acompanhe o blog
nas redes sociais

22.2.23

Árvore Inexplicável [Carol Chiovatto]


Cortesia do Grupo Companhia das Letras

E lá vou eu dando continuidade a essa fase mágica e fantasiosa em minha vida de leitor. Esse já é o quarto livro seguido do gênero que leio. Dessa vez, uma autora e trama tipicamente brasileiras. E o que posso adiantar é que foi muito bom acompanhar essa jornada ambientada em nossas terras.
Título: Árvore Inexplicável
Autor: Carol Chiovatto
Editora: Suma
Gênero: Fantasia Contemporânea
Páginas: 328
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Árvore Inexplicável” entrega tudo o que um bom exemplar do gênero pede: Temos magia, fantasia, mistérios, personagens dúbias e, por incrível que pareça, uma dose cavalar de realidade, que nos faz duvidar até da parte fictícia da história (risos).

Diana, nossa protagonista, é uma bela representante de uma classe que muitos de nós conhecemos bem: Os universitários que possuem jornadas duplas e até triplas de estudos/trabalho/deslocamentos em transportes públicos superlotados, que acabam tornando suas vidas bastante estressantes. Além desse fato, Diana, desde criança, possui a habilidade de enxergar “fenômenos” que acontecem próximos a árvores (uma névoa colorida).

Muitas dúvidas sobre esses acontecimentos começam a brotar: Esses fenômenos são reais? Isso é fruto de uma imaginação fértil de criança, que continuou acompanhando nossa protagonista, devido sua mente cansada pela rotina pesada? Mais alguém consegue enxergar? Se são reais, o que eles representam? Esses e outros questionamentos vão invadindo a mente de nossa protagonista e as nossas também, ao ponto de não querermos largar a leitura até obtermos todas as respostas.

“A vida tinha de ser mais do que um emprego meia-boca, trânsito, cansaço, choro no banho e contas a pagar. Embora o mistério não passasse de uma distração, ao menos investigá-lo me levaria a caminhar por lugares verdes da cidade cinza e respirar um ar um pouco menos poluído.” Página 19

Carol Chiovatto mostrou um domínio incrível nessa obra em todos os sentidos. Sua narrativa é muito boa, pois é leve, fluida e descritiva na medida certa. Outro ponto positivo é o leque de personagens bastante interessantes e representativos (a sigla LGBTQIA+ foi bem explorada, pois temos, pelo menos, quatro dessas letras representadas). As personagens coadjuvantes são tão bem trabalhadas e reais, que fica quase impossível não torcer por elas também.

Outros destaques positivos ficam por conta das partes reais da história: O cenário (São Paulo e cidades próximas); o período (início de pandemia, onde dúvidas, procedimentos e medo se fizeram presentes); e a crítica social/política brasileira nesse contexto.

“E, entretanto, fazíamos isso todos os dias, não? Ler notícias ruins, nos sensibilizar um momento e seguir em frente. Para cuidar da saúde mental, era preciso boa dose de desapego. Acaso para nos afetarmos de verdade com uma tragédia, ela tinha de nos tocar diretamente? Deveríamos ter um interesse pessoal no assunto? Me senti egoísta.” Página 137

Em relação a parte gráfica, a Suma gabaritou. A capa é muito bonita, a diagramação interna é simples e agradável aos olhos. Não encontrei erros. E, para não esquecer, somos brindados com um mapa da região ao qual a trama foi ambientada.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de fantasia e que também apreciem tramas ambientadas em cenários e realidades brasileiros.

16 comentários em "Árvore Inexplicável [Carol Chiovatto]"

  1. Sigo algumas pessoas nas redes sociais que são fãs ardorosa desse livro.
    Sempre vejo coisas muito positivas mas confesso que até agora não tinha lido a sinopse.
    E gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Eu pretendo pegar um Março regado a fantasia e sei que vou ter um mês de magia, sonhos e aventuras!
    Eu amo o gênero e fico muito feliz quando há resenha de algum livro, ainda mais esse, nacional, que vem ganhando elogios desde o início, por ter todos os elementos que os fãs amam!
    Espero sim, ler em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nardonio! Mais uma fantasia nacional super bem comentada! Coisa boa de se ver! Muito importante essa representatividade inserida na história. E achei bem legal essa habilidade ligada às árvores. Deve ser interessante acompanhar Diana em seus questionamentos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro Que bom ver uma obra nacional recebendo tantos elogios .Leituras leves e fluidas tornam a leitura bem melhor Otima dica para os fãs de fantasia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nardonio,
    Curto fantasia, fiquei curiosa sobre o que são esses “fenômenos” envolvendo árvores, o que é essa névoa colorida.
    A capa também chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  6. Dom!
    Livros de fantasia geralmente são uma grande viagem literária, ainda mais quando traz uma trama bem delineada, como aqui.
    E o melhor de tudo é que tem ambientação e autor nacional, sensacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o livro, eu não conhecia. Eu adoro fantasia, e até já li várias nacionais, mas realmente o cenário e fatos reais inseridos como a pandemia, fazem toda a diferença. Adoro quando tem mapas também. Fiquei curioso e quero ler, com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nardonio!
    Até gosto de fantasia mas não curto muito fantasia urbana... Mas como uma leitora de livros nacionais se a oportunidade de ler Árvore Inexplicável surgir arriscarei a leitura sim :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. É uma autora que tenho muita vontade de ler! Tenho até o ebook de outro livro dela "porém bruxa".
    Gosto um pouquinho de fantasia e esse pouquinho é com certeza todo fantasia urbana e a Carol com certeza entregou uma obra prima para nós brasileiros nesse livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de fantasia, então achei interessante conhecer sua opinião sobre, até porque tem todos os elementos que amo no gênero. Essa ambientação está bem atraente, né? Personagens dúbios deixam a trama intrigante, então gosto disso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu já li outro livro da autora, Porém Bruxa, e gostei bastante. É uma narrativa muito envolvente e fico muito feliz com uma autora nacional ganhando destaque
    Quero muito ler esse livro dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nardonio, que livro incrível! Tinha visto ele por aí em alguns sites e fiquei muito interessada, como disse a capa chama muito atenção e instiga procurar a sinopse mais ver o que as pessoas estão comentando sobre ele. Eu amo essa sensação que alguns livros trazem "isso é real ou fictício"? Estou sentindo com Daisy Jones and the Six, parece realmente que a banda existiu. Vou ler com certeza. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Olha que essa parte do “estudos/trabalho/deslocamentos em transportes públicos superlotados” eu conheço bem hein, foram duas graduações nesse pique aí, e além desse, temos tantos outros acontecimentos reais inseridos nessa ficção, com certeza é uma leitura que despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  15. Já gostei, pois tem mistério e magia e uma coisa que gosto em um livro de fantasia, sim o cenário faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  16. Gente, já me identifiquei demais com a protagonista e sua nada mole vida, de jornada tripla eu entendo (risos), o gênero já é um dos meus queridinhos e ter a oportunidade de acompanhar a história se passando por aqui em terras brasileiras vai ser incrível.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir