acompanhe o blog
nas redes sociais

19.4.23

Porém Bruxa [Carol Chiovatto]


Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Carol Chiovatto me causou uma ótima impressão logo no primeiro livro dela que li, por isso, iniciei a leitura de “Porém Bruxa” bastante animado, mas, ao mesmo tempo, com um certo receio de que minhas altas expectativas não fossem alcançadas. E, que bom que elas não foram apenas alcançadas, como também, superadas. Agora a autora está enrascada, pois o sarrafo aumentou muito. (risos)

Título: Porém Bruxa
Autor: Carol Chiovatto]
Editora: Suma
Gênero: Fantasia Urbana
Páginas: 320
Edição:
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon

Em “Porém Bruxa”, temos Ísis Rossetti como protagonista, uma bruxa responsável por investigar crimes com características sobrenaturais na região de São Paulo. Ela possui uma rede de amigos “normais” que qualquer pessoa gostaria de ter, além de um “chefe” com o qual possui uma relação um pouco estranha.

Um dos grandes problemas de Ísis é sua mania de ultrapassar os limites de suas atuações, quando se envolve em investigações de crimes cometidos pelos comuns, prática que é terminantemente proibida. Mas fica impossível não torcer por ela, mesmo burlando essas regras.

“Era o certo, eu sabia. Mesmo se os bruxos decidissem intervir no cotidiano dos comuns, deveria haver regras e limites, ou nos tornaríamos tiranos (e, nesse caso, a Terra nos arrancaria o poder). Ainda assim, ver a moça assustada na delegacia fazia meu sangue ferver. E se ela viesse a integrar as estatísticas de feminicídio? Eu culparia minha indolência, meu instinto de autopreservação, minha racionalidade.” Posição 522

Uma das características que mais gosto nos livros da autora é a forma como ela estrutura suas histórias: Temos uma trama de magia/fantasia ambientada em um cenário real e bem próximo a nós (São Paulo), além de abordar temas atuais (assédio moral/sexual, intolerância e alienação religiosas, violência doméstica, entre outros), sem ser forçada, nem didática demais. Esses temas são inseridos naturalmente, de uma maneira que só faz enriquecer nossa leitura.

Como falei na resenha do “Árvore Inexplicável”, a parte da realidade é tão forte, que passamos até a imaginar que tudo o que lemos é real, inclusive quando envolve a magia/fantasia. A cereja do bolo foi ser a primeira vez que leio uma trama em que divindades e religiões de matriz africana fazem parte do enredo.

“O terreiro não era exatamente longe, mas também não ficava perto o suficiente para que eu chegasse rápido a pé. Margarete de Xangô, mãe de santo, era uma das pessoas mais próximas de minha falecida mãe, e Fernanda, sua neta e minha amiga mais antiga, tinha sido iniciada no Candomblé quando ainda éramos crianças. Nossos colegas de escola haviam ficado com medo ou tirado sarro quando ela apareceu com as vestes brancas e o turbante. Aquilo nos aproximou ainda mais; eu conhecia sua crença, e ela, minha real natureza.” Posição 277

Outro ponto positivo que destaco na Carol é seu dom em criar personagens bem delineados. Comigo não existiu o “meio termo”: ou eu gostei, ou odiei. Sem falar em sua narrativa, que é ágil e fluída.

Em relação a parte gráfica, a Suma mandou bem. A capa é bonita, e a diagramação interna é agradável aos olhos. Nessa edição, o leitor é presenteado com mais dois contos extras, onde um deles é contado sob a visão de Victor, o corregedor “chefe” de Ísis.

Finalizo a resenha indicando aos amantes de tramas de magia/fantasia ágeis e que abordam temas reais, que nos fazem refletir sobre a realidade atual.


15 comentários em "Porém Bruxa [Carol Chiovatto]"

  1. Eu tenho o ebook desse livro e acompanho bastante a Carol nas redes sociais ENTÃO PRECISO LER URGENTEMENTE ESSE LIVRO, contudo ando sem tempo 😥

    ResponderExcluir
  2. Eu já preciso tanto ler Árvore e agora esse, que contém elementos que amo de paixão. Os crimes, a fantasia, tudo junto e ainda pra ajudar nessa vontade, literatura nacional que eu sempre aplaudo de pé!!!
    Lerei ambos e tenho certeza de que vou me apaixonar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. É a primeira resenha que estou lendo do livro e estou encantada, apesar se ser bem diferente do que gosto de ler.
    E é nacional! Amooooo

    ResponderExcluir
  4. Nardonia, conheci o primeiro livro pela sua antiga resenha aqui no blog. Confesso nunca vi algo parecido e fiquei com vontade de ler. Parece um romance policial com fantasia envolvente.Ainda mais por ser um livro nacional, o que é mais especial pra mim, adoro imaginar as histórias no meu país, ainda mais na minha cidade. Obrigada pela dica. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  5. Dom!
    Não li nada da autora ainda.
    Gostei da ambientação no Brasil.
    Outro atrativo é ver que traz divindades e religiões de matriz africana.
    E uma fantasia com temas tão reais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nardonio! Fantasia urbana ambientada no Brasil já desperta minha atenção logo de cara. Achei bem legal trazer crimes sobrenaturais como base para as investigações. E essa abordagem a temas reais é também algo muito positivo.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora. Gostei que é de fantasia,é tem bruxa no meio amo, gosto que o livro é ambientado perto de São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Li esse livro tem uns anos, quando estava disponível no Kindle unlimited, e gostei muito!
    Amo quando autoras nacionais vão ganhando mais destaques! Muito bom.
    Achei que ele trouxe muita representatividade e temas muito bons

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não é um gênero que me chama a atenção mas que bom que a autora ainda construíu uma trama melhor do que a anterior.

    ResponderExcluir
  10. Tão bom quando uma leitura supera as nossas expectativas, não é mesmo?
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia dos temas abordados e nem do gênero. Parece bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nardonio!
    É tão bom quando nossas expectativas são superadas, né?!
    Não costumo ler livros de fantasia urbana, mas amo livros de fantasia com bruxa misturado com investigação.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Achei bastante interessante a ideia da trama. Misturar fantasia com realidade em um cenário conhecido mais próximo da gente é bastante interessante. Já li outros livros que trazem um pouco da cultura e divindades africanas, mas sempre é muito bem-vindo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nardonio,
    Olha só, a história se passa na minha cidade!
    Gosto de história de magia e de crimes,fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Opa que grandes expectativas foram geradas por aqui também, amei o enredo, termos bruxas como protagonistas e esse toque de fantasia ser tão pertinho assim de nós, fiquei bem curiosa em relação a leitura, já quero muito conferir.

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana termos a oportunidade de conferir um livro com um enredo que se passa em cenários que estão próximos, que podemos até ir conhecer pessoalmente, achei tudo muito interessante, personagens e enredo, e claro que fiquei curiosa para conferir.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir