acompanhe o blog
nas redes sociais

16.9.21

Senhor das Moscas [William Golding]

William Golding

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Sabe aquele título que temos em nossa listinha de leituras desejadas, mas, por algum motivo, não conseguimos ler? Então, “Senhor das Moscas” estava na minha só esperando sua oportunidade. E que bom que a vez dele chegou. É uma daquelas tramas que deixa o leitor refletindo durante dias.

Senhor das Moscas
Título: Senhor das Moscas
Autor: William Golding
Tradutor: Sérgio Flaksman
Editora: Alfaguara
Gênero: Clássicos de Ação e Aventura
Páginas: 216
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

O que podemos observar nessa obra de Golding é a sua atemporalidade. Mesmo esse livro ter sido escrito e lançado há tanto tempo, é impossível o leitor não perceber a verossimilhança com nossos dias atuais. Infelizmente, nossa sociedade atual, tomada as devidas proporções, está caminhando para o caos que vemos em “O Senhor das Moscas”. A polarização é um dos fatores mais fortes da trama. De um lado temos um chefe que aproxima-se de um líder democrático, e do outro, um que aproxima-se de um ditador. O leitor vai acompanhando todo o processo de criação e queda de um “governo”, e a ascensão de uma “ditadura”.

“E brincar de eleição era quase tão bom quanto a concha gigante. Jack começou a protestar, mas o clamor foi mudando, e de pedido de uma eleição transformou-se na aclamação de Ralph. Nenhum dos garotos podia ter muitos motivos para isso; toda a inteligência quem tinham demonstrado era Porquinho, e o líder mais óbvio era Jack. Mas Ralph tinha uma tranquilidade, ali sentado, que chamava a atenção: também era alto, e de aparência atraente; e de alguma forma bastante obscura, mas muito poderosa, havia a concha. E o menino que tinha tocado a concha, que ficou sentado na plataforma à espera deles com aquela coisa delicada equilibrada nos joelhos, só podia se destacar.” Posição 287

Um dos pontos positivos é a construção das personagens. Temos um leque interessante de personalidades bem marcantes, e uma definição clara de índoles que, inicialmente estavam, até certo ponto, escondidas, mas que já demonstravam indícios de maldade. O leitor passa a ter uma torcida/empatia mais clara a algumas personagens, mas, na verdade, torce para que todos consigam o objetivo final, que é a volta para casa.

“Soltou um grito selvagem e pulou para a areia clara. Na mesma hora a plataforma foi tomada pelo som e a agitação, correrias, gritos e risos. A reunião se desfez e transformou numa dispersão aleatória e verbosa entre os coqueiros e o mar e ao longo de toda a praia, além do alcance da visão no escuro. Ralph sentiu que seu rosto encostava na concha, e a tomou de Porquinho.” Posição 1489

Outro ponto extremamente positivo é o clímax próximo ao final. A trama entra em um ritmo frenético que é quase impossível o leitor querer largar a leitura até seu desfecho. Aliás, o ritmo da trama e a narrativa do autor são dignos de elogios de minha parte. Já um ponto que não apreciei muito foi o uso das aspas nos diálogos. Ainda prefiro o bom e velho travessão (lembrando que isso é apenas um gosto pessoal).

Em relação a parte gráfica, gostei. A capa é bonita, e não encontrei erros durante a leitura.

Indico a leitura para os amantes de uma trama que deixa reflexões pertinentes sobre nossa sociedade atual.

15 comentários em "Senhor das Moscas [William Golding]"

  1. Sem dúvida, a palavra chave é atemporal!
    Incrível como a obra ainda se encaixa em nossos dias.
    Como você disse guardadas as devidas proporções é para ler Senhor das Moscas com olhos críticos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nardonio! Esse livro está na minha lista de desejados faz um tempão. Quero muito ler. Acredito ser aquele tipo de leitura que causa um certo incômodo e que conduz o leitor a reflexões pertinentes. Gosto de livros assim e que nos dá essa margem para paralelos com os dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. haha todo leitor sabe o que é isso ne? Eu gosto muito de livros atemporais. Sempre trazem um aprendizado enorme, levam a gente a refletir. Não conhecia esse, mas adorei ler a resenha, saber que tem desenvolvimento de personagens.

    ResponderExcluir
  4. É impressionante como os tempos que estamos vivendo estejam nos remetendo a obras escritas a tanto tempo e mesmo assim, soando como se tivesse sido escritas ontem.
    Esse livro é um clássico, aliás, um senhor clássico que deixa o leitor em reflexão constante e isso é maravilhoso!!!
    Deu até vontade reler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha comprando o ebook desse livro por enganado, porém depois achei interessante e fiquei com vontade de ler. Principalmente, pois é um livro para deixa reflexões sobre a sociedade atual.

    ResponderExcluir
  6. Incrível como a vida imita a arte e vice versa. O livro acaba sendo atemporal, pois passa o tempo e algumas coisas não mudam ou se repetem. Isso só torna o livro ainda melhor.
    Também prefiro diálogos usando o travessão, mas também é uma questão de hábito né, uma vez que a maioria dos livros utiliza este recurso.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nardonio

    Fiquei sabendo da existência desse livro e do filme em uma aula na faculdade, na disciplina de Ciência Política e TGE, o professor passou o filme para assistirmos.
    Muito bom.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Dom!
    Livros atemporais, principalmente que trazem problemas sociais e políticos, sempre nos fazem ter um identificação e pelo qu entendi aqui, não é diferente.
    Essa separação com haspas realmente atrapalha um pouco por não estarmos acostumados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Interessante saber sua opinião sobre esse livro. É um clássico que até então não tinha me chamado atenção, mas estou curtindo ler histórias que me fazem refletir, ainda mais quando se assemelha com a realidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Nardonio
    Um clássico atemporal que retrata a realidade de hoje .interessante como algumas obras que foram escritas há tanto tempo continuam tão atuais hein.
    Também prefiro o travessão do que aspas.
    Vou procurar esse livro aqui na biblioteca de minha cidade

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nardonio!
    Faz tempo que li um clássico.
    Não conhecia Senhor das Moscas e confesso que a trama não me interessou muito, mas se a oportunidade de o ler surgir arriscarei a leitura, preciso ler mais livros que provoca reflexões sobre nossa sociedade atual.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Nardonio!
    Esse é o tipo de livro que a gente lê e pensa "Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Ou será que não?". Acredito que a leitura desse livro nos tempos atuais seria bem interessante para suscitar o senso crítico e fazer refletir sobre a índole humana. Nunca parei pra pensar sobre isso, mas agora que você falou, também prefiro os travessões indicando os diálogos rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Realmente é praticamente impossível não lembrar de vários fatos do nosso dia a dia, como a maldade humana e democracia (ou a falta dela) ao ler esse livro, gosto muito dessas histórias que nos levam a refletir, só acho um pouco assustador quando lembro que o livro foi escrito há tanto tempo.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh que eu bem sei como é isso, tenho alguns milhares de livros aqui na minha estante só esperando o momento certo para acontecer (risos), e quando isso acontece e nos surpreende positivamente é uma das melhores sensações do mundo né! Em relação a esse livro, fiquei bem curiosa, principalmente por trazer tantas reflexões e tantas coincidências com o mundo atual.

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    esse é outro clássico que sou louca para ler.
    Parece ser muito bom, e ambíguo, que nos faz sentir tantas sensações, raivas, medo, dores pelos meninos, etc.
    O final pelo jeito é de tirar o fôlego!
    Logo lerei.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir