acompanhe o blog
nas redes sociais

1.2.23

Para o Lobo, Vol. 01 - Duologia Wilderwood [Hannah Whitten]

Hannah Whitten

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

E lá vou eu, novamente, embarcando em uma fantasia. Dessa vez, o desafio é “Para o Lobo”, o primeiro volume de uma duologia inspirada em contos de fadas bastante conhecidos por nós. E, o que posso adiantar é que ele faz bem seu papel de porta de entrada para esse universo.
Hannah Whitten
Título: Para o Lobo
Autor: Hannah Whitten
Tradutor: Natalie Gerhardt
Duologia: Wilderwood
Editora: Suma
Gênero: Fantasia e Romance
Páginas: 392
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Nesse volume, acompanhamos a história através das irmãs gêmeas protagonistas/narradoras: Redarys (Red), e Neverah (Neve). Red nasce minutos após sua irmã, tornando-se assim a segunda filha da Rainha, detentora de um destino bastante cruel: Ao completar 20 anos, será entregue como sacrifício ao Lobo, que habita em Wilderwood (uma floresta que fica às margens do Reino de Valleyda, e guarda mistérios bastante sombrios), devido a um pacto realizado há séculos.

Desde muito jovens, as irmãs já têm o conhecimento de seus destinos e tentam lutar contra eles, principalmente Neve, que nutre um amor enorme por sua irmã, e não se conforma com a possibilidade de perdê-la.

Só por esse breve relato geral do ponto de partida dessa trama, percebemos que os principais ingredientes do gênero estão presentes: magia, mistérios, cenários característicos, pactos, maldições e atmosfera sombria dão a tônica nas páginas.

“Wilderwood aceitou o pacto, e eles permaneceram dentro de seus limites a fim de defendê-la e protegê-la das coisas que sob ela existiam. E toda Segunda Filha e todo Lobo que viessem depois deveriam aderir ao pacto e ao chamado e à Marca.” Posição 67

Um dos pontos altos é a narrativa da autora. É leve, fluida e descritiva na medida certa. Outro destaque fica por conta das personagens, que, além de poucas, são bem trabalhadas em sua maioria. Inclusive, Wilderwood, que inicialmente seria apenas um cenário, acaba transformando-se em um cenário/personagem conforme as páginas vão passando (confesso que ela me chamou mais atenção do que todos os outros).

O Lobo e nossas protagonistas também merecem elogios. Não existem “mocinhas frágeis” aqui. Elas são fortes e lutam pelas verdades em que acreditam, mesmo quando não sigam na mesma direção. E o Lobo? Será que ele é o vilão principal? Aliás, será que ele é vilão?

“Ela não sabia como agir ali, como se comportar. A estrutura daqueles relacionamentos tinha mudado na sua ausência, uma mudança sutil que ela não conseguia entender bem.” Posição 6574

Já algo que me incomodou um pouco foi o ritmo da trama em algumas passagens. Em sua maior parte, segue um fluxo interessante, mas, em determinados momentos, tive a sensação de que não havia uma evolução na história.

Em relação a parte gráfica, a Suma está de parabéns. A capa é linda e a diagramação interna é agradável. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura.

Finalizo a resenha indicando para os amantes de uma fantasia dark, com todos os ingredientes do gênero. Mas com a ressalva de que, em algumas passagens existe a presença de conteúdo sensível (cenas de magia com descrição de mutilações).

15 comentários em "Para o Lobo, Vol. 01 - Duologia Wilderwood [Hannah Whitten]"

  1. E tem uma pegada de contos de fadas.
    Eu que não sou de ler fantasia, achei super interessante.
    Vou esperar o próximo livro para ver se me animo a ler

    ResponderExcluir
  2. Este é com certeza um livro que divide opiniões desde o lançamento!Acho que boa parte dos comentários negativos seja a narrativa mais arrastada em alguns momentos, não contrastando com a obra que deveria por ter tantos elementos, mais ágil.
    Eu amo fantasia e sim, contos de fadas, ainda mais assim, sombrios rs
    Espero ler em breve!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Gosto de ler novas versões dos clássicos, então esse livro me interessou bastante. Não conheci o livro nem a autora.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nardonio! Gosto muito de fantasia dark e essa premissa de um destino cruel, separando as irmãs me deixou bastante curiosa. A questão da narrativa lenta é algo que me desanima um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nardonio,
    Ah, eu adoro uma releitura envolvendo contos de fadas, especialmente com um toque dark!A resenha atiçou minha curiosidade, esse elemento de gêmeas na chapeuzinho vermelho,humm...quero saber o desenrolar de seus destinos.
    A capa também ficou uma graça.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu sou uma pessoa que amo livros de fantasia, mas os últimos que eu li me desanimaram tanto kkkkk
    Gostei que essa tem um pouco de dark, acho que vou dar uma chance!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Dom!
    Gosto dessa pegada mais dark e como disse que não tem ninguém fraco, deve ser bem movimentado o livro.
    Precisando de uma leitura do tipo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi Nardonio! Acho que não leria esse tipo de história porque sou muito sensível, ainda mais com uma pegada bem dark. Mas, acho interessante essa relação com o clássico e essa nova história, parece ser bem trabalhada. Sobre o livro ser lento, o que vi muitos leitores comentando, isso acaba me desmotivando quando a história demora muito para acontecer. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir
  9. A capa achei interessante, e também essa pegada de conto de fadas mais sombria também me interessa. A trama em si não me chamou muito a atenção, mas só lendo mesmo para sentir se essa duologia me conquista também.

    ResponderExcluir
  10. Gosto um pouco de recontos. Uma idéia bem legal a autora trouxe no livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito de fantasia, não tanto das Darks, mas até encaro; também gosto muito de histórias inspiradas em contos de fadas, e até hoje não li nada inspirado nesse clássico.
    Gostei da premissa, parece um universo bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá! Embora a parte de sacrificar uma gemelar tenha me deixado preocupada, fiquei bem curiosa para conhecer a história, o enredo parece ser bastante interessante, uma releitura meio dois em um, adorei!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nardonio!
    Amo o gênero fantasia, ainda mais com mocinhas fortes e que lutam pelo que acreditam... Bom saber que os personagens são poucos pois não gosto de histórias com muitos personagens rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Hevellyn ( anônimo)22 de março de 2023 às 09:49

    Já gostei pois tem aquele toque de contos de fadas, gosto de livros assim, pois nos trás leveza.

    ResponderExcluir
  15. Olha só por quererem sacrificar uma das gêmeas, para mim, já é um conteúdo hipersensível, mesmo não correndo risco, pois sou a mais velha (por 5 minutos), brincadeiras a parte, a história me interessa, ainda mais porque preciso saber se minhas amigas vão se salvar dessa “tradição” assustadora.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir