acompanhe o blog
nas redes sociais

22.8.22

Me Leve com Você [David Levithan e Jennifer Niven]


Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Me Leve com Você é um livro escrito a 4 mãos.
David Levithan é conhecido pelos romances jovens LGBTQIA+. Todo Dia é o único livro que li do autor. Maravilhoso! Cinco estrelas e favoritado. Dizem que ter empatia é se colocar no lugar do outro. O personagem "A" vive isso todo santo dia.
Jennifer Niven é a autora do ótimo e triste Por Lugares Incríveis. Este também foi meu único contato com a autora.
Os dois se juntaram para contar a história de Beatrix e Ezra.

David Levithan e Jennifer Niven
Título: Me Leve com Você
Autor: David Levithan e Jennifer Niven
Tradutor: Alessandra Esteche
Editora: Seguinte
Gênero: Drama Familiar, YA
Páginas: 288
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Me Leve com Você é todo narrado através dos e-mails trocados entre Beatrix e Enza. Os irmãos vivem em um lar abusivo. O padrasto abusa psicologicamente e fisicamente das crianças, enquanto a mãe não está nem aí.

Beatrix é a irmã mais velha e acaba fugindo de casa. Todo mundo esperava algo assim da garota rebelde. Ela abandona a família, a melhor amiga e o namorado em busca de liberdade e dela mesma.

“É incrível o que podemos aprender sobre nós mesmos quando nos afastamos daqueles que duvidam de nós.”

A única forma de contato que Ezra, o irmão mais novo, tem com a irmã é através de um endereço de e-mail que ele encontrou no esconderijo secreto deles.

No início, pensei que a história fosse ser parecida com Quem é Você, Alasca?, do John Green, mas estava totalmente errado. Através dos e-mail, a gente vai conhecendo a vida desses dois irmãos e o quanto eles sofrem em casa, sem que quase ninguém saiba ou perceba

Ezra acaba se vendo sozinho em casa com os pais. Dividido entre a saudade, a raiva e a preocupação com a irmã, ele conta com o apoio do namorado, Terrence.

“Sei que você acha que Terrence e eu somos novos demais. Não me importo. Tenho idade suficiente para precisar de alguém.”

Não gostei muito da narração através de e-mail porque o texto é muito elevado para ter sido escrito por jovens adultos ou adolescentes, mas ela funciona em alguns momentos como quando o Ezra para de responder a irmã. A gente sente a mesma angústia da Beatrix.

A edição da Seguinte segue o alto padrão da editora que está comemorando 10 anos. Eles tiveram o cuidado de começar cada e-mail em uma nova página e o espaço entre as linhas é muito bom. A leitura flui bem!

O que mais gostei de Me Leve com Você é o tema abordado: como é viver em um lar abusivo. David Levitham e Jennifer Niven conseguiram abordar vários assuntos sobre o tema sem pesar a mão.

É tocante ver a tentativa de Beatriz e Ezra (cada um à sua maneira) em superar as dificuldades que é crescer em um lar abusivo. Superar as memórias e criar uma resistência emocional para conseguir criar novas relações afetivas com alguém.

Com amor, André


15 comentários em "Me Leve com Você [David Levithan e Jennifer Niven]"

  1. Oi, André! Não li nada de nenhum dos autores, mas sei que, especialmente esses dois livros que vc menciona, são super bem comentados. A estrutura narrativa é bem diferente, né? Não sei como funcionária para mim, mas adoraria a experiência. E que história cheia de sentimentos, dor e afeto.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andre´!
    Confesso que gosto muito da escrita epistolar, embora algumas vezes possa se tornar cansativa.
    O mais interessante realmente é como é feita a abordagem dos autores sobre um assunto tão importante como o abuso familiar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Li 2 livros da Jennifer, Em Pedaços e Por Lugares.... David só li Will & Will que foi escrito com João Verde.
    Dois autores (D e J) que escrevem temáticas fortes com sensibilidade. Por isso sinto que Me Leve é um livro que precisa ser lido com calma, aos poucos e que nem todos estão preparados para essa leitura

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a escrita desses autores. A trama parece ser bem sofrida traz temas bem pesados .Nunca li um livro que tenha essa forma de narrativa

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Acredito que nunca li nada dos autores, apesar de ter muita vontade.
    Achei a história desse livro muito boa, gosto muito de histórias marcantes! Já quero ler ele. Sinto que vou sofrer um pouco kkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que estou beirando a igualdade em conhecer os dois autores igual você. O pouco contato, mas com duas obras que marcaram.
    Esse lançamento só "peca" na minha humilde opinião, por conta da maneira de ser escrito. Isso dos e-mails. Eu já li ou tentei ler algumas coisas assim e confesso que não me prendeu.
    Mas deve ser muito intenso ler sobre o tema,o abuso familiar e isso deve comover muito.
    Com toda certeza é um livro que quero muito ler se tiver oportunidade!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros em que há algum tipo de correspondência mas todos que li eram romance, então como esse não é já chamou minha atenção.
    Esse livro tem sido bem falado mesmo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. O tema é forte e de extrema importância. Esse tipo de narrativa utilizando em parte os e-mails é algo que já vi em outro livro, e imagino que a forma de escrever deva ser compatível com as personagens e grau de intimidade, caso contrário realmente pode soar forçado. Bom esse cuidado com o espaçamento, esse detalhe pode estragar a leitura quando querem economizar demais.

    ResponderExcluir
  9. Oi, André!
    Não conheço a escrita de David Levithan e nem da Jennifer Niven, e confesso que sempre fico com um pé atrás quando me deparo com um livro escrito por mais de uma pessoa, é que minhas experiências não foram muito boas... A trama de Me Leve com Você não me interessou para decidir arriscar sua leitura, não fiquei curiosa para conhecer mais da história dos irmãos Beatrix e Enza.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi André,
    Conheço os autores exatamente pelas mesmas duas obras que vc citou, quando li Todo Dia gostei muito ^^
    Interessante ver a parceria dos dois.

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço a escrita do David e da Jennifer, e estou ansiosa para conferir essa parceria. Um tema pesado, né? Mas me parece que, apesar de ser tão doloroso, a narrativa dá uma equilibrada. Quero muito conhecer esses irmãos, sei que vou sofrer com eles... mas é um tema que precisa ser abordado cada vez mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá! Um enredo difícil, mesmo os autores tendo tido o cuidado de não pesar a mão em um assunto tão complexo, a narrativa, através de e-mails, é diferente, e acredito que deveria ter tornado a leitura mais dinâmica.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que tenho certo receio desses dois autores, ai ai que não tenho caixinha de lenços suficientes para os livros deles não (risos), não sabia desse trabalho e mesmo com todo meu temor, fiquei bem curiosa para descobrir como eles se saíram juntos, sem falar que o tema abordado é para lá de importante.

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Dois autores maravilhosos né!!
    Que história triste e sensível. Fiquei com muita vontade de ler, pois gosto muito de dramas familiares e livros sobre abusos é importante e sempre tem algo a nos ensinar.
    Logo lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Livros com temas atuais sempre me interessa, pois è tão cotidiano e está sempre acontecendo. Gostaria de conhecer melhor esse livro, tem muito a ensinar.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir