acompanhe o blog
nas redes sociais

7.12.22

Família de Mentirosos [E. Lockhart]


Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Li "Mentirosos" no início do ano e foi daqueles livros que me pegaram completamente de surpresa. O plot no final foi algo que fiquei de boca aberta. Tudo que havia teorizado sobre a história, foi totalmente jogado fora pelos capítulos finais. Que livro! Logo após isso vi a notícia do lançamento de "Família de Mentirosos", com a proposta de explorar o passado da família Sinclair. Fiquei muito curioso, e cá estamos para a resenha.

Título: Família de Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Tradutor: Flávia Souto Maior
Série: Mentirosos
Editora: Seguinte
Gênero: Mistério e Suspense para Jovens
Páginas: 336
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Contextualizando, a família Sinclair se orgulha fervorosamente do quanto são muito bem perfeitos. Se acontece algo de ruim, simplesmente fingem que nada aconteceu, ignoram e seguem suas vidas sem jamais tocar no assunto. Passam todas férias de verão na ilha Beechwood, ilha com casas lindas, píers, quadras de tênis, enfim, um verdadeiro paraíso da diversão.

É importante dizer que a partir de agora haverá spoilers caso você não tem lido ainda "Mentirosos"!

"Família de Mentirosos" irá contar a história de Caroline Lennox Taft Sinclair, ou apenas Carrie. Ela contará ao seu filho, que morrera num incêndio (Isso está na primeira página), toda a história do verão que passara aos 17 anos na ilha. Como os traumas surgiram em sua vida, mesmo querendo reprimi-los diante a morte da pequena irmã Rosemary.

“Eu o vejo de madrugada, quando não consigo dormir e desço para tomar um copo de uísque. Ele tem a mesma aparência que tinha aos quinze anos. O cabelo loiro espetado, cheio de tufos. Tem uma queimadura de sol no nariz. Suas unhas estão roídas e ele costuma estar de bermuda e moletom com capuz. ”

Isso por si só já é bastante impactante, seus próprios pais simplesmente fingiam que não a tinham perdido.

Com a morte precoce de Rosemary, contada na história, achei que nesse momento a família poderia enfim se conciliar. O que não aconteceu. A tragédia ficou apenas nos corações, mas para todos eles escondiam, não queriam saber. O que importava era como seguiriam suas vidas sem perder tempo com aquilo.

Carrie passou de alguma forma a se culpar. Não entendia o por que aquilo aconteceu. Ver que as fotos de sua irmã haviam sido retiradas dos quadros só a deixava ainda mais aflita.

“Você pensa na dor como se fosse um exercício físico ou algo do tipo. Como se fosse só um esforço. Uma luta. [...] Nem toda dor vale a pena. Certas dores são só dores”

A carga dramática do enredo é super presente. A história contada por Carrie não é cheia de florezinhas ou palavras amenas. É uma trama seca, direta, capaz de causar completo desconforto. Uma das cenas assim é quando os pais fizeram uma cirurgia na mandíbula dela apenas por que não era bonita suficiente.

Em meio a tudo isso, chegará na ilha um garoto chamado Pfeff, e ele fará os dias de Carrie serem mais alegres por um tempo...

Há muitas similaridades com o enredo de Mentirosos, talvez por isso não tenha me prendido tanto ao enredo apesar de ter gostando bastante do primeiro livro. No fundo eu esperava algo diferente. Eu não conseguia ver os livros de forma distintas, creio que por isso acho que esta trama poderia ter sido contada em paralelo ao primeiro, em um único livro.

São aparências singulares eu diria, mas a essência de ambos é a mesma, até o plot final é muito parecido. Gosto demais de ambos, mas cada um funcionou de uma forma distinta. E. Lockhart escreve incrivelmente bem, instigando o leitor a sempre querer ler cada vez mais, porém ela poderia ter dados rumos diferentes aos quais tomou. Repito que ambos são livros muito bons, mas que me agradaram de formas diferentes.

Indico sim a leitura, fará o leitor vibrar e torcer pelos personagens, bem como sorrir e sofrer por cada um. Uma leitura divertida, rápida e sagaz. Boa leitura!

15 comentários em "Família de Mentirosos [E. Lockhart]"

  1. Oi, Douglas! Li Mentirosos em 2015 e estou com o da Família aqui para ler. Não me recordo tanto dos detalhes, mas me lembro de ter ficado surpresa com o final. Gostei muito da escrita da autora também! Mas queria algo novo, já que disse que possuem a mesma essência e até finais semelhantes. Vou ler para ver.

    ResponderExcluir
  2. Mentirosos é o tipo de livro que se ama ou se odeia. É hypado com certeza.
    Já tive vontade de ler
    A premissa de Família é bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Este ano, depois de ter lido tanto sobre Mentirosos, fui lá e já comprei esses dois livros de uma vez, mas? Vão ficar para 2023 rs não consegui os ler, mesmo ambos sendo relativamente curtos.
    A curiosidade com os plots sempre foi enorme e sei que vou gostar..ou não, dos dois!!!
    Lerei com certeza!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Mentirosos, então vou pular essa resenha completa, mas saber que o final do primeiro livro foi totalmente surpreendente pra você me deixa mais animada. Quero ler em breve para entender melhor essa família, e torço para que esse segundo livro seja um bom complemento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ouço falar não tão bem desses dois livros, e pela história que a mim soa absurda (pois acho que ninguém conseguiria fingir que certas coisas aconteceram) realmente não creio que sejam leituras tão boas.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Douglas!
    Gostei muito de Mentirosos, embora tenha ficado injuriada por ter sido enganada por todo livro.
    Não li esse anda, mas quero ver como será, porque mesmo tendo a similaridade com o primeiro, só para comprovar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Douglas!
    Não li Mentirosos por isso pulei a parte do spoiler, aliás, obrigada pelo aviso, pegar spoiler já é ruim mas pra mim é ainda pior pegar um spoiler de um livro de suspense... Mas já adicionei Família de Mentirosos na minha lista de leitura. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Faz muitos anos que li Mentirosos, e lembro da sensação no final do livro, a loucura que é KKKKKKK
    Não sabia que tinha esse segundo livro, e por mais que eu queria ler, eu teria que reler o primeiro para lembrar de certas coisas. só que não sei se teria o mesmo impacto se fosse reler :/


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas,
    Não li Mentirosos, mas fiquei interessada por saber do plot no final de deixar de boca aberta, por isso imagino sua empolgação com essa nova obra.
    Para não pegar spoilers dei uma lida por cima em sua resenha, sim, muito obrigada pelo aviso, fico louca quando vejo algo sem querer,e agora estou curiosa por aqui rs >.<

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Já vi tanto a respeito desse livro na internet e ao mesmo tempo não vi muitas resenhas Ou seja eu sempre via booktubets comprando esse livro mas não lembro de ter visto alguma resenha dele que me deixasse com vontade de ler.E assim continuo até hoje.Nâo sinto vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de conferir nenhum dos dois livros, mas pelas resenhas que acompanhei dá para perceber que há de valer a pena, mesmo com algumas ressalvas, principalmente pelo fato das histórias serem tão parecidas entre si, acho que nem mesmo isso será capaz de tirar o brilho das histórias.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se eu leria esse livro,já que mentirosos está no hype e eu não gosto de livros modinhas. mas gostei da resenha. muitas pessoas preferem esconder tudo debaixo do tapete, geralmente quando vem a tona tudo fica horrível.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu sempre fico em dúvida em embarcar nesse tipo de leitura, afinal o autor realmente quis explorar esse universo que conquistou tantos fãs, ou apenas os nossos bolsos (risos), brincadeiras à parte, acredito que seja uma boa pedida para mudar um pouco os ares.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre fico receosa com livros que estão no auge. as expectativas sempre acabam atrapalhando a leitura. Não digo que não leria,mas seria daqui a alguns anos,quando o hype for outro.

    ResponderExcluir
  15. Sempre leio comentários e análises positivas sobre esses livros, e por isso tenho muita curiosidade de ler. Esse lance acontece com muita frequência, muitos autores acabam querendo repetir a mesma fórmula de sucesso do primeiro livro e erram em não surpreender o leitor, fazendo simplesmente mais do mesmo. E claro que a gente espera sempre mais né?!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir