acompanhe o blog
nas redes sociais

15.3.23

A Luz Através da Janela [Lucinda Riley]

Lucinda Riley

Cortesia da Editora Arqueiro

Falar de Lucinda Riley aqui, está ficando cada vez mais repetitivo (risos), e desde já peço desculpas por enaltecer tanto essa escritora, mas que se faz necessário! A Luz Através da Janela foi o segundo livro da Lucinda que li, isso a pouco mais de dez anos atrás, mas essa história sempre me acompanhou em pensamento toda vez que eu pegava um livro da autora pra ler, e a vontade de reler era inevitável. Até que a editora Arqueiro resolveu relançar essa obra prima com uma nova tradução, e eu não pude deixar de, finalmente, reler essa história.

A Luz Através da Janela
Título: A Luz Através da Janela
Autor: Lucinda Riley
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 448
Edição:
Ano: 2022
Favorito
Onde comprar: Amazon

Mais uma vez a história possui duas linhas temporais que são 1943 e 1998. Temos novamente a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo central a história, e nessa linha de tempo conhecemos Constance Carruthers, que é recrutada para ser uma espiã na Paris já ocupada pelos nazistas. Tinha ido à mando de um contato e este acabou sendo preso pela Gestapo. Aparentemente sem rumo, Constance acaba sendo hospeda na família La Martinières. Uma família cheia de segredos e mentiras.

Já em 1998 conhecemos Émilie de la Martinères, uma personagem bem complexa que possui uma intensa e conflituosa relação com sua mãe Valérie, o que fica bem nítido logo de cara no primeiro capítulo.

“Émilie não sabia ao certo como deveria se sentir. Afinal, havia imaginado aquele momento muitas vezes ao longo das últimas semanas. Deu as costas para o rosto da mãe morta e olhou pela janela, para os fragmentos de nuvem suspensos no céu azul feito suspiros que ainda não foram assados. Pela janela aberta podia ouvir o canto débil de uma cotovia anunciando a primavera.”

Émilie acabara de se tornar a única herdeira de uma mansão no sul da França, e mesmo a contragosto, já que seu desejo maior era vender a propriedade, ela vai acabar descobrindo tudo o que realmente aconteceu com sua família, bem como uma estranha ligação com Constance.

Lucinda consegue construir perfeitamente linhas temporais, e aqui falo sobre o seu talento em conseguir colocar o leitor na atmosfera de um país em guerra e ao mesmo tempo nos transportar para o mesmo país (1998) à beira da virada do milênio, já com novas vestimentas, costumes, enfim, com toda uma mudança geral de contexto. Esse contraponto, mesmo presente em tantos outros livros de época que misturam passado e presente, o modo como a autora consegue transitar sem se perder levando consigo uma quantidade grande de personagens, isso é para poucos!

A quantidade de personagens nesse livro é realmente algo absurdo. Mas no bom sentido. As famílias possuem uma grande importância para o contexto da história, seja no passado ou presente, vale a pena prestar bastante atenção em cada um. Garanto que vão se surpreender com as conexões entre eles.

Dentre esses personagens está Sophia de la Martinères. Uma mulher com deficiência visual, que irá emocionar a qualquer um. A pureza que Sophia possui, o modo como o mundo a sua volta lhe parece belo e destrutivo, é de deixar qualquer leitor de olhos marejados. Os diálogos dela, o seu "romance proibido", o contexto da guerra, faz todo um sentimento maior e com certeza arrancará lágrimas de quem estiver lendo. Sem falar dos poemas que ela escreve que são perfeitos!

“Luz da aurora, um doce pêssego maduro, a areia lambida pelo mar azul-escuro. um ar de primavera, a rosa coberta de orvalho, o zumbido das abelhas a fazer o seu trabalho. Tudo só beleza até onde o olho alcança faz os cinco sentidos se encherem de esperança. A cela escura, o pavor da noite, O mistral soprando feito açoite. O frio inverno numa terra arrasada, 0 gelo cortante da mão congelada. A beleza, hoje lembrança distante, não mais habita cada longo instante.” (Um trecho do poema Paraíso)

A narrativa de Lucinda é viciante de tão maravilhosa que é. É impressionante o modo como ela consegue prender o leitor do início ao fim. Uma prova disso é que me tornei tão fã, que já li quase a sua obra completa. Me falta apenas A garota Italiana, A história de Pa Salt (O oitavo e último livro da série As Sete Irmãs, que será lançado em maio), como também os livros infantis que estão sendo lançados pela Arqueiro em parceria com o filho da autora Harry Whittaker. Vale lembrar que, infelizmente, Lucinda faleceu em junho de 2021, mas a mesma acabou deixando orientações para seu filho terminar a série d'As Sete Irmãs.

Se tem dúvidas se indico a leitura? Melhor ler a resenha novamente, rs! Indico todo e qualquer livro da autora, e se quiser iniciar por esse aqui, será uma ótima porta de entrada para conhecer a autora. Vocês não vão se arrepender, garanto!

15 comentários em "A Luz Através da Janela [Lucinda Riley]"

  1. Como já disse antes, fui arrebatada pela escrita dela com A Garota do Penhasco.
    Esse livro é um super desejado mas infelizmente o preço nso baixou na semana do consumidor

    ResponderExcluir
  2. Não peça desculpas, ao contrário, traga sempre dona Lucinda e suas histórias que nos aquecem a alma!!!
    Ainda não pude ler esse livro,mas a parte da personagem com deficiência visual me ganhou!(eu sou)
    E amo essas linhas temporais que só Lucinda consegue fazer com maestria em suas obras!
    Pano de fundo perfeito!
    Espero sim, ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Douglas! Quando um livro marca a gente assim de forma tão especial é bom demais! Gostei do contexto da Segunda Guerra, do destaque sobre como a autora trabalha as linhas temporais, da personagem com seus poemas... enfim, parece ser uma leitura que emociona.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Muito bom poder ler resenha desse livro pois eu tenho esse livro há um tempo mas ainda não li .Que legal ter personagem que escreve poemas !!
    Quero ler em breve depois dessa resenha tão apaixonante!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Douglas!
    Eu entendo, quando a gente gosta de um determinado autor a vontade que temos é de sempre comentar o que ele/ela nos faz sentir.
    Mas confesso que não curto histórias com muito personagens, mesmo compreendendo que aqui foi necessário para a construção da história.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo as obras da Lucinda, então é sempre bom ler resenhas sobre os livros dela por aqui. A luz através da janela é o meu favorito dela, tanto que já li e reli, e, se der, leio mais uma vez. Essa história é incrível, as duas linhas temporais, e eu gostei demais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Douglas!
    Uma das melhores autoras contemporâneas, pena que se foi.
    Já tive oportunidade de ler e amo a ambientação em duas épocas diferentes,e, que no final, se entrelaçam na atualidade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Que história interessante fiquei com muita vontade de ler. Temos uma espiã que legal, além de gosta de acompanhar relações conflituosos entre pais e filhos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Douglas.
    Tenho vontade de ler as obras da Lucinda, são elogios mais elogios que acompanham seu nome.
    A dúvida é, começar com algum livro mais recente, ou aproveitar esse relançamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Muito bacana ter a oportunidade de realizar a releitura de um livro tão querido, assim nessa edição novinha em folha, e claro, uma ótima chance de novos leitores também se encantarem com a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  11. Acredita que não li nenhum livro da autora, preciso ler urgente, qual livro você me recomendaria para começar a ler.

    ResponderExcluir
  12. Douglas, estou tão animada para começar a ler essa autora que nem consigo mensurar em palavras o quanto. Eu simplesmente baixei todos os livros dela no meu kindle e estou ansiosa para embarcar nesse mundo. Sou super fã de histórias com mansões de plano de fundo, tive um gostinho disso lendo A Última Camélia da Sarah Jio e fiquei apaixonada. Esse é um dos livros da Lucinda que estou mais empolgada pra ler! Meu Deus! Ultimamente tenho pego livros com muitos personagens, acho fascinante, parece que estou lendo uma peça teatral o que amo muito. Valeu pela dica e obrigada por me lembrar dela. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  13. Douglas, tenho como objetivo ler vários autores de sucesso que ainda não tive a oportunidade. Com certeza, Lucinda Riley é uma delas. Imagino que tenha deixado obras maravilhosas. Essa trama que se desenrola em duas épocas é bem interessante. Geralmente obras com diversos personagens tendem a se perder, mas pelo visto essa consegue fazer com que todos tenham seu lugar de importância.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Fiquei super interessada em ler esse livro!!!! Quero muito agora kkkkk
    Eu amo livros que se passam na segunda guerra Mundial, e quando é bem escrito é perfeito


    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Uma autora maravilhosa dessa tem que enaltecida e lembrada em todo momento mesmo, até eu que ainda não tive a oportunidade de ler nada dela, já sou fã e sei do belo trabalho que ela entrega. Essa dica é mais uma que espero conferir.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir