acompanhe o blog
nas redes sociais

24.5.23

As Aventuras de Tom Sawyer [Mark Twain]

As Aventuras de Tom Sawyer

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Ultimamente tenho procurado me aventurar em grandes clássicos de autores bem conhecidos na Literatura mundial e, dessa vez, o escolhido foi o norte-americano Mark Twain. “As Aventuras de Tom Sawyer” é uma obra considerada para crianças, mas já adianto que ela deveria ser lida por todas as faixas etárias.

Mark Twain
Título: As Aventuras de Tom Sawyer
Autor: Mark Twain.
Tradutor: José Roberto O’Shea
Editora: Clássicos Zahar
Gênero: Clássicos de Ação e Aventura
Páginas: 280
Edição:
Ano: 2023
Onde comprar: Amazon

É uma trama que conquista pela simplicidade de narrar a realidade de qualquer infância em qualquer época e lugar do mundo. Afinal, quem nunca ficou de castigo depois de aprontar alguma arte? Quem lembra do seu primeiro grande amor? Quem nunca planejou fugir de casa após ser repreendido por seus pais ou responsáveis? Essas e muitas outras peripécias de Tom e seu grande amigo Huck vão prendendo o leitor sem o mesmo se dar conta.

“Mas o coração flexível da juventude não pode ficar pressionado e tolhido por muito tempo. Sem se dar conta, Tom logo começou a retornar às preocupações desta vida. E se ele agora abandonasse tudo e desaparecesse misteriosamente? E se fosse embora - para muito longe, para países desconhecidos além-mar - e nunca mais voltasse? O que ela sentiria?...” Posição 1107

Um dos pontos positivos são as personagens. Tom é um ótimo protagonista (apesar de ser bastante “atentado”). É uma criança cheia de energia e bastante astuto, mas carrega consigo a pureza e inocência que toda criança possui. Huckleberry (seu fiel amigo) e Becky (seu grande amor) também merecem destaque. As personagens adultas complementam esse leque interessante, pois podemos fazer comparações com pessoas do nosso convívio.

“- Ora! Mas você não apanhou à toa, eu aposto. Você se meteu em alguma outra molecagem quando eu não tava por perto, de certeza.” Posição 538

Outro ponto que destaco é a escrita do Mark Twain. É simples, fluida e objetiva. Os capítulos são curtos, e autor não se prende a muitos detalhes. Isso imprime uma dinâmica no ritmo da trama, possibilitando os leitores mais dispersos e os mais jovens a prenderem-se em suas páginas.

Em relação a parte gráfica, a Zahar está de parabéns. A capa dessa edição é bem legal, e a diagramação interna é simples e agradável aos olhos. Temos também algumas ilustrações, que dão um toque especial em determinadas cenas. E, pra completar, as notas de rodapé nos fornecem informações preciosas (algumas, inclusive, serviram como belas aulas de Geografia e História).

Finalizo a resenha indicando a leitura para todos os públicos. É uma trama leve, e ideal para o leitor recuperar-se de uma daquelas ressacas literárias, ou um respiro entre obras densas. Mas também pode ser para uma daquelas tardes preguiçosas em que queremos algo que nos deixe com aquele sorriso despretensioso no rosto.


14 comentários em "As Aventuras de Tom Sawyer [Mark Twain]"

  1. Oi, Nardonio! Adoro as edições dos clássicos da Zahar! Esse, por trazer toda essa simplicidade ao narrar a realidade da infância, ganhou meu coração e despertou minha vontade de conhecer. Legal saber que os personagens se destacam. Sem dúvida, uma leitura para todos os públicos.

    ResponderExcluir
  2. Já vou adicionar à lista de desejados. E sugerir como leitura no projeto #LendoClassicoCP
    Crianças sempre me conquistan
    Gostinho

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro tem anos, muitos anos rs na versão antiga, sem essa beleza de edição para se ter em mãos e passar adiante.
    Amo aventuras, inocência, doçura e claro, as peraltices rs
    Tenho muita vontade reler e vou lá namorar o preço dessa belezinha!
    A vida precisa ser mais leve de vez em sempre!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Primeira vez que vejo algo sobre esse livro, e por mais que seja sobre uma criança e para crianças, fiquei interessado na leitura. Histórias leves são muito boas e amei a capa!


    Beijos, Theresa Cavalcanti

    ResponderExcluir
  5. Para falar a verdade eu não leio muitos clássicos, mais já quero conhecer esse, pois fiquei super curiosa. Amei sua resenha, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que esse clássico nunca me chamou atenção, mas achei interessante saber que é uma leitura de fácil compreensão, com uma narrativa simples e muitas aventuras e travessuras.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nardonio!
    Apesar de gostar e preferir tramas leves confesso que não me interessei pela trama de As Aventuras de Tom Sawyer, não fiquei curiosa para acompanhar as aventuras de Tom e seu grande amigo Hack... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Dom!
    Nossa! Li ainda na adolescência esse livro e é tão tocante.
    A edição da Zahar deve ser um arraso mesmo.
    Acho que farei uma releitura.
    Todas as personagens são maravilhosas!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá Nardonio
    Não tenho nenhum livro dessa editora mas sempre vejo comentários muitos positivos sobre as edições.
    Quanto a esse clássico eu não li .Nem conhecia E parece ser uma leitura muito boa ,leve e simples mas que prende o leitor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Nardônio, de uns anos para cá estou também embarcando nos livros clássico e tenho amado autores que tem essa escrita fluida e objetiva. Acho que me recuso ou tenho um pouco de dificuldade em livros com uma linguagem muito erudito. Acredito que neste ano em específico, pego muitos livros com a temática infância e traumas em evidência, não entendo por que, já que escolho os livros bem aleatoriamente e às vezes nem leio a sinopse, seria um sinal do universo? rs Gostei da recomendação, nunca havia lido nada do autor... A capa é muito bonita, fiquei bastante curiosa. Obrigada. Cheirinho de livro novo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nardonio,
    Sempre tento encaixar um clássico em minhas leituras para conhecer mais.
    Gosto de livros que parecem para crianças, mas tem muito a dizer para adultos também.

    ResponderExcluir
  12. Olá! As vezes eu gosto de me arriscar em algum clássico, sem grandes expectativas, acredito que dessa forma seja mais fácil! Esse parece ser encaixar bem no que eu procuro nas minhas leituras, deu para perceber que a experiência será incrível, por isso já fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo sendo um clássico, para ser uma leitura bem fácil e fluída, acredito por ser destinado a um público mais jovem né, a edição parece ser lindíssima.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de livros assim, não necessariamente para grandes ressacas literárias, mas por prazer mesmo. As ilustrações também são sempre bem-vindas nesse tipo de aventura juvenil. Também gostei da capa, bem bonita.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir