acompanhe o blog
nas redes sociais

10.10.22

Estela sem Deus [Jeferson Tenório]

Jeferson Tenório

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Jeferson Tenório vem se destacando na literatura contemporânea nacional há algum tempo, e com o livro O Avesso da Pele chegou a ganhar o prêmio Jabuti. Livro de grande importância que retrata o racismo no Brasil. E até este momento, foi minha melhor leitura do ano. Em Estela sem Deus não poderia ser diferente. É mais uma história profunda, repleta de camadas sobre diversos temas da nossa sociedade, tratados com sutileza e brutalidade, mas com muita verdade.

Estela sem Deus
Título: Estela sem Deus
Autor: Jeferson Tenório
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Ficção Adulta
Páginas: 184
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Estela é filha de Irene e foi abandonada pelo pai, e seu irmão é filho de outro pai. Vivendo de modo precário, as coisas pioram quando o pai de Augusto morre e eles são despejados de casa. Com apenas quinze dias eles precisam encontrar um novo lar.

“Pensar na morte me aprofundava, mas o medo me trazia de volta à superfície. E nessas horas eu achava que a natureza era violenta e injusta. Mas a vó Delfina dizia justamente o contrário, que era preciso pedir perdão à natureza, mesmo se não fôssemos culpadas; tínhamos sempre de pedir perdão aos bichos porque nós os comemos, perdão às árvores por derrubá-las, perdão ao mar por entrarmos nele.”

O maior sonho de Estela é ser filósofa um dia. Seus anseios sobre a vida, seu olhar para com as coisas deixam a narrativa de certa forma poética e filosófica, já que sendo em primeira pessoa, mergulhamos de forma intensa em sua personalidade, sua autoestima e em seus posicionamentos.

Estela e sua família mudam-se então para um local que muitos consideram perigoso, porém eram sua única alternativa. Lá, Irene volta a trabalhar como doméstica, mas seus filhos passam a notar o quanto a mãe vem se queixando de dores pelo serviço. É então que Irene passa a levar Estela e Augusto para ajudá-la nas atividades.

“A gente estudava pela manhã, e à tarde ela nos levava para as casas que quase sempre ficavam na zona sul da cidade. Íamos junto porque ela dizia que tinha medo de que o Augusto virasse um aviãozinho do tráfico, e eu, uma prostituta, mas a gente sabia que na verdade ela nos levava mesmo para ajudá-la na limpeza. Não sei dizer se ela nos levava também para nos ensinar algo sobre a vida; só sei que no início, confesso, eu achava uma grande chatice.”

Após um episódio chocante que acontece em sua nova casa, Irene decide mandar seus filhos para o Rio de Janeiro para ficarem com a madrinha de Estela. Lá eles poderiam ter um futuro diferente de sua mãe. Antes disso chegaram até se mudar para casa de uma amiga, mas também houve alguns problemas, e o Rio de Janeiro pareceu ser a melhor opção.

Acredito que a partir daqui tudo que eu falar seria spoiler, mas resumindo, ao chegarem no Rio a vida passou a ter novos rumos e consequências.

Estela é uma personagem única. Sua personalidade extremamente forte nos entregou uma protagonista em busca de si própria. Seus sonhos, seus medos, suas frustrações, conquistas, enfim, acompanhamos sua formação da infância a vida adulta.

Neste romance vemos mais uma vez o racismo estrutural bem como a dor de uma família marcada pela violência, a falta de oportunidades e como tudo influencia em seu papel no mundo. Fazendo-os se questionarem o tempo todo sobre suas vidas.

Um dos pontos pertinentes do livro é a religiosidade. Ao se mudarem pro Rio, sua madrinha os levava para a igreja evangélica, e por um tempo Estela se sentia bem, gostava muito quando o pastor falava de Deus, mas depois Estela acaba se decepcionando com algumas atitudes, e pouco tempo depois conhece a umbanda, o que a faz se questionar, por que ela sente uma ligação muito forte.

“Deus precisa ser educado por nós, Estela. Às vezes, tenho a impressão de que Deus não é profundo. Acho que foi por isso que ele ensinou Jesus a caminhar sobre as águas. Deus não sabe mergulhar.”

No livro ainda encontramos violência doméstica e abuso sexual, o que vale a pena saber para evitar gatilhos.

A escrita de Jeferson é superfluida, tendo uma narrativa forte por conta dos assuntos abordados, mas que mesmo assim conseguimos acompanhar a personagem em seu amadurecimento.

Simplesmente mais um livro incrível do autor, e como já falei na resenha de O Avesso da Pele, quero ler toda a obra dele!

12 comentários em "Estela sem Deus [Jeferson Tenório]"

  1. Oi, Douglas! Jeferson Tenório é um dos autores nacionais que mais quero ler. São temas importantes abordados e uma realidade tão doída e tão presente, mas que ao mesmo tempo faz com que o leitor se veja diante de histórias de coragem. A luta de Estela é, sem dúvida, a luta de outras tantas jovens em busca dos sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma leitura forte e impactante de Tenório.
    Com certeza um livro indigesto mas necessário

    ResponderExcluir
  3. Douglas!
    O autor traz enraizado a questão do preconceito e aqui, ainda abordou o aspecto religioso, o que é importante.
    E ainda traz assuntos delicados como violência doméstica e abuso sexual, deve ser um livro muito bom de entendimento.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que ainda não tenha lido O Avesso da Pele, o autor tem se consagrado a cada novo trabalho, por trazer situações reais do nosso povo, de suas aflições, mas também da maldade humana, que nem sempre está distante de nós!
    Não deve ser uma leitura fácil, digo isso pelas dores, mas com certeza, é uma leitura que quero fazer com toda certeza do mundo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro.
    Muitos leitores irão se identificar com os personagens, pois muita gente já passou por situações semelhantes.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço a escrita do autor, mas já adicionei O avesso da pele na minha lista, e agora sinto que esse livro também irá se tornar um desejado.
    Essa narrativa que mistura brutalidade é sutileza me chama atenção, e eu amo quando criam uma personagem única, por isso já quero conhecer Estela e toda sua história que parece ser bem importante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. A jornada da Estela se parece com a de muitas gente .Que precisa lutar contra um adversário que infelizmente está sempre presente no cotidiano de pessoas negras que é o racismo e tem também toda a questão da violencia doméstica e do abuso sexual que são coisas pesadíssimas.Deve ser uma leitura bem reflexiva.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu não sabia desse livro do autor! Só conhecia o outro, apesar de não ter lido ainda.
    Eu tô amando o destaque que literatura nacional está ganhando, fico muito feliz mesmo
    Agora eu quero muito ler esse livro kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Douglas!
    No momento estou evitando ler livros do estilo de Estela sem Deus, que abordam temas tão sérios e delicados como violência doméstica e abuso sexual... Mas como uma leitora de livros nacionais desejo sucesso ao Jeferson Tenório.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive o prazer de ler os livros de Jeferson Tenório, mas é muito gratificante ver autores contemplados com o reconhecido prêmio Jabuti. Além do cenário do Rio de Janeiro, a questão da religião é muito importante e delicada. Quero ler o Avesso da Pele e também esse livro do autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Apesar de ser um livro curto, sem dúvida é uma leitura que nos fará refletir bastante, um enredo forte e necessário, que nos apresenta personagens que quero muito conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Impossível ler essa resenha e não querer conferir mais esse baita história, por enquanto, estou acompanhando apenas as resenhas e a cada novo trabalho conhecido admiro ainda mais o autor.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir