acompanhe o blog
nas redes sociais

6.6.22

Maisie Dobbs, Vol. 01 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]

Jacqueline Winspear

Cortesia da Editora Arqueiro

Nossa história começa em 1929, quando Maisie Dobbs abre seu escritório de investigadora particular, seguindo os passos de seu mentor Maurice. Seu primeiro caso foi encomendado pelo senhor Christopher Davenham que por sua vez começou a desconfiar de uns sumiços repentinos que sua esposa vem fazendo a algum tempo. Aparentemente um caso de infidelidade, mas os desdobramentos são mais complicados e sentimentais do que parece.

Maisie Dobbs
Título: Maisie Dobbs
Autor: Jacqueline Winspear
Tradutor: Nina Schipper
Série: Maisie Dobbs
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 304
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Os acontecimentos seguintes, nos mostrará um enredo bem sensível, com personagens carregados de tristeza, feridas difíceis de serem curadas, e corações partidos ao longo dos anos.

“A verdade vem em nossa direção pelo caminho das nossas perguntas. Quando você pensa que tem a resposta, imediatamente interrompe o caminho, e com isso pode perder novas informações cruciais. Fique em silêncio por um tempo e não tire conclusões não importa quão desconfortável seja a indeterminação.”

É então que voltamos ao passado, para a primavera de 1910, onde conheceremos a formação de Maisie, de como uma garota de 13 anos viera a se tornar a grande Maise Dobbs, investigadora particular.

Maise vive sozinha com seu pai após a morte de sua mãe, e as contas sempre ficavam no vermelho, e foi dessa forma que Maise fora trabalhar na residência aristocrática de Lady Rowan Compton.

Sua vida então estava sossegada, trabalhava na semana e aos domingos ia visitar o pai. Maise sempre gostara de ler, e foi descobrindo a biblioteca pelos corredores onde trabalhava que ela foi se encantando pelos livros. Lia de tudo, amava aprender coisas novas e sobre como funcionava tudo. Sempre que podia passava horas e horas na biblioteca, perdia o tempo. Adorava aquilo. E não demorou muito a ser descoberta por seus patrões.

“A sensação que experimentou ao ver os livros foi como a fome que sentia quando a comida era servida à mesa ao fim de um dia de trabalho. E teve certeza de que precisava desse sustento como o corpo precisa de energia.”

Assim que descobre sobre os conhecimentos de Maisie, Lady Compton decide patrocinar os estudos dela, e seu tutor passa a ser o investigador Maurice Blanche, que acaba gostando do dom intuitivo de Maisie e faz de tudo para que ela seja aceita em Girton College em Cambridge. Só que tudo tivera que ser interrompido com o início da Primeira Guerra Mundial, onde acabou se alistando como enfermeira na França.

“Sei que isso é muito incomum. Já expressei meus pensamentos para Carter, e ele está de acordo com minha decisão. Agora posso ser mais específica. Lorde Compton e eu acreditamos na educação e nas oportunidades que ela oferece. No entanto, é raro conseguirmos contribuir diretamente para criar tais ocasiões. Srta. Dobbs, temos uma proposta que deve considerar.”

A trama de Maisie Dobbs é daquelas bem simples, mas que contém um motivo maior que venha a se tornar plausível em um contexto geral. A primeira parte de livro é sobre o caso do senhor Davenham, que de certa forma vai tomando proporções inimagináveis que pegam o leitor de surpresa. Mas será que é apenas isso? Ou um pequeno fragmento de algo maior?

Confesso que me deixei ir levando a história aqui e ali e fiquei surpreso com os rumos tomados.

Vemos um país devastado pela pós-guerra, sentimentos incubados, feridas abertas e dores sem fim. A morte de soldados ainda carrega um peso enorme nas pessoas que os perderam, isso fica completamente visível em cada página do livro e nas emoções dos personagens. É tudo ainda muito sensível de se falar.

A narrativa de Winspear é bem expansiva e visual, no sentido de descrever cenários e se aprofundar em sentimentos. Um dos meus interesses pelo livro foi por se passar em Londres, pois amo demais essa cidade. Quando li as descrições das ruas, dos lugares me senti passeando junto com os personagens, foi algo completamente imersivo.

O livro é o primeiro de uma série, e cumpriu com seu propósito. Ele foi introdutório onde necessitava ser, apresentou muito bem os personagens que possivelmente serão mais importantes no futuro, e entregou um enredo rico e bem construído que já estou muito empolgado em voltar.

O segundo livro intitulado O caso das Penas Brancas será lançado em julho. Indico a leitura para quem está a procura de um suspense leve e pra quem gosta de um enredo bem construído, com personagens muito bem escritos. Jacqueline Winspear irá te surpreender.

15 comentários em "Maisie Dobbs, Vol. 01 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]"

  1. Oi, Douglas! Adoro um bom thriller e histórias de investigação. Lendo sua resenha, fiquei com a impressão de uma certa melancolia permeando os acontecimentos. A trajetória de Maisie Dobbs parece ser bem interessante de acompanhar. E que bacana seu destaque sobre a narrativa.

    ResponderExcluir
  2. A Arqueiro quer me levar a falência, Douglas!
    Não bastasse publicar os meus amados romances de época e da coleção Romances de Hoje. Agora me vem com os Mistérios em Série!!!
    Óbvio que quero ler!!

    ResponderExcluir
  3. Essa série de Mistérios tem de tudo para ficar e cair no gosto dos leitores e mesmo eu sendo e saindo correndo de séries, admito que já comecei aquele flerte rs
    A Editora já começou com o pé direito, trazendo uma mulher protagonista de sua própria história e isso, de como tudo começou, alinhando com a atualidade!
    Com certeza, quero demais ler!!!
    E espero gostar muito.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Essa série da Arqueiro Mistérios em Série parece ser bem legalzinha, com livro interessantes e leves do gênero, sem muito sangue ou cenas mais pesadas como alguns tem.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Douglas!
    Gostei da ambientação ser em Londres.
    Da descrição, pois como falou, é um livro introdutório, bom podermos saber um pouco mais sobre tudo.
    E por último, todo mistério.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Adorei a história parabéns Douglas!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu gosto muito de livros que se passam na primeira e na segunda guerra mundial! Quando os autores sabem trabalhar bem, fica muito bom.
    Achei bem curioso a história desse livro, fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Sempre gostei de livros ambientados nesse período histórico e parece que a autora construiu uma trama onde somos transportados para Londres.
    Dica anotadissma

    ResponderExcluir
  9. Oi, Douglas!
    Gosto de suspense, mas confesso que não me interessei pela trama de Maisie Dobbs, não fiquei curiosa para conhecer a história da Maise, mas quem sabe após ler a resenha do segundo livro da série eu acabe me interessando?! Ficarei aguardando... Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito de ler suspense, mas esse livro me chama atenção por conta da época e do contexto da guerra, e o fato de ter uma investigadora também é atraente. Bom saber que o suspense é leve e que a autora conseguiu entregar uma boa história.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Douglas,
    Hum, uma 'apresentação' de Maise Dobbs, investigadora particula, fiquei interessada, adoro um suspense, espero ver suas próximas impressões dos livros seguintes!

    ResponderExcluir
  12. Cada vez que eu me deparo com uma resenha sobre esse livro fico mais empolgada em começar a leitura dele, ele tem muitos elementos que eu adoro, essa pincelada de guerra, Londres, mistério tem tudo para me conquistar de primeira.

    ResponderExcluir
  13. Pensei que fosse um livro apenas sobre história de investigação, mas acho que vai além. Eu gostei do que foi apresentado, gosto de livros em que retrata séculos anteriores, è fascinante. Com certeza darei uma oportunidade para esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Opa que suspense leve é exatamente o que eu busco quando falamos sobre o gênero, também gosto muito que o enredo se passe em Londres, estou bem curiosa para conhecer a escrita dessa autora.

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Que história linda e emocionante!
    Não conhecia ainda, mas já quero!
    A Maisie parece ser muito forte e batalhador, e os temas abordados como guerra e as investigações parecem ter toda uma carga emocional muito forte, com muitas reflexões.
    Logo lerei!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir