acompanhe o blog
nas redes sociais

26.7.23

Primaveras dos Sonhos [Nicholas Sparks]


Cortesia da Editora Arqueiro

Nicholas Sparks é um escritor talentoso, disso ninguém pode negar. Suas histórias marcantes, muitas adaptadas para o cinema, o consagraram como um romancista trágico, conhecido também por finais previsíveis eu diria. Até que Primavera dos Sonhos chegou e me surpreendeu!

Título: Primaveras dos Sonhos
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Alessandra Esteche
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Páginas: 304
Edição:
Ano: 2022
Onde comprar: Amazon

Conhecemos Colby, um jovem de 25 anos que vive em uma fazenda que aprendera a amar. Não estava nos seus planos gostar da Fazenda e muito menos ficar nela por tanto tempo, mas as circunstâncias da vida o fizeram deixar o sonho da música de lado e passar seus dias com os afazeres da Fazenda. Mesmo assim sempre fazia um show pequeno em bares, pubs, enfim...sempre indo atrás de sua maior paixão, mas nada que o fizesse ter um "boom!" da fama.

“Com o tempo, comecei a aceitar a ideia de que nem sempre podemos escolher nosso caminho na vida; às vezes, é o caminho que nos escolhe.”

Conhecemos também a Morgan, uma garota de 21 anos que está curtindo suas férias despreocupadamente, até que um dia se cruza com Colby. De imediato a química dos dois floresce, de forma calma e tranquila, mas sempre presente.

Somos apresentados também a Berveley, uma personagem que está fugindo de casa, mas especificamente de seu marido abusivo. Cansada de falsas promessas e das agressões, ela pega seu filho de 6 anos e vai embora.

“Decisões diárias têm consequências de longo prazo, e toda escolha está atrelada às demais. Enquanto algumas coisas estão sempre crescendo, outras estão sempre em declínio, e alcançar o equilíbrio perfeito às vezes parece uma tarefa impossível. Eu poderia trabalhar 24 horas por dia e ainda assim nunca dizer a mim mesmo: Pronto. Não tenho mais nada para fazer.”

Confesso que quando iniciei a leitura, senti logo um pouco do clichê. Enquanto lia até pensei que já havia lido aquilo em algum lugar, e vindo do próprio Nicholas Sparks. Parecia que eu estava lendo O melhor de mim misturado com Um Porto Seguro. Não me levem a mal por favor, mas esse pensamento não saia da cabeça. Foi por conta disso que até deixei o livro de lado por uns dias. Mas ainda bem que dei mais uma chance.

Sparks possui muita facilidade em escrever personagens, isso é admirável. E o maior potencial de cada um, é a carga dramática que existe, de como consegue transitar entre diferentes emoções e personalidades distintas. É fácil se apegar a qualquer um e a cada página.

“Se agarre à Terra dos Sonhos pra sempre, não só agora. Um dia ela será toda nossa.”

O modo como consegue trazer situações delicadas em suas histórias, sempre sendo atencioso na forma de contar, transformam a trama ainda mais envolvente. O início como falei achei semelhante a alguns livros dele, mas do meio em diante deu uma guinada que não conseguia mais parar.

E até aqui você deve estar se perguntando: O que estas duas histórias tem em comum? aparentemente nenhuma das duas parece se encaixar na outra, o que fiquei sem entender. Até cheguei a cogitar que era um livro de duas histórias, mas como esses personagens se encaixam vocês vão ter que ler. Só garanto uma coisa: Não vão se arrepender!


13 comentários em "Primaveras dos Sonhos [Nicholas Sparks]"

  1. Oi, Douglas! Já li tanto Nicholas Sparks e faz muito tempo que não revisito suas obras. Concordo com vc sobre a habilidade do autor em desenvolver personagens. Vejo muito isso. E me deixou curiosa para descobrir como essas histórias irão se entrelaçar.

    ResponderExcluir
  2. Me deixou bem curiosa para saber como essas duas histórias irão se conectar, Douglas.
    Li poucos livros do Sparks mas os que li tiveram uma carga dramática bem intensa

    ResponderExcluir
  3. O autor dos dramas e do dom de nos arrancar lágrimas em seus finais nem sempre "felizes para sempre" rs
    Confesso que não leio o autor faz um tempinho, mas pelo que li acima, essa mistura de dois livros já publicados, deu muito certo.
    Soam como personagens tão reais!!!
    Se puder, lerei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Chegou a maior fã brasileira do Nicholas Sparks aqui e para minha vergonha, ainda não li esse livro. Sem dúvidas, não importa o que as pessoas falem dele, ele é meu escritor favorito e eu sou apaixonada pela escrita e pelas histórias lindas. Acho que iniciei para valer minha vida de leitora lendo os livros dele e tenho um carinho enorme. Discordando um pouco da sua opinião, acho que as histórias deles tem alguns elementos que se repetem, mas não consigo concordar quando diz que os finais são previsíveis... Bom, previsíveis não, até porque o "O melhor de mim" tem um final muito diferente de "Querido John", por exemplo, acho que nem tem comparação, mas acho que ter algum personamento morto em todos os livros dele conta como um elemento que se repete rs. Estou super animada pra ler esse e fico feliz que tenha ido até o final. É um autor bem polêmico e passou a ser bem odiado de uns tempos para cá, mas ainda escreve histórias ótimas e merece uma certa atenção. Se quiser ler algo bem diferente dele sugiro ler "Uma viagem espiritual" do Billy Millis com ele. É um romance, mas nao é romântico. Cheirinho de livro novo e obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Douglas!
    As adaptações eu assisti algumas, mas livros do Nicholas Sparks li apenas um, até pretendo ler outros livros dele mas o "o consagraram como um romancista trágico" sempre me deixa com receio de ler algo dele, prefiro livros mais leves, sem grande carga emocional...
    Confesso que não me interessei pela trama de Primaveras dos Sonhos, não fiquei curiosa para conhecer mais da história de Colby e Morgan, e qual ligação eles tem com Berveley.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro é incrível! Eu gosto muito da escrita do Nicholas, mas fazia tempo que não lia nada dele, então esse livro foi uma grata surpresa.
    Senti essa semelhança com Um porto seguro, também fiquei tentando entender como essas duas histórias se conectavam. E a descoberta foi impactante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nenhum livro do Nicholas e também nunca assistir nenhuma adaptação. Fiquei curiosa com sua resenha, já coloquei na minha lista para ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi

    Eu era louca pelos livros do Nicholas, mas já tem uns anos que não leio nada dele. Que tristeza
    Ainda não conhecia esse livro dele, mas agora quero muito ler!! Eu amo a forma como ele consegue conectar as histórias e os personagens

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenho um pé atrás em ler os livros do Nicholas e os personagens serem uns porres, porém ao mesmo tempo curiosidade para ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Fiquei curiosa sobre essa conexão que existe nesse romance . Já faz um bom tempo que não leio nada do autor mas gosto muito da escrita dele.Dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Olá! Apesar de no início o livro lembrar algumas outras histórias do autor, pelo visto, ele consegue, novamente, nos proporcionar uma boa história.

    ResponderExcluir
  12. Só li um livro do Sparks até hoje e gostei bastante. Muitos autores de sucesso acabam repetindo um pouco da fórmula mesmo, afinal sabem que vendem. Fiquei curioso com essa leitura; acho que é hora de repetir um livro do autor.

    ResponderExcluir
  13. Mesmo sabendo do talento do autor (principalmente em nos fazer chorar), até hoje não consigo dar uma nova chance a suas histórias, mesmo sempre ficando curiosa quando me deparo com uma resenha assim. o trauma fala mais alto!!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir