acompanhe o blog
nas redes sociais

30.7.11

As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 1 - A Guerra dos Tronos [George R.R. Martin]

Ed. Leya Brasil, 1996
 – 592 páginas: 
Geralmente um bom livro vem primeiro que o filme. Primeiro leio o livro e depois de algum tempo vejo o filme(s). “A Guerra dos Tronos” foi uma exceção, pois somente depois de assistir a série da HBO, comprei o livro. Neste caso isso foi um problema, pois pela primeira vez, uma série foi absolutamente fiel ao livro. Personagens, características físicas, lugares, até nas falas... Acredito que na ordem de apresentação das cenas, tudo, tudinho igual.
Portanto, o livro, que é muito bom, não teve nenhuma surpresa para mim. Meu maior incentivo foi acabá-lo logo para ler o próximo antes da segunda temporada da série começar.
George R.R. Martin criou seu próprio mundo para contar a história das crônicas de gelo e fogo. É um mundo formado por sete reinos, com Grandes Casas (clãs), que possuem selos e lemas (podemos conhecê-las no apêndice do livro). Uma das principais é a Casa Stark, senhores do Norte, que governa Winterfell (cujo selo é um lobo gigante e cujo lema é: O inverno está para chegar...) que tem em seus integrantes os principais personagens do livro, envolvidos numa trama cheia de intrigas e traições pela posse dos sete reinos.
O enredo do livro é original, bem formado, com muitos personagens, todos bem trabalhados, criando uma história rica, imprevisível, com várias surpresas, e um final que me deixou louca para iniciar a leitura do segundo livro. Para quem gosta de uma boa fantasia, é imperdível.

Este é o primeiro livro da série “As crônicas de gelo e fogo”, que será formada por 7 livros, sendo que os dois últimos ainda não foram escritos.
  • A Guerra dos Tronos – Vol. 1 
  • A Fúria dos Reis – Vol. 2 
  • A Tormenta de Espadas – Vol. 3 (já em pré-venda) 
  • A Feast for Crows – Vol. 4 (início de 2012) 
  • A Dance with Dragons – Vol. 5 (setembro de 2012) 
  • The Winds of Winter – Vol. 6 (sem previsão) 
  • A Dream of Spring – Vol. 7 (sem previsão) 
Sinopse:

Situada em um continente fictício chamado Westeros - uma terra semelhante à Europa Medieval, onde cada estação pode durar anos. Nela, uma batalha é travada entre os Sete Reinos, onde clãs lutam pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse garante o poder durante o inverno de 10 anos que está chegando. A disputa propriamente dita começa quando o rei Robert Baratheon convida Eddard, da tradicional Casa Stark, a ser seu principal conselheiro, desencadeando a ira de famílias rivais.
O jogo de interesses é a força motriz do enredo: Baratheon é apaixonado pela irmã de Eddard, porém, casou-se com Cersei, da Casa Lannister, para cimentar a lealdade de sua família ao seu governo. A rainha, por sua vez, possui como amante seu irmão gêmeo Jaime. Este é conhecido como "O Regicida", por ter assassinado o rei Aerys Targaryen - a quem havia jurado defender. Porém, os descendentes da dinastia derrubada, Viserys e Daenerys, planejam retomar o trono que é seu por direito.


27 comentários em "As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 1 - A Guerra dos Tronos [George R.R. Martin]"

  1. Uau... nem preciso dizer o quanto quero ler esta saga. É um Senhor dos Anéis voltado ao público adulto, mais violento, mais hot.
    O que aconteceu contigo, de só procurar o livro após ver a série da HBO, aconteceu comigo também. Com True Blood foi o mesmo, só que eu já tinha o primeiro livro e nem havia ligado a coisa toda.
    Seu entusiasmo deve estar contagiando àqueles que ainda não ouviram falar do livro. Parabéns pela resenha!
    Quanto a mim já estou tremendamente curioso.

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo, não comparo este livro com Senhor dos Anéis pois infelizmente não gostei do Senhor dos Anéis, achei a narrativa chata, sem empolgação, na verdade, sem história, sempre a mesma coisa.
    Já Guerra de Tronos é trama pura e posso para por aqui pois já mostrei no post o quanto gostei deste livro.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Gi, eu já era louca pra ler os livros, agora com sua resenha entao, eu estou mais maluca ainda! hahahaha
    Pena que os livros da serie são tao caros, né?

    Beeeijão flor!
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Olá Gi,

    Poxa, enfim uma postagem nova. ^^ E não poderia ser algo melhor do que "A Guerra dos Tronos".

    Sabe, de início, quando fizeram justamente essa comparação de que "Crônicas do Gelo e do Fogo" era o novo "Senhor dos Anéis", eu fiquei meio com o pé atrás. Digam o que quiserem, mas embora Tolkien seja mesmo uma mente brilhante, a narrativa dele é muito cansativa e eu, por mais que seja fã do gênero fantástico, não consegui acompanhar o ritmo dele - não sem achar tedioso.

    Entretanto, as críticas para "Crônicas do Gelo e do Fogo" vem sendo as melhores e, agora que o primeiro livro deu origem à série de TV, eu fui tomado pela desesperada vontade de ler o livro. Mas tenho que concordar com a Rapha aí em cima, não é nem pelo fato de os livros serem caros - na minha opinião, eles valem o preço - é o fato de estar sem dinheiro mesmo. -Q

    Bom, parabéns por mais uma excelente resenha e sucesso com o blog.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Thiago, cada comentário dá direito a preencher o formulário e ganhar outro número para concorrer aos livros, preencha quantos formulários quiser, aí aumentam suas chances, vala a pena. Mas se não ganhar posso empresta-lo também.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Preciiiiiso ler os livros. A saga é fantastica, pelo menos o seriado está show ! Ambientação , trajes, fotografia e principalmente , fiel ao livro. O que alimenta ainda mais a vontade de agregar este clássico na minha estante também. Parabéns pela resenha , está 10 !!

    ResponderExcluir
  7. Nossa nem me fale nessa série, nos últimos tempos vi tantas criticas positivas quanto a ela. Porém tenho que confessar, o tamanho dos livros me assustam bastante, no entanto quem sabe quando a minha fila de leitura diminuir eu crie coragem e os compre.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Conheci o livro a partir da série de TV e me apaixonei pela história. Afinal, não tem como não gosta.
    É uma história diferente de tudo que já vi. As tramas são incríveis, a luta pelo poder, as intrigas, guerras, tudo muito bem escrito. Não vejo a hora de ler os próximos!

    ResponderExcluir
  9. Sempre vejo todas as pessoas comentando bem sobre esse livro.Achava que a história não tinha nada de mais,mas por meio da resenha,vi que deve ser um livro eletrizante.Eu vi que os dois primeiros volumes estão em uma promoção boa no submarino,espero poder ganhá-los aqui,na promoção bacana do site.

    ResponderExcluir
  10. Só vejo comentários ótimos sobre esse livro e a série em si, quero muito ler, e assim poder assistir a série, que não vi ainda, tanto pq não consegui ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Estou louco por esse livro *--*
    Eu também vi a 1ª temporada da série na HBO :D
    e a série é fantástico o livro deve ser mais ainda :D

    ResponderExcluir
  12. Esse livro realmente me impressionou, primeiramente pelo tamanho do livro, e da saga, que conta com 7 livros, sendo que dois ainda irão ser escritos. Mas não é um livro que eu compraria, pois não é o meu gênero. Acontece que eu acabei olhando a série e me apaixonando pela história, pelos personagens que, em um momento são heróis, e em outros, mocinhos. Resolvi comprar o livro e não me arrependi, a leitura é tranquila, não muito leve, mas que te faz querer terminar o livro mas ao mesmo tempo, quanto tu termina ele, dá uma saudade. O melhor de tudo é que tem muitos outros volumes da série!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia quantos livros completariam a saga mais eletrizante que já li depois do Senhor dos Anéis e lendo sua resenha acabei descobrindo. A Guerra dos Tronos foi um achado para mim que a muito não lia nada tão empolgante. Difícil foi largar o livro. Li-o em duas semanas e apenas a noite e nos fim-de-semanas devido ao trabalho. Difícil escolher um clã, pois cada um tem seu fascínio e acabo amando personagens intrigantes e deixando-me levar por suas disputas pelo Tronos dos Sete Reinos.

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh, vc acabou de responder minha pergunta lá no post de "A Tormenta de Espadas" Gi! Eu queria muito saber sobre a fidelidade da série com relação aom livro, pois acompanho a série e adoro!!
    Preciso colocar em dia minhas leituras pra poder mergulhar de vez na "Guerra dos Tronos", pois cada vez que leio uma resenha, fico mais louca pra ler!
    Beijocas =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler essa série pois sou fã de Fantasia. E pela resenha fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  16. O primeiro livro, culpado pela minha louca vontade para ler todos da série rsrs...

    Espero em breve ler todos

    Ótima resenha, gostei muito.

    ResponderExcluir
  17. Foi-se o tempo das trilogias! Há livros de histórias que estão se transformando em verdadeiras séries!

    ResponderExcluir
  18. É incrível a forma como o escritor mistura vários gêneros, desde o romance até a fantasia. Este é um livro altamente recomendado para quem gosta de Senhor dos Aneis e Eragon, ou histórias medievais em geral.

    ResponderExcluir
  19. Haha, pode até parecer besteira mas torço com todas as minhas forças para que o autor não morra antes de lanças os 7 já que o espaço entre um livro e outro é grande.
    Mas enfim... Amei o livro e sua complexidade. É completamente intrigante todos os personagens (mais uns do que outros), os reinos, os lobos, a magia envolta, as estratégias, tudo! Tudo é muito bem escrito.
    Este autor que só vim conhecer agora é um dos grandes nomes da atualidade. *-*

    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Estou terminando de lê-lo! Estou completamente alienada ao mundo em minha volta! hauahu

    ResponderExcluir
  21. Opa! que esse eu já li...
    Já tinha visto a série, então a leitura foi um pouco cansativa pra mim, mas nem por isso menos encantadora, G.R.R. Martin escreve com maestria, e descreve os cenários de forma magnífica, fazendo com que eu me sentisse nas locações da HBO durante a leitura haushsua... Só me revolto com a ânsia do autor em matar os melhores personagens, ainda não me recuperei das mortes do primeiro volume...
    Já odeio alguns e amo muitos personagens (Jon lindoooOoO kkkk, tenho fraco pelos desprezados, é claro que vou amar o bastardo haushs)

    Resenha maravilhosa Gi
    bjusss

    ResponderExcluir
  22. Acompanho a série na TV e é uma das minhas favoritas atualmente! Meu pai comprou um box com vários livros da série, mas não sei ainda se irei ler, estou com muitos na minha estante ainda uhahua

    ResponderExcluir
  23. Eu estou lendo esse livro e ele é simplesmente maravilhoso. É muito complexo, é preciso prestar atenção para não se perder com inúmeros personagens. E a história de cada um também é muito complexa, e única, sempre há algo que me surpreende. Estou ansiosa para ler os próximos também.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha. Com certeza é um ótimo livro de saga. Estou doido pra ler essa série. Já ouvi falar bastante dele, e pelo que vi na sinopse, parece ser uma ótima história. Sou apaixonado em séries hot.

    ResponderExcluir
  25. Adoro ler esse livro. Estou ansiosa para assistir Guerra dos Tronos, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir