acompanhe o blog
nas redes sociais

20.9.21

O Projeto Decamerão [Margaret Atwood e outros]

Margaret Atwood

Cortesia da Editora Rocco

Quem diria que, em pleno Século XXI, o mundo estaria lutando contra uma pandemia, não é mesmo? O que antes era apenas uma matéria que estudávamos no nosso período escolar, passou a fazer parte do nosso dia a dia. E, para que tudo ficasse ainda mais palpável para nós, leitores brasileiros, a Rocco nos trouxe “O Projeto Decamerão” (baseado no famoso livro escrito por Giovanni Boccaccio em meados do Século XIV), uma coletânea com 29 contos sobre essa pandemia atual.

O Projeto Decamerão
Título: O projeto Decamerão: 29 histórias da pandemia
Autor: Margaret Atwood e outros
Tradutor: Simone Campos
Editora: Rocco
Gênero: Contos
Páginas: 336
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

Como toda coletânea de contos, podemos observar uma espécie de irregularidade em vários aspectos (qualidade de escrita, ideia proposta, potencial de desenvolvimento para uma trama maior, etc.), e isso é uma característica normal, pois estamos falando de 29 contos, cada um deles escrito por autores diferentes.

Outras considerações: Será um risco maior levar este bebê a um ambiente hospitalar do que monitorá-lo em casa? Se o que o bebê tiver não for a nova doença, será que o bebê ou seu responsável poderia vir a contrair a nova doença do ambiente hospitalar?” Página 48

Um dos pontos altos do livro é o leitor se sentir representado em, pelo menos, uma das situações em algum conto. Impossível você não se identificar com as neuras, com as dúvidas, com os medos e esperanças das personagens. Certeza absoluta que cada um de nós já passou por todas essas fases mencionadas. Outro ponto positivo é a leveza em que os autores desenvolveram suas tramas em meio a cenários e atmosfera completamente pesados. Reflexões interessantes e umas pitadas de humor também não faltam.

“Os sistemas serão os sistemas. Mas algumas delas podem mudá-los. Reconstrui-los. Criar padrões novos. As pessoas se reunirão novamente em centros, voarão de novo, vão se reunir aos milhares e vão expelir ar umas nas outras, ha ha ha e outros ruídos que fazem umas às outras para sinalizar coisas invisíveis. ” Página 198”

Uma característica que me “incomoda” em contos, é o não aprofundamento nas personalidades e/ou tramas apresentadas. Sei que é algo intrínseco ao gênero, mas acaba me deixando um pouco mais frustrado, por não conhecer um pouco mais daquela personagem que acaba me conquistando em tão poucas páginas.

Em relação a parte gráfica, a Rocco está de parabéns. A capa é dura e tem uma arte interessante. A parte interna é bonita e agradável aos olhos. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de contos bem curtos e objetivos, mas que deixam reflexões interessantes sobre nossos dias atuais.

15 comentários em "O Projeto Decamerão [Margaret Atwood e outros]"

  1. Se tem uma coisa que a pandemia nos trouxe, fora a dor, são as reflexões e isso é nítido na quantidade de livros que foram e ainda serão lançados durante esse período.
    Margaret é maravilhosa, ao menos no livro dela que li(O Conto da Aia).
    Eu amo contos, mas fiquei meio apreensiva com isso da falta de profundidade em personagens e situações.
    Mesmo assim, quero demais ler se tiver oportunidade!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nardonio! Eu adoro contos, inclusive estou lendo Contos de horror do século XIX e está sendo uma leitura fantástica. Eu havia visto esse livro pela internet e achei a proposta muito bacana. Acho que, como vc disse, cada leitor irá se identificar com situações descritas no livro.

    ResponderExcluir
  3. Atwood sempre nos presenteando com obras que nos fazem refletir.
    Esse livro não poderia ter vindo em momento melhor

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que interessante! Realmente, tava ontem mesmo falando com uns amigos sobre o que vivemos, o quanto ainda parece surreal pensar que estamos numa pandemia.
    Os contos têm vários pontos negativos, não vamos esconder isso ne? Talvez o que mais incomoda é justamente a rapidez, a falta de profundidade. Porém, vou te falar que eu gosto muito viu? É algo que eu leio com gosto e achei o tema geral desse muito interessante!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada relacionado à pandemia mas tenho vontade, pois é bom saber que outras pessoas pensam como a gente e também que pensam diferente, pois abre a nossa mente.
    O que acho interessante nos contos é justamente a superficialidade que deixa margem para o leitor complementar a história não porque a história deixa pontas soltas, e sim porque deixa a necessidade de algo mais.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de contos, porém prefiro os com 50/70 páginas, pois dar para desenvolver um pouco mais, as vezes acho ruim os autores escolher uns 3 temas difíceis e tentar colocar em 30 páginas. Mas acho que essa coletânea é diferente, pois vai está tudo sendo dentro do contexto da pandemia.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nunca iria imaginar que fossemos viver aquilo que só tínhamos conhecimento através de livros .
    É os contos tem esse ponto negativo do não aprofundar nos personagens
    É a pandemia trouxe algo comum a todos que foi o medo .a insegurança .no fim das contas estávamos todos no mesmo barco .ricos e pobres .

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tenho dificuldade em ler contos pelo que você disse. Não tem profundidade nos personagens, o que me deixa desanimada para ler.
    Já li uns muitos bons, mas que fiquei com gosto de quero mais, sabe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Dom!
    Como a vida traz ciclos, é o que podemos perceber através da coletânea desses contos, feita há alguns séculos.
    Imagino mesmo que temos a tendência de nos identificarmos com alguns ciclos do que acontece.
    E apesar de gostar dos contos, a falta de aprofundamento realmente traz essa frustação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nardonio!
    Gosto de contos, e é bom saber que as histórias são contadas com leveza apesar dos cenários e atmosfera pesados pois confesso que não curto livros com temas pesados... Valeu pela dica, se a oportunidade de lerei O projeto Decamerão surgir lerei com certeza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Pois é, essa pandemia foi o grande plot twist da nossa existência.
    Acho a proposta dessa coletânea muito bacana, deve ser interessante se identificar ou reconhecer situações nos contos. De fato, a falta de aprofundamento incomoda. Foi bom conhecer sua opinião sobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Nardonio!
    Eu adorei a capa, achei a ideia do livro bem bacana, e confesso que fiquei curiosa para saber mais sobre a obra original de Boccaccio. É um pouco frustrante mesmo o quão rasos os contos podem ser, mas eles são ótimos para conhecer diversos autores numa tacada só. Achei interessante o conteúdo do segundo quote.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Realmente algumas páginas a mais fazem falta em um conto, principalmente quando gostamos tanto do enredo, parece ser uma edição muito bonita, e que trata de um tema bastante atual.

    ResponderExcluir
  14. Eita que eu sei bem como é, esse sentimento de frustração em relação as poucas páginas dos contos, mesmo sabendo que isso é o que nos aguarda, sempre bate aquela vontade de umas páginas a mais. Gostei de saber que apesar de abordar uns temas mais “pesados” isso foi feito de maneira “mais leve”, tendo espaço até mesmo para o humor.

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    parece ser contos que nos faz refletir e repensar. Sempre trazendo comparações com o que estamos vivendo nessa pandemia.
    Eu gosto de contos, então mesmo não sendo tão aprofundados, eu leria.
    bjss

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir