acompanhe o blog
nas redes sociais

21.3.22

O Espião e o Traidor [Ben Macintyre]

O Espião e o Traidor

Cortesia da Editora Arqueiro

Definitivamente, livros de não-ficção estão longe das minhas listinhas de prioridades literárias, mas, ao ler alguns relatos acerca desse, resolvi deixar de lado esse “pré-conceito”, e embarcar em suas páginas. E que bom que não me arrependi em nenhum momento.

Ben Macintyre
Título: O espião e o traidor: O caso de espionagem que acelerou o fim da Guerra Fria
Autor: Ben Macintyre
Tradutor: Simone Reisner
Editora: Sextante
Gênero: Suspense de não ficção
Páginas: 384
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

O Espião e o Traidor” é uma espécie de livro-documentário, que aborda um dos casos de espionagem mais emblemáticos da história. Nele, temos Oleg Gordievsky como principal nome, mas várias outras pessoas vão ganhando seus espaços. Foi uma experiência bastante interessante acompanhar os relatos/visões dos entrevistados em relação não apenas ao Gordievsky, mas ao contexto histórico da época em si.

Um dos pontos positivos do livro é o mergulho profundo nos bastidores do mundo da espionagem. Fiquei impressionado em ler como funciona todo o esquema de comunicação entre eles. São detalhes tão sutis, que fica quase impossível uma descoberta pelo lado inimigo, mesmo que estejam os mais capacitados agentes envolvidos. E os códigos são das mais variadas formas, sejam através de um chocolate, até uma tampinha de garrafa colocada em algum lugar estratégico.

Algo que me deixou bastante intrigado foi constatar o quão complicado é a vida de um espião. Deve ser extremamente estressante viver todos os dias de sua vida sempre em aleta, sem poder confiar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas a você.

“A relação entre Gordievsky e Rosemary tornou-se uma amizade sólida, mas baseada numa mentira. Ela acreditava que o estava enganando; e ele a estava enganando permitindo que pensasse isso. Ele a estava usando para melhorar sua reputação na KGB. Ela pensava que estava dando um golpe contra a União Soviética. Esse era o outro exemplo da combinação de trapaça e ternura inerente à espionagem: uma amizade entre uma pesquisadora britânica conservadora e um diplomata soviético russo, sendo que ambos eram agentes secretos. Eles estavam mentindo um para o outro com um afeto genuíno.” Página 159

Então, você como leitor, passa a questionar o que leva uma pessoa a escolher seguir uma vida nessas condições? Confesso que prefiro meu sono tranquilo e minha paz de espírito em dias (risos).

“Existem espiões dos mais variados tipos. Alguns são motivados por ideologia, política ou patriotismo. Um número surpreendente age por ganância, pois as recompensas financeiras podem ser sedutoras. Outros se acham atraídos para a espionagem por sexo, chantagem, arrogância, vingança, decepção ou pela peculiar sensação de superioridade e camaradagem que uma vida cheia de segredos confere. Alguns tem princípios e coragem. Outros são gananciosos e covardes.” Página 67

Outro ponto positivo é a construção que o autor deu a esse thriller. Mesmo sendo uma não-ficção, o Macintyre deu um ritmo tão interessante, que ficou quase impossível parar de ler. Em algumas passagens me peguei prendendo a respiração devido ao clima de tensão que envolvia a cena.

Em relação a parte gráfica, a editora está de parabéns. A diagramação é simples e agradável aos olhos. Temos também dois cadernos com fotos/imagens dos indivíduos, cenários e planos envolvidos nos casos. Ao final, somos brindados com uma lista contendo os codinomes de todos e uma bibliografia bem interessante.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de thriller de ficção e documentários relacionados ao mundo da espionagem.

14 comentários em "O Espião e o Traidor [Ben Macintyre]"

  1. Oi, Nardonio! Esse universo da espionagem sempre despertou minha curiosidade. Não conhecia o livro e fiquei bastante interessada por esse lado documentário da obra. Acredito ser daquele tipo de leitura que prende a atenção do leitor do início ao fim. E que fantástico o livro trazer fotos e uma lista com os codinomes.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Um livro- documentário! Acho que ainda não li nenhum nesse gênero.
    Histórias de espião são sempre muito intrigantes....ainda mais uma história real

    ResponderExcluir
  3. Dom!
    Livro diferente e de repente podemos até nos confundir.
    Estamos tão acostumados a ler livros de espionagem, que saber sobre a realidade deles, até parece uma ficção, né?
    Gostei de saber que tem fotos e codinomes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do gênero, apesar de estar fraquinha para ver o estilo nesse ano. Mas igualmente com os filmes, essa parte do documentário real me agrada muito, ainda mais com isso da espionagem e suas artimanhas para chegar até onde se deseja!
    Eu ainda não conhecia o livro,mas com certeza, já vai para a listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Também não é o tipo de livro que eu escolheria para ler de cara.
    Mas é sem dúvida um tema interessantíssimo, que traz muitos aspectos de uma guerra que jamais imaginaríamos sem ler sobre.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não conhecia o livro, fiquei bem curiosa pq achei a premissa muito interessante.
    Amo coisas sobre investigações/espiões, então já fiquei animada kkkkk
    Obrigada pela indicação

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou me interessando cada vez mais por não-ficção, então foi bom saber sobre esse livro. Pode parecer contraditório, mas eu não curto muito thriller, por outro lado, essa questão da espionagem me chama atenção; a ambientação também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá! Nossa curto muito documentário e thriller, essa é a primeira resenha que vejo desse livro e fiquei super curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, a história parece super envolvente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Nardonio
    Também não costumo ler livros desse gênero mas sem dúvida o tema é bem interessante .Ler fatos reais de pessoas que tinham que desconfiar até da própria sombra. Deve ser uma leitura que prende o leitor pois espionagem é um assunto em que só vemos em filmes mas conhecer pessoas reais que foram espiões deve ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Olá Nardonio,
    Me surpreendi por esse livro não ser ficção.
    Interessante o autor ter trazido um ritmo de thriller, a espionagem por si só já é bem instigante!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nardonio!
    Até gosto de thriller, mas não curto livros de não-ficção, nem sei quanto tempo faz que li um livro desse gênero rsrs... Mas pelos seus comentários, se a oportunidade de ler O Espião e o Traidor surgir arriscarei a leitura sim :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Apesar de esse também não ser um gênero que eu leia com frequência, sua resenha me deixou bem curiosa para conferir essa história, ainda mais porque ele nos apresenta tantos aspectos da vida de um espião.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu acabo que não lendo tanto livros assim do gênero, mas acho que acaba sendo por comodismo em buscar sempre a minha zona de conforto, vulgo, romances, mas esses quotes e toda essa vibe 007 me deixaram definitivamente interessada em mudar isso.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dom
    Nossa, quando eu era pequena queria ser espiã kkkkkkkk
    Mas também prefiro meu sono tranquilo KKK
    Deve ser uma vida muitooo eletrizante. Legal, mas também correndo grandes perigosos e tal.
    Vai pra listinha de leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir