corporal, acho um assunto bem interessante. Não conhecia O Que Todo Corpo Fala mas já estou adicionando na minha lista de leitura.
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de assunto sobre linguagem corporal, é incrível ver como o corpo fala mesmo sem palavras. Lia muito sobre o assunto, tem bastante tempo que não me atualizo sobre o tema. Gostei do livro, parece ter uma linguagem fácil, me interessei de primeira.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei conhecer o livro, li há algum tempo um livro com tema parecido e adorei, acho muito bacana conhecermos melhor o nosso corpo, e como ele é capaz de “falar” e não apenas com a nossa voz né.

    ResponderExcluir
  16. Também não lembro qual foi a última vez que li um, livro desse gênero, para ser sincera, não é o dos meus favoritos, mas gostei da maneira em que tudo foi abordado, tornando uma leitura mais leve, achei bem interessante, principalmente para conhecermos melhor sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dom
    Gosto muito de ler sobre linguagem corporal e com certeza vou querer esse livro!
    É bem o você disse, se estudarmos, conseguiremos ter uma ideia sobre alguém pode estar sofrendo algum abuso e etc. Principalmente quem convive com crianças é importante saber.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia o livro, vai para a lista de super desejados.
    Muito importante saber ler os sinais que nosso corpo fala quando fazemos qualquer coisa, principalmente quando mentimos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir