acompanhe o blog
nas redes sociais

12.12.22

A Estratégia do Charme [Alison Cochrun]

Alison Cochrun

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

A Estratégia do Charme se passa durante as gravações de Para Todo o Sempre, um Reality Show de encontros amorosos, na mesma linha de The Bachelor. Será que é possível se apaixonar em um reality show?

A Estratégia do Charme
Título: A Estratégia do Charme
Autor: Alison Cochrun
Tradutor: Vitor Martins
Editora: Paralela
Gênero: Romance LGBTQIAP+, Drama
Páginas: 328
Edição:
Ano: 2022
Favorito
Onde comprar: Amazon

O livro conta a história de Dev Deshpand, um dos produtores do reality show. Ele ajuda os participantes durante todo o processo e é excelente no que faz. Mas, sua reputação é colocada à prova quando a diretora pede para ele trocar com outro produtor e cuidar do protagonista.

Charlie Winshaw parecia ser o príncipe encantado perfeito. Ele é empresário e um prodígio da tecnologia! O problema é que Charlie é desajeitado e péssimo no convívio social. Ele também não acredita no amor verdadeiro e só aceitou participar do programa para recuperar sua imagem profissional após alguns incidentes.

Enquanto o programa os leva para lugares paradisíacos ao redor do mundo, Dev tenta ajudar Charlie a se conectar mais com as pretendentes. No entanto, conforme os dois se aproximam, fica claro que a química entre eles não pode ser ignorada.

Este romance LGBTQIAP+ é incrível! Já tinha boas expectativas, mas não esperava toda a profundidade emocional. Charlie possui TOC, ansiedade generalizada e síndrome do pânico. Isso dificulta muito sua interação com as pretendentes do programa. Por outro lado, Dev que está sempre feliz, sempre sorridente, parece esconder um lado seu que é bem sombrio.

A história é narrada na primeira pessoa, ora pelo ponto de vista do DEV, ora pelo ponto de vista do Charlie. Cada capítulo é uma semana de gravação e no final de cada capítulo há notas do roteiro para a edição, com o nome do roteirista, do produtor executivo, local de gravação e algumas observações. Achei isso bem bacana!

A tradução foi feita pelo Vitor Martins e acredito que isso foi bem positivo para a edição brasileira publicada pela editora Paralela. Vitor também é autor e tem uma grande sensibilidade para traduzir as emoções que a autora Alison Cochrun criou para seus personagens, além de suas palavras.

Para todo o Sempre é um reality show estruturado, onde os acontecimentos seguem um determinado roteiro. Será que eles vão ter a coragem de mostrar a história de amor verdadeira ou aquele que Dev fabricou diante das câmeras?

“Eu não acho que felizes para sempre é uma coisa que acontece com a gente, Dev.”

Esta história me lembrou do documentário Saindo do Armário: com Colton Underwood, disponível na Netflix. Colton participou do reality show The Bacheler e, depois de vários problemas, se declarou gay.

A Estratégia do Charme vai entrar para a lista dos melhores do ano com certeza!! É divertido, fofo, com personagens carismáticos e de aquecer o coração. Ainda traz representatividade e conscientização sobre transtornos mentais. Amei!

Com amor, André

15 comentários em "A Estratégia do Charme [Alison Cochrun]"

  1. Oi, André! Esse universo dos reality shows é bem amplo, né? Eu adoro os culinários e achei bacana trazer esse cenário para a história. São muitos temas importantes abordados e um romance surgindo nos bastidores.

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei por esse livro. É um dos mais desejados.
    Amo amo amo clichês e sendo um romance LGBTQIAP+ é ainda melhor

    ResponderExcluir
  3. A representatividade que chegou e vem alcançando vôos mais altos e nossos corações agradecem por isso!
    Ainda não li,mas vontade não falta e claro, vou procurar comprar o quanto antes. A gente precisa de amor, precisamos ler sobre transtornos sim, aprender a colocar na balança.
    Dois personagens que se amparam!
    Adorei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, André!
    Até gosto de livros divertidos e fofos, mas não curto livros que gira em torno de reality show... Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Um romance que mostra que a vida não são só flores, que temos que lidar com transtornos, medos e outras questões. O romance parece se desenrolar de forma leve e gostosa.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. André!
    Não sou muito de realitys shows, entretanto aqui, como é um diferente, fiquei interessada em ver como tudo se desenrola e até fiquei curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Sabe que não estava animada com esse livro? Mas agora já vou adicionar na lista de desejados. A profundidade emocional me chama atenção, é algo que gosto nos livros, e saber que a leitura também é fofa e divertida torna tudo mais atraente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu amo quando trazem a temática de reality show! É muito legal
    Amo que esse livro trás representatividade, tô amando que livros assim estão ganhando mais engajamento e destaque
    Já vou adicionar no meu Skoob.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi André,
    Curti que o livro traz um romance LGBTQIAP+ e de ler a resenha consegui sentir a profundidade, fiquei interessada em saber mais sobre o Charlie, como se desenrola as interações com os pretendentes, que não devem ser fáceis.
    Estou torcendo para que eles mostrem nas telas a história de amor verdadeira, rs.

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Embora o autor traga temas importantes como o TOC e a ansiedade não senti vontade de ler pois não sou muito fã de realitys shows

    ResponderExcluir
  11. Amei a premissa do livro, ainda mais porque sempre gostei de acompanhar esses tipos de reality (hoje nem tanto), por isso vai ser divertido acompanhar sob uma nova perspectiva e amei ainda mais pela história trazer toda essa representatividade e personagens fora do padrão, tenho certeza que será uma leitura bem divertida, além de reflexiva.

    ResponderExcluir
  12. Parece aqueles clichês que aquecem o coração, já coloquei na lista de desejados de 2023. Gilmar Cruz

    ResponderExcluir
  13. Livro que com toda a certeza eu leria. Sou apaixonada por clichês.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ótimo conhecer mais um livro cheio de representatividade, que se passa em universo cheio de clichês, garantia de uma boa leitura né!

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante a trama do livro, afinal com tantos realities de sucesso atualmente, nos mostra como nem sempre a realidade é o que aparece na tv. Que bom que a autora consegue contar a história com profundidade e sensibilidade que o tema precisa. Já assisti o documentário com o Colton Underwood.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir