acompanhe o blog
nas redes sociais

29.3.23

Mentiras Perdoáveis, Vol. 03 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]

Jacqueline Winspear

Cortesia da Editora Arqueiro

Maise Dobbs tornou-se uma personagem antagônica no quesito simpatia. Se até então eu a achava carismática, com esse livro passei a reavaliar meus conceitos, e explico o porquê. De início não há como se afeiçoar a ela, ou se quer manter um laço afetivo. Para que isso ocorra é necessário ir conhecendo-a, entendê-la, e acima de tudo compreender sua vida. Uma vida que é, extremamente, marcada de muitas emoções e traumas. Isso por si só já torna uma pessoa arredia, que não confia em todos. Após isso, apegar-se ao seu jeito expressivo, sagaz e conciso, se torna muito fácil. E eu afirmo: Que personagem interessante! Cada camada de personalidade que Maise possui, irá te surpreender e querer ser amigo apenas para lhe abraçar.

Mentiras Perdoáveis
Título: Mentiras Perdoáveis
Autor: Jacqueline Winspear
Tradutor: Nina Schipper
Série: Maisie Dobbs
Editora: Arqueiro
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 352
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Neste enredo vamos conhecer a Lady Agnes Lawton, que em seu leito de morte pede a seu marido, sir Cecil, que ele consiga, de uma vez por todas, provar que o filho deles, Ralph, ainda está vivo. Tendo indo servir na guerra, documentos do governo declaram que Ralph está morto, mas sem aceitar o fato e sendo enganada por médiuns charlatães, Lady Lawton confia piamente sobre ele estar vivo.

É deste modo que Maise Dobbs entra na história. Sir Cecil a procura atrás de seus serviços e Maise então se vê voltando as memórias de uma França antiga, onde revive seus tempos de enfermeira em um dos momentos mais cruéis da história do mundo que foi a Primeira Guerra Mundial.

“Ao encarar o passado, tudo o que verá será aquilo que já foi. É isso que aconselho: deixe que este seja seu momento de mudança. Quando tiver superado isso, vire-se para encarar o futuro. Apenas assim o futuro se apresentará a você.”

Como mencionei acima, Maise é uma personagem cheia de camadas. Mais uma vez ela revive um dos períodos mais difíceis de sua vida, o que por si só nos apresenta um enredo dramático e que consegue transmitir as sensações da época, bem como toda a atmosfera de um país em guerra.

A autora nos apresenta com perfeição, toda uma ambientação, seja de Londres ou na França, garanto que você irá a se sentir dentro da história. Irá ser explorado também toda a questão do pós-guerra. Como as pessoas se sentem, o que viram, enfim, todos os traumas que uma guerra causa. Dentro da trama ainda vemos o quanto um jovem rapaz chamado Hitler, vem ganhando destaque e ao mesmo tempo preocupando muitas pessoas.

Esse é, na minha opinião, o livro mais denso. Vemos a profundidade dos sentimentos dos personagens, bem como ficamos angustiados com determinadas situações que eles passam. É de dar nos nervos cada situação!

Amo os acontecimentos históricos, principalmente quando são ambientados com uma história fictícia, pois apesar de tudo, sempre há elementos reais que nos faz refletir.

“Extrair a informação, o conhecimento, é como tentar remover a menor das farpas de um dedo. O truque é provocar a verdade para que saia sem que o sangue reflua- literal e figuradamente - , a nossa verdade ou a de outro ser humano.”

Maise Dobbs é uma série que só vem crescendo e a cada livro gosto mais ainda dos rumos que são tomados. Boa leitura!

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:


14 comentários em "Mentiras Perdoáveis, Vol. 03 - Série Maisie Dobbs [Jacqueline Winspear]"

  1. Oi, Douglas! Quero muito ler essa série! Maise parece, realmente, muito interessante. E gostei de saber desse diferencial se comparado aos outros volumes, trazendo essa profundidade nos personagens e uma densidade na trama.

    ResponderExcluir
  2. Até o momento só li o livro 1 e super gostei.
    Sim, Maisie tem muitas camadas, não é apenas uma mulher a frente de seu tempo

    ResponderExcluir
  3. Eu só li o primeiro livro que foi bem morno, apenas uma apresentação de Maise, o que não foi ruim de jeito nenhum.
    Eu gosto muito desse misturar história à investigação. Mesclar tempos sem confundir o leitor!
    Claro que quero continuar lendo a série e ver se Maise irá se tornar uma Agatha? rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sem dúvidas essa é uma personagem que vale muito a pena, apesar de ser uma leitura mais lenta e densa como você citou, todo o contexto em que as histórias são desenvolvidas são super interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Douglas!
    Douglas!
    Livros com a personagem cheia de camadas e com ambientação histórica, é bem intrigante.
    Tenho acompanhado suas resenhs e só melhora a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Consegui uma promoção do primeiro livro em eBook uma vez, e desde então ele tá no meu kindle, mas eu fico adiando a leitura kkkk
    Pq a promoção sem saber sobre o que se tratava mas agora eu quero ler, fiquei curiosa

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser muito interessante, fiquei curiosa, na gostei o livro trás um pouco da pós-guerra.

    ResponderExcluir
  8. Parece que essa série tem um crescimento significativo, não é mesmo? Ainda não li os livros, mas fiquei curiosa com essa personagem cheia de camadas, a ambientação e os fatos históricos também me chamam atenção. Muito bom conhecer sua opinião sobre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Já havia lido resenha de outro volume e achado interessante. Eu também curto fatos históricos misturados com ficção. Com certeza é um livro que me atrai pela forma como o enredo e personagens são desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  10. Já havia lido resenha de outro volume e achado interessante. Eu também curto fatos históricos misturados com ficção. Com certeza é um livro que me atrai pela forma como o enredo e personagens são desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Doglas!
    Não curto muito livros densos, e os acontecimentos históricos que existem em Mentiras Perdoáveis não é um período que eu goste muito de ler em livros, evito ler livros que se passam durante ou pós-guerra pois geralmente eles carregam uma carga emocional pesada, e livros assim não faz o meu estilo de leitura... Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Eu li o primeiro livro e gostei muito de conhecer a Maise, por isso, estou curiosa e empolga em ter mais doses de sua história, essa mescla de ficção com fatos reais também me agrada muito.

    ResponderExcluir
  13. Douglas, não conhecia a série, mas pelo o que li da sua resenha é uma daquelas leituras que seriam bem difícil para mim... Sou muito sensível quando o cenário se encontra nas guerras mundiais e ainda mais quando os protagonistas são um pouco difícieis de lidar. Apesar disso ser uma boa leitura. Cheirinhos de livro novo.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir