acompanhe o blog
nas redes sociais

21.11.22

O Caso das Penas Brancas, Vol. 02 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]

Maisie Dobbs

Cortesia da Editora Arqueiro

Maisie Dobbs é uma personagem extremamente carismática, não de início eu confesso, mas que a cada página nos afeiçoamos a ela e passamos a torcer por cada empreitada que se mete. Sua história de vida, da infância a fase a adulta, é uma verdadeira montanha russa de emoções. Talvez seja por isso que tenha me conquistado tanto. Nesse segundo volume, após passar a ser extremamente conhecida por conta do primeiro caso solucionado, Maise continua investigando pequenos casos com seu assistente Billy Beale.

Jacqueline Winspear
Título: O Caso das Penas Brancas
Autor: Jacqueline Winspear
Tradutor: Nina Schipper
Série: Maisie Dobbs
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 336
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Desta vez, Maise é procurada por Joseph Waite, homem rico e um dos mais importante do comércio da região. Sua filha Charlotte sumiu sem deixar rastros, e Joseph quer que Maise investigue o caso de forma sigilosa, sem a presença da Polícia ou imprensa.

“Maisie sentou-se à mesa perto da janela, abriu um dossié que tirou da pasta e acenou para que Billy se juntasse a ela. Ele se acomodou, pegou um lápis do pote de vidro e uma grande folha de papel para que juntos montassem um diagrama com os pormenores dos indícios, pensamentos, possibilidades e projeções, uma técnica a que se referiam como "mapa do caso"."”

Mais uma vez Jacqueline Winspear nos entrega um livro permeado de drama, fatos históricos, e um cenário com Londres de pano de fundo que por si só já deveria ser motivo pra leitura.

Adoro a narrativa de Jacqueline Winspear, ela constrói cenas bem detalhadas sem ser prolixo demais, mas que mesmo assim nos faz entrar dentro do cenário criado. Essa experiência imersiva é sensacional, pois além da cena, sentimos a carga dramática de um período histórico como a Primeira Guerra Mundial. O clima das ruas londrinas, os traumas que os sobreviventes da guerra carregam, toda a dor de falar sobre esse período é visível em cada diálogo da trama.

Em paralelo ao caso investigado por Maise, um outro caso sobre mortes misteriosas é investigando pelo inspetor Stratton. E não demora muito até ambos notarem uma certa conexão entre os casos.

“O motorista abriu a porta para que Stratton e Maisie saíssem do veículo e, assim que o inspetor estendeu a mão para cumprimentar Maisie, Billy Beale surgiu na esquina. Carregava sua boina. No instante em que o último raio de sol da tarde atingiu seu indomável cabelo louro, um vento forte e indesejado varreu a praça, causando a impressão de que uma auréola inesperada aparecera ao redor de sua cabeça.”

Este livro, em comparação ao primeiro, e falo sobre os casos investigados especificamente, trouxe um crime a ser solucionado que ficou um pouco de lado. Não me entendam mal, mas para um livro de detetive seria necessário ser o foco central. Essa é apenas uma observação, pois o que manteve minha avaliação igual ao livro anterior, foi o fato de que se trata de uma série, então é aceitável que tenhamos um desenvolvimento maior sobre os personagens.

A escritora aqui optou por fazer isso, nos proporcionou uma experiência histórica carregada de todo o drama da guerra, e nos apresentou uma personagem mais madura com soluções de mistérios mais ágeis e que continua a se impor numa sociedade que ainda permanece acreditando que seu trabalho deveria ser feito apenas por homens.

“Seria ela, como o pai acreditava, um "lírio fenecido"? Ou, como Lydia Fisher dera a entender, uma fugitiva contumaz? O relato de Magnus Fisher não ajudava em nada. A história de cada narrador revelava apenas uma perspectiva, uma representação da pessoa que Charlotte demonstrava ser diante de cada companhia. Onde residia a verdade? Quem de fato era Charlotte?”

Maisie Dobbs tem muito ainda a ser explorado num período histórico com muitos assuntos a serem colocados. Até o presente momento tem sido agradáveis leituras, e espero que continue nessa qualidade que Winspear vem escrevendo. Boa leitura!

Se você quiser conhecer um pouco sobre o livro anterior desta série, clique na capa para ler a resenha:


15 comentários em "O Caso das Penas Brancas, Vol. 02 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]"

  1. Oi, Douglas! Concordo que histórias de detetive a gente espera muitas investigações e mistério. Mas mesmo a história tendo se afastado um pouco nesse sentido, eu fiquei bastante curiosa para conhecer o livro e toda a série.

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei por Maisie no livro 1! Mas foi uma paixão que foi aos poucos...
    Caso está na wishlist.

    ResponderExcluir
  3. O primeiro livro foi morno, mas mesmo assim, na minha humilde opinião, favorito! Eu gosto quando uma série vai entregando pouco a pouco e Maisie foi bem assim, devagarinho e com passagens emocionantes no primeiro livro.
    Com certeza, quero muito ler esse segundo e ver esse solucionar um crime!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Douglas!
    Concordo com você: se o foco é uma investigação, deveria ser o foco do enredo. E foi o que mais me chamou atenção no primeiro livro, ter uma investigadora mulher.
    Ainda assim, como é uma continuação, se faz necessário a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Creio que para quem não lê muitos livros com essa pegada investigativa a leitura pode ser melhor, mas se a pessoa lê muito do estilo, pode parecer mais fraco.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li os livros dessa coleção da Arqueiro, mas tenho interesse, até porque são suspenses mais leves, o que me agrada bastante. Fiquei curiosa com Maisie, principalmente por ser uma personagem carismática, e já quero conhecer mais sobre a vida dela.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi, Douglas!
    Apesar de gostar bastante de thriller e suspense não me interessei por O Caso das Penas Brancas; não curto muito livros com drama, e achei bem negativo o crime a ser solucionado ter ficado um pouco de lado... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Ainda não li esses livros, mas achei curioso que você disse que a investigação não é o ponto principal! Sempre achei que a série toda fosse kkkkk
    Mas mesmo assim, ainda tenho vontade de ler

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas,
    Ainda não li nada da Jacqueline Winspear, mas o estilo me agrada, adoro um caso de detetive em Londres, rs.
    Bom ver na resenha que esse é o segundo, várias vezes já peguei alguma série no meio do caminho e só percebi depois de estar envolvida na história e perder várias referências :P

    ResponderExcluir
  10. Histórias passadas em Londres já é um encanto por si só.  Também gosto de acompanhar enredos que tenham as guerras como pano de fundo.  Essa é uma série que tenho interesse demais.  Gosto de investigação, e como é uma série realmente tendem a compensar um livro pelo outro, explorando coisas diferentes em cada volume.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Li o primeiro livro e gostei bastante, a história tem uma carga dramática bem grande, que eu não esperava, mas que, para mim, tornou a leitura ainda melhor, animada para conferir esse segundo volume.

    ResponderExcluir
  12. ola
    Ainda não adquiri nenhum livro dessa serie da Arqueiro mas quero muito pois ela é de um genero que gosto muito e estou vendo só elogios para ela.

    ResponderExcluir
  13. Uma das coisas que mais me chamou atenção nesses livros, foi justamente a oportunidade de ter um pouquinho mais de Londres (saudades do que a gente já viveu), além claro da parte da guerra, ter um pouco mais desses relatos é sempre bem-vindo, já conferi o primeiro livro e gostei bastante, por isso estou empolgado com esse segundo volume.

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de comprar essa coleção mistérios da Arqueiro. Tenho a espiã da realeza. Gilmar Cruz

    ResponderExcluir
  15. Estou amando essa série de mistério da Arqueiro. Ri muito com a Georgie de espiã da realeza.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir