acompanhe o blog
nas redes sociais

6.12.21

O Silêncio da Chuva [Luiz Alfredo Garcia-Roza]

Luiz Alfredo Garcia-Roza

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Romances policiais sempre estiveram entre meus gêneros literários preferidos, e, assim que li a sinopse desse livro, não hesitei. A felicidade foi maior, quando constatei que trata-se de um autor nacional, e o cenário utilizado ser o Rio de Janeiro. Então, quase impossível não sentir proximidade com toda a atmosfera criada por Garcia-Roza.

O Silêncio da Chuva
Título: O Silêncio da Chuva
Autor: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Mistério
Páginas: 248
Edição:
Ano: 2005
Onde comprar: Amazon

“O Silêncio da Chuva” já tem início com um grande mistério. O corpo de um empresário é encontrado em um edifício garagem, morto com um único tiro. A partir desse momento, uma cadeia de tramas e suposições vai criando forma, fazendo o inspetor Espinosa (nosso protagonista) perder o sono. Como solucionar o assassinato de um homem acima de qualquer suspeita? Qual linha de investigação seguir sem informação alguma sobre o acontecido? Essas e outras questões vão tomando formas a cada personagem que vai surgindo de acordo com o desenrolar das investigações. Atrelado a isso, um segundo assassinato e desaparecimentos misteriosos vão aumentando ainda mais essa teia. Espinosa precisará de muita esperteza e sorte para conseguir desatar todos esses nós. E, posso garantir que o cara é bom nisso.

“O segundo telefonema desfez a dúvida que ainda poderia restar quanto ao desconhecido. Não era telefonema de um assassino, mas de um oportunista. Certamente um oportunista inescrupuloso.” Posição 1233

Um dos grandes pontos positivos é a narrativa do autor. É dinâmica, envolvente e descritiva na medida certa. A cada página virada, o leitor vai ficando ainda mais preso a trama. O desenvolvimento das personagens também merece destaque. Tirando Espinosa (que tem a índole bem definida), todas as outras personalidades carregam um clima de mistério em volta de seus caráteres. Em um determinado ponto da trama, minhas suspeitas aumentaram em relação a uma pessoa, e, confesso que torci muito para que elas não se confirmassem, mas, infelizmente, eu estava certo.

“Saí dali refletindo sobre o paradoxo de confiar na informação que me seria dada por marginais do jogo do bicho e não confiar que essa informação fosse dada aos meus colegas de delegacia policial. O pior é que eu sequer sabia ao certo a extensão da minha desconfiança, mas uma das coisas que a vida na polícia me ensinou foi a desconfiar de policial.” Posição 2304

Já o ponto negativo fica por conta do desfecho. Achei frustrante o final de quem cometeu todos esses crimes. Mas, no geral, não faltou emoção.

Uma informação interessante é que esse livro foi adaptado para o cinema, sob direção de Daniel Filho. Para quem gosta de ter a experiência de ler e assistir, é um prato cheio. Outro fato importante é que esse é apenas o primeiro volume de uma série protagonizada pelo Inspetor Espinosa, ou seja, mais tentativas de bancarmos os detetives não faltarão (risos).

Finalizo a resenha indicando para os amantes de um bom romance policial, cheio de reviravoltas e com um ritmo de trama equilibrado.

18 comentários em "O Silêncio da Chuva [Luiz Alfredo Garcia-Roza]"

  1. Olá Nardonio!
    Eu adoro romances policiais, mas infelizmente não li nenhum nacional. Pelo visto você é bom em desvendar quem é o assassino, eu raramente acerto. Não sabia nem da existência do livro nem do filme, mas já quero conferir ambos. O fato de todas as personagens terem algo a esconder deixa ainda mais difícil a tarefa de desvendar o assassinato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nardonio! Livros policiais são os meus favoritos e Garcia-Roza está entre os autores que mais quero conhecer dentro desse gênero. Apesar de o final não ter te agradado tanto, a história parece ser rodeada de mistérios, com assassinato e desaparecimentos. Quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto resenha sobre esse livro.
    Realmente é tudo, ver um thriler ambientado na Cidade Maravilhosa.
    E que venha mais aventuras do Detetive Espinoza

    ResponderExcluir
  4. Literatura brasileira!!Você não tem ideia de como fico feliz quango chego em um blog que amo e tem resenha de uma obra nacional, nossa e que tem qualidade assim!
    Também não abro mão de um bom romance policial e como não conhecia esse, já fiquei aqui visualizando tudo na cabeça.
    O livro parece ser bem fechadinho e isso é maravilhoso.
    Vai com certeza para a listinha de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Dom!
    Nada como um bom romance policial nacional.
    Já ouvi falar muito do Inspetor Espinosa.
    Uma pena o final não ter sido tão a contento e bom que teve muita ação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro é nem o filme .Fiquei intrigada com o título do livro é achei bem interessante. Como fã de romances policiais já anotei a dica aqui .
    Mesmo que o final tenha sido um pouco frustrante creio que vale a pena conhecer a escrita do autor.

    ResponderExcluir
  7. Romance policial não é um estilo que leio, mas tenho vontade de ler para ver se gosto. Sendo este ambientado no RJ acho até mais fácil de gostar pela identificação com parte da história.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não sou fã de romance policial, mas gostei de saber sobre esse, ainda mais que se trata de uma obra nacional. Interessante que tenha um equilíbrio na narrativa e que seja repleto de reviravoltas. Pena que o desfecho tenha deixado a desejar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Adorei a indicação, não conhecia.
    Eu amo acompanha a ficção policial nacional sempre então sendo lançado bons livros e fico com vontade de comprar todos.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia esse livro, mas logo de cara achei super interessante ele se passar aqui no Rio. E depois achei ainda melhor saber que existe adaptação. Sou dessas que ama ler o livro e depois ver o filme/série. Claro que as vezes rola algumas decepções, mas quando a adaptação promete é muito bom. O livro parece ser bom e achei legal ter isso de vários personagens serem misteriosos causando mais ainda um clima de tensão. Só achei chato você ter descoberto quem era o assassino, eu particularmente fico doida quando isso acontece, prefiro sempre me surpreender.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nardonio!
    Gosto de romances policiais, mas confesso que faz um tempão que li um livro do gênero...
    Não conhecia O Silêncio da Chuva mas já fiquei interessada por causa do gênero e por ser um livro nacional.
    Que legal o livro ser adaptado, com certeza vou querer assistir também, mas só depois de ler o filme :)
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da resenha, pois curto romances policiais com assassinatos e investigações e melhor ainda quando o assassino é alguém inesperado. Mesmo que o desfecho tenha sido decepcionante, gostaria de entender melhor o livro. Valerá a pena.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Realmente parecem não faltar razões para encararmos essa leitura, gosto que seja uma leitura fluída, e todo esse mistério em terras tupiniquins é um plus a mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Faz tempo que li algum romance policial!!! Apesar de gostar do gênero, não leio muito.
    Que bom que esse é nacional, muito feliz por ver autores nacionais fazendo sucesso.
    Obrigada pela dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Nardonio,
    Curto romances policiais, com um cenário nosso como o Rio, a narrativa fica ainda mais próxima.
    Já foi adaptado para o cinema também, que legal!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Nardonio
    Adoro romance policial, já li muitos. É bom quando não descobrimos quem está por trás das mortes.
    Mas mesmo se descubro antes, vou até o fim do livro.
    Legal saber que tem mais livros do detetive e que o livro tem adaptação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dom
    Também adoro romance policial.
    Esse parece ser incrível, daqueles de nos fazer virar a noite lendo!
    Bom que tem bastante emoção, os romances policiais precisam nos emocionar com o drama todo né?! kkkk os do Harlan Coben que são assim pra mim kkkk
    Vou ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Conheci esse livro (livros), justamente por conta do lançamento do filme e é claro que fiquei bem animada para conferir, mesmo não se tratando do meu gênero favorito, é sempre bacana dar uma variada na leitura né e essa é uma ótima oportunidade para eu de fato começar a fazer isso (risos).

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir